Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Recursos Humanos: Os Suspeitos do Costume.

por Robinson Kanes, em 04.12.19

facepalm-duplo-cke.jpg

Créditos: https://www.dicionariopopular.com/facepalm-meme-emoji/

 

 

Existem muitos truques que permitem a ascensão e o reconhecimento profissional de nulidades encartadas. Um pouco como aqueles indivíduos que aparecem do nada em televisão, jornalismo ou cinema e depois de nos serem impingidos e terem sucesso, é que vão ter formação para aquilo que estão a fazer. Ou então aqueles que para venderem o seu produto/pessoa dizem que vão à televisão, como se isso pudesse superar qualquer curriculum vitae.

 

É algo que também acontece na função pública e em muitas organizações privadas: o importante é entrar na organização, ocupar determinado cargo e depois pensa-se na formação e nas competências. Os resultados? Se a equipa for boa, eles acontecem. Desde que estejam a ocupar as suas funções enquanto eu vou ao cabeleireiro, não há como falhar, mesmo que seja fora do horário de trabalho destes, forço-os a ficar e pronto. Portugal, ou grande parte dele, portanto...

 

Mas uma das tácticas mais conhecidas não dispensa um certo estrelato. Quem é que nunca ficou com a sensação de que são sempre os mesmos em determinadas áreas e cargos a aparecerem em conferências, redes sociais e a vencer concursos disto e daquilo? Quem é que nunca ficou com a sensação de que aquele (e isto é um exemplo) director de recursos humanos sem autoridade ou que é uma nulidade hoje, amanhã está a receber o prémio de excelência da área, a dar palestras todos os dias e a escrever sobre tudo e sobre nada. E então quando as políticas que implementa estão debaixo de fogo mediático...

 

Alguns, nomeadamente aqueles que rapidamente vão realçar o seu lambe-botismo com comentários vazios e a aspirar a uma ascenção profissional não darão por isso. Ou darão e só querem apanhar o comboio do personal branding.

 

No entanto, existem outros que já deixaram de acreditar em tudo o que lhes aparece à frente e até já nem frequentam os habituais congressos, feiras, palestras, galas onde se fala de tudo e de nada e cuja aplicabilidade prática não é demonstrada - opto por nem mencionar o dizer-se uma coisa e fazer-se outra totalmente diferente fora dos palcos. Quando muito servem para o networking e aí é uma falha minha... Só gosto de distribuir business cards para gerar negócio e não para colocar o meu interesse pessoal à frente do resto! No dia em que isso acontecer, carta de demissão, e nada como me dedicar à procura exaustiva de emprego.

 

Mas toda esta conversa para dizer que num país de corporativismos e aldrabice (sim, censurem-me, não é uma palavra que saiu) como é Portugal, é fácil ganhar prémios e ser reconhecido, não raras vezes, por aquilo que não se faz. Um exemplo para a ascensão pode ser estar dentro de uma associação ou de uma comissão de honra ou advisory board ou lá o que lhe quiserem chamar - nunca vão a nenhuma reunião, mas o vosso nome aparece no website e na comunicação e está feito, rapidamente são reconhecidos como profissionais de excelência. Uma nota: também existem entidades que usam profissionais de excelência para se catapultarem...

 

Outra são os prémios, se existem prémios que são bem atribuídos, também sabemos que é fácil conhecer este e aquele que faz com que ganhemos aquele prémio tão desejado, sobretudo se quisermos um novo emprego ou reconhecimento. Uma troca de favores e uns contratos aqui e acolá e temos um vencedor na categoria de aldrabice. Então se fizermos parte dos grupos que surgem sempre em determinadas revistas de algumas áreas, é certo que o sucesso está garantido. Não faltam revistas, publicações e até associaçõess que são meros canais de divulgação e exaltação deste e daquele indivíduo cujo culminar acaba com grandes prémios. E tudo isto se paga, quer em favores quer em outras coisas mais... E tudo isto é aplaudido por muitos que nem se dão conta como se movem estes mundos e outros que só querem entrar nos mesmo pelo papalvismo primário.

 

Ainda me lembro de um que ao mesmo tempo que falava de boas práticas e ética numa palestra vazia de conteúdo, tinha acabado de lançar um livro e surgia como um grande exemplo mas nessa mesma manhã as notícias davam conta de um caso vergonhoso para a organização e para o país e onde além de ter pactuado com, ainda tinha sido beneficiado...

Autoria e outros dados (tags, etc)


30 comentários

Imagem de perfil

MJP a 04.12.2019

Olá, R.! :-)

Eu incluo-me nesta "categoria":

"No entanto, existem outros que já deixaram de acreditar em tudo o que lhes aparece à frente e até já nem frequentam os habituais congressos, feiras, palestras, galas onde se fala de tudo e de nada e cuja aplicabilidade prática não é demonstrada"

Dia Feliz!

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.12.2019

Hi MJ,

Por aqui andamos mais selectivos, há muito. Salvo raras excepções, vale mais uma hora numa conferência ou num curso lá fora que dias por cá...

Beijo,
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 04.12.2019

Somos um país pequenino, para o bem e para o mal. Somos um país de primos. Um país de filhos e enteados. De grupinhos e de seitas. É o nosso ADN.Mas a pergunta impôe-se; podemos mudar? Claro que sim, basta ficar sozinho...;)))))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.12.2019

Podemos mudar e encontramos quwm nos acompanhe... Maa também arranjaremos muitos inimigos...Mas admito que até me dá gozo :-)
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 05.12.2019

A luta continua...;)))) sem foices nem martelos
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.12.2019

Preferencialmente, caso contrário, depois da luta ganha, lá temos de iniciar outra... :-)
Imagem de perfil

Psicogata a 04.12.2019

Cunhas, compadrio, luvas, subornos,favores, vale tudo na hora de subir e depois temos empresas geridas por doutores de faz de conta apoiados por quadros médios medíocres e o resultado é bem visível.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.12.2019

Empresas que não crescem mais porque andam a alimentar algumas figuras que... Por vezes a administração nem sonha...
Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 04.12.2019

Oh Robinson .... como sei do que fala!!!
Conheço tão bem esse lambe-botismo!!!
E aqui???


Beijinhos
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.12.2019

Na Madeira? Uiiiiiiii :-)))

Beijo,
Imagem de perfil
Concordo. Até sei de um "primo", de alguém conhecido, que entrou numa Câmara como assistente técnico, porque não havia vaga para técnico superior. Assim que esta "abriu" foi logo ocupada, pois havia preferência por quem já fazia parte do "Quadro". Onde poderei discordar é nessa ideia do Essencialmismo do Ser Português. Ponha - se um português na Alemanha e passados uns tempitos o tuga é mais alemão que um natural da Saxónia. Ponha - se um alemão em Portugal e o tipo fica, passado um tempo qb, mais tuga que um.... um...algarvio (atenção não acredito no Essencialmismo português, mas creio no Essencialmismo algarvio...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.12.2019

Nesse ponto da Alemanha concordo. Testemunhei uma coisa e a outra. E quando o alemão não cede a uma certa máfia ou desleixo nacional, nunca tem muitos amigos.

Câmaras Municipais? Existe uma bem perto de Lisboa que entra tudo pelos varredores... O poder local é uma das maiores vergonhas deste país nesse aspecto. E aqui, provas para corroborar o que digo, não me faltam :-)

Abraço,
Imagem de perfil

C.C. a 04.12.2019

É o que temos...são muitas as "cunhas" a gerir...desculpa, digerir!
Abraço.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.12.2019

Digere quem quer :-)

Abraço :-)
Perfil Facebook

Rão Arques a 04.12.2019

Joe Berardo estragou-nos este paraíso.
Imagem de perfil

cheia a 04.12.2019

Somos um povo exemplar!

Um abraço
Imagem de perfil

Maria a 05.12.2019

O país do embuste, do compadrio, dos amigalhaços.
Uma "palmadinha" nas costas, um "favorzinho" aqui, um sorriso boçal "acoli" e temos mais um "oprtunistazinho" num cargo de topo, ou se a incompetência for excessivamente notória, arranja-se um local mais discreto, mas sempre bem.remunerado.
E os que não têm padrinhos, não estão para se incomodar, assistem com um sorriso, bonacheirão e um misto de admiração ao triunfo da incompetência.

Beijo, Robinson
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.12.2019

Da incompetência ou dos porcos :-)

Beijo
Sem imagem de perfil

Anónimo a 05.12.2019

Napoleon bem cercado pelo seu séquito de bajuladores, aptos a ocupar cargos de topo sem terem qualquer competência.
Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.12.2019

Vale tudo... Os cortesãos continuam por aí, só passaram a ser assalariados...
Imagem de perfil

Maria a 05.12.2019

Exatamente. E com salários e regalias impensáveis para assalariado competente, honesto e integro.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.12.2019

Não é por acaso que em termos de disparidade salarial andamos sempre lá em cima...
Imagem de perfil

Maria Araújo a 05.12.2019

Uma pessoa que entrou por concurso, e após duas entrevistas com os RH , para a empresa onde tem um familiar directo, este não sabia que ela se tinha candidatado ao lugar (soube mais tarde quando foi aceite na empresa ), e sendo o familiar um chefe de bem conceituado e que todos elogiam, quem trabalha com a pessoa critica-a ( ela ignora as críticas) diz nas suas costas que ela entrou por cunha do familiar.
E eu sei que não.
O familiar não arranja empregos para ninguém.
Se arranjasse, metia o filho.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.12.2019

Mal de nós se não existissem também bons exemplos :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB