Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre a Corrupção e um Obrigado ao Sapo!

por Robinson Kanes, em 01.07.19

1600x-1.jpg

 

Créditos:https://www.bloomberg.com/news/features/2017-06-08/no-one-has-ever-made-a-corruption-machine-like-this-one

 

Tenho de iniciar este artigo com um agradecimento especial à "página principal" do portal SAPO, sobretudo pela partilha do meu último texto dedicado à corrupção. Tenho de admitir que não esperava, quer pelo teor quer pelo "esticar da corda" com que abordei o tema. O SAPO e eu nem sempre estamos de acordo, mas também tenho de reconhecer quando faz um bom trabalho e quando tem em conta os meus artigos e de outros que, embora menos divulgados, também vão tendo o seu destaques. Obrigado! E admito que é com um grande sorriso que vejo que também estão atentos a temáticas que são verdadeiramente interessantes, mesmo que a partilha deste género de conteúdos nem sempre possa gerar a simpatia de todos os vossos visitantes. OBRIGADO!

 

Aproveito também este artigo, porque não deixei de pensar nas palavras que ouvi num programa de rádio (Bloco Central, na TSF - 28/06/2019) onde, mais uma vez, uma rádio que já foi de algum nível dá espaço de comentário a indivíduos que ninguém consegue perceber o porquê: o típico comentador de tudo que tanto está num programa a comentar política e/ou economia como num outro a comentar futebol e cuja vida gira em torno de tecer comentários - pior que isso, o jornalista comentador que não quer perceber a linha entre ser jornalista e ser, de certo modo, influencer e arrogante na exposição da sua "verdade"... Nem que seja na Rádio Voz do Sardoal, não consigo perceber.

 

Não posso deixar de ficar estupefacto com o facto de um desses mesmos indivíduos, que estão numa rádio de expressão nacional, vir dizer, por outras palavras, que a corrupção não é um problema, ou quando muito, não é um problema grave! Um dos argumentos, até faz sentido, não fosse surgir com o intuito de não dar importância ao que foi anunciado pelo Conselho da Europa e que se  debatia com o facto de termos leis a mais no combate à corrupção! Aliás, vai mais longe e diz que muitas delas violam a Constituição e vão além daquilo que deveriam ir! Até pode fazer sentido, mas aí também fará sentido debater a Constituição noutras matérias - tema pouco abordado! Também não vi nesse programa ser defendido o facto de que se temos tantas leis, porque é que não são aplicadas como deveriam ou o porquê dos meios não serem reforçados.

 

Um outro argumento, está relacionado com o facto de se encarar o tema da corrupção como sendo populista e como uma forma de que, quem não tem sustento, poder ganhar dinheiro a falar e a denunciar a corrupção! Face a um argumento destes, chego a pensar se na cabeça de quem profere isto não se procura promover as práticas de corrupção ou, no mínimo, abafar a discussão em torno desta - já não questiono o porquê de tal pensamento. Se falar e combater a corrupção for populista ou pindérico, pois bem, chamem-me tudo isso! Melhor isso do que corrupto ou vendido encartado.

 

As pérolas não se ficam por aqui, e uma outra é o facto de garantir que o Ministério Público e quem investiga a corrupção tem meios e campo de actuação mais que suficientes! Sugiro que fale com quem trabalha, só a título de exemplo, no Ministério Público ou na Polícia Judiciária. Parece que o intuito aqui é responsabilizar quem combate a corrupção, pela existência da mesma - no mínimo, vergonhoso!

 

Finalmente, o argumento de que a Justiça condiciona a acção de determinado partido que está refém do "caso Sócrates"! A Justiça não condiciona ninguém e ao contrário do que foi veiculado por alguns media nos últimos dias, não vive de derrotas nem vitórias - ao contrário da política, a Justiça não é um jogo, embora seja o desejo de muitos jornalistas, comentadores de WC e políticos.

 

Espero que, de facto, quem acompanhe estes programas - cuja ideia é interessante - não se deixe levar pelas alarvidades que são ditas por indivíduos mandatados por outrem ou que simplesmente vivem de opinar sobre tudo e sobre nada e que têm também os seus expedientes. Temo que esta espécie de comentadores tenha demasiado tempo de antena e pouca avaliação/crítica por parte de quem vê/lê/ouve... Temo que o comentário de outrem seja o "delegar do nosso pensamento e espírito critico". Temo que não se avalie a credibilidade, conhecimento e competência destes indivíduos...

 

Em alguns casos, chego a "temer" que num país sem corrupção, indivíduos destes também não existiriam...

 

P.S.: Não deixem de visitar este espaço que nos fala da importância de preservamos o nosso Tejo! Tenho a vaga ideia de que esta temática vai andar por lá e por cá nos próximos tempos!

Autoria e outros dados (tags, etc)


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Rão Arques a 01.07.2019 às 11:48

Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça

Eduardo Juan Couture
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 01.07.2019 às 11:50

Sábias palavras...
Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 01.07.2019 às 12:56

Pois um dos problemas é mesmo esse, demasiada legislação. Porque permite que os corruptos possam protelar indefinidamente a defesa das suas causas através dos recursos. Quando o Lehman Brothers faliu, o seu presidente foi preso e condenado em deis meses.Por cá,passados anos das falências fraudulentas, ainda estamos à espera dos resultados das investigações.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 01.07.2019 às 12:58

Também é verdade, mas aqui a intenção era outra... Leis que violam determinadas privacidades e direitos constitucionalmente consagrados... Mas se formos por aí, também é a Constituição que estabelece que existem portugueses de primeira e portugueses de segunda.
Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 01.07.2019 às 13:06

E começa logo na acesso à Justiça...onde só os de primeira podem aceder com todas as condições.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 01.07.2019 às 13:16

Ui, que tema quente...
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 06.07.2019 às 11:12

É um tema quente e há outros como os media e a manipulação.

Temas populistas agora são o ambiente e os animais. Tudo isto colocado acima dos seres humanos, o que mostra o progresso civilizacional que temos.

Grave mesmo é a violação de direitos humanos e a falta de protecção aos mais fracos. Isto acontece por vezes por falta de publicidade, porque quem devia denunciar, abafa e prefere divertir para ajudar a encobrir e manter o povo alegre.

Eu li várias notícias sobre o que o Conselho da Europa disse:
"Portugal continua a figurar nos relatórios internacionais como um mau aluno em matéria de combate à corrupção. Desta vez o puxão de orelhas é dado pelo Greco (Grupo de Estados Contra a Corrupção), que volta a sublinhar os fracos progressos na prevenção da corrupção dirigida especificamente a deputados, juízes e magistrados do Ministério Público.
Das recomendações dirigidas pelo Greco para os juízes nenhuma foi implementada, garante o relatório".

O Conselho da Europa falou bem e o grande problema é quando alguns acham que todos os males estão no poder político.

Certas decisões evitam-se com transparência e publicidade, é este um dos principais caminhos. E aqui os media têm um papel muito importante na protecção dos mais fracos. Mas alguns deles não têm transparência no que fazem, ocultam factos com relevante interesse público, preferem a diversão, a ética só se aplica aos outros, o importante são as aparências!

O meu blog fala destes assuntos importantes.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.07.2019 às 11:18

É um tema quente que muitos falam e acham "aborrecido" mas quando toca a escrever ou a fazer algo... E mais não digo...


"Grave mesmo é a violação de direitos humanos e a falta de protecção aos mais fracos. Isto acontece por vezes por falta de publicidade, porque quem devia denunciar, abafa e prefere divertir para ajudar a encobrir e manter o povo alegre."

Top!

Os males não estão só na política, longe disso, embora o polvo aí seja gigante e monopolizador do país... Os "media" (não todos) andam mais entretidos com a bola e com coisas que, honestamente, não acredito que tenham o devido acolhimento por parte da população... Mas isso é um tema ao qual voltarei.

Obrigado pela sua visita!

P.S.: no final de Julho já não há corrupção ou, quando muito, estará montado um sistema implacável, segundo o nosso PR.
Imagem de perfil

De MJP a 01.07.2019 às 15:50

Olá, R.! :))

Quanto ao destaque, como já te havia "dito"... foi um destaque muito merecido!!! (já agora... na minha modesta opinião... este texto, também, merecia destaque!... mas, eu, não tenho qualquer "influência sapiana", portanto, a minha opinião não te serve, mesmo, para nada...) ;))

Pois... lamentavelmente... partilho do teu "temor"! :(

"Temo que esta espécie de comentadores tenha demasiado tempo de antena e pouca avaliação/crítica por parte de quem vê/lê/ouve... Temo que o comentário de outrem seja o "delegar do nosso pensamento e espírito critico". Temo que não se avalie a credibilidade, conhecimento e competência destes indivíduos..."

Dia Feliz!

Beijinho
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 01.07.2019 às 15:55

Olá MJ,

O da semana passada já não foi nada mau... Mais que bom :-)

Qualquer dia já ninguém me pode ver/ler :-)

Dia Feliz,

Imagem de perfil

De MJP a 01.07.2019 às 15:57

Há gostos para tudo!!!
Imagem de perfil

De HD a 01.07.2019 às 20:29

A corrupção não é a pior coisa neste país!
Pior é... pois... Quero apagar a frase acima :-D
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.07.2019 às 09:04

A pior coisa neste país, cada vez mais, parece ser quem é contra a corrupção...
Imagem de perfil

De cheia a 01.07.2019 às 21:45

Depois do relatório do Conselho da Europa, é uma vergonha ver tanta gente a branquear a corrupção, em Portugal!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.07.2019 às 09:05

Do Conselho da Europa, da OCDE, do Tribunal de Contas, da ONU e quantos quer mais? :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 02.07.2019 às 15:01

Qualquer tipo de comentadores, que acham que têm o poder da palavra, irrita.


P.S.:

Tenho muito ara ler, por aqui,mas vou devagar.
Não dei fé do destaque ( que seja que assunto for, é sempre merecido).



Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.07.2019 às 16:28

Sem pressa, Maria :-)

Obrigado...
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 03.07.2019 às 21:48

Não conheço esse programa de rádio, mas hoje em dia os comentadores multiplicam-se em tantos meios que devem fazer disso profissão. é em rádio, jornais, televisões, sites de internet, blogs. falam sobre tudo e sobre nada.
Sem a contraditório (excepto se for futebol) devem dizer muitos disparates, confundindo-se o trigo com o joio.

PS: O Sapo tb destacou o meu artigo sobre corrução.
PSII: Já comecei a ler a queda de um anjo do camilo :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 04.07.2019 às 10:29

Que falem é o menos, mas a grande questão está relacionada com as competências, o saber e a "mando" de quem muitos também por lá andam - dizer que as pessoas são capazes de filtrar é utópico, sobretudo quando o que muitos dizem acaba por ser notícia como se fosse uma verdade absoluta: vemos isso com Marques Mendes tal como vimos com Marcelo Rebelo de Sousa - o segundo chegou a PR, e independentemente de gostarmos ou não do senhor, todos sabemos o que levou à vitória.

P.S.: a malta que gere a página do Sapo está atenta - isso é muito bom!
P.S. 2: e que tal?
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 07.07.2019 às 15:37

sobre o ps 2 ainda vou na página 50, está ainda no enquadramento da subida da personagem a deputado. presumo que seja o anjo. daqui a pouco vou retomar a leitura :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.07.2019 às 13:09

Presumes bem... O melhor está para vir...
Imagem de perfil

De Rita a 04.07.2019 às 10:12

Infelizmente a corrupção parece fazer parte do tecido deste país de uma forma muito profunda... Essas pessoas que vêm dizer que é um assunto populista, ou que não é um problema grave, deviam ter vergonha na cara.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 04.07.2019 às 10:29

Não têm... É como disse, é um sistema que também acaba por lhes dar tempo de antena e visibilidade em muitos meios (e não falo só de media).

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB