Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Robinson no País dos Doutores e Engenheiros...

por Robinson Kanes, em 17.05.19

0.jpg

Créditos: linkedin

 

Ao ver a imagem acima, uma pérola do LinkedIn, acabo por perceber, até pelo enfâse dado aos conceitos, que o tema mais debatido num fórum de educação foi o "doutorismo e o engenheirismo".

 

Aliás, um dos desafios que os pais devem aferir na educação dos filhos é a preocupação real sobre quem é doutor e engenheiro. Que muitos professores universitários até sejam "doutores" pelo facto de possuírem um doutoramento, ainda posso aceitar, agora que o desgraçado do Inspector da Polícia Judiciária, que provavelmente até tem mais habilitações que todos os outros, não tenha título já dá que pensar - é inspector da "Judite" leva com o José e já é bom. Provavelmente, até foi o Inspector José que abdicou, ou então para os lados de Torres Vedras pensam que um inspector da Polícia Judiciária é um praça da GNR!

 

Mas vejamos, além do Doutor universitário (por momentos até pensei que fosse o Rui Santos), temos professoras do ensino básico e secundário que também ousam utilizar o título - é assim que os nossos filhos irão ser disruptivos, "sô dotora, como é que posso aprender mais sobre a tabela periódica?".

 

Entretanto, o senhor engenheiro também não abdica do título (nem do cabelo à Adamo) e arrasta consigo um coordenador de uma escola e uma psicóloga - se uma psicóloga é doutora, talvez até seja (inclusive o facto de estar por extenso pode justificar isso), mas as que me são próximas e até são oriundas da clínica, fogem a sete pés dessa forma de tratamento.

 

Mas não ficamos por aqui, temos uma terapeuta da fala que também é doutora e claro, a área social e solidária que não tivesse também a sua doutora! Sempre estranhei porque é que as pessoas que presidem e trabalham em associações solidárias e sociais nunca abdicam do título, título esse que muitas vezes nem existe na prática. Nesse campo, uma das coisas que mais aprecio, é o facto de que quando estão a "ajudar os coitadinhos", numa relação de proximidade, fazem questão de manter essa distância. Outra das coisas que aprecio é o facto de que as palavras que mais se repetem quando existem encontros e conferências "solidárias" são essas mesmo: "doutor" e "doutora". Afinal, não gostasse a maioria dos actores que deambulam pela área do social, de dizerem sempre que são do "social"...

 

Com tantos doutores e engenheiros, até acredito que muitos potenciais participantes não tenham estado presentes sob pena de não atingirem a estratosfera que o cartaz exige.

 

Não me posso ir embora sem dar conta de que, por momentos, também pensei que o lobby da família Aveiro estivesse metido nisto, nomeadamente a D. Dolores e a sua filha Katia, mas descobri que não, até porque uma não é professora e a outra não preside a associações solidárias. Menos mal..

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


39 comentários

Imagem de perfil

Cecília a 17.05.2019

temos professoras do ensino básico e secundário que também ousam utilizar o título




o senhor engenheiro também não abdica do título (nem do cabelo à Adamo)


exatamente aquilo que pensei perante a pérola da imagem exibida.

seria cómico se não fosse trágico...

sou intolerante para com a pobreza de espírito - é o meu pecado capital.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

Pelo menos estaremos na mesma zona do Inferno... Embora, desde que seja a reinar :-)

Gostou do penteado? ahahahaha

(estou tramado, lá vou perder mais seguidores)
Imagem de perfil

Cecília a 17.05.2019

no inferno já estamos nós... depois disto só pode melhorar

a questão não é o penteado per si... é mesmo o ar (de todos e desse em particular).. só me ocorre uma palavra pouco elegante: FOLEIRADA
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

ahahahahahah

Convenhamos que aquele fundo não ajuda... Bem, já estamos a dar consultoria em design... Os recursos também não devem ser muitos.
Imagem de perfil

Cecília a 17.05.2019

o fundo segue o padrão de muitos ignorantes que ouviram dizer / leram num tutorial qualquer que o laranja - em feng shui - proporciona sucesso e prosperidade porque com ela encontramos a ousadia, a criatividade bla bla bla ( não, não sou dada a estas coisas - mas de tudo ouço e leio folhetos e pasquins rapidamente e na diagonal bastante bem quando é precio).

vai daí e é só laranja em N marcas e em tudo quanto é lado.

enfim.

bem fez o César Monteiro que pôs muita gente a preto...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019


Está dentro disso! Muito bom!

Apesar de não ser o maior seguidor do senhor, devo confessar que em muitos casos não seria má ideia... Não mesmo... Com todo o respeito que tenho pela cor preta.

Imagem de perfil

Cecília a 17.05.2019

eu gosto de cor. daí que não goste de pessoas assim tão cheias de letra. deixam-me com o espírito cinzento: de que se falou nestas conferências? o que pessoas tão agarradas a títulos ( ou organizadores tão precisos de títulos alheios) podem vir dizer aos pais sobre educação?

dei um nó no cérebro.

o inspector, provavelmente, foi dizer aquilo que qualquer pai ou adulto de bom senso deveria intuir... definitivamente foi o "Cristo" do dia: nem colegas de mesa nem plateia...

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

Confesso que não sei do que se falou, mas concordo consigo, com sorte o inspector foi o herói do dia.

Sabe que os títulos ainda vão dando para "enganar" tolos, e aqui falo do geral... Mas também admito, já foi mais.

Ultimamente, e também não estou a falar deste evento em particular, há muita "faladura" e muito "circo" mas pouca substância. Em alguns casos até se diz uma coisa mas depois na prática é exactamente o contrário... Alguns dos evangelistas do "out fo the box" ou do "tudo na boa" (apenas dois exemplos) são dos piores trastes que se podem encontrar...

Pronto, segue com menos dois seguidores! ahahahah
Imagem de perfil

Cecília a 17.05.2019

Credo ! vate retro! é outra coisa que me põe em ligação direta com o hell... o out of the box e o tudo na boa - o positive thinking... e o power e o reprogram your thinking e o diabo a four... (sim, os inglesismos são a terceira coisa que me põe a alma a arder até à incineração)...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

ahahahah

em algumas indústrias resulta, convenhamos... Mas o problema é mesmo o que muitos fazem com os "inglesismos".
Imagem de perfil

Maria Araújo a 18.05.2019

Não segue nada com menos dois seguidores.
Sobre o dr antes do nome , por vezes, quando vou ao cemitério e salta-me à vista algumas lápides das campas por onde passo, comento para o meu decote isto: " até nas lápides há o dr, engenheiro, o profressor antes do nome? Bolas, aqui somos todos iguais, somos pó".
O cartaz está 5*. Gostei do cabelo à Adamo ( pesei que não conhecia este cantor)
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.05.2019

Nas lápides também já vi alguns... Sabe que enquanto somos comidos pelos bichos é importante ter estatuto.

Bom Domingo...

P.S.: Adamo é um clássico - não que eu goste, mas permite-me boas risadas...
Imagem de perfil

Maria Araújo a 19.05.2019

Ouvi tantas vezes este cantor.
Ai, os cabelos daquele tempo!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.05.2019

Eram "fashion"... Parecia o Lorenzo de' Medici :-)))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.05.2019

Nem de propósito... Perdi um... Já no anterior sobre Marcelo, idem...

Tenho de começar a escrever aquilo que todos querem ler... Ou não :-)))
Imagem de perfil

Maria Araújo a 19.05.2019

Não!
Escreva o que gosta e quer, não o que os outros querem.
Olhe que aprendo e fico a par de alguns assuntos quando leio este e outros blogs.
Opinar? É para quem gosta.


Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.05.2019

Sim, não tenho intenção de mudar :-)
Imagem de perfil

MJP a 17.05.2019

Olá!


Nem imaginas o quanto este "doutorismo" (sem Doutoramento) me irrita...


Sempre gostei de ser tratada pelo meu nome e não, ser "definida" por um título académico (e... é assim que, também, gosto de tratar os outros...)!


No meu contexto profissional, já tive inúmeras situações, no mínimo, "caricatas" (para não lhe chamar outras coisas...)... enfim...


Dia Feliz!

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

Nem me digas nada...

Já me envolvi em algumas só pelo simples facto de não gostar desse tipo de tratamento para o meu lado...

Uma delas: imagine um sem número de indivíduos (doutores e não doutores) a fazerem grande alarido em torno disso e... de repente... alguém diz: por favor, o meu nome é "Robinson", se quiser mostro-lhe o cartão do cidadão para comprovar :-))))
Imagem de perfil

MJP a 17.05.2019

Pois... compreendo-te!!!... também tive "cenas" assim...


Um dia... numa reunião de serviço (com vários perfis profissionais)... eu dirijo a palavra a uma técnica superior de serviço social (vulgo, assistente social), licenciada... e trato-a pelo 1º nome... ao que ela, responde: "Dra X, se faz favor!!!"... o que me obrigou a responder... "na melhor das hipóteses, trata-la-ei por "licenciada X", porque a sra é licenciada e não, doutorada... agora, a mim, vai passar a tratar-me por "mestre Z", porque, de facto, além de uma licenciatura e várias pós-graduações, também, tenho um mestrado!!!"
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

Essa foi de "mestre" ahahahah

5***** - A malta do "social", ou melhor, não quero ser injusto, gosta muito desse tipo de tratamento... É uma coisa muito solidária.
Imagem de perfil

MJP a 17.05.2019

Outra coisa que, também, não suporto é... quando me vêm apresentar alguém (recém chegado ao serviço) e dizem... "apresento-te o Dr./Dra X"... pergunto, sempre... "desculpe... mas, o que faz, concretamente?!... é que Dr./Dra... pode ser "qualquer coisa"... já eu, quando digo que sou enfermeira... deixo clara a minha "funçao"!


(pronto... mas... eu tenho "mau feitio"... "é da Vida"!!!)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

Faz-me lembrar uma história, embora pouco tenha a ver - o revisor da CP pede os bilhetes e ninguém paga porque é isto e aquilo e mais isto... Chega ao último, o que pagou o bilhete, e ao apresentar o mesmo, diz o passageiro: "sou otário".
Imagem de perfil

MJP a 17.05.2019

Pois... é, basicamente, isso!!!
Imagem de perfil

Sarin a 17.05.2019

Costumo usar argumento parecido :)
"O meu primeiro nome não é Eng. nem Dra"


Mas é um hábito corporativista e, representativo do burguesismo nacional, esta necessidade de catalogar e hierarquizar confundindo "o que faz" com "quem é". Uma treta.


Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.05.2019

É muito nosso, mas como já referi acima, já foi pior... Mas a melhor de todas ainda são os engenheiros e doutores com o 12º ano e menos...
Imagem de perfil

Mamã Gansa a 17.05.2019

Já vi coisas bem piores. Porém de facto deveria estar Inspector antes do nome do inspector. Teria muito a dizer sobre o país dos doutores e engenheiros, mas dava pano para mangas.
Imagem de perfil

cheia a 17.05.2019

E aqueles, que não sendo licenciados exigem que sejam tratados por majores, comandantes, etc., pelo nome é que nunca!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.05.2019

Há muito que tal se vê...
Imagem de perfil

Rita a 21.05.2019

A ilustração perfeita do país dos doutores e engenheiros...
Imagem de perfil

João Sousa a 22.05.2019

Na faculdade, tive um professor Fulano de Tal que nos indicou a sua sebenta como elemento de estudo. Quando a fomos comprar, o autor estava apresentado na capa como "Professor Doutor Fulano de Tal". Claro que, a partir desse momento, ficou alcunhado entre nós como o "Senhor Professor Doutor Engenheiro Fulano de Tal".

Trabalhei alguns anos para uma empresa que tinha muitos ingleses - alguns deles formados. Nunca os ouvi a chamarem-se "doctor" - para um inglês, "doctor" é médico.

A nossa mania dos títulos é uma coisinha tão pindérica...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 23.05.2019

Provinciana, muito provinciana.
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 25.05.2019

não faz sentido .
ainda há mentalidades pequenas, mas a realidade infelizmente já me mostrou que ter o "Doutor" no cartão bancário faz diferença. Se é parvo, é, mas quando sentimos esse rebaixamento na pele, a situação muda.
Pedi à pouco tempo para me colocarem o "Dr." no nome da conta bancária.

em conferências penso que pode ter a haver com duas coisas: uma com o público alvo e outra com o elitismo de quem a organiza. Nas conferências pagas e especificas, o "Dr" não costuma vir. Costuma sim a empresa onde trabalham, pois o público alvo é quase todo licenciado.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.05.2019

Eu pedi "há muito" para retirarem, até porque assumiram que com os meus estudos e emprego tinha de ter, nada mais errado, passo bem sem isso.

Em Espanha, uma vez perguntaram-me se era médico... Porque tinha "Dr."... Não me leves a mal, mas (e é a minha opinião) ter "Dr." na conta bancária é muito parolo :-)))))

Quando muito, faz sentido em conferência e publicações mais cientificas e de investigação... Ainda entendo, até porque vem acoplada a área de investigação e a escola. O resto é parolice... .-)
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 26.05.2019

Eu tb achava até ter uma situação há uns meses que me fez pensar. Na lista de prioridades do banco, o Dr. tem influência. é parolo, é, mas até ao dia em que percebemos que isso pode dar jeito.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.05.2019

Tens de me dizer qual é o teu banco, pelo menos, no meu, quem tem prioridade são os bons clientes e quem tem as contas "gordas" ;-)

Em relação ao dar jeito, e mais uma vez é a minha opinião muito pessoal, opto por outras abordagens, mesmo que não tenha o "jeito" que quero...

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB