Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Programas de Televisão, Tragédias e o Presidente!

por Robinson Kanes, em 22.01.18

gagreel_full.jpg

 Fonte da Imagem: https://www.reddit.com/r/startrek/comments/1cry2q/finally_an_hd_picard_facepalm_image_from_the_tng/

 

 

Pois é... Chego sempre atrasado a tudo, e aqui só me posso basear no que fui ouvindo aqui e acolá e durante escassas olhadelas para os monitores do ginásio.

 

Marcelo Rebelo de Sousa não deve estar nada contente com a SIC, depois da tragédia de um certo Sábado em Tondela, onde mais uma vez, o mais importante não foram a tragédia nem as vítimas, mas sim o Presidente da República - os momentos de glória de Marcelo junto dos media sofreram um revés. Marcelo a acordar para ir a Tondela... Marcelo a tomar o pequeno-almoço antes de ir a Tondela... Marcelo decerto já sabe o que provocou o incêndio em Tondela... Marcelo a abastecer o carro da presidência na área de serviço de Aveiras... Marcelo dentro do carro presidencial a sorrir... Marcelo dentro do carro presidencial a escabichar os dentes, depois de ter comido um pão com carne assada, e enquanto pensa nas vítimas de Tondela. Marcelo no WC a aproveitar para ler mesmo quando se desloca a cenários de catástrofe... Tinhamos tema para uma semana, no entanto...

 

Quando este, no seu lado de "pseudo-papi da nação" já julgava ser tema para mais umas semanas a explorar uma tragédia, eis que a SIC decide lançar um programa importado dos Estados Unidos e que nos remete uma coisa para a qual os portugueses não perdoam: os filhos! Quantos não conhecemos que são capazes de dizimar a população inteira do planeta só para que o filho realize o desejo de ir à Eurodisney? Ou então, quantos não conhecemos que são capazes de manter um prédio anos a fio em guerra só para que o filho grite, corra e seja mal educado? Quantos não conhecemos que utilizam os filhos, com o discurso do "ai são as crianças" para camuflarem outras vontades mais egoístas?

 

A grande revolta dos portugueses a seguir à interrupção do jogo entre o Estoril e o Futebol Clube do Porto e às guerras futebolísticas, focou-se agora num programa de televisão, altamente montado para as audiências e com muito que se lhe diga em termos de fidedignidade. Incêndios? Quedas de árvores que matam às dúzias? Corrupção? Financiamento dos partidos? Tancos? Mais corrupção? Reformas estruturais da administração pública? Não! Um programa de televisão! Voltando a Marcelo, começo a chegar à conclusão que, a televisão que o criou um presidente é a mesma que ainda vai apagar um presidente - ainda vamos ver um concorrente de algum reality show chegar a presidente... Não é difícil, basta achar que tem opinião de tudo, não se comprometer com nada, dizer que lê muito e que aos Domingos até vai à Igreja.

 

Com tantos maus-tratos a crianças, com tantos crimes de sangue contra crianças, contra tantas crianças com fome, com tantos pais que não hesitam em destruir e desrepeitar quem os rodeia e tanto silêncio nesta matéria, acabo por estranhar como é que de repente a ira nacional se voltou para estas bandas... 

 

Soubesse o que sabe hoje, aquando dos incêndios, por certo António Costa tinha tratado de garantir que ainda teríamos um programa cuja temática seria a educação de árbitros e presidentes de clubes futebol em termos de português e economia paralela - era sucesso garantido e ninguém tinha falado no caos que se abateu em Portugal.

Autoria e outros dados (tags, etc)


52 comentários

Imagem de perfil

Rita PN a 22.01.2018

ahahaha por vezes preciso de mergulhar na utupia... Já Eduardo Galeano citava o Fernando Birri numa palestra, "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
Eu também preciso de continuar a caminhar...

"campo de detritos onde nem o maior engenheiro ambiental consegue desenvolver um método de reciclagem." - nem as minhocas, quanto mais os humanos....
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.01.2018

O que não falta são minhocas... E lesmas...

Esperemos que essa utopia não acabe como a ilha do Huxley... Mais uma dica para pegares depois do Admirável e do Regresso ao Admirável.
Imagem de perfil

Rita PN a 22.01.2018

Moluscos em geral... pragas...

Don't worry, a minha utopia só serve mesmo para descansar do mundo, quando faz falta. Na verdade, é o meu bunker :-P
Acho que vou equacionar ir para um retiro espiritual ler isso no Carnaval :-)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.01.2018

É a altura certa... "A Ilha" é mais contagiante e triste... Um período em que Huxley já perdeu a esperança...

O "Regresso ao Admirável Mundo Novo", idem...
Imagem de perfil

Rita PN a 22.01.2018

Eu "A Ilha" li, já faz tempo e recordo que me tocou bastante... acredito que se reler, me vai tocar ainda mais.
Gosto de ler esse tipo de livros quando tenho tempo de qualidade. Não consigo passar sem ler, nem que seja poesia on-line ou crónicas, mas admito que durante a semana leio livros mais leves, que não exigiram demasiada entrega.
Esses guardo para alturas específicas, quando me posso envolver totalmente.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.01.2018

É um livro fantástico mas que nos deixa desencantados... Mas já sabes do que falo...

Entendo-te... Eu confesso que quando não estou para coisas pesadas me refugio em livros técnicos... Enfim...

Imagem de perfil

Rita PN a 22.01.2018

Sim... deixou um tanto de desencantamento em mim, mas também me levou a bons momentos de reflexão construtivos... E quando li era bem mais novinha (de velha não tenho muito, mas... o meu cérebro às vezes parece que já cá andou antes de mim).

Sim, há momentos em que não apetece de todo leitura pesada, mas também não dá para ficar sem refúgio num qualquer pedaço de leitura...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.01.2018

"o meu cérebro às vezes parece que já cá andou antes de mim"

:-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB