Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_1578.jpg

Fonte das Imagens: Própria.

 

 

Como prometido, não poderia deixar aquele que é um dos meus recantos preferidos em Barcelona: fica na "Plaça Comercial"!

 

Um grande exemplo de preservação de um espaço, da memória e da própria História - o Mercat del Born! Construído em ferro e de herança modernista, é um edifício digno de ser admirado por dentro e por fora! Construído em 1878 teve o seu declinío em finais da década de 70. Em 2002, quando estava prestes a ser transformado numa biblioteca, foram encontradas ruínas da Barcelona medieval o que levou ao embargo das obras e consequentemente permitiu que nascesse um dos locais mais interessantes da cidade: o "El Born Centre de Cultura i Memòria"!

IMG_1575.jpg

Encontrei-o por acaso, sem fazer a devida pesquisa e nunca mais esqueci este espaço que alberga também exposições temporárias! Não é uma das maiores referências da cidade mas, em meu entender, é de visita obrigatória, até pela vida que gira em torno do mesmo!

 

Se tivesse que seleccionar um "top 5" este espaço mereceria um dos lugares! É uma paixão que não se explica, talvez de quem se perde em Dresden quando percebe que os empreiteiros ao invés de estarem a construir um prédio estão a trabalhar numa escavação que alberga vestigios da antiga cidade, ou então de alguém que perde uma tarde inteira em Nice, depois de perceber que o destino o colocou no dia certo em que, também numas obras, foram descobertos vestígios arqueológicos e assiste ao chegar dos arqueólogos e a toda a azáfama que teve lugar em redor daquele espaço. Sente-se e pronto, o "Mercat del Born" é um desses espaços!

IMG_1588.jpg

Mas é também, saindo do "Mercat", que se percorre o "Passeig del Born" e se chega à minha igreja preferida na cidade: a "Basilica de Santa Maria del Mar"! O "Passeig del Born" em nada fica atrás do "Passeig de Gràcia", acerca do qual aqui também já falei. Arrisco até dizer que é mais genuíno, mais catalão e numa dimensão mais reduzida. Foi também nesta zona que alguns episódios negros da História mancharam as memórias da cidade - o mais tenebroso terá sido o facto das vitimas da Inquisição terem sido aqui chacinadas! Não esquecendo o passado mas vivendo o agora, a caminhada é obrigatória, sobretudo para um café pela manhã ou então ao entardecer - fora da época turística (se é que se pode dizer que existe uma época turística em Barcelona) é imensamente cativante passar aqui um final de tarde.

 

IMG_1593.jpg

Não podemos fugir ao que nos espera... Aí está ela, a "Basilica de Santa Maria del Mar"! Se não assistirem a um concerto no "Palau de Musica Catalana", podem bem redimir-se aqui desse pecado! É um dos locais que mais gosto para assistir a concertos de música clássica em Barcelona! Ao entrar neste espaço, não conseguiremos conceber como é que o mesmo já esteve sujeito a todas as convulsões que afectaram a cidade, sendo a última uma das piores e que teve lugar durante a Guerra Civil de Espanha! A 19 de Julho de 1936 a igreja foi incendiada num espectáculo macabro que teve a duração de 7 dias!

IMG_1619.jpg

 

Percamo-nos por esta igreja do século XIV e ex-libris do gótico catalão e admiremos o altar, as colunas que lhe mostram toda a sua imponência, apreciemos os vitrais e a iluminação que, à noite, lhe dá um carácter especial e claro - sentemo-nos e apreciemos um bom concerto! Para mim, apesar dos muitos restauros, esta é a mais bela igreja de Barcelona!

 

Mas não vamos já embora! Não poderia sair destas ruas sem passar pela "Carrer de la Vidriería" e parar no "Golfo de Bizkaia"! Não é um dos espaços mais baratos, mas é uma "taperia" daquelas que nunca se esquecem.

 

Um atendimento muito simpático por empregados bascos, as tapas óptimas e um ambiente único que junta a Catalunha e o País Basco num restaurante notável e onde é impossível resistir às tapas frias no balcão! Além de brilhantemente elaboradas para encher a vista, são também de um sabor sui generis! Não se sentem nos barris que servem de bancos e de mesas - arriscam-se a ser aliciados para comer as tapas quentes. A vossa dieta vai acabar destruída entre tapas, cerveja e "mosto blanco" mas afinal, estamos em Espanha! Ainda hoje nos lembramos de um dos empregados que nos atendia sempre e ao qual perguntávamos "tienes mosto blanco?", respondendo sempre com um grave timbre basco "siiiiiiiiiiii".

 

Vale a pena lá passarem, mas não se percam com os palitos que servem para contabilizar as tapas que comem! A mim nunca me pagaram nada para sugerir este espaço, pelo que entendam o meu conselho como o de um brand advocate e não de um influencer, até porque não tenho estatuto para tal, mas... Por falar no "Golfo de Bizkaia"... Tenho a sensação que hoje, se encontrar, ainda vou fazer uns "chipirones" com aquele saboroso molho verde que me recorda grandes momentos naquele restaurante! Por incrível que pareça, não é propriamente um restaurante familiar, faz parte do Grupo Sagardi, mas não é por isso que deixa de ser tentador.

 

golfo-bizkaia-bcn-fitxa-1.jpg

 Créditos: Grupo SAGARDI

 

Fecho os olhos, percorro estas ruelas... Já sinto os cheiros e a vida de Barcelona...Escuto os "Rumores de la Caleta" na versão de guitarra espanhola do catalão Albeniz... Quem me dera encontrar Yepes e Albeniz juntos na Basilica de Santa Maria del Mar para um concerto! Contento-me com a sonoridade que nos deixaram e quiçá, com umas tapas depois do concerto ali bem perto com o empregado basco a responder "siiiiiiiii" ao nosso pedido de "mosto blanco".

IMG_1594.jpg

 

Memórias de Ausiàs March e da Barcelona Gipsy Balkan Orchestra...

Pelo Passeig Lluís Companys até à Torre Agbar...

Da Cascata da Ciutadella até ao Port Olímpic com Mompou...

Barceloneta, Onde Fica o Coração...

Pelo Port Vell até Drassanes...

De Montjuïc te Contemplo...

Pela Rambla... Contagiado pela Imensidão de Gente!

Pelo Barri Gòtic: Da Plaça Reial até à Plaça Sant Jaume.

Pelo Barri Gòtic: Da Plaça Catalunha até à Catedral e à Plaça del Rei!

Pelo Barri Gòtic: Da Pintura de Picasso ao Palau de la "Musica Catalana"...

Do Park Güell ao Cosmopolitismo de Gràcia...

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Imagem de perfil

De Rita PN a 30.05.2018 às 14:31

Tens a capacidade deme fazer viajar sem sair do lugar... a forma como transmites as tuas sensações e vivências, confere aquele toque essencial de realismo, em comunham com os factores históricos. E as fotografias... sempre bonitas!
Estive 6h apenas em Barcelona... pouco vi. Mas anseio por voltar, com tempo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2018 às 22:34

Ora, também tu me fazes viajar com a tua poesia e prosa...

6 horas em Barcelona? Ainda se faz muita coisa :-)
Imagem de perfil

De Psicogata a 30.05.2018 às 16:02

Dois dos locais que mais gostei em Barcelona :)
Imagem de perfil

De Alice Alfazema a 30.05.2018 às 20:48

Tenho de ir a Barcelona! :)

Conheces este livro? https://www.fnac.pt/A-Catedral-do-Mar-Ildefonso-Falcones/a288094

Adorei lê-lo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2018 às 22:35

Não te vais arrepender...

Não conheço, mas vou tentar saber mais sobre o mesmo.
Imagem de perfil

De Alice Alfazema a 31.05.2018 às 10:08

Se gostas desta igreja vais gostar do livro, o autor tem uma escrita descritiva e bastante envolvente, onde é possível sentirmos a "loucura" que era viver nesses tempos. A história é sobre a construção da igreja...de como as pedras eram carregadas...

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 31.05.2018 às 11:30

Muito bem... A ler :-)

Obrigado :-)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2018 às 11:42

:-)
Imagem de perfil

De cheia a 30.05.2018 às 22:16

Parabéns. Mais uma visita guiada, muito bem explicada.
Imagem de perfil

De Rita a 01.06.2018 às 20:47

Partes de Barcelona que vão para a lista de uma próxima visita ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.06.2018 às 09:41

Assim seja :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 02.06.2018 às 10:58

Isto diz-me alguma coisa, talvez tivesse passado por lá, mas sem ter noção do que existe de tão belo do que aqui relatou.
Adoro ler estes seus textos sobre Barcelona.
Final deste mês, sem ter feito planos regresso a Madrid para mais uma visita desta cidade que muito gostei.
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 02.06.2018 às 11:00

Desculpe, falta ali uma vírgula"sem ter feito planos,"

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 03.06.2018 às 11:32

Madrid é um mundo... Cidade que não pára... Essa "movida" nem Barcelona consegue atingir :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB