Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




its-always-sit-peter-steine.jpgCréditos: https://condenaststore.com/featured/its-always-sit-peter-steiner.html

 

Defende-se uma doutrina com a mesma tenacidade e idêntica paixão que se procura preservar esta contra a aniquilação ou uma perspectiva comprovada ou o saber de uma  cultura antiga depurada mediante a sua selecção. Quem não está de acordo com tal opinião, sofrerá a sua parte, pois será estigmatizado como herege, será caluniado, e se possível será desacreditado, em suma, descarregar-se-á sobre ele a reacção altamente especializada do «mobbing», do ódio social.

Korand Lorenz, in  "Os Oito Pecados Mortais da Civilização".

 

 

Confesso que esta semana tinha em mente continuar com uma escrita mais polite, digamos assim. O lado bom é que não se arranjam inimigos e inimizades na gestão, no entanto...

 

No entanto, já começa a ser exagerado esta preocupação com o que se passa no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), como se o que estivesse a acontecer em ambos os países fosse alguma espécie de novidade (basta um pestanejar fora de contexto e temos o caos montado) - e contra mim falo que ligo mais ao que se passa lá fora do que às pequenas coisas que por cá ocorrem, já que às grandes, todos passam ao lado.

 

Mas enquanto andamos a criticar a polícia montada nos EUA que prende um indivíduo e o leva atado a uma corda para a esquadra deixamos que o Governo vigente e o presidente cool de Portugal continuem a defender a existência de portugueses de primeira e de segunda (e em alguns casos de terceira). Preferimos lamentar um atentado (e bem) mas não deixamos a toalha de praia enquanto o país arde! Terrorismo é invadir uma academia de futebol, incendiar um país é um lapso, invadir supermercados e esquadras de polícia são crimes menores. Terrorismo é termos um primeiro-ministro que não se mostra para não prejudicar a imagem e envia o Ministro da Propaganda Iraquiano, Augusto Santos Silva, o porta-voz de todos os Governos PS dos últimos anos - todos sabemos como Santos Silva se mexe nos media. Importa lembrar que Augusto Santos Silva é Ministro dos Negócios Estrangeiros mas tem tido a palavra em tudo o que é assunto/escandaleira de política nacional. Santos Silva diz "assunto encerrado" e todos os media se calam!

 

Mas voltando ao Texas... É isso, estamos no Texas (ao menos tivessem assistido ao "Walker, O Ranger do Texas") - esta gente urbana vê alguém com um chapéu à cowboy e pensa que o Texas é uma espécie de Namíbia! Até aqui se vê um Portugal a duas velocidades de pensamento. Na Venezuela, na Coreia do Norte, na Rússia ou na China aquele senhor teria sido imediatamente abatido ou transportado com os queixos a bater numa unimog! Trump também se enganou no nome da cidade onde teve lugar recentemente um atentado e é o colapso em Portugal! Pelo menos Trump tem um país daquele tamanho para pensar, por cá, com meia-dúzia de quilómetros, muitos nem sabem onde ficam as principais cidades do interior. Reforço, não sou defensor de Trump...

 

O selfie man demonstra também que ainda não perdeu os tiques corporativistas que traz do Estado Novo e "aumenta" os juízes em 700 euros! Não está mal, afinal também deixou que passassem dois ordenados mínimos, um para funcionários públicos e outro para cidadãos de segunda. Interessante em Marcelo é que aprova e depois condena, uma espécie de assassino da Democracia que dispara o tiro contra a senhora mas depois diz que não é bem assim que as coisas devem ser... Se isto não é populismo ou conivência com uma política podre, não sei o que será! Não esqueçamos que é este mesmo senhor que acha que sabe mais que o Tribunal Constitucional. Um dia admirem-se da ascensão do populismo que tanto temem... Só lhe estão a dar espaço.

 

Marcelo também é especialista em dividir o povo, já o fez em vários episódios e agora está a fazer o mesmo com os motoristas, tentando virar o país contra estes, agora até tem a companhia do raríssimo Vieira da Silva (alguém que num país verdadeiramente democrático já estaria preso!). Já não é a primeira nem a segunda vez que Marcelo o faz, seguindo a tendência do Governo! Que o Governo o faça, até se entende, mas um Presidente da República? É feio, é desonesto, já para não mencionar o contínuo desrespeito pelas polícias (excepto pela GNR, guarda pretoriana do regime) e pelos militares - não tivessem sido estes a destruir o seu sonho de ser Presidente do Conselho antes do 25 de Abril. Marcelo vai sorrindo cinicamente dos portugueses enquanto vai actuando na sombra! Marcelo só não se revolta com algumas figuras públicas com muitos telhados de vidro, com a Igreja, com as rádios e televisões e claro, com a "bola", onde o perdão de impostos e a corrupção é uma coisa aceitável, defendendo inclusive esse atentado (terrorismo político?) com compromissos internacionais. Nem a humilhação na OCDE mudou a atitude deste senhor que se vai comportando como uma espécie de político mexicano comprado pelos cartéis da droga, qual filme americano dos anos 80 sobre estas temáticas.

 

Reafirmo, não percebo a critica ao que se passa no outro lado do Atlântico, ou pelo menos o exagero. Nos EUA, Trump, o alvo perfeito, e Bolsonaro porque uma pseudo-elite brasileira (não todos os brasileiros) que se instalou em Portugal parece monopolizar a opinião em muitos media e até no panorama cultural nacional. No entanto, na Rússia, estamos a assistir à aniquilação da oposição e à tomada de poder no sentido de reactivar a União Soviética: Crimeia e Geórgia que o digam! Silêncio total... É mais fácil falar de encontros nacionalistas e querer uma democracia desde que seja com a minha vontade e lei. Não vejo ninguém a criticar as brigadas anti-fascistas e de extrema-esquerda que desfilam pelas ruas deste país, qual legião hitleriana invertida aquando do 1º de Maio, 25 de Abril e outras tantas manifestações. No entanto, vejo muitos destes criticos a partilharem as democráticas fotos das férias em países autoritários como a Tailândia, China, Vietname, Laos e Emiratos Árabes Unidos!

 

Debate em duas direcções precisa-se... Agora chamem-me o que quiserem, mas recuso ser alguém cuja embriaguez democrática atinge de tal forma o pensamento que o transforma num caos totalitário! Citando um dos grandes heróis de muitos destes senhores, Lenine, cada vez mais "a liberdade é um bem de tal modo precioso que tem de ser controlado", sobretudo face àqueles que a estão a usar para imporem o seu autoritarismo camuflado de bondade. Isto acontece sempre que a política se julga intocável e as pseudo-elites intelectuais julgam ter a desenvoltura mental que o comum dos mortais não consegue atingir!

 

P.S.: Deixo duas questões: Sr. Presidente, alguém em Maio/Junho prometeu o "fim" da corrupção em Julho, já estamos em Agosto? Como comentador profissional e autor dessa promessa, terá algo a dizer? Também prometeu que não se recanditaria se as tragédias dos incêndios se repetissem - em que está  pensar? Monchique, Mação, Vila de Rei e tantas outras tragédias com feridos e mortos, não são tragédias, são meros churrascos? Cuidado, não se faz política com a carne queimada daqueles que foram apanhados pelo desleixo do Estado. E ainda falta Tancos...

Autoria e outros dados (tags, etc)


38 comentários

Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 08.08.2019

Oh Robinson, li atentamente esta sua "reflexão" mas acha que os nossos queridos presidente, primeiro ministro e sua trupe querem esclarecer tudo isso?
Em véspera de eleições?
Eles têm é um grande "jogo de cintura" e só se envolvem com assuntos menores, ou aqueles para "encher chouriços".
Quero ver "os ratos saírem das tocas" em outubro!!!

Beijinhos
Feliz Dia!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Que eles não queiram, também entendo... Que nós não queiramos, aí já não entendo.

Beijo,
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.08.2019

Caro Robinson...perdoe a franqueza, mas apesar de dizer algumas verdades, sinto no seu texto algum sectarismo, ( aliás não critico), todos têm e devem ter o direito às suas opiniões. Não vou citar Voltaire...:))) mas onde está a oposição? onde estão as ideias? Talvez o problema da(s) nossa(s) sociedade(s) esteja também nesta palavra "oposição". Segundo as regras da política, a oposição serve para criticar. Para dizer o que está mal. Só que o problema de todas as oposições é que dizem mal de tudo o que qualquer governo faça,(estou a generalizar). Talvez se houvesse entendimento,( e procura das melhores soluções) entre quem governa e quem se opôe, talvez, digo eu, o país fosse melhor governado. Outro dos problemas é a sede de poder. O tachinho. O compadrio.É essa sede de governar que não permite ter melhores governos e melhores medidas. À esquerda e à direita....
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Concordo com o que diz, discordo num ponto: sectarismo. A minha resposta ao seu outro comentário disso dá prova. Oposição? Isso existe neste momento? Repare que eu apelo ao debate no final do texto. Nunca poderá existir diálogo quando o regime alimenta o que alimenta nas elites partidárias. Iniciativas de cidadãos comuns só têm, na sua maioria, eficácia com muletas partidárias ou de associações que, enfim. E acredite no que lhe digo, já tentei o diálogo e questionei muitas vezes - algumas com sucesso, outras nem por isso. E se me tem lido, também sabe que tenho dito que ainda andamos sobre quatro patas no momento em que ainda se governa o mundo com "esquerdas" e "direitas" e não com as necessidades e desafios que o século XXI nos coloca.
Imagem de perfil

Maria Araújo a 08.08.2019

Perguntas que não terão resposta.
"Cuidado, não se faz política com a carne queimada daqueles que foram apanhados pelo desleixo do Estado. E ainda falta Tancos..."
Neste país, quem tem poder sabe dar a volta às questões.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.08.2019

Caro Robinson..eu não defendo o poder...acho até que seria incapaz de pertencer a qualquer partido político, claque ou clique...;) mas também acho que Tancos aconteceu na vigência deste governo porque não estava lá outro...esse é que é o problema...é tudo a mesma trapalhada...veja-se, por exemplo, o caso dos submarinos. Na Alemanha encontraram-se os culpados por corromper...em Portugal nada...não houve corrompidos...isto é apenas um exemplo. Infelizmente somos governados por gangues de oportunistas...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Percebo exactamente o que quer dizer. Na altura dos submarinos não havia Robinson. No entanto, essa é outra vergonha, mas daquelas. Isso e o caso Tecnoforma onde a nossa justiça até seu deu ao luxo de contrariar a justiça europeia. Entretanto, os culpados não foram ao fundo, bem pelo contrário- falo sobretudo daquele que dava grandes festas em Carcavelos.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Não defendo o poder na rua, a História mostra as consequências, no entanto, defendo a cidadania, e isso está em vias de extinção... Devem ser as alterações climáticas.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.08.2019

Ou as alterações idiossincráticas...;))) saiba que compreendo a sua posição...só digo que o que está a acontecer, aconteceria com qualquer outro governo. O problema está no "sistema"...esse é que é preciso mudar!!!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Também :-)))

Eu sei que sim, no fundo as opiniões não são assim tão diferentes. O sistema funciona bem, já as pessoas que lá estão, deturpam-no.

Falou de Tancos. Sim, aconteceria, no entanto... Se ficar mesmo provado que Azeredo Lopes sabia e que negou tal facto a todos os portugueses, temos um problema. Temos também um problema que é... Se Azeredo Lopes sabia, eu não acredito que um Primeiro-Ministro e um Presidente da República não soubessem...
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.08.2019

Sabe o que lhe digo? Acho que é tudo uma "macacada"...só que é uma macacada grave...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Já vi muitos conflitos mortíferos começarem por uma simples macacada... Olhe a 1ª Guerra Mundial :-)
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

Olá, R.! :-)

Este texto não me surpreende (vindo de ti)... aliás, já o "esperava"! ;-)
[apesar de te "conhecer" (muito) pouco... reconhecer-te-ia neste texto, mesmo sem "assinatura"...]

Percebo o teu ponto de vista (e subscrevo-o)... creio que falta, sobretudo, aprender a "ser cidadão"... em Portugal, não se pratica o exercício da cidadania e, isso, reflecte-se em todas as áreas da nossa vida...

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Hi MJ,

Talvez sim, talvez não... Ou então sou só eu a pensar assim. Como gostam de dizer os portugueses "quem estiver mal que se mude" :-))))

Uma provocação, não quer dizer que a minha resposta fosse afirmativa - mas será que queremos ser cidadãos, a verdadeira acepção do termo?

Beijo
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

Olá, R.!

Aceito a "provocação"... acho que, muitos (quando descobrirem o que é), não querem (dá muito trabalho (e arranjam-se "inimigos", alguns, "poderosos")...

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Leia-se "na"..

Faz parte... O importante é não ceder, assim ninguém tem poder sobre nós e muito menos capacidade de manipular. É isso que nos permite ser integros no dia-a-dia e garantir o melhor para aqueles a quem reportamos e também para com aqueles que nos reportam. No entanto, ser integro, em muitos ambientes não é bem visto e causa-nos muitos problemas... Mas como disse, faz parte...

Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

Pois... "não ceder"... a mim, até me valeu um processo disciplinar!
(mas, sei que agi da forma correcta... a pessoa que me perseguiu... "apenas"foi mudada de "tacho" e de região...)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Não é fácil... Numa das situações mais complexas só consegui eliminar um esquema vigente porque tinha cobertura da multinacional... No entanto, com a acumulação de mais portugueses, optei por sair. A casa estava limpa e o trabalho completo.

A verdade é que muitos dos "criminosos" safaram-se por outras bandas e deambulam por aí como se de grandes profissionais se tratassem, os amigos dão sempre jeito.

Uma coisa ouvi dizer um dia quando um colega que havia deixado a organização me convidou a mim e a outros dois membros da equipa para almoçar: "vê-se mesmo que não conheces o teu ex-chefe".
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

O problema surge quando se é "juíz em causa própria"...
(o jurista que conduziu o processo, concluiu que não havia matéria para a instauração de qualquer processo disciplinar... o "chefe" decidiu "deitar o seu trabalho para o lixo"... o dito jurista, pediu transferência para outro Ministério... eu, decidi levar o caso a tribunal... 5 anos depois... continuo a aguardar uma decisão...)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Ok, são situações diferentes, já vi. No meu caso tinha "carta branca" para "arrumar a casa". O problema, em algumas organizações, é que expulsas uns e os que substituem não são melhores.

Depois é a dificuldade que existe para despedir alguém incompetente ou até criminoso em Portugal.
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

A diferença entre nós os três é que, eu e o jurista, "entrámos" por concurso público e não temos "cartão rosa ou laranja"... já o "chefe", "domina as cores" e... foi nomeado (politicamente) para o cargo...
(ainda me custar falar disto... mas, acredito que, um dia, será feita justiça...)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Ok, não digas mais... Começo a lembrar-me de tantas coisas... Mas de tantas coisas.

Não deixes de lutar... Só assim as coisas mudam!
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

Um dia, conto-te a "história" e perceberás a razão da minha "revolta"...

"essa luta" já não me "move" (provavelmente, o processo será arquivado... eu "meti-me" com alguém "muito poderoso"... mas... eu sou honesta... ele não é...)

A minha luta (diária) é manter-me fiel aos meus princípios e valores e nunca me "vender"... :))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Bem, poderoso ou não... Afinal quantos poderosos não vão ao chão? Além de que isso é a arma utilizada por indivíduos desse calibre para se sentirem intocáveis. Conheci (não trabalhei com, é diferente) muitos indivíduos assim, sobretudo em câmaras municipais e outras instituições públicas e sociais. Aliás, esses são mundos onde reinam autênticos imperadores, respectivas guardas pretorianas, servos e os amedrontados.
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

É um (sub)mundo "agreste" (que me fez muito mal, durante muitos anos...)! :(
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

É um mundo onde os incompetentes garantem um salário e outros temem perder o mesmo... Coisa comum...

P.S.: salário, conceito simpático.
Imagem de perfil

MJP a 08.08.2019

Lamentavelmente... não é mundo para gente honesta! :(
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Em muitos casos, não mesmo...
Imagem de perfil

cheia a 08.08.2019

Estão todos na paz do senhor! Vão à bola, comungam dos mesmos interesses, uma sintonia entre São Bento e Belém!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.08.2019

Sintonia para uma trágica sinfonia... A bola, sempre a bola...
Sem imagem de perfil

Anónimo a 09.08.2019

E PGR
De facto, factos até podem não o ser.
Alega que não dispõe de dados, matéria de prova, para poder considerar se a greve é legal ou não.
Mas para autorizar antecipada e preventiva requisição civil onde é que achou factos por adiantamento conveniente que sustentem essa diversão?
Sem imagem de perfil

Anónimo a 09.08.2019

Por distração saiu anónimo, sou o Rão Arques.
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 11.08.2019

E se em vez de se criticar só o presidente, se criticar também o líder da oposição?
deveria ter um papel (muito) mais ativo. o atual governo faz o que quer e a oposição nem se ouve...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.08.2019

Não se critica alguém que não existe ;-)
E também já o critiquei, não aqui, mas noutras paragens :-)

P.S.: se não se ouve a oposição, existe uma coisa que é a sociedade civil... Ou não :-)
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 16.08.2019

Ninguém o ouve e quando se ouve, não acrescenta nada. Mas o pior é que não está rodeado de parceiros credíveis. E isso seria o maior trunfo dele, mas é demasiado teimoso.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB