Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_2278.JPG

 Fonte das Imagens: Própria.

 

 

Da última vez não resisti ao local das grandes multidões, daquela "Rambla" que nos contagia mas que vai perdendo alguma da sua autenticidade. O "Barri Gòtic" é, talvez, uma das melhores alternativas, embora, também aí, não possamos fugir dos turistas que, apesar de tudo dão um colorido especial à cidade.

IMG_2289.JPG

 

Combinei um ponto de encontro na "Font Canaletes" para descermos até à "Ronda Litoral", mas vamos fugir à fila das massas e penetremos no Barri Gòtic onde, enquanto descemos a "Rambla", sugiro que viremos à esquerda antes de chegarmos à "Plaça del Teatre" - é aí está um dos locais que, para mim, é dos mais belos de Barcelona! Dizia muitas vezes aos meus amigos catalães e não só, que aquela praça sempre cheia de vida me fazia lembrar o sul de Espanha, as praças de Andaluzia - a praça foi inspirada, contudo, nas praças parisienses.

 

Perco as vezes que, com a "alemã", por lá tomávamos uma bebida ou simplesmente nos sentávamos junto à fonte assistindo ao movimento nocturno, às gargalhadas e ao deambular dos empregados de mesa procurando encontrar clientes - admito que é o meu cantinho andaluz em Barcelona e que me custa sempre deixar nas visitas que se seguem à minha permanência na cidade. Finalmente, também nesta praça, Gaudí teve mão ao desenhar os seus candeeiros.

IMG_2273.JPG

Com a "Artiliana" da banda de Barcelona Gipsy Balkan Orchestra nos ouvidos, já estamos perto do "Palau de la Generalitat" e do "Ajuntament", por isso nada como caminhar para uma outra praça, mais administrativa mas igualmente cheia de gente: a "Plaça de Sant Jaume". Pelas vielas até lá, não convém esquecer de comprar presunto ibérico, queijos e outras iguarias espanholas em algumas mercearias antigas que ainda sobrevivem. E porque não parar na "tasca" mais feia, mais pequena e com mais mau aspecto e deixar que os petiscos dispostos em cima do balcão alimentem o nosso desejo de comer após umas boas caminhadas... Daí até ao "Mercat Sta. Caterina" não faltam desses recantos. Confesso que um dos meus favoritos era bem perto da "Plaça de Sant Jaume" numa transversal à "Carrer de Ferran", mas só lá indo convosco, consigo precisar a localização e assim vos deixar saborear um frango bem temperado ou uma "Paella" de rua como não há igual.

IMG_2667.JPG

Aqui fervilham os habitantes e os visitantes que se deixam contagiar pelas compras ou então por um bom gelado que, em qualquer altura do ano, sabe sempre bem por estas paragens. Percorrer todos estes recantos é sem dúvida uma das melhores opções em Barcelona, onde a cidade se fecha entre edifícios antigos e permite que em cada rua e ruela as vozes circulem de um modo e com uma entoação que só encontramos nas cidades espanholas.

IMG_2664.JPG

Parece pouco, mas estar em Barcelona não é ir do "ponto A" ao "ponto B" é viver uma experiência em cada recanto, é apreciar as gentes que se confundem entre o cosmopolita e o periférico, entre o ocidente e África, uma metrópole do sul com características únicas que não se resumem a monumentos, espaços culturais ou restaurantes e cafés.

IMG_2910.JPG

Deste modo, onde combinamos para a próxima? Que tal em frente ao "Museu Miba"? Os rincones mais religiosos esperam por nós...

 

Memórias de Ausiàs March e da Barcelona Gipsy Balkan Orchestra...

Pelo Passeig Lluís Companys até à Torre Agbar...

Da Cascata da Ciutadella até ao Port Olímpic com Mompou...

Barceloneta, Onde Fica o Coração...

Pelo Port Vell até Drassanes...

De Montjuïc te Contemplo...

Pela Rambla... Contagiado pela Imensidão de Gente!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Imagem de perfil

cheia a 06.04.2018

Uma boa visita guiada, com um guia muito bem informado e com muita sensibilidade, para com tudo o que o rodeia.
Imagem de perfil

Chic'Ana a 06.04.2018

Já tinha saudades de viajar "contigo"...
Gostei muito..
Beijinhos
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 06.04.2018

Muito, mas muito obrigado :-)
Foi só um passeio pelo centro...

Obrigado e beijinhos,
Imagem de perfil

Maria Araújo a 06.04.2018

Ontem, falei em si, e dos seus textos sobre Barcelona, a uma amiga.
Hoje, mais um simpático roteiro, e a fotografias dizem-me alguma coisa.
Beijinhos
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 06.04.2018

Olá Maria,

Que grande responsabilidade tenho eu, então :-)

Obrigado e um beijinho...

P.S: sim, decerto conhece aquelas ruas.
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 08.04.2018

Reconheci todas as tuas fotos. A praça que mostras é muito gira e agradável. Fui lá no domingo à tarde. O hotel onde fiquei é na rua dos edifícios que mostraste, aliás é logo a seguir a eles. :)
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 10.04.2018

Sem dúvida e com um bom preço. Nem tudo foram rosas. Na primeira noite não dormi nada, porque o quarto ficava virado para essa rua que vai dar à praça e entre gente a passar, o camião do lixo, bebados e a própria "excitação" de estar numa outra cidade, passei a noite em claro.
Na segunda noite, após muitos km's a pé, o cansaço foi mais forte :)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 11.04.2018

Hotéis nos centros das cidades espanholas e italianas têm sempre esse inconveniente... Nunca tive esse azar, de facto, só uma vez em Florença onde só me foi possível adormecer às 6 da manhã.
Imagem de perfil

Rita a 15.04.2018

Mais um belo post sobre essa maravilhosa cidade

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB