Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O país onde não havia natureza...

por Robinson Kanes, em 09.09.19

incendios.jpg

Imagem: GC

 

 

Os portugueses são daqueles povos que se podem orgulhar de ter legislação para tudo. Existe uma falha, cria-se imediatamente uma lei para preencher esse vazio ou alguém influente na política comete um crime, cria-se uma lei que permita a fuga desse indivíduo à Justiça. No entanto, quantas leis têm efectivamente aplicabilidade prática? Quantas leis são seguidas e quantas outras não são  mais que um processo de entropia à própria aplicação da justiça?

 

Existem em Portugal, tantas outras leis relacionadas com o ordenamento do território e com o ambiente, mas só aquelas que acompanham o cimento parecem merecer a atenção de quem governa e de quem é governado. O tema ambiente não dá votos! Poderão falar do crescimento do PAN, no entanto, a bandeira deste são os cães e os gatos, não propriamente as políticas ambientais e de sustentabilidade. Os "Verdes" não existem, pura e simplesmente, lembram-me sempre aquelas micro e pequenas empresas que ninguém percebe como sobrevivem perante a ineficiência de vendas e concretização de negócio.

 

Os temas ambientais não merecem destaque porque simplesmente ninguém quer saber! Queremos ter um aeroporto para viajar mais barato e aumentar o turismo de "chinelo no pé", mas não queremos saber os impactes do mesmo no ambiente. Não queremos saber dos Parques Naturais, das Reservas Naturais e muito penas de Zonas Especiais de Protecção. Não estamos preocupados com o processo mais que visível de desertificação e muito menos nos preocupamos se todos os dias alguém faz descargas no Tejo e em outros rios e nada se faz. Ninguém está preocupado com as promessas (e algum trabalho, efectivamente) realizadas no âmbito de pós-Pedrogão e dos incêndios de Outubro daquene ano fatidíco.

 

Um aparte, sei que não acontece com todos, mas não são raras as situações em que já presenciei bombeiros no terreno sem saber o que fazer ou, passo a expressão, "à nora" porque o comando é fraco. Não são raras as vezes que assisto a bombeiros plantados à entrada de localidades à espera de um incêndio que está a quilómetros, porque as ordens passam por desmobilizar a frente e proteger habitações! É importante que não morra ninguém e poucas casas sejam destruídas sob pena dos media serem implacáveis. Até porque, em termos de área ardida, destruição da fauna e da flora, os cidadãos não estão interessados.

 

Deveríamos ter vergonha pelo simples facto do Tribunal de Justiça da União Europeia ter condenado Portugal pelo falhanço na declaração de 61 sítios como zonas especiais de conservação - simplesmente porque ignorou as orientações da Comissão Europeia no âmbito da "directiva Habitats". Será assim tão difícil num país tão pequeno e com prazos tão alargados? Terão os cidadãos cultura ambiental (ou interesse) para exigirem mais dos Governos nestas matérias? Eu envergonho-me de estar num país em que tal acontece, em que Pedrogão e o "Outubro negro" foram óptimos para o mediatismo de muita gente e onde todos os mortos, feridos e envolvidos na tragédia foram completamente ignorados e as suas mortes ou dificuldades acabaram por ser em vão. E hoje como estou em "apartes", não é estranho que o piloto de uma força militar que disse anos a fio (e ainda diz) não ter condições para o combate a incêndios, estar a pilotar um helicóptero privado de uma empresa ligada à indústria do papel? E como este quantos existem? Não é também estranho que um piloto de 34 anos, que mora no Montijo (segundo me foi dado a saber), faz uma "perninha" a pilotar helicópteros privados e ainda é comandante de uma corporação de bombeiros a cerca de 350 km de casa? Como é que se consegue tempo e eficiência para todos estes deveres? Deveres esses que, na sua maioria são pagos com dinheiro de todos nós. Todavia, também não quero, com isto, menosprezar a capacidade de trabalho do profissional.

 

Finalmente, também o Tribunal de Contas arrasou, e voltando ao tema, a ineficiência ou total ausência do plano para a desertificação! Perdoem-me a expressão, mas "caramba que raio anda tanta gente a fazer?". Temo que estes reparos de uma das instituições públicas que melhor funciona fique, mais uma vez, no esquecimento. Não deve ser fácil estar no Tribunal de Contas e ser constantemente humilhado pelo total desprezo político em relação a esta instituição! Num país com cidadania e patriotismo fora de estádios de futebol, esta seria uma das instituições mais acarinhadas pelos cidadãos e que mais apoio teria destes para fazer valer aquilo que agora são meras observações...

 

Portugal talvez seja mesmo o país onde, além de contas claras, não há natureza...

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Imagem de perfil

Maria a 09.09.2019

Um texto excelente!
Um pais rico em leis completamente inúteis, excluindo as tais feitas à medida .
Bem me esforço por perceber "porque raio" nada funciona mas também nada fazemos. Somos uns cidadãos amorfos, aceitamos tudo e nada contestamos.
Muitas vezes ao analisar a passividade com que aceitamos tudo recordo um professor que quando não reagiamos e acatavamos tudo sem contestar dizia " se ha-de ir para os porcos..."

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 10.09.2019

Obrigado, Maria .-)

Demasiadas leis, tendem a causar menos justiça, é um clássico.

Sabe o que eu temo? É o dia em que deixar de tentar perceber isso...

Já dei aulas e detesto o silêncio, muitas vezes dizia uma coisa e o seu contrário para trocar as voltas aos alunos, mas a maioria das vezes, era eu que tinha de me corrigir :-(
Imagem de perfil

Maria a 10.09.2019

Os competentes e honestos são uns empecilhos, ASAP, são descartados, e os que lhes reconhecem competência contratam-nos.
Vale o que vale, li num pasquim, numa tabacaria, Rui Rangel que está a ser investigado por corrupção tem a seu cargo o processo da " mafia do sangue" . A ser verdade este pais é um colosso, como dizia Ivone Silva.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 10.09.2019

Normalmente, assim é... Tive um director que em tempos me disse isso (era alemão).

Está tudo grosso... Está tudo grosso...

Por falar nisso, hoje li por aí que um adjunto no Ministério da Administração Interna ocupava um cargo para o qual não tinha competências nem habilitações, foi fazer as provas para "tapar o sol com a peneira" e mesmo assim chumbou, mantendo a posição... Está tudo grosso... Está tudo grosso...
Imagem de perfil

Maria a 11.09.2019

Se está!!

Acho que os órgãos de soberania, perderam todos os valores, sem pudor nem freio gozam alarvemente com os eleitores.

Fico tão triste ver um país afundar-se por pura indiferença dos governantes, que já nem se preocupam em disfarçar que os seus objetivos não passam pela governação.

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 11.09.2019

É importante recuperar esses valores - no longo prazo as consequências nunca são boas, quer em termos de desenvolvimento do país quer em termos de satisfação dos eleitores... Sou totalmente contra a extrema-direita, mas um destes dias dei comigo a perguntar porque é que Portugal é talvez o país onde esta não tem ganho terreno... Acho que todos estamos confortáveis com um certo "status quo" e acabamos por gostar de um certo paternalismo estatal... Até porque todos sabemos que a extrema-direita ganha terreno quando existe insatisfação nos eleitores...

Nem me diga nada... Um destes dias canso-me e puff! Só não aconteceu duas vezes, e para sempre, porque acreditei nas promessas e tive esperança. Não vai haver uma terceira ;-)
Imagem de perfil

Maria a 11.09.2019

Este ano estou sem saber em que partido votar. Estou farta de promessas não cumpridas e de campanhas eleitorais que são apenas acusações iinsultos

Esporadicamente acampanho um ou outro debate na TV, nenhum me convence, tudo mto vazio e sem paladar.

Pode ser que dia 6, que é quase já, tenha uma revelação.

Mas uma certeza tenho, no PS jamais. Nunca votei em semelhante partido e as experiências com o Sr Pinto de Sousa e Sr Costa só me vieram comprovar que estava certa!

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 12.09.2019

Vou-lhe ser sincero, não tenho votado em nenhum há muito tempo... Fracas campanhas, fracos políticos e juventudes partidárias mais ambiciosas (no mau sentido) que os senhores do costume... Impunidade, corrupção, não!

TV não tenho, disso estou livre, não são debates reais. Este ano, dia 06, nem estarei em Portugal, nas últimas eleições não estive em Portugal, o 10 de Junho, há 3 anos para cá não tem sido em Portugal... Não é de propósito mas pode querer dizer qualquer coisa.

Sabe, não tendo um partido definido, desconfio sempre de partidos à esquerda, somente pelo discurso que não vai de encontro à prática, sempre assim foi. A direita também não me convence. Para o mundo de hoje e para o que aí vem, esquerda e direita e o discurso em torno dessas ideologias está completamente obsoleto e não passa de uma guerra de cadeiras.
Imagem de perfil

Maria a 12.09.2019

Sempre que há eleições a minha primeira reação é- não vou votar- .

Mas, na ilusão de alguma mudança, lá vou deixar o meu voto, devo se masoquista!

No meu modesto entender só me lembro de meia dúzia de membros dos inúmeros governos, que me deixaram marcas, pela integridade, pela competência e honestidade. Foram todos afastados. Álvaro Santos Pereira, Hernâni Lopes, Medina Carreira, Pedro Passos Coelho.
Mais haverá,certamente. Mas estes deixaram marcas.
Infelizmente só os que tomam medidas populistas são, para a maioria das pessoas os bons, quando não passam de um bando de incompetentes que só querem manter o status e o emprego, não sabem fazer mais nada. Os realmente competentes não têm esse problema e são respeitados em todo o lado.




Imagem de perfil

Robinson Kanes a 12.09.2019

Não é masoquista, acredita no voto, acredita que pode mudar alguma coisa - isso, apesar de tudo é de louvar.

Passos Coelho? Ui que vai ter aí muita contestação. Concordo em alguns pontos, noutros nem por isso, o "filho" de Ângelo Correia falhou largamente na questão dos descontos, da Tecnoforma e em amizades nocivas como a do senhor Relvas. Teve coragem para tomar decisões difíceis e ir até ao fim, mesmo contra a geringonça que já se montava, não usou o poder pelo poder, é um facto. Medina Carreira, quando dizia a verdade era descredibilizado, como convém por cá... Hernâni Lopes é um exemplo, mas esse à semelhança do anterior, já morreu.

Álvaro Santos Pereira? Para o bem de muitos que se mantenha por largos anos bem longe de Portugal, isto se quer ter uma carreira de sucesso :-)
Imagem de perfil

Maria a 12.09.2019

Claro que sei que ganhei "inimigos." Mas gostem ou não Passos Coelho foi honesto. O grande pecado foi não ter ido mais fundo e ter feito uma reforma profunda no estado. Faltou-lhe o golpe de asa ou talvez o que os ingleses chamam balls.

No estado em que pegou no pais acho que fez mto. As pessoas nao gostam dele pq não as embalou com promessas frouxas e nem pintou um quadro bonito. Apesar de tudo nas eleições seguintes, nao teve maioria absoluta mas teve maioria. Prova que lhe reconheceram mérito.
Alguém que me diga que primeiro ministro foi melhor? O sr Costa ? O sr Pinto de sousa, Mário Soares, Cavaco Silva, que foi do tempo de uma boa conjuntura internacional, Guterres que saiu a meio tal como Durão Barroso,ou Santana Lopes, que Sampaio pos logo a andar para dar vez ao sr pinto de sousa.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 13.09.2019

A reforma do Estado tem vindo a ser adiada anos a fio... Quem mais vota são os funcionários públicos, depois temos os sindicatos, com poder a mais (e não são os sindicatos dos motoristas, mas aqueles mais bafientos e quase a roçar... Enfim, deixa-me estar "calado). A verdade é que o Governo que encetar a Reforma do Estado não vai durar muito e temo até que aquele que venha depois volte a alterar tudo... Portugal não tem sentido de longo prazo, nunca teve - e olhe que vejo isto no meu dia-a-dia, desde o mais simples cidadão até ao gestor mais "in".

Guterres ainda vai voltar como salvador da pátria depois de ter "fugido", vai ver. Durão Barroso, idem. Santana Lopes é a velha história, o senhor está mais que gasto.
Imagem de perfil

Maria a 13.09.2019

Como dizia Alexandre Soares dos Santos os nossos governantes não veem para além do Cristo Rei.

Uma reforma profunda é una ilusão. As mentalidades terão de sofrer uma grande mudança.
Os sindicatos... nunca contribui com um tostão para tal gente. Poder excessivo ..

Pode ser que, entre o nevoeiro que nos envolve, surga alguém com sentido de estado, integridade e que queira governar o pais e não a familia e a corte de amigos.

Haja fé, como diz o meu amigo H.






Imagem de perfil

Robinson Kanes a 13.09.2019

E conseguirem olhar para a outra margem, já é uma sorte, olhe que alguns pensavam que aquilo já era Marrocos :-)

Os sindicatos em Portugal, representam partidos...

Pode ser... Espero que não o matem :-)

Haja fé :-)
Imagem de perfil

Maria a 13.09.2019

:)) lembro-me de um ministro do Sr Pinto de Sousa, acerca do TGV, se não me engano, referir a margem sul como um deserto.

Se, por milagre, surgir o tal candidato tem razão, será um alvo a abater.

Um excelente fim de semana. Se bem me lembro disse que ia assistir, em Lamego, a um festival e ouvir Brain Ferry. Se assim for "curta " a música e um Porto vintage. Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.09.2019

Mário Lino, o senhor do deserto...

Foi isso mesmo que fiz, mas fiquei-me pelo branco, estava bastante calor :-)

Boa semana,

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog



subscrever feeds



Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB