Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Robinson no País dos Doutores e Engenheiros...

por Robinson Kanes, em 17.05.19

0.jpg

Créditos: linkedin

 

Ao ver a imagem acima, uma pérola do LinkedIn, acabo por perceber, até pelo enfâse dado aos conceitos, que o tema mais debatido num fórum de educação foi o "doutorismo e o engenheirismo".

 

Aliás, um dos desafios que os pais devem aferir na educação dos filhos é a preocupação real sobre quem é doutor e engenheiro. Que muitos professores universitários até sejam "doutores" pelo facto de possuírem um doutoramento, ainda posso aceitar, agora que o desgraçado do Inspector da Polícia Judiciária, que provavelmente até tem mais habilitações que todos os outros, não tenha título já dá que pensar - é inspector da "Judite" leva com o José e já é bom. Provavelmente, até foi o Inspector José que abdicou, ou então para os lados de Torres Vedras pensam que um inspector da Polícia Judiciária é um praça da GNR!

 

Mas vejamos, além do Doutor universitário (por momentos até pensei que fosse o Rui Santos), temos professoras do ensino básico e secundário que também ousam utilizar o título - é assim que os nossos filhos irão ser disruptivos, "sô dotora, como é que posso aprender mais sobre a tabela periódica?".

 

Entretanto, o senhor engenheiro também não abdica do título (nem do cabelo à Adamo) e arrasta consigo um coordenador de uma escola e uma psicóloga - se uma psicóloga é doutora, talvez até seja (inclusive o facto de estar por extenso pode justificar isso), mas as que me são próximas e até são oriundas da clínica, fogem a sete pés dessa forma de tratamento.

 

Mas não ficamos por aqui, temos uma terapeuta da fala que também é doutora e claro, a área social e solidária que não tivesse também a sua doutora! Sempre estranhei porque é que as pessoas que presidem e trabalham em associações solidárias e sociais nunca abdicam do título, título esse que muitas vezes nem existe na prática. Nesse campo, uma das coisas que mais aprecio, é o facto de que quando estão a "ajudar os coitadinhos", numa relação de proximidade, fazem questão de manter essa distância. Outra das coisas que aprecio é o facto de que as palavras que mais se repetem quando existem encontros e conferências "solidárias" são essas mesmo: "doutor" e "doutora". Afinal, não gostasse a maioria dos actores que deambulam pela área do social, de dizerem sempre que são do "social"...

 

Com tantos doutores e engenheiros, até acredito que muitos potenciais participantes não tenham estado presentes sob pena de não atingirem a estratosfera que o cartaz exige.

 

Não me posso ir embora sem dar conta de que, por momentos, também pensei que o lobby da família Aveiro estivesse metido nisto, nomeadamente a D. Dolores e a sua filha Katia, mas descobri que não, até porque uma não é professora e a outra não preside a associações solidárias. Menos mal..

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

Imagem de perfil

De MJP a 17.05.2019 às 13:24

Olá!


Nem imaginas o quanto este "doutorismo" (sem Doutoramento) me irrita...


Sempre gostei de ser tratada pelo meu nome e não, ser "definida" por um título académico (e... é assim que, também, gosto de tratar os outros...)!


No meu contexto profissional, já tive inúmeras situações, no mínimo, "caricatas" (para não lhe chamar outras coisas...)... enfim...


Dia Feliz!

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.05.2019 às 14:14

Nem me digas nada...

Já me envolvi em algumas só pelo simples facto de não gostar desse tipo de tratamento para o meu lado...

Uma delas: imagine um sem número de indivíduos (doutores e não doutores) a fazerem grande alarido em torno disso e... de repente... alguém diz: por favor, o meu nome é "Robinson", se quiser mostro-lhe o cartão do cidadão para comprovar :-))))
Imagem de perfil

De MJP a 17.05.2019 às 14:24

Pois... compreendo-te!!!... também tive "cenas" assim...


Um dia... numa reunião de serviço (com vários perfis profissionais)... eu dirijo a palavra a uma técnica superior de serviço social (vulgo, assistente social), licenciada... e trato-a pelo 1º nome... ao que ela, responde: "Dra X, se faz favor!!!"... o que me obrigou a responder... "na melhor das hipóteses, trata-la-ei por "licenciada X", porque a sra é licenciada e não, doutorada... agora, a mim, vai passar a tratar-me por "mestre Z", porque, de facto, além de uma licenciatura e várias pós-graduações, também, tenho um mestrado!!!"
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.05.2019 às 14:30

Essa foi de "mestre" ahahahah

5***** - A malta do "social", ou melhor, não quero ser injusto, gosta muito desse tipo de tratamento... É uma coisa muito solidária.
Imagem de perfil

De MJP a 17.05.2019 às 14:37

Outra coisa que, também, não suporto é... quando me vêm apresentar alguém (recém chegado ao serviço) e dizem... "apresento-te o Dr./Dra X"... pergunto, sempre... "desculpe... mas, o que faz, concretamente?!... é que Dr./Dra... pode ser "qualquer coisa"... já eu, quando digo que sou enfermeira... deixo clara a minha "funçao"!


(pronto... mas... eu tenho "mau feitio"... "é da Vida"!!!)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.05.2019 às 14:50

Faz-me lembrar uma história, embora pouco tenha a ver - o revisor da CP pede os bilhetes e ninguém paga porque é isto e aquilo e mais isto... Chega ao último, o que pagou o bilhete, e ao apresentar o mesmo, diz o passageiro: "sou otário".
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 18.05.2019 às 19:51

Ahahahahaha!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog



subscrever feeds




Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB