Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Vergílio e o Sapolsky bebem Moscatel e comem Pistácios.

Entretanto vão ao teatro, ouvem Rachmaninov pelas mãos de Ashkenazy e assistem ao Bloody Sundae...

por Robinson Kanes, em 08.11.19

teerão_irao.jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

 

Que poderia sobrar de um homem, em face de um irmão assassinado? os mortos cantavam a promessa, o sangue tingia a madrugada. E um deus que revivesse poderia ter anunciado a recriação do mundo, porque tudo o prometia em perfeição.

Vergílio Ferreira, in "Cântico Final"

 

 

Para este fim-de-semana, mais do que uma partilha de sentido único, decidi "convidar" alguns seguidores habituais para me ajudarem. De certo modo não foram convidados mas os gostos cruzaram-se e assim é também em espécie de dedicatória aos mesmos nesta iniciativa que já vai tendo lugar semanalmente.

 

Para uma leitura de fim-de-semana, não serão os livros ideais, mas poderão acompanhar, sem dúvida, muitos de vós durante dias e até semanas. Falo de "Cântico Final", de Vergílio Ferreira, livro que sei estar a ser lido pelo nosso amigo "Folhas de Luar". Vergílio Ferreira já é presença habitual neste espaço, por isso, nada melhor do que acompanhar Mário numa reflexão sobre arte, sobre vida e morte. Um livro forte, de 1960, e bem ao estilo que Vergílio Ferreira nos habituou.

IMG_20191108_085038.jpg

Também sei que o nosso amigo Vorph Valknut está a ler uma bíblia, o livro "Comportamento" de Robert Sapolsky. Sem ser indecifrável mas com um rigor extremo, já o disse, é um livro de leitura obrigatória! Tornar-nos-ía melhores seres-humanos, aliás, ajudar-nos-ía a conhecermo-nos como tal ao nível do nosso comportamento. Genial!

 

É óptimo se o nosso córtex frontal nos levar a evitar tentações. Mas geralmente é mais eficaz quando fazê-lo se tornou tão automático que já não é difícil. E em geral é mais fácil evitar tentações com o uso de distinção e reavaliação do que com força de vontade.

Robert Sapolsky, in "Comportamento"

 

Para ver? Depois da polémica da McDonald's, nada como perceber o que foi o verdadeiro Bloddy Sunday, um massacre que ainda hoje envergonha Inglaterra. A 30 de Janeiro de 1972, o IRA ficou mais reforçado na sua acção sobretudo depois do saldo se ter cifrado nos 14 mortos... 14 inocentes que se manifestavam e que viram o exército indiscriminadamente disparar sobre estes. A verdade é que apesar de tudo, a tensão, ainda hoje é latente apesar de alguma acalmia e procura de chegar a uma paz permanente. Não critiquei a campanha, mas simplesmente a hipótese do facto ter passado por tanta gente "competente" e ninguém ter percebido do que estávamos a falar... Grande e premiada obra de Paul Greengrass e que encontram no Youtube - é história e uma lição de que a liderança (hoje tão badalada) é uma coisa muito complicada. Só com David Cameron as desculpas chegaram, uma vitória tardia da justiça!

Passem também pelo São Luiz e assistam ao texto de Mário Benedetti encenado por Marta Carreiras e Romeu Costa, "Pedro e o Capitão". Ivo Canelas e Pedro Gil em altas! 

IMG_20191108_093647.jpg

Finalmente, algo para descontrair, uma música... Mantenho-me pelos clássicos: Rachmaninov pelas mãos de Vladimir Ashkenazy! Fica aqui um pequeno aperitivo de "Morceaux de salon, op.10"... O piano é mágico mas com notas de Rachmaninov e Ashkenazy torna-se em algo... Escutem o CD e o vosso fim-de-semana será bem diferente.

Finalmente, e para pensarmos... No país da "Web Summit", no país evoluído e da alta tecnologia, será que ninguém ainda percebeu (e já nem falo dos impactos na natureza, muito repetidos por aqui) que a subida do nível dos mares é uma realidade e portanto o novo aeroporto do Montijo tem uma duração mais do que limitada? Também no país da tecnologia é preciso que na televisão se fale de um bebé num caixote do lixo para de repente termos tanta sensibilidade quando o que não faltam são bebés para adopção mas esses estão melhor dentro de muros? Quanto vale uma "selfie" nos dias de hoje se for no momento certo, com as pessoas certas e com o circo mediático certo? E por fim... No país da tecnologia, como se esperava, e no espaço de menos de 3 meses, escuto (com muita apreensão e receio) o discurso de que combater a corrupção não traz assim grande coisa... A Universidade de Coimbra (ou parte dela) no seu eterno bafio...

 

Bom fim-de-semana.

 

Esperem! Não se vão embora... Agora é a minha vez de, com a Alice, partilhar um Moscatel SIVIPA Roxo de 2013 (ai aquele sabor de caramelo) e uns pistácios com açafrão do Irão. Agora sim, com estas iguarias podemos ir de fim-de-semana...

IMG_20191017_145712.jpgIMG_20191027_190624.jpg

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


33 comentários

Imagem de perfil

MJP a 08.11.2019

Olá, R.! :-)

Bom fim-de-semana e obrigada pela partilha! :-)
(eu... rumarei ao Alentejo! ;-))

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

Hi MJ,

Óptimo programa... Ainda ontem me enviaram uma fotografia tirada perto de Mourão e que bonita que estava a paisagem.

Bom fim-de-semana e uma boa viagem,

Beijo,
Imagem de perfil

MJP a 08.11.2019

Olá, R.! :-)

Muito Obrigada! :-)
(Gosto, sempre, do Alentejo... mas... nesta altura do ano... tem, ainda, mais encanto...)

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

Época com cores... A próxima só na Primavera ;-)

Beijo
Sem imagem de perfil

Ricardo a 08.11.2019

A esquerda não gosta de falar em corrupção, muito menos tentar combater a mesma.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

A esquerda, a direita e cada vez mais o cidadão comum (infelizmente).
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.11.2019

Temos pano para mangas neste texto. Fico-me com a beleza que é ler Vergílio. Contudo quero expressar a minha indignação de só termos tido um escritor laureado com o prémio Nobel.Sem "xenofobias" acho que temos uma das melhores literaturas do mundo. e se formos falar de poesia acho que somos mesmo os melhores,(se é que se pode considerar algum país melhor que outro em termos de poesia).E para acabar com uam coisa triste. Parece impossível que ainda hoje haja a separação entre católicos e protestantes, isto num país dito civilizado...abraço e bom fim-de-semana

P.S. - permita-me só a correcção,(não leve a mal, não tenho qualquer intenção em mostrar "sabedoria" barata), mas o Cântico Final é de 1956, eu estou a ler uma edição de 1959.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

Se ler (ou se já leu) "o" Conta-Corrente, esse era um dos temas que gerava mais discussão... Ou melhor, quem era nomeado e quem não era.

Temos da melhor literatura do Mundo, mas infelizmente não temos dos melhores a escolher ou a exercer influência. Não sei se somos os melhores em poesia, é óbvio que se torna muito mais fácil compreender e interpretar poesia na nossa língua-mãe. Traduzir poesia, por vezes, resulta mal... Em prosa as coisas são um pouco diferente.


Ainda hoje e com muros... (Novidades em breve, quiçá) :-)

P.S.: Eu enunciei a data da primeira publicação como vem no livro (é-me impossível decorar essas datas, admito). Entretanto fui averiguar e aparece sempre como 1960. Tenho de voltar ao Conta-Corrente para aferir a data correcta, embora no Instituto Camões também surja 1960, estranho... Nada que pedir desculpas.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.11.2019

Fui verificar e o que diz é copyright de 1959,talvez só tenha sido publicado em 1960. Só por curiosidade digo-lhe que a minha edição é da Ulisseia - colecção Atlântica , capa de Vespeira. E também é verdade é que na net aparece sempre escrito em 1956 e publicado em 1960. As minhas desculpas.

Quanto à poesia partilho da sua opinião. Perde-se muita dela com as traduções.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

Ora essa! Não tem de pedir desculpas, são pequenos detalhes e se não for assim, o importante é a obra! :-)

Uma coisa é certa, desta já não me esqueço e só o devo a si ;-)
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 08.11.2019

olhe nunca esperei tornar-me uma mnemónica do grande Vergílio...;)))))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

Com a sua interpelação conseguiu isso, tanto procurei que acabou por ficar... ahahahahahah
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 08.11.2019

Que bom chegar a casa e ter este convite, para descontrair da semana, bem bom, o moscatel sei de cor o sabor, mas os pistácios com açafrão do Irão... estou a salivar e não consigo encontrar o gosto, acredito que seja uma delícia. Obrigada(não temos copos de moscatel, brindemos com estes, se bem que não é a mesma coisa)Saúde, Alegria, Tempo e Amor!


Um abraço :-)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

A minha mãe passou na Casa da Baía e pronto, trouxe-nos isto.
Os pistácios são qualquer coisa e já acabaram - agora só com sal. :-)

Brindemos e bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 08.11.2019

Excelentes sugestões Robinson!!!

Fico com Rachmaninov (adoro)!!!

Beijinhos
Bom Fim de Semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2019

Boa escolha!

Beijo e bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

Vorph Valknut a 08.11.2019

Obrigado, Kanes. Disseste tudo, nas linhas e nas entrelinhas. Assim, só acrescento, o meu abraço....e isto que já conheces (a ser bebido, ao segundo copo moscatel), concerteza :

https://youtu.be/WJyQOpxqppg
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 09.11.2019

Obrigado eu!

Rachmaninov é dos meus preferidos... E essa escolha, cuidado! Do melhor que o senhor fez!

Grande abraço,
Imagem de perfil

cheia a 08.11.2019

Muito obrigado, pela ementa.

Bom fim-de-semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 09.11.2019

Bom apetite,

Abraço e bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

HD a 08.11.2019

Este fim de semana vai durar um ano inteiro :-D
Imagem de perfil

HD a 09.11.2019

Mas sem amargos de boca ;-p
Um bom fim de semana :-D
Sem imagem de perfil

Figueiredo a 09.11.2019

«...um massacre que ainda hoje envergonha Inglaterra...»

Sobre os genocídios, atrocidades, e crimes contra a Humanidade, efectuados pelo regime da Inglaterra, encontra-se mais informação aqui:

- Crimes of Britain
https://crimesofbritain.com/

Concretamente sobre os massacres, terrorismo, e violência, praticados pelo regime inglês contra os cidadãos Irlandeses e a Irlanda, tem mais informação neste links:

- 'Operation Demetrius' - Internment without Trial in occupied Ireland
https://www.youtube.com/watch?v=2L25ni6lEn8

- "No one can insult our Flag" - British terrorism in Ireland
https://www.youtube.com/watch?v=a8h9DGLYia8

- Britain's collusion with loyalist terror
https://www.youtube.com/watch?v=YUEsB8MLzI8

- British loyalists attack Irish Catholic school children - Holy Cross 2001
https://www.youtube.com/watch?v=Xe0BCN2V-Gc

- The Irish genocide of 1845-52
https://www.youtube.com/watch?v=qpwKEXg2StE
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 10.11.2019

Muito bem! Obrigado por completar o artigo...
É bom termos em conta que a Ocidente também não somos propriamente os mais "santos".

Abraço,
Imagem de perfil

Maria Araújo a 09.11.2019

Tanto assunto pertinente que aqui referiu.
Tento acreditar que um dia isto vai ter volta a dar.
Mas o mundo é demasiado cruel.

Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 10.11.2019

Os humanos, o mundo é pacífico e segue o seu rumo...

Bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

Maria Araújo a 10.11.2019

Sim , o mundo humano.
Bom domingo

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB