Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




tejo_lisboa_1.jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

Esta é talvez uma das bandeiras deste espaço, quem já o vem seguindo vai percebendo a afinidade que por aqui se tem com o mesmo e a forma como se tem lutado para que o novo aeroporto de Lisboa não destrua um dos mais belos santuários naturais do Mundo.

tejo_lisboa-2.jpg

O Tejo é, cada vez mais, um rio em vias de extinção: em Espanha soam os alarmes (ver o Tejo em Toledo  mete dó) e em Portugal ignora-se, e até se fomenta (não punir é o mesmo que aceitar) a sua poluição que vem desde Ródão e Fratel e segue por todo o rio até às descargas, já em Lisboa - sem esquecer toda a movimentação de navios que agora ganha novo ritmo com o terminal de cruzeiros - é sempre a poluir.

tejo_rodao.jpg

O Tejo é um dos nossos maiores bens, o Estuário ainda mais, mas insistimos em obras faraónicas, em investir mais dinheiro e continuar a alimentar interesses de meia-dúzia em prol da destruição de outros. Andamos tão tristes com a Amazónia (e o que aí vem não vai ser agradável, de facto) mas andamos a esquecer os nossos incêndios e um dos estuários mais belos do Mundo. 

tejo_alcochete.jpg

É triste perceber que a grande maioria dos lisboetas não conhece este Estuário! Ainda recentemente me desloquei com um "alfacinha" ao Seixal (nascido, criado e ainda com casa bem no coração da cidade) que, ao chegar, perto da Câmara Municipal e num ponto mais alto, ficou deslumbrado com aquela baía e parecia um tonto a tirar fotografias: "mas isto é lindo, não conhecia... Isto é lindo!".

tejo.jpg

Enquanto pensamos no novo aerporto, numa das mais belas praias da região de Lisboa, em Alcochete, os avisos desaconselham os banhos... O que se fez para reverter esta situação ao longo dos anos? Nada! O que se tem feito para combater a pesca ilegal de bivalves e a existência de autênticas máfias no rio? Tudo acontece sob o olhar da GNR e da Polícia Marítima que parecem estar de mão atadas. Nada se faz ou ficamo-nos por escassas intervenções - apreende-se uma embarcação, surgem logo duas ou três! Entretanto, a autarquia continua a investir em touradas, com o consentimento dos seus habitantes, é preciso ter isso em conta.

tejo_lisboa.jpg

Ainda recentemente se falou de um problema com aves no aeroporto de Sá Carneiro, que obrigou a uma aterragem de emergência, foi em Portugal. No entanto, pouco se falou do voo da Ural Airlines que saiu de Moscovo e que, após a descolagem, viu os reactores serem destruídos por aves obrigando a uma aterragem num campo de milho! Não utilizarei a palvra milagre, porque é dar os louros ao que não existe e esquecer o trabalho dos pilotos! Aterrar um avião acabado de descolar, carregado de combustível, num campo de milho e sem incendiar ou provocar mortos é uma proeza daquelas! Não terão os holofotes dos pilotos do Rio Hudson, Hollywood e a CNN não ficam em Moscovo.

 

Uma nota final para a Amazónia: a Amazónia é um património do mundo, a Amazónia tem vindo a ser destruída ao longo de décadas e só agora o mundo acordou para esta realidade! Porquê? Dá "likes"? O efeito rebanho afinal é mesmo uma realidade? Porque todos querem seguir as celebridades? Quando é que nos lembramos que, embora influenciando pela positiva, não raras vezes estamos perante um "show off" que se esgota em horas e os resultados serão nulos! Quando é que agiremos por nós? Quando é que o mundo viola pela "primeira vez" uma lei internacional em prol do bem e faz questão de dizer que a Amazónia é de todos?

 

Deixo este gráfico e uma ligação com mais informações para percebermos que toda esta calamidade não é só "obra de Bolsonaro" (embora também este esteja a falhar redondamente), como parece ser o pensamento geral! Um olhar mais atento vai descobrir que os anos anteriores à eleição deste foram negros para a floresta! No entanto, a culpa maior é de todos nós que consumimos produtos oriundos desta floresta e que nada fazemos para mudar o estado das coisas! Além disso, a floresta amazónica não compreende só o Brasil!

amazon_deforestation_aggregate_by_year_768x427.jpg

Fonte: https://rainforests.mongabay.com/amazon/amazon_destruction.html

Até lá, fiquemos sentados a assistir e a aguardar pelos voos baratos que nos levarão de Lisboa para outros destinos igualmente com voos baratos a troco de um investimento que nos vai sair muito caro!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

Imagem de perfil

Maria a 22.08.2019

Cada vez que passo por Alcochete e Seixal , e faço- o pelo menos 3 vezes por semana, sinto- me triste e impotente por saber que qualquer dia não há nada para ver. Apenas o rasto dos aviões, e ouvir os motores em aceleração ou o ruído característico de "tirar motores " . Mas nada fazemos. Mas somos capazes de sair aos gritos em manifestações por acontecimentos que o Bloco de Esquerda acha que não estão de acordo com os seus ideais.
A Amazônia é um problema de décadas . De repente veio à ribalta, porque Bolsonaro não é da família esquerdista. Parece que no tempo de Lula e de Dilma era um paraíso!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.08.2019

A decisão ainda não está tomada e esperemos pelo resultado da consulta pública. Um facto é que com a venda do PCP, PAN e BE ao PS, todos esses partidos desapareceram do mapa e com eles os sindicatos e as associações ambientalistas... Se há coisa (e não estou a contestar políticas governamentais ou a fazer balanços) que a geringonça nos veio mostrar e também estes últimos tempos é de que a sociedade civil está morta.

E na Rússia? O Ártico está a arder há bem mais tempo que a Amazónia. Pouco ou nada se fala. Nem do hipotético desastre nuclear que terá ocorrido mas foi camuflado. Os níveis de radiação não aumentam drasticamente na Europa de um dia para o outro com ventos que nos chegam de paragens a leste.
Imagem de perfil

Maria a 22.08.2019

Da Rússia, Da Coreia do Norte e da Venezuela não se fala. É tema pouco grato para alguns.
Ainda há poucos dias li no Expresso um artigo que a opção mais barata, segundo o governo russo, seria deixar os fogos na Sibéria sem qualquer combate. Nenhuma voz contra.
Voltando a Alcochete, acha que o resultado da consulta pública vai adiantar?
Portugal deixou de ter cidadãos ativos e intervenientes, tem um grupo de amorfos que olha para o lado so se preocupando com compras e vendas de jogadores de futebol.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.08.2019

O Ártico é um problema muito grave, demasiado grave, acho que as pessoas não têm noção do que pode significar, só a título de exemplo, o derretimento do "permafrost"... E já começou há muito e a toda a velocidade...

Todos sabemos o que está debaixo da Sibéria - recursos naturais muito importantes como gás e petróleo. A batalha pelo Ártico já começou com a Rússia a ressuscitar bases abandonadas e os EUA a intensificarem a presença na área, a história da Gronelândia não é assim tão tonta como isso...

Respondendo à sua pergunta: não acho! Todavia, quero acreditar que sim, pelo menos uma vez.

Perdemos a cidadania que só se mostra com a "bola", mas perdemos também quase tudo aquilo que deveria representar o bem-estar de um país.
Imagem de perfil

Maria a 22.08.2019

Meia dúzia de ditos pensantes despoleta a questão que lhe interessa , Amazonia, e sai um grito de protesto e tudo é inundado com textos, alguns duvidosos.
O ártico é um problema, como diz, gravíssimo. Timidamente de quando em quando, muito timidamente , é falado já no final do telejornal

A minha fé foi-se. Não creio que a questão do aeroporto sofra uma reviravolta.
Já agora, a minha formação não está ligada a engenharia nem a obras públicas, mas o aeroporto de Beja, aquele elefante branco, que custou milhões ao país e deu a ganhar outro tanto a meia dúzia, não poderá ser uma alternativa com uma linha tipo tgv?
A opção Montijo será temporária. Tem de haver um aeroporto feito de raiz mais ano menos ano. A questão é, será muito mais caro a opção Beja à opção temporária da BA6 virar civil? Ou não é um problema de custos mas de interesses?
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.08.2019

Neste momento, assusta-me ainda mais esse e já nem falo na desflorestação que existe no sudoeste asiático. Também acompanho a actividade da Greenpeace na América do Sul, e mesmo em países como Argentina e Chile, as coisas não estão fáceis.

Eu sou pró-Beja - essa opinião foi mudando ao longo do tempo. É a opção mais cómoda? Talvez não, mas é mais económica e que menos danos (penso eu) pode provocar. Ir de Gatwick ou Fiumicino e demorar uma hora ou mais a chegar a Londres e Roma respectivamente é chique, mas de Beja é "tacky".

Confesso que não domino o assunto para responder à sua questão mas... Ainda estou para perceber porque se investiram tantos milhões em Beja se...


Imagem de perfil

Maria a 22.08.2019

Os milhões em Beja foram o também o "aconchego " de muitas contas bancárias.

Já que se gastaram milhões podiam rentabiliza-Los.
Num país sem dinheiro o econômico devia valer mais que o ser ou não ser cómodo .
Beja tem.pistas aptas a receber muitas aterragens, coisa que a do Montijo,preparada para meia dúzia de C130 aterrarem, não tem. Beja tem toda a infraestrutura Montijo não. Mas há outros valores que não os do país.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.08.2019

Sou da opinião que se deve aproveitar o investimento, sempre. Beja tem margem de progressão, o Montijo, no longo-prazo, não. Um aeroporto em Beja terá um impacte económico no desenvolvimento do interior e sim terá os seus impactes negativos também. Fica, contudo, entre Faro e Sevilha, dois aeroportos de "peso" tendo em conta o tipo de infraestrutura. Depois, é possível vender o Alentejo! Vender o destino que além de tudo até tem um aeroporto. Beauvais é uma cidade pequena (e reforço, é uma cidade) e faz isso em relação a Paris que fica, de transporte a 90 minutos na melhor de todas as hipóteses. Duas horas e meia é comum.

A ideia é sempre melhorar a "base" do Montijo e olhe que até tem umas condições muito interessantes. Para um base militar, muito interessantes mesmo... Mas voltamos ao mesmo - construir um aeroporto dentro da cidade com impactes sérios em termos de segurança e ambiente (já nem falo de mobilidade urbana). São estas as "smart cities" que queremos?

Imagem de perfil

Maria a 22.08.2019

Conheço razoavelmente a BA6. Tive uma familiar que por lá andou mais de 20 anos.
A conversa sobre o terem de reforçar a pista, ouvi de um engenheiro. Dizia que não teria estrutura para muitas aterragens seguidas e aviões muito mais pesados que o c130 e o P3 que também esteve muitos anos na base.
Também se falou da orientação da pista, não sou capaz de reproduzir, mas não era favorável.
Pelos motivos todos que apontou contínuo a preferir Beja. Pontos negativos ambas têm. É uma questão de fazer um balanço. Mas acho que Beja está longe dos planos do governo.
Montijo dá mais "lucro".
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.08.2019

Como lhe disse, para uma base militar :-)

Têm sido feitos testes com o Boeing 767-300 e com Airbus 330-300 (estes não posso garantir mas já vi um andar a rondar os céus do Tejo) mas são apenas aproximações à pista... Faz parte da formação dos pilotos para poderem começar a pilotar as aeronaves.

Sim, Beja. E olhe que já olhei para Alverca com simpatia, mas era pior ainda.

Tem de ser todo um conjunto de cidadãos a trabalhar em conjunto para mostrar que Beja (ou outra solução) tem melhores resultados - a Democracia Representativa não é uma Ditadura Partidária.
Imagem de perfil

Maria a 22.08.2019

Percebi que se referia às boas condições como base militar.

Alverca, confesso nunca achei viável.

Também se falou muito do campo de tiro de Alcochete, para um aeroporto de raiz. Mas do CTA acho que nem se fez estudo de impacto ambiental. É uma área imensa. Dependendo da orientação das pistas não sei se o impacto não seria menor no estuário do Tejo.
Mas tenho poucas expetativas noutra alternativa que não o Montijo . Espero estar enganada
Democracia representativa, acho que só existe no papel.
A "ellite" por motivos , que presumo obscuros, tem tudo apontado para o Montijo.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 23.08.2019

É uma área imensa, teria os seus impactes e temos de ter em conta a Flora que aí se encontra. E convenhamos, já temos Beja, vale a pena destruir mais?

A "elite" não se quer afastar muito do Montijo, somos um país demasiado centralizado. Não sabe o horror que é para muitas pessoas atravessarem a ponte de Sacavém para a margem sul só porque lhes parece que vão até Marrocos (em distância).
Imagem de perfil

Maria a 23.08.2019

Não defendo o CTA como alternativa. Mas admitindo que Beja é carta fora do baralho e Montijo ser apenas uma solução temporária. Então em vez de gastar dinheiro a rodos, destruir toda a beleza do estuário e tornar infernal a vida de quem vive na zona do corredor aéreo, que se parta para uma alternativa definitiva e se faça um aeroporto de raiz.
Sou uma acérrima defensora de Beja, há que respeitar o dinheiro público gasto numa obra que até ver não teve qualquer utilidade a não ser enriquecer alguns.
Beja tem imensos fatores positivos, que tão bem referiu, e claro terá negativos. Mas quais terão mais peso?
É uma questão a ser resolvida por pessoas idôneas , imparciais e não por um grupo de amigos pagos a peso de ouro e que são meros ecos dos interesses de alguns.
Há que respeitar o dinheiro público. Pensar no país e não nos interesses de meia dúzia.
Em Portugal um governo austero é visto como um travão à veia despesista e não como um governo que gere com parcimónia o dinheiro dos contribuintes.

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 23.08.2019

"Sou uma acérrima defensora de Beja, há que respeitar o dinheiro público gasto numa obra que até ver não teve qualquer utilidade"

Totalmente de acordo!

Esta é a velha história das ETAR e dos aterros: "não defendo à minha porta mas se for na porta dos outros". Aqui a questão é ligeiramente diferente e acredito piamente que para Beja e para todo o Alentejo era um factor de desenvolvimento tremendo e com menos impactes negativos, porque esses sempre existirão. Há quem diga que um dos segredos para ajudar o Alentejo a sair de uma certa "apatia" pode estar aí. Além disso, está dado um passo importante para o TGV (que também tem o seu quê).

"Em Portugal um governo austero é visto como um travão à veia despesista e não como um governo que gere com parcimónia o dinheiro dos contribuintes."

Totalmente de acordo. Mas quantos portugueses já olharam para o projecto do novo aeroporto que está a consulta pública? :-)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog



subscrever feeds



Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB