Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Obrigado SNS!

por Robinson Kanes, em 26.08.20

15287fcb90c41af48bf9a578484890fe-783x450.jpgCréditos: https://zap.aeiou.pt/hospital-lisboa-sem-radiologistas-202802

 

Este não é um artigo que surja no rescaldo do "vamos todos ficar bem" (uma bela cópia forçada do que espontaneamente surgiu em Itália), das palavras amáveis com profissionais de saúde e com palmas à janela para televisão captar ou porque estávamos com um medo enorme de morrer de COVID-19.

 

Este é um artigo que surge para agradecer de facto o bom trabalho realizado por muitos profissionais que todos os dias dando ou não o seu máximo garantem a nossa saúde. É também para enaltecer o bom trabalho e colocar um contraponto aos que argumentam que dispendem rios de dinheiro no privado (quem acha que a saúde não custa dinheiro ou então é grátis anda completamente alheado da realidade) mas não dão uma oportunidade ao Serviço Nacional da Saúde, não é tão... Aliás, quando o tema é medicina privada, já repararam que ninguém vai ai hospital? Vão à Luz, aos Lusíadas ou à CUF, entre tantos outros.

 

Todos os dias conheço muitos e muitos casos com relativa proximidade, pelo que, me focarei num dos mais recentes.

 

Em pleno pico da pandemia em Portugal, e perante a impossibilidade de um utente se dirigir ao seu médico de família, foi-lhe sugerido que contactasse a sua médica via email - contactar a médica de família via email, em Portugal, ainda é uma daquelas coisas que faz levantar um tornado de reclamações. Deu-se o contacto, e no dia seguine surge uma resposta. Mais uma troca de emails e o "convite" para em menos de uma semana se dirigir ao centro de saúde. Entrada imediata, atendimento em menos de 30 minutos e sem a enchente habitual daqueles que frequentam os centros de saúde diariamente como se fosse o café. Quando, incrivelmente, não se paga nem um euro de taxa moderadora é natural que tudo isto aconteça. Ser consultado e não pagar por isso, pouco que seja, nos tempos actuais, é qualquer coisa.

 

Feita uma observação clínica, porque era necessário, foram marcados exames que ao fim de uma semana e meia estavam prontos. Nova análise à distância com uma rapidez louvável (no próprio dia da recepção dos exames) e uma resposta com a indicação de que estava marcada uma consulta de especialidade num hospital central, nomeadamente o São José, em Lisboa - a carta chegaria entretanto.

 

Em menos de um mês chegou a carta e também em menos de um mês a consulta teve lugar. Hospital, normalmente a abarrotar e onde  confusão reina, totalmente calmo, apesar de algum movimento. Auxiliares à entrada dos serviços com mais simpatia, afinco e dedicação que em muitos lugares onde se vendem artigos ou experiências de luxo.

 

Espera para se ser atendido? Nem 30 minutos. O especialista, um médico da velha guarda, com muito conhecimento que em menos de um minuto deslindou o caso e, não sendo nada de grave, "quase colocou" a opção de cirurgia nas mãos do paciente, pois não era um caso de extrema gravidade. Papéis assinados, uma enorme simpatia (e até sou da opinião que um médico pode, mas não está lá para ser simpático) e a informação de que seria agendada a cirurgia.

 

Cirurgias no SNS? Lista de Espera? Nem neste ano nem para o próximo. Passavam pouco mais de 3 horas desde a consulta e um telefonema de uma médica (não foi de um assistente administrativo) a indagar da disponibilidade do doente para uma cirurgia em menos de um mês. Face à resposta de que existia essa disponibilidade, ficou marcado e aguarda-se o contacto do secretariado tendo em vista o fornecimento de todos os detalhes.

 

Entretanto, em todo este processo, ainda nem um euro saiu do bolso do utente que nem é isento e fica perplexo como é que tudo isto se está a fazer sem custos. Sem custos directos para si, mas com um gigantesco custo para o SNS, ou seja, para o Orçamento de Estado e consequentemente para todos nós. Não é uma pessoa rica, muito longe disso, mas não consegue ainda hoje lidar com o facto de não pagar nada, e até a cirurgia parece não ser uma preocupação.

 

Por tudo isto e muito mais, OBRIGADO SNS!

Autoria e outros dados (tags, etc)


18 comentários

Imagem de perfil

MJP a 26.08.2020

Olá, R.! :-)

O que descreves é um verdadeiro "milagre"!!!
É, claramente, a excepção à regra!!!...
Ainda bem que aconteceu assim a essa pessoa... era o que deveria acontecer a TODOS os cidadãos... mas, infelizmente, as listas de espera para qualquer tipo de atendimento no SNS (Centros de Saúde/ Hospitais) são uma realidade, muito difícil de resolver, devido a variadíssimos factores, nomeadamente, falta de RH e péssima gestão dos recursos (humanos e materiais) disponíveis, entre outros...
Eu, que durante 20 anos, fui parte do SNS, sou e serei sempre sua Grande defensora e tenho perfeita noção dos (elevadíssimos) custos inerentes a cada acto praticado (cuidados de saúde)... mas, infelizmente, conheço a forma como o mesmo funciona e os interesses ("ocultos") para o "desmembrar" e "engordar" os lucros do sector privado...

Dia Feliz!

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.08.2020

Hi MJ,

Não acredito em milagres com ou sem aspas, acredito na eficiência dos serviços. Esses serviços são as pessoas e as suas múltiplas competências e se o milagre é uma coisa rara, então existe muita gente abençoada, aliás, trarei mais exemplos em breve. Aqui tenho de discordar contigo, não é a excepção à regra.

A gestão de RH, recursos financeiros, recursos operacionais e por aí adiante não é uma tarefa fácil em qualquer organização e muitas vezes temos de fazer muito com pouco. Infelizmente, em Portugal, vejo mais a fazer pouco com muito do que o contrário, não é assim que deveria ser, mas... :-)

Sem entrar na conspiração do sector privado da saúde, que não nego existência, muita da falta de eficiência e má gestão não começa só de cima para baixo mas de baixo para cima. O privado não é o "bicho papão".

Os nossos reais feudos começam logo no chefe/responsável disto e daquilo e muita da entropia vem também desse campo. E infelizmente, ao contrário do que muitos de nós pensamos, temos um dos melhores sistemas nacionais de saúde do Mundo e eu já "senti" o que é ter de apanhar um helicóptero para outro país e daí um avião para outro para ter cuidados de saúde mínimos sob pena de se ser enterrado algures no meio de um deserto de pedras. Naquele momento só pensamos é nos que ficam e que não têm as oportunidades de uns tipos ricos como nós.

Todavia, e concordando de certo modo contigo na generalidade, sim, existem muitos interesses escondidos e não são apenas de gestão, aliás, num grande centro hospitalar da região centro, até a associação dos amigos do hospital "X" era uma plataforma para muitos actos ilícitos e moralmente condenáveis. Também na região de Lisboa existe um grande hospital que é considerando um antro de interesses pessoais e um bastião da maçonaria, nem preciso de dizer o nome....

Beijinhos :-)
Imagem de perfil

MJP a 26.08.2020

"Os nossos reais feudos começam logo no chefe/responsável disto e daquilo e muita da entropia vem também desse campo. E infelizmente, ao contrário do que muitos de nós pensamos, temos um dos melhores sistemas nacionais de saúde do Mundo"

Plenamente de acordo contigo!

E acho muito bem que divulgues os "casos de excelência" no SNS que, felizmente, existem e devem ser conhecidos, porque se devem ao esforço diário dos Profissionais de Saúde... mas, infelizmente, muitas pessoas (milhares) não têm acesso aos cuidados de saúde, em tempo útil... e a COVID-19, infelizmente, serve de "desculpa" para muita coisa...

Beijinho...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.08.2020

E se a desculpa da pandemia fosse só para a saúde...

Beijinho :-)
Imagem de perfil

Francisco Carita Mata a 26.08.2020

É importante também realçar situações positivas no meio das muitas negativas que nos ocorrem no dia a dia, nos mais diversos campos. Recentemente também me aconteceu situação muito positiva neste campo da Saúde. Inclusive agradeci ao respetivo Hospital e seus Profissionais.
Muita Saúde e Saudações Cordiais.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.08.2020

Nem tudo é mau e apesar de tudo, as boas vão superando as más, e por vezes não é fácil.

Se quiser partilhar aqui ou no seu espaço, terei todo o gosto em ler.

Um Abraço :-)
Imagem de perfil

Francisco Carita Mata a 26.08.2020

Muito Obrigado pela sua atenção.
Não gosto de escrever no blogue coisas muito pessoais.
Inicialmente pensara escrever, mas depois pensei melhor, e fiquei-me pelo agradecimento à Entidade e Profissionais envolvidos. Porque acho que a palavra Obrigado, por vezes, anda muito esquecida.
E, por isso mesmo, e mais uma vez, Obrigado!
E muita Saúde!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.08.2020

Obrigado eu,

Saúde, caríssimo,
Imagem de perfil

Tri a 26.08.2020

E é em momentos destes que vemos que o nosso SNS, afinal, não é assim tão mau como sempre o pintam.
Boa semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.08.2020

Apesar de todos os problemas, continua a ser dos melhores do Mundo, não é por acaso.

Boa semana e obrigado por passar :-)
Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 26.08.2020

Um motivo enorme para agradecer!

Beijinhos Robinson
Feliz Dia
Sem imagem de perfil

Anónimo a 26.08.2020

Bom post Kanes.Mais um! O SNS e os seus profiagradecem.
Imagem de perfil

cheia a 26.08.2020

Parabéns por esta partilha!
Também quero confirmar que o nosso Centro de Saúde, Uma Unidade de Saúde Familiar, funciona muito bem, com a utilização das novas tecnologias, para quem tem essa opção. A médica, aquando do pedido de análises, exames, fornece-nos um email, para que os resultados vão diretamente para ela. Depois contata-nos, por telefone, para nos informar dos passos seguintes. Durante a pandemia, ainda não tivemos necessidade de ir ao C.S., tudo tem sido feito através das nova tecnologias.
Um abraço
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.08.2020

Obrigado, José,

E muito obrigado também pela sua partilha, afinal as boas coisas repetem-se. Boa! Muito Obrigado e um Grande Abraço,
Perfil Facebook

Marques Aarão a 28.08.2020

MEDIDAS ANUNCIADAS PARA MEIO DE SETEMBRO.
Ora cá está a estupidez no seu grau mais elevado.
Se é seguro que o problema existe vamos andar mais de duas semanas a brincar às escondidas com o virus?
A mediocridade desta gente alguma vez terá ouvido falar em ação preventiva, combatendo o risco por antecipação de medidas?
O virus está de fárias até lá, não é sua cambada de incapazes?
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 28.08.2020

Tenho de concordar consigo, com a fraca fundamentação que nos é dada - e espero que o Governo tenha de facto mais dados do que divulga - tenho de concordar consigo.

P.S.: é preciso que o Avante se realize ;-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Instagram



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sardinhas em Lata

Todas as Terças, aqui! https://sardinhasemlata.blogs.sapo.pt/

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens







Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB