Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Haver... Havia.... Não era grande coisa... Mas haver havia...
Antes de falar do Alexandrov Ensemble, também conhecido pelo Coro do Exército Vermelho, não gostaria de deixar passar em claro o seguinte:
Cai um Tupolev-154 com o Ensemble Alexandrov e a quem é dado o destaque nos media? Aos jornalistas que iam a bordo (CNN, BBC e tantos outros canais em Portugal). Parece-me bem, tendo em conta que seguia uma tripulação e um coro, também com nomes e rostos. Mas a cereja no topo do bolo surge quando, sob o dito modelo de aeronave, caem todas as criticas e uma lista de acidentes, como que querendo passar a imagem de que viajar num Tupolev 154 é uma espécie de viagem com bilhete... só de ida.
Os Tupolev são aviões bastante seguros e quando, em número de acidentes, até comparados com alguns modelos ocidentais (Boeing e Airbus) não se pode dizer que fiquem tão mal na fotografia... mas isso não foi falado. Acredito até, que muitos aviões Tupolev acabem por ter acidentes devido à falta de manutenção, ou não fossem muitas companhias que operam os mesmos, proibidas de viajar em espaço aéreo europeu e norte-americano.
Mas o Coro? Provavelmente, o facto de ser russo e a recente morte de George Michael ofuscarem a perda desta obra-prima importa referir que é qualquer coisa. É um prolongamento da Rússia em todo o Mundo e escutá-los é realmente algo de único... e não é só o coro, mas também a orquestra e o corpo de dança. É uma clara imagem de tempos idos, mas também de uma cultura, de uma força e de uma disciplina... que é para nós, erradamente, por vezes assustadora. Para perceber um pouco da Rússia, para o bem, ou para o mal, este é sem dúvida um dos veículos.
Só lamento não ter tido oportunidade de ver este coro... ainda... pois não me parece que o mesmo vá ter um fim. Fica uma pequena anotação do que acabámos de "perder"...
Fonte da Imagem: http://www.sovmusic.ru/person.php?idperson=147
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.