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Sobre o "Slow Blogging"...

por Robinson Kanes, em 26.12.17

 

IMG_4611.jpg

Uma velha senhora lendo, Rembrandt Harmenszoon van Rijn - Rijksmuseum

Fonte: própria.

 

 

O Slow Blogging é uma espécie de prática, não lhe vou chamar tendência e muito menos movimento, inspirada no "movimento" slow food (com tantos "especialistas" em culinária e gastronomia por aqui, não percebo o facto de não existirem blogs em Portugal que abordem a temática...).

 

No fundo, e de uma forma simples e genérica, o que o movimento slow food (comida leve, comida lenta, comida... realmente comida) diz é que a fast food é nociva para as tradições locais e para os hábitos de consumo alimentares.

 

Acredito que é fácil de perceber, depois desta pequena abordagem, o porquê da analogia com o conceito de slow blogging. Um outro aspecto que pode ajudar a esta discussão é o "Slow Blog Manifesto" que encontrei mencionado num artigo do "New York Times" e que apontava esta prática como uma rejeicção do imediato, do "já". Segundo o autor, Todd Sieling, é uma espécie de "afirmação de que nem todas as coisas que merecem a nossa leitura são escritas de forma rápida e instantânea" e claro, muito menos por questões de tráfego. Não estamos a falar de uma pessoa que vive na sua caverna nos Himalaias, estamos a falar de um consultor na área das tecnologias da informação. 

 

De facto, é possível viver no mundo dos blogs sem querer atrair mais e mais seguidores ou transformar o blog numa espécie de prolongamento do "facebook". A propósito deste tema, uma frase de Barbara Ganley, do blog "(the new) bgblogging" resume bem a questão: "Blog to reflect, Tweet to connect.” Blogar para reflectir, tweetar para ligar". Além disso, de forma genuína, ninguém consegue alimentar um blog com "mil" artigos diários...

 

Estando a par destas novidades, até porque foi um artigo da m-M que me alertou para estas questões, procurei e vou procurando saber mais e encontrei um outro espaço o Dine & Dish onde a Kristen mencionava uma questão interessante e com a qual me identifiquei de imediato: Kristen diz que está interessada sobretudo nas relações, nos leitores que lhe enviam emails, que deixam comentários e acima de tudo partilham também um pouco de si.

 

Finalmente, e também aqui partilho da mesma opinião, Kristen acaba por mencionar que pode não ter milhões de visualizações, mas conseguiu construir um sem número de relações que são bem mais importantes. Penso que está aqui um dos segredos.

 

Espero que o espírito do Natal por aí ainda perdure...

 

 

 

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3 comentários

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O ultimo fecha a porta a 26.12.2017

Espero que o Natal tb tenha corrido bem. Bom tem para reflexão.
Há blogs para todos os gostos.
Recentemente fiz uma pesquisa no google sobre um tema que já não me lembro. Uma das páginas sugeridas era um blog. Cliquei logo na expetativa de ler uma perspetiva mais crítica sobre o tema em apreço. O post parecia uma mera cópia da wikipedia. Meramente expositivo. Achei estranho, alguém no seu blog perder tempo a resumir a wikipedia ou um bloco de apontamentos sobre uma qq disciplina. Reparei melhor na página e verifiquei que era de uma conhecida atriz da TVI, esse blog até estava nomeado para o "Blogs do Ano" e que tinha um gestor de conteúdos no rodapé. Para aí há duas semanas, li que ela tinha uma equipa de assessores que escrevia para o blog dela. Isto para dizer o quê: uns vêm um blog para responder a marcas, para posts escritos por terceiros para aparecer nos motores de buscas e vêm as visitas e os comentários como números para as marcas e para as plataformas. É aquilo que chamo o fast blogging ou melhor artificial blogging.
É legitimo fazerem, mas eu também tenho o direito de não gostar.
Acho que faz sentido precisamente o que Kristen escreve: "nas relações, nos leitores que lhe enviam emails, que deixam comentários e acima de tudo partilham também um pouco de si".
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Robinson Kanes a 26.12.2017

Cabe ao público escolher sempre o que quer seguir.

Eu jamais seguiria um blog assim... Muitas vezes as pessoas não tentam perceber o porquê e seguem/compram aquilo que lhes é vendido como genuíno sem o ser. A verdade é que, no patamar de maior evolução da sociedade humana (ao nível da formação e aprendizagem) e onde julgamos saber tudo, nunca fomos tão facilmente controláveis.

Existem, contudo, blogs de marcas que são muito bem feitos e com resultados tremendos e que, por norma, nem promovem o produto ou serviço. Contra esses nada tenho, até porque são comerciais e têm um objectivo claro: ajudar o cliente, mas também fazer vendas.

Finalmente, com o investimento os "amigos" certos, sobretudo em países pequenos como o nosso, facilmente se transforma um indivíduo com o curso de assador de entremeadas num especialista em cardiologia.
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O ultimo fecha a porta a 26.12.2017

Hoje em dia, qualquer figura pública ou lança um romance, ou publica um livro de receitas ou tem um blog, mesmo que sejam outros a escrever para eles. A maioria dos posts são vazios de conteúdo ou patrocinado por hotéis que oferecem estadias em troca da publicação de umas fotos, ou mais grave o caso dos daddy/mummy bloggers que fazem dos filhos um negócio. Por vezes fico mesmo com a impressão que inventam histórias para ter o que escrever pois têm que satisfazer quem lhes oferece coisas. Isso para mim também é o fast blogging.
Não sigo nenhum blog de marca, mas admito que se encontre boas opções. Creio que uma vez na gillette davam conselhos sobre como minorar a irritação da pele no barbear. são conselhos uteis, mesmo com a segunda intenção de comprar da marca.nada contra. Cabe a cada um gerir as suas consultas.

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