Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




af_pope-maradona_261120.jpg

Créditos:https://www.straitstimes.com/sport/football/football-pope-francis-remembers-fellow-argentine-maradona-affectionately-praying-for

 

 

A política do espectáculo oculta os problemas de fundo, substitui pelos programas o encontra da personalidade, embrutece a capacidade de raciocínio e de juízo em proveito das reacções emocionais e sentimentos irracionais de atracão e antipatia (...) os cidadãos são infantilizados, deixam de se envolver na vida pública, ficam alienados, a Democracia é desnaturada e pervertida.

Gilles Lipovetsky, in "O Império dao Efémero"

 

 

Como é interessante que Maradona tenha encontrado a morte no "Dia Internacional para a Violência contra as Mulheres" e também no mesmo dia em que morreu Fidel Castro. Estranha coincidência... Perdoem-me, todavia, que não alinhe na choradeira global, até porque nunca participaria numa festa de arromba com Pablo Escobar na "La Catedral".

 

Para mim, um jogador de futebol é um jogador de futebol... Como é qualquer outro profissional, mas entendo as emoções de alguns que assim ultrapassam o racional. É interessante, cómico até, que na actualidade, onde muitos escrevinham, gritam e se revoltam para combater a violência contra as mulheres, se tenham esquecido, precisamente neste dia, que Maradona foi alguém conhecido por, passo a expressão, arrear nas companheiras. Aqui está um exemplo...

 

O chorrilho de argumentos (incidindo nas drogas, o resto não é bom trazer para a praça) para desculpar o passado negro de Maradona chega a ser assustador. Os mesmos que chamam criminoso, desprezível ao vizinho do lado porque bateu com a porta do carro no nosso, são os mesmos que agora aplaudem a chegada de Maradona aos céus na metáfora da entrega da mão a Deus, são aqueles que agora estão tristes e revoltados... Querem revolta? Eu ajudo com um pequeno exemplo: revoltem-se com o facto de ainda não existirem responsáveis pelo que se passou em Pedrogão e no Centro do país onde mais de uma centena de compatriotas morreu por irresponsabilidade nossa - somos o Estado. 

 

Maradona defendeu regimes totalitários... Maradona, alegadamente, abusou de menores... Maradona agrediu companheiras... Maradona foi alguém viciado em drogas e álcool... E a lista poderia continuar! Até podemos compreender a questão das drogas e da bebida... Todavia, tenhamos essa compreensão com todos os que passam pelo dilema, o que nem sempre sucede.

 

Andamos todos a partilhar imagens, sons e letras contra tudo isto, mas de repente, aplaudimos estes heróis quando vivos e sobretudo quando mortos! Deitamos estátuas abaixo mas depois erguemos autênticas e colossais estruturas (mentais e físicas) a indivíduos como Maradona. Mas era um bom jogador de futebol! Lembrem-se disso quando um jogador seja lá do que for, ou um profissional de outra área vos agredir ou dormir com as vossas filhas menores. Afinal sempre pode alegar que é bom naquilo que faz! 

 

De repente, o hype da violência contra mulheres que muitos já tinham na ponta da língua para ficar bem nas redes e na sociedade, foi ultrapassado exactamente pelo seu contrário... Como hoje em dia mudam as prioridades e as convicções numa tentativa de dar às nossas paixões um lugar mais alto que à verdade, como defenderia Tagore... E também como defenderia o mesmo autor, isso é somente um grande sinal de servilismo.

 

Como afirmaria (citando um outro) um indivíduo que é pago a peso de ouro com os nossos impostos na televisão pública e com fama de não ser propriamente o mais simpático com os colaboradores, "se yo fuera Maradona, vivería como él"... Caro Carlos Daniel, Director-Adjunto da RTP, eu nunca viveria como Maradona... Não gostaria de tirar fotografias com meninas adolescentes a tocarem-me no pénis, não gostaria de bater na minha companheira, não gostaria de ser traficante e consumidor de drogas e nunca me passaria pela cabeça defender regimes totalitários... Se isso a si o fascina, está no seu direito. A mim, o que me fascina é o comportamento e podridão de muitos nesta sociedade tão evoluída mas também tão bafienta e hipócrita. Acredito, no entanto, que muitos dos que irão ler as suas palavras, não irão pagar a conta da electricidade/taxa audiovisual este mês e nos próximos!

Autoria e outros dados (tags, etc)


28 comentários

Imagem de perfil

Anita a 27.11.2020

Parabéns pelo maravilhoso texto. Ainda ontem pensei, como se pode fazer de Maradona um exemplo!!!

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Obrigado, Anita! :-)

É o pensamento que qualquer pessoa inteligente terá... E há muitas, só não aparecem tanto como as outras :-)
Sem imagem de perfil

Anónimo a 27.11.2020

E o Ronaldo da Madeira que é herói de tanta gente. Que exemplo? O Futebol hoje é DINHEIRO.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Não é só o futebol, mas... De facto, dá que pensar... É dinheiro e a ilusão do "pobre" com esse dinheiro ainda é pior...

Obrigado pela visita,
Imagem de perfil

Cecília a 27.11.2020

bem, segundo rezam as más linguas, mas que coincidem em dois pontos geográficos diferentes,..., o Sr. Carlso Daniel também - pelo menos no passado - gosta de arrear na companheira.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

WoW. A sério? Eu sabia das relações nem sempre claras com o futebol e a famosa licença sem vencimento na RTP para ir para a FPF e sem esquecer o lugar sempre cativo (e inédito na televisão pública) mas essa desconhecia... É que isso a ser verdade, isto é no mínimo caricato: https://www.rtp.pt/programa/tv/p14487

Mas por falar em "arrear nas companheiras"... Andam por aí muitos venerados da rádio e televisão que não podem falar... Ou melhor falam muito e até progridem no espaço público fruta da promoção feita para camuflar a coisa... "Arrear na companheira", em algumas situações, ainda dá bónus...
Imagem de perfil

Maria Araújo a 30.11.2020

Inacreditável!
Fico parva com o que leio, sobretudo quando são pessoas por quem se tem algum crédito.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 27.11.2020

Também penso que um jogador de futebol é....um jogador de futebol!!!!!!!!! É por isso que nunca escreveria sobre Maradona...;))))) abraço
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Mas também foi um criminoso... E sobre criminosos e hipocrisias, eu gosto de escrever ;-)

Abraço.-)
Imagem de perfil

Maria a 27.11.2020

Parabéns pelo texto.
Abriu-me os olhos, espreite o meu Instagram e entende o que digo, caso ontem o tenha visto.
Para mim, Maradona, era a genialidade com uma bola, mas o seu texto fez com que deixasse de vê-lo apenas como um mero jogador.
Do sr só sabia da cocaina. Nao acompanho notícias de futebol. So vibro pelo Benfica.
Beijo, Robinson.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Olá Maria,
Muito obrigado pelo comentário... Obrigado.

Irei ver o Instagram e a partilha de informação uns com os outros é isto - abrir também os olhos. Uns dias uns é outros dias outros, só assim vamos percebendo a realidade.

Obrigado, Maria...
Beijinho,
Imagem de perfil

Maria a 27.11.2020

Só percebe se o viu ontem.
Se n viu, diga que explico. Tenho mtos defeitos, mas nao escondo os erros, assumo-os. :)
Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Não consegui ver. Venha então a explicação :-)))))
Imagem de perfil

Maria a 27.11.2020

Tinha uma foto e um pequeno texto acerca do sr.
Li o seu texto, a primeira coisa que fiz foi apagar o que tinha colocado ontem .
Mto obrigada por me fazer ver para além dos fabulosos golos.

Beijinho
Bom fim de semana ⚘
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Entendo... Não terá sido um erro, mas desconhecimento.

Agora recordei-me de uma das minhas maiores decepções como amante de ciclismo... Lance Armstrong. Nem vou falar de Ullrich, Vinoukurov, Moller e tantos e tantos outros. Eu é que agradeço.

Beijinho e bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

imsilva a 27.11.2020

Há poucos a ver coisas, a maioria só vê 🤮!
Haja quem desmistifique, e fale claro.
Sou suspeita porque não gosto de futebol, para mim são tudo exageros (ordenados, fama) mas é bom saber que não sou eu que sou parva e que mais alguém vê o ridículo da coisa. Obrigada.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Penso que seja mais, só é os aquilo que queremos ver.... :-)

Não é nada parva... É está muito longe de ser a única :-)

Eu é que agradeço :-)
Perfil Facebook

Marques Aarão a 27.11.2020

Tenho que confessar que gostei da primeira página de um jornal de que não fixei o nome: "O Céu a seu Dono".
Maradona, que em muita coisa se enganou, para além de futebolista de eleição, foi apenas mais uma peça usada no tabuleiro daqueles que com tudo nos vão enganando.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Para ser coerente com as minhas convicções, eu não posso celebrar o indivíduo, embora lhe reconheça o mérito profissional.
Mas sim, no tabuleiro da palhaçada, tudo vale...
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 27.11.2020

Depois de nos tornarmos "corpos" somos todos boas pessoas, ou então aquela máxima bem portuguesa "ele bebe e arreia na mulher, mas até têm um bom coração", esta dá para esta situação e para outras.

Confesso que não sabia de todas essa situações que me dão asco. E penso ainda na quantidade de gente que se vai contaminar devido às manifestações fúnebres.



Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Eu sou aquele tipo desagradável que no funeral não iliba o morto... :-)))

Em relação às manifestações, nem me vou pronunciar... Os actos falam por si, e nem é só em relação à pandemia... A violência é o delírio são qualquer coisa.

Como já disse acima, há por aí muita malta bem vista que gosta de "arrear na mulhe", tudo gente boa e solidária.
Imagem de perfil

cheia a 27.11.2020

Muitos parabéns, um excelente texto! Até agora, só tinha visto viúvos e viúvas a chorarem.
O futebol continua a ser uma vergonha, seja onde for.

Um abraço,
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.11.2020

Obrigado, José...

Há coisas que...

Um bom fim-de-semana,
Sem imagem de perfil

Figueiredo a 28.11.2020

Pior que o sr. Maradona na prática dos actos e consumo que figuram no título do seu artigo somente a família real Inglesa, o clero, e os Clinton.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 28.11.2020

E se fossem só esses, o Mundo seria um lugar bem melhor..
E é melhor nem se falar de Portugal...

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Instagram



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sardinhas em Lata

Todas as Terças, aqui! https://sardinhasemlata.blogs.sapo.pt/

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens







Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB