Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_2645.jpg

Fonte das Imagens: Própria 

 

 

Antes de saírmos do ponto de encontro combinado no artigo passado, partilho convosco o facto de ter lido alguns maus comentários sobre Barcelona. De facto, nenhuma cidade é perfeita e podemos sempre apontar pontos negativos ou até dizer que não gostamos mas daí a dizer que não se gosta de Barcelona "porque sim" e baseado somente numa experiência de fim-de-semana, devo dizer que é bastante redutor.

IMG_1198.jpg

Deste modo, continuemos pela zona turística, mas também antiga, de Barcelona. Tomamos um café naquela que foi a minha casa, com o "peixeiro" do "Bon Preu" da Ausiàs March que me ensinou a fazer um "rape" (tamboril) com caril e que ainda hoje faz as delícias daqueles que frequentam a nossa casa. Barcelona também é isto, fazer amigos em cada canto, em cada espaço, mesmo que seja um supermercado e, de facto, isto não conseguimos em dois dias.

 

Vamos então? Façamos a Ausiàs March, atravessando a "Plaça Urquinaona" e entremos na Plaça Catalunya. Já conseguimos ouvir a "Rambla" e todo aquele movimento desta praça, um dos principais pontos para apanhar transportes em Barcelona. Se a praça é bela? No contexto de Barcelona é mais uma praça, mas comecem a apreciar as gentes e a ver a vida a acontecer e a vossa opinião muda em segundos!

IMG_2840.JPG

Mas caminhemos, a Catedral aguarda por nós! Para mim, quem tiver de escolher entre a Catedral do século XVI e a Sagrada Família, eu sugiro que escolha a primeira. Dedicada a Santa Eulália - aliás, a cripta com o túmulo desta santa é uma das atracções - esta catedral tem uma fachada algo ao estilo francês porque só no século XIX se reuniram fundos para terminar a mesma. Com 29 capelas, no exterior, apesar da beleza, não a podemos incluír no roteiro das grandes catedrais, sobretudo porque em Espanha tem uma forte concorrência. Mas é também no exterior que encontramos uma das praças mais movimentadas da cidade e não é só com turistas - é aqui que ao fim de semana, os habitantes da cidade, dançam a sardana - a dança de roda catalã que representa a unidade.  Falámos também de Santa Eulália, pois aquela estátua no topo da torre central é desse mesma santa.

IMG_2632.jpg

No entanto, quando temos a impressão de não estarmos perante uma catedral de Burgos ou até mesmo de Colónia, entramos e tudo muda! Visitem o coro e procurem encontrar a multiplicidade de estilos presentes na catedral, que vão desde a construção paleocristã até ao estilo gótico francês passando pelo românico e gótico (catalão). Apesar de tudo, também não é esta a minha igreja preferida em Barcelona... Quiçá passemos lá no próximo artigo.

 

Saímos da catedral e eis que chegamos à Plaça del Rei, ou melhor, aos vestígios de Barcino, uma povoação romana! Se por fora ficamos com essa sensação, esperem para conhecer o subsolo e as relíquias que por lá se encontram - um dos museus que merece a visita é o "Museu d'História de Barcelona". Também é nesta praça que podem namorar um pouco - pode parecer estranho, mas uma das imagens mais românticas que tive da cidade foi aí mesmo... 

IMG_2845.jpg

 

Ainda andamos pelo centro, ainda estamos rodeados de turistas - algo que em Barcelona é assunto delicado - e ainda nos conseguimos apaixonar por esta cidade, todavia, é também aqui que uma estada mais prolongada nos permite conhecer aqueles recantos aos quais "só" os habitantes de tão bela cidade conseguem ter acesso... E no meio disto tudo, vou voltar ao caminho da "Plaça Sant Jaume" e procurar aquela mercearia familiar que vende um presunto "extremeño" de comer e chorar por mais...

 

IMG_2640.jpg

 

 

Memórias de Ausiàs March e da Barcelona Gipsy Balkan Orchestra...

Pelo Passeig Lluís Companys até à Torre Agbar...

Da Cascata da Ciutadella até ao Port Olímpic com Mompou...

Barceloneta, Onde Fica o Coração...

Pelo Port Vell até Drassanes...

De Montjuïc te Contemplo...

Pela Rambla... Contagiado pela Imensidão de Gente!

Pelo Barri Gòtic: Da Plaça Reial até à Plaça Sant Jaume.

Autoria e outros dados (tags, etc)


28 comentários

Imagem de perfil

De Psicogata a 27.04.2018 às 11:21

Também gostei muito desta Catedral e de toda a envolvência.
E acho que também li o comentário redutor que falas e também achei que não fazia muito sentido.
Vou espreitar os outros posts pois tenciono regressar a Barcelona para ver muitas, imensas coisas que ficaram por ver.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 11:40

É de facto um monumento interessante mas há uma praça mais contagiante e com uma Igreja mais "apelativa" :-)

Não podemos avaliar uma cidade com dois dias de visita aos pontos turísticos das massas... Podemos avaliar uma experiência, já uma cidade...

Estes "posts" são a minha visão da cidade apenas...
Imagem de perfil

De Psicogata a 27.04.2018 às 11:59

Claro que não, estive 5 dias em Barcelona e não consegui ver quase nada, é claro que este meu "quase nada" é muito para muitas pessoas :)
Muitos kms nas pernas, mas valeu a pena.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 12:13

5 dias não é nada mau...

Depende o que é quase nada... Depende do que apreciamos e do que sentimos... Existem cidades onde chego e tenho logo vontade de sair, já outras...
Imagem de perfil

De Psicogata a 27.04.2018 às 12:18

O "quase nada" é mesmo por ter tido vontade de ficar e explorar mais :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 13:26

Então que o regresso seja mais uma mão cheia de descobertas :-)
Imagem de perfil

De Rita PN a 27.04.2018 às 12:19

Obrigada pela viagem, a bordo das tuas vivências!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 13:26

E obrigado por também me acompanhares :-)
Imagem de perfil

De Sandra Dias a 27.04.2018 às 14:25

Barcelona é uma cidade gigante e também capital da Catalunha onde se tem vivido tempos conturbados devido à política, só pelas fotografias é que conheço, mas quem sabe se um dia consigo ir com o meu companheiro que é fã do Clube de Futebol do Barcelona e ele gostava de visitar Barcelona, quem sabe se um dia vamos. Mas é sempre bom ver fotografias dessa grande cidade. Obrigada pela partilha.Bom fim de semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 17:22

Não fica assim tão longe e ir lá não é assim tão caro... A cidade também não é das mais caras da Europa, no entanto, também não é das mais baratas.

Por vezes gastamos rios de dinheiro em destinos que pouco interesse têm, quando aqui ao lado :-)

Obrigado eu pela visita.

Um bom fim de semana,
Imagem de perfil

De Mamã Silvestre a 27.04.2018 às 17:07

E assim conseguimos viajar sem sair de casa.
Bom fim de semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 17:19

Por vezes são as melhores viagens.

Bom fim de semana
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 27.04.2018 às 19:29

Estive nessa Catedral, vi a dança da sardana, adorei, e a maioria dos "dançarinos" eram casais com de idade madura.
O que acabou com a dança foi forte carga de água que caiu tivemos de nos abrigar, mas uns 30 minutos depois, voltamos ao passeio.
E lembro-me que foi num sábado sim, logo a dança da sardana.
No dia seguinte, um sol maravilhoso que nos levou a pé, como já contei, à praça de Espanha e Montjuic, à tarde para Barceloneta.
Perante o que vai escrevendo aqui, acho que voltar a terceira vez com uma lista de lugares que não se conhece, porque não vêm nos roteiros, seria interessante.
Mas quem nunca foi quer ver o que é mais famoso.
Em relação ao comentário, lembro-me de ter lido qualquer coisa. Na minha opinião, Barcelona é imensa e rica em monumentos, ruelas e praças, quem andar sem destino encontra o mais interessante.
Mais um belo post.
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 21:07

Acha que os espanhóis desistiam? :-)
E não é uma dança para turista ver e sim, por norma, são casais com alguma idade, mas também lá existe muita gente nova.

Acho que faz muito bem em voltar, e já agora, um passeio pela Costa Brava era uma excelente ideia.

Obrigado Maria!

Um bom fim-de-semana,

Imagem de perfil

De HD a 27.04.2018 às 19:29

Vai já uma extensão coletânea sobre esta maravilhosa cidade... :-)
Mas mesmo assim, haverá sempre alguém a dizer mal... enfim! -.-

"partilho convosco o facto de ter ligo"
Lido? :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 27.04.2018 às 21:08

E mais para vir... Tenho é de ter tempo para me recordar daqueles tempos, o que não é complicado...

Ligo? Para onde? ahahahahah

Gràcies,

:-)
Imagem de perfil

De HD a 28.04.2018 às 17:12

You're welcome, sir :-)
Imagem de perfil

De Ana B. a 27.04.2018 às 22:04

Ora aí está a cidade que quero visitar para breve :)

Por acaso tive uma amiga que teve em Barcelona há pouco tempo e não estava à espera de valores tão exorbitantes pelas entradas nas atrações turísticas que ela me falou - Também não fazia ideia que se pagava tanto para visitar a parte "turística" do Parque Güell.

Mas claro, não quero falar sobre o que não sei porque nunca fui. Pergunto porque estou realmente a pensar em Barcelona como próxima viagem. E eu também costumo fazer viagens um bocadinho "alternativas" e a fugir um pouco aos locais para onde vai toda a gente - por experiência própria, o melhor nas minhas viagens foi sempre aquilo que me apanhou desprevenida!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.04.2018 às 12:56

As entradas nos museus, nas casas e no Parc Güell não são propriamente baratas... Honestamente, e aqui é a minha opinião pessoal, acredito que os museus merecem a visita, já as casas e a parte paga do parque não...

Perto de Barcelona existem também locais interessantes já para não falar de toda a Costa Brava. Castedefels, a cosmopolita Sabadell, Girona e Figueres - onde encontras o Museu Dali. Há quem aprecie Lleida, mas além de gelada no Inverno, não me diz muito.

Beijinhos,
Imagem de perfil

De José da Xã a 28.04.2018 às 16:23

Aceito que alguém possa não gostar de Barcelona, mas a cidade condal tem tudo para ser a cidade quase perfeita.
Nunca vivi em Barcelona mas fui lá só sete vezes. Subi a pé a Montjuic, visitei a Fundação Miró e desci ao barceloneta onde vi o aquário.
Percorri as ruelas do Bairro Gótico e até vi o museu Picasso.
Depois Parc Guel, La Pedrera, mas a Praça de Catalunho reune num belo espaço todo um Mundo.
Pronto... adoro Barcelona.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.04.2018 às 21:50

E as redondezas? Fantásticas!

Por acaso nunca estive no Aquário... Eu sei que é uma falha. Museu Picasso dispensa apresentações :-)

Vivi bem perto da Praça Catalunya e confirmo :-)

Já somos dois a adorar... Ainda esta semana enviei uma candidatura para uma multinacional naquela cidade, vamos ver :-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.04.2018 às 19:51

Ora bolas estás-me a dar uma novidade: então é normal a dança da roda?
No domingo ao fim da manhã, quando fui à catedral, estava a decorrer essa dança. O ambiente era familiar e eram nativos quem a fazia. Parecia algo natural efetivamente. Antes dessa roda, houve um concerto de musica clássica na escadaria de Catedral.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.04.2018 às 21:51

Sim :-)

É muito comum e não é para turista ver, aos domingos é certinho :-)

Sim, aquela praça é uma das mais movimentadas e mais vivas da cidade, os eventos culturais por lá são mais que muitos - tiveste uma manhã em grande, portanto :-)
Imagem de perfil

De MJ a 28.04.2018 às 23:32

Pronto! Se já gostava de ti agora gosto ainda MUITO mais!

Calma!
Porquê? Porque me levaste a revisitar a cidade de que mais gosto: Barcelona.
Gosto muito de Lisboa, a minha cidade, mas se tivesse que optar por outra, essa outra seria, mas sem sombra de dúvida, Barcelona.
Há magia naquela cidade. Há um não sei quê, quase indefinido, que faz a diferença.

Falas nas pessoas, penso que também é por aí. São afáveis, alegres, super simpáticas, o que, convenhamos, também é importante.
Independentemente deste aspecto, Barcelona é um autêntico museu ao ar livre, mesmo no que respeita aos próprios prédios. Lembro-me de ter parado, variadíssimas vezes, para admirar as portas dos edifícios. Há sensibilidade e bom gosto por toda a parte: é um deslumbramento a cada esquina.

Visitaste a Casa da Música? Imperdível! De ver e rever e voltar a ver!

Não vi o comentário que referes de alguém que diz não ter gostado. Respeito todas as opiniões, mas que me causa uma imensa estranheza haver alguém que não goste de Barcelona, isso é a mais pura verdade!

Beijinho, sortudo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.04.2018 às 23:47

ahahahah - muito obrigado :-)

O "Palau de la Musica"? Não visitei mas assisti a um espectáculo. Entre o preço da visita e assistir a um espectáculo, optei por juntar o útil ao agradável.

Lisboa é a capital mais bonita do mundo :-)
Barcelona, não sendo uma capital, é como se fosse e tem qualquer coisa de extraordinário que vai bem para lá do marketing turístico - é um pouco assim com as cidades espanholas, mesmo na Catalunha.

Também os prédios? Tenho fotografias que nunca mais acabam de pormenores. Aquele onde vivi, em Ausiàs March era lindo, dava mesmo gosto estar por lá. Depois tinha uma vista para trás, para outros prédios e respectivos terraços, era uma coisa linda - à noite ficava à janela, nas traseiras, a apreciar alguns vizinhos que, nas largas janelas e varandas, liam, fumavam, conversavam... Sempre os mesmos, com os seus hábitos...

São opiniões, embora temos de ter cautela... Por exemplo, eu ando com uma opinião acerca da Tasca do Celso em Vila Nova de Milfontes que um dia virá cá para fora... Por estes espaços não falta "publicidade" ao espaço... Quero acreditar que tive um péssimo dia :-)

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB