Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Porque Não Sou Apologista de Contra-Concursos!

por Robinson Kanes, em 16.11.17

showtime.jpg

 Fonte da Imagem: http://alpientertainment.com/en/service/showtime/

 

 

Este é o artigo que me pode custar todos os seguidores e todas as visualizações que vou tendo ao longo dos últimos tempos, todavia, e posto que já fui abordado com esta situação cumpre-me também dar a minha opinião, e não, como muitos sabem não me considero um "blogger". Ainda tenho muito que aprender e, muito honestamente, não é a minha área.

 

Espero também que este meu artigo, se for lido, seja entendido como algo construtivo, porque a ideia base deste "contra-concurso" foi muito interessante. Falo do concurso que para melhores "blogs" e que está a ser divulgado nesta plataforma.

 

1. Promover algo como forma de revolta a algo que aconteceu no dia anterior parece-me contraprudecente, esta é a minha opinião. Pode ser uma "brincadeira", mas a fazer que façamos as coisas bem. Maturar a ideia só trará bons resultados a longo prazo. Isto é uma espécie de resposta quente a um "email" que recebemos e não gostamos e que mais tarde tem consequências. Em suma, é o poder a cair na rua e sempre que assim é as coisas não correm bem.

 

2. Um concurso tem de ter regras, este que está a decorrer não as tem. Antes de falar tive de fazer uma pesquisa e vemos "bloggers" a nomearem três e quatro "blogs" para a mesma categoria e outros a não nomearem para todas. Mais exemplos existem, como nomear "blogs" que já estão encerrados. Tem de existir um fio condutor. 

 

3. Defendo que também, sendo um concurso, tem de decorrer em espaço neutro, aliás, até como mais-valia para o futuro, seria interessante ter um espaço próprio. Com espaço próprio quero dizer um "blog" próprio, além de dotar o mesmo dessa neutralidade, poderia e deveria ser gerido por "bloggers" que seriam sorteados à sorte e convidados a gerir o mesmo. À neutralidade seria possível dar um toque de imparcialidade também. Já diz o ditado que "à mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta" pelo que seria um bom começo e valorizaria e muito o papel da organização.

 

4. Penso também que seria de bom tom envolver a plataforma SAPO, e digo isto sem qualquer ligação à mesma, até porque quem me segue sabe que nem somos os melhores amigos. Daria até muito credibilidade à iniciativa.

 

5. Temos de ter em conta que o próprio SAPO dá primazia na divulgação de certos "blogs" e "bloggers" e que existem também bastidores activos e que não envolvem o SAPO. Como é que lidamos com esta situação? Não corremos o risco de cair num erro "Orwelliano" e substituir uma elite por outra? Será que estamos mesmo a chegar aos mais escondidos com esta iniciativa?

Como é que podemos conseguir que isso não aconteça? É uma discussão interessante para se ter. Aliás, não existindo um espaço neutro até a própria autora da iniciativa acaba por assumir um destaque face a muitos outros. Aqui vale o que vale, em meu entender, se teve a ideia merece disfrutar da mesma, mas nem sempre o público pensa assim.

 

6. Também não existe um sistema de votação único. Chocam várias formas de votação que levantam algumas questões: Ao colocar nos comentários os "blogs" nos quais vou votar não estou a influenciar outros votantes? Posso! Mas também o IP fica gravado e sabemos que o voto não é repetido, aliás, pode ser mas a origem é diferente e assim podemos reduzir a margem de erro.  Mas em privado a questões também se colocam: quem é que vota? Só "bloggers" ou também podem votar "não-bloggers"? E como é que garantimos que cada "email" por exemplo é único? Não é difícil a minha pessoa criar 100 enderenços e enviar nomeados.

 

7. Finalmente, e não me levem a mal, não vi tanto entusiasmo em criar e aderir a iniciativas de cidadania sobretudo face aos acontecimentos dos últimos meses. Um bom "blog" não deve ter impacte apenas na chamada "blogoesfera", um bom "blog" faz parte e toma parte no mundo real.

 

Nada disto invalida que a ideia não tenha sido óptima, bem pelo contrário - merece, aliás, os meus parabéns. E sim, é uma brincadeira e que todos se divirtam, vale mais alguma coisa do que nada. Eu nem me lembraria sequer...

Autoria e outros dados (tags, etc)


62 comentários

Imagem de perfil

De Maria a 16.11.2017 às 19:58

Não vejas como um concurso. Vê como uma interação gira no sapal
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 20:07

Sim, isso será sempre e espero que agite águas, no bom sentido.
Imagem de perfil

De Corvo a 16.11.2017 às 20:01

Ora bem, Kanes.
Por mim não perde seguidor. Acho que é só uma brincadeira, uma maneira de fugir um pouco à rotina das publicações.
No fundo todos se divertem, ninguém se magoa...bem, quem se magoar disfarça e sorri na mesma, o planeta continua a girar e ninguém fica mais rico nem menos pobre por isso :))
Mas também pode perfeitamente não ser assim e a coisa seja levada a sério. Continua a ter-me como seguidor.
Perde seguidores, isso sim, se porventura não for do Sporting Clube de Carvalho...perdão, de Portugal e caia na desgraça de publicar qualquer piadinha sobre o sagrado nome por mérito e pela virtude, abençoado!
Agora por coisas menores, não! Não estou a vê-lo perder seguidores
Abraço, e gostei de ler.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 20:09

Afirmações sábias, as suas! Bem verdade.

Por acaso não sou de grandes lides futebolísticas, o futebol tornou-se em algo com o qual me custa pactuar, mas consta que aqui para estes lados somos do outro lado da avenida. :-)

Eu que tenho sempre um gosto em ler as suas palavras.

Obrigado e um abraço.
Imagem de perfil

De Corvo a 16.11.2017 às 20:46

Ora bem, Kanes, é isso.
Que as pessoas se divirtam que para preocupações já temos a "ignomínia" do que foi a farra no Panteão...ou teria sido orgia? Não! Parece que foi só farra mesmo. :)
E depois que ganhe A ou B, esta ou aquela, é igual.
Não é o título homologado e portanto não vale. É exemplos dessas injustiças tramadas não faltam neste desenvergonhado país. Veja-se o caso dramático, de contornos verdadeiramente empíricos pelo desplante, daquele infeliz clube cujo nome não se pode dizer que reclama quatro títulos ganhos com suor, sangue e lágrimas e ninguém lhos dá.
:)
Uma excelente noite.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 22:13

E mais houvesse no Panteão. É pena que não seja todos os dias.

Perder ou ganhar é desporto, dizia quando era puto... Mal eu sabia que...

Uma excelente noite também, caro "Corvo".

Imagem de perfil

De Marta Elle a 16.11.2017 às 20:30

Será que não vai funcionar por cunhas como tantas outras coisas em Portugal ?
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 22:12

Por isso é sempre importante que não existam pontas soltas...
Imagem de perfil

De Mula a 20.11.2017 às 00:17

Cunhas?...É só mesmo uma brincadeira... É a mesma coisa que criticar a arbitragem de um jogo de amigos...
Imagem de perfil

De Marta Elle a 20.11.2017 às 10:47

Eu sei, estava a ser irónica.
Imagem de perfil

De HD a 16.11.2017 às 20:58

Ui ui ui :-D

Honestamente, pouco vi sobre a iniciativa... mas deveria ser feita sem qualquer relação com a que findou há poucos dias que apenas menciona a elite dos blogs!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 22:14

:-)

As elites... Hoje em dia podemos falar de elites?
Imagem de perfil

De HD a 17.11.2017 às 22:19

Elas gostam que falemos, nós somos mais ou menos indiferentes a isso ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.11.2017 às 22:26

Eu acho que existem é vários bandos de medíocres à procura de serem elite...

Gosto da nossa postura :-)
Imagem de perfil

De HD a 17.11.2017 às 22:39

Isso é certinho!

Creio que estamos no caminho certo, para evitarmos essa treta de elite :-D
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.11.2017 às 22:43

Se elite é isso, prefiro ser plebeu e com muito gosto...

A verdade é esta (e falo com conhecimento de causa): a elite, a verdadeira elite, a que tem nível, dinheiro (e não pretende fama, até foge dela) está-se a borrifar :-)
Imagem de perfil

De HD a 17.11.2017 às 22:44

Claramente... nem quer saber de fait divers ;p
Imagem de perfil

De Sérgio Ambrósio a 16.11.2017 às 21:03

Eu acho que esta iniciativa é uma forma gira de se brincar aos concursos O que faz falta é animar a malta! Hoje também fiz uma brincadeira com a Bumba na Fofinha, no meu blog, e eu gosto do humor dela Mas era porreiro o SAPO, um dia, organizar, com pés e cabeça, um concurso com várias áreas para os blogs aqui alojados
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 22:16

Eu até iria mais longe e faria uma sátira... Há por aqui um (que anda desaparecido) cuja apetência para esse espectáculo é enorme. Seria uma valente risada.

Agora, antes de ir ao teu artigo, quem é a "Bumba na Fofinha"?. Raramente ouço rádio, mas acho que já ouvi falar desse senhora ou senhora na TSF. Acho que agora fiquei mal na fotografia.... hahahahahahah

Não era má ideia, até dinamizava a coisa.

Imagem de perfil

De Sérgio Ambrósio a 17.11.2017 às 15:35

A Bumba é uma comediante e foi a grande vencedora do Blog do Ano na TVI. Sim, ela agora tem uma rubrica na TSF
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2017 às 22:27

Não sei se te referes à publicação dos blogs do ano. Presumo que sim.

A iniciativa é engraçada, mas não dou peso nenhum. Vi os vencedores no blog da Mula e um deles, a quem oferecem viagens e estadias gratuitas à autora, costuma ter destaques aqui no Sapo. A única página que vejo é a Bumba na Fofinha (já cheguei a partilhar um video dela porque a miúda tem muito sentido de humor), a quem acho piada.

Para mim essa votação não tem significado. Não vou deixar os blogs "anónimos" que visito, porque são essas pessoas comuns que gosto de ler, comentar e para quem escrevo. Pessoas em quem me revejo, ou em quem ache vale a pena debater ideias e que se aprende alguma coisa. Agora, blogs superfamosos, com post caças-likes, condicionados por patrocinadores, em que nunca consigo saber se o autor está a ser sincero e em que a minha visita ou comentário é para as estatisticas não valem a pena o meu tempo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 22:36

Falo de um que surgiu aqui na plataforma como forma de mostrar os "anónimos". O outro sei que existe mas só isso, nada mais.

Olha que existem por aqui "anónimos" que são um verdadeiro primor. E tenho ideia que ainda me falta encontrar muitos mais.

"Pessoas em quem me revejo, ou em quem ache vale a pena debater ideias e que se aprende alguma coisa. Agora, blogs superfamosos, com post caças-likes, condicionados por patrocinadores, em que nunca consigo saber se o autor está a ser sincero e em que a minha visita ou comentário é para as estatisticas não valem a pena o meu tempo."

Uma vénia...
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2017 às 22:40

Não reparei em concurso nenhum, não sei do que falas.
Porém, sendo um concurso, é sempre muito subjetivo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.11.2017 às 22:43

Dá uma volta pelas leituras que ele aparece :-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2017 às 23:22

Ah rapaz, já vi. tu não esclareces o concurso e não sabia do que estavas a falar. como foste o primeiro blog que vi hoje, estava confuso.

Acho a iniciativa interessante por ser de "anónimos".

Alguns dos pontos que referes fazem sentido, mas têm de ter em conta que é uma coisa amadora, de pessoas que vão perder o seu tempo a fazer esta iniciativa, sem ganharem nada. Além de que os prémios não têm câmaras fotográficas, nem repórteres de televisão, nem marcas ansiosas por likes à espera da votação. É uma brincadeira.

Penso que seria interessante o SAPO associar-se à iniciativa.
Em relação ao ponto 7, não sabemos o que estes anónimos fizeram no período de incêndios ou até se foram afetados (por exemplo o PP foi afetado).
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.11.2017 às 08:53

Encaro mais este artigo como um conjunto de sugestões...

Não sabemos... Mas temos de "jogar" sempre com factos conhecidos, sobretudo na "Era do olha tudo o que eu faço" não podemos ser ingénuos...

O PP foi um dos casos que acompanhei com bastante atenção, aliás, ofereci o meu apoio. Penso que o grande problema deste, além do dia da catástrofe em si, foi o das comunicações e que ainda dura...
Imagem de perfil

De MS a 16.11.2017 às 23:29

Daqui a nada estás convidado, para co-orientador das hostilidades. Olha, quem não se aproxima de tal coisa sou eu. Não corro o risco de ser nomeada, só se fosse para me atirarem com um sapato, ou uma jarra partida! Nem me atrevo as minhas mãozinhas a nomear links, de que poderia gostar, porque nem seriam considerados!
Os meus comentários logo remetidos para o lixo e reciclados, aliás vê-se o tratamento que me é dado por aqui e o respeito que se disponibiliza a uma utilizadora como qualquer outra(o), mas dizia, pelo simples facto de que um dia, numa coisa parecida nomeei alguém que gostava de ler que, ainda por cima só faltou chamar-me "santa".
De resto, só penso( tenho a certeza) pelo que já se vê, que vão cair no mesmo de sempre! Nomearem-se uns aos outros, dos que normalmente já são destaque e todos amigos e para não se notar muito, lá aparecerá um anónimo ou desconhecido no meio, Isto, para não se dizer que são "os suspeitos do costume" aliás, acho imensa piada à expressão e à intenção inocente que lhe está agregada.
Enfim...é uma pena! Porque uma coisa decente e transparente, com pés e cabeça, que levasse em conta todos e não só os de sempre, até era uma coisa gira.
Agora, não me leves a mal, mas fiquei com a impressão que a teu comentário trazia indirecta apensa, ou foi só impressão? Pedi-te para não levares a mal, espero que não leves e que já me concedas abertura para te perguntar, sem se perder uma boa amizade. Obrigada pela visita. Uma boa noite e tudo de bom
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.11.2017 às 08:58

Então quer dizer que a tua presença vai afastar daqui muitos outros leitores? ahahaha
Estou a brincar, não tenho sequer razão de queixa para te ostracizar só porque estou em risco de... Aqui, por ser um blog pessoal, a porta está sempre aberta a todos. Ainda esta semana publiquei pela primeira vez um texto de alguém que discordava cabalmente de muitas das minhas orientações. Mas esta é a nossa sociedade, os grupos existiram e sempre vão existir... Andar fora deles não é fácil mas permite-nos encontrar muitas riquezas por aí.

Sendo uma brincadeira, nem tudo é mau, este é um texto com mais orientações do que propriamente criticas. E sim, estão lá apontadas algumas situações que para mim, sublinho para mim, são uma realidade.
Imagem de perfil

De A Hipster Chique a 17.11.2017 às 00:00

Eu reparei que tal existia quando veio à baila a polémica relativamente ao blog do ano ter sido um que estava parado há bastante tempo.
E parece-me um concurso um pouco movido a cunhas...
Sem imagem de perfil

De Ana a 17.11.2017 às 10:32

Lol. Eu como sempre estou a leste de tudo. Nunca sei destas coisas
Sem imagem de perfil

De Ana a 17.11.2017 às 11:31

Entretanto passei por outros blogs e foi impossível continuar indiferente . Mas...não faz o meu estilo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.11.2017 às 12:02

E pronto... :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 17.11.2017 às 13:41

"Querido" Robinson, por acaso não dou nenhuma importância a esse "importante" concurso ou que raio é do Blogs do Ano, sobretudo porque não frequento blogs dos famosos, nem sei o que escrevem, não me dizem nada.
Os blogs que gosto e admiro andam por aqui e noutras plataformas, tenho pena quando alguns desaparecem mas haja paz, saúde e bom senso.
Em relação a isto, e que participei, tomei como uma brincadeira e um desafio, penso eu, à plataforma Sapo.

"Promover algo como forma de revolta a algo que aconteceu no dia anterior parece-me contraprudecente, esta é a minha opinião"

Não gostei que algumas bloggers publicassem nos comentário dos blogs que escolheram, embora a blogger pedisse que enviassem por e-mail.
Quando divulguei no meu cantinho, referi, o que suponho, a blogger ser uma pessoal imparcial, o que não acontece com a equipa do Sapo, mas também concordo que fazer um concurso destes exige preparação, organização e pensei nisso, sim de os não bloggers e os outros de outras plataformas votarem ou não.
É mesmo uma brincadeira, e acho que ficou lançado o mote para um concurso de blogs credível, sério, imparcial, como seria desejável, e um pequeno aviso a esta plataforma nas escolhas que fazem nos destaques.
Vamos pensar no fim de semana?
É o que interessa e para si um abraço.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.11.2017 às 15:05

Sim, está-me a querer parecer que a plataforma tem aqui uma boa ideia... Embora, seja como digo, os concursos hoje valem o que valem...

Fica sem dúvida o seu desafio e as suas palavras... Nas minhas também não estava só o concurso mas outras problemáticas, obrigado também pelos seus "inputs".

Vamos pois! Até tenho a sensação que vai ser um fim-de-semana bem a sul...

Um Abraço,
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 24.11.2017 às 12:24

maria, só visto isto agora, desculpa.
Não foi nem nunca será minha intenção, em momento algum, criticar seja quem for pelos destaques. Já falei sobre a questão dos destaques no meu blog (aqui - http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/eu-os-blogs-os-destaques-129924) e mantenho todas as virgulas que disse na altura.
Desde que o meu blog nasceu - em 2008 - que o uso tambem para divulgar outros blogs, seja da forma que for. Já tive os destaques mensais, já tive "no blog com", já publiquei textos de outros autores (com indicação do blog claro). Esta espécie de concurso é só levar mais longe essa divulgação, contando com indicação de outros blogs que outras pessoas conheçam

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB