Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Grande Inspirador de Marcelo!

por Robinson Kanes, em 21.11.17

naom_52f68835adf8f.jpg

605783.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo não fugiu à tradição e lá tratou de condecorar, mal chegou a Belém, os amigos e talvez aqueles que foram sustentando a sua presença por aí, uma espécie de pagamento por muitos almoços. Todavia, Marcelo Rebelo de Sousa esqueceu-se de condecorar o seu grande mentor e precursor na arte de aparecer a todo o custo em todo os lugares mesmo que seja para trazer uma mão cheia de nada: o emplastro! E convenhamos, até o emplastro é cata-vento, pois não aparece só nos jogos do Futebol Clube do Porto. Estranhamente, condecora futebolistas mas não condecora heróis que salvam um país das chamas, não condecora tantos outros anónimos quando se diz o Presidente de todos os portugueses, discurso esse que, mais recentemente, foi alterado para os portugueses (os que nele votam) e os distraidos (os que nele não votam) ...

 

Acredito, no entanto, que a "Ordem do Mérito" tem de ser atribuida ao "emplastro". E porquê? Sobretudo porque está a nascer mais uma profissão com grande futuro. Claramente não podemos apelidar a mesma de "emplastrista", como muitos já fizeram. Não é "fashion" e não gera "likes". Que tal "Show Off Segment Leader" ou "Selfie Key Account Manager"?

 

Esta actividade está tão desenvolvida que até já existem duas vertentes interessantes: o que vive de se mostrar ao lado dos outros e o que vive de aparecer ao lado dos outros, há diferenças. O primeiro é uma espécie de "Senior Show Off Leader" ou então "Head of Selfie Sticks" o outro é... Enfim, eu sei o nome que lhe posso chamar em inglês mas prefiro não o fazer.

 

O primeiro é aquele que, mesmo involuntariamente, é perseguido por tudo e por todos para tirar uma "selfie". Estamos perante uma espécie de pai natal dos centros comerciais em que as crianças fazem fila para aparecer e consequentemente serem fotografadas ao lado do mesmo. O objectivo das crianças? Uma foto com o pai natal! O objectivo dos adultos? Tirar uma fotografia junto àquele indivíduo e passar a mensagem de que "também" se é importante, mesmo que na verdade não se passe de um lambe-botas aproveitador que não mostra trabalho mas mostra um sorriso ao lado de alguém conhecido. Já estou a pensar em inventar para mim uma personagem - vou fingir-me de indivíduo que fez fortuna a vender espinhas de perca na Tanzânia e que tem agora um negócio de gindungo no Lesoto. Até aqui é simples, paga-se uma campanha, apareço nos locais certos, isto será o que me vai custar menos, depois basta aparecer e começar a cobrar por cada fotografia com a minha pessoa! É preciso financiar a actividade, ao contrário de muitos, o Robinson não é apologista de um "Estado Papá". Alpinistas não faltam. Ainda vou ter um "pivot", imparcial e de Telejornal de canal generalista, a apelar que votem um dia em mim para Presidente da República. Será isso ou uma pequena questão de tempo até alguém dizer que sou eu o padrinho dos portugueses. Não se admirem, existem jornalistas  que o fizeram, todavia, não será de admirar quando também fizeram, e fazem, a apologia de um indivíduo, já falecido, que enganou um sem número de pessoas com empresas fachada.

 

Não esqueçamos o segundo: este é o que aparece sempre junto aos outros, aquele que precisa de estar sempre rodeado de alguém. Existem indivíduos que passam os dias em conferências, seminários, encontros da terceira idade, matinés dançantes, torneios de xinquilho e jogos de futebol das distritais a tirar fotografias. De dois em dois minutos lá vem uma fotografia no palco das redes socias, fotografias tiradas nas piscinas municipais de Cabeceiras de Basto ou na mercearia "O Emigrante" em Virtudes. Convenhamos que isto tem de ser lucrativo, caso contrário estariam a desenvolver outra actividade ou a trabalhar. Estes são uma espécie de Chief Executive Officer (CEO) de uma indústria de papalvos que, ou aparece enquanto outros fazem aquilo que estes dizem fazer, ou vivem somente disso mesmo, de aparecer. E convenhamos, quando aparecemos muito, podemos dizer tudo e mais alguma coisa que somos sempre levados a sério, mesmo quando num dia dizemos uma coisa e no outro o seu contrário. Até no LinkedIn já existem especialistas em... LinkedIn. Estes debitam fotografias com este e com aquele e recomendam os outros a fazer o mesmo de modo a serem atractivos para o mercado... Reparem que não escrevi mercado de trabalho por achar que o conceito de "trabalho" não entra na equação.

 

Entretanto, Lili Caneças e Jô Caneças celebraram já um cessar-fogo temporário pois contam formar uma união para manifestarem o seu descontentamento por aquilo a que acusam de abuso do poder presidencial, posto que a Constituição não permite que o Presidente da República apareça em mais de 5 publicações semanais da chamada imprensa "cor-de-rosa" e em mais de 1500 fotografias ao lado de alguém. 

 

Convidámos tanta gente inútil para estar na "Web Summit" (felizmente por lá passaram também indivíduos de destaque) que nos esquecemos de convidar o "emplastro", pois é ele o grande guru de uma das profissões mais lucrativas em Portugal e bem mais rentável que o "robot Sophia". Aliás, seguidores do "aparecer" não faltaram também neste evento, onde muita gente saiu de lá com selfies mas poucos com ideias... E as boas ideias até andaram por lá...

 

 Fonte das Imagens:

Imagem 01: Semanário Sol

Imagem 02: https://static.noticiasaominuto.com/stockimages/1920/naom_52f68835adf8f.jpg 

Autoria e outros dados (tags, etc)


21 comentários

Imagem de perfil

De Terminatora a 21.11.2017 às 12:47

Bom dia, bom dia! Este texto está brilhante, gostei imenso dos nomes sugeridos para esses "cargos".

Especialistas em LinkedIn...Só por isto já me deu curiosidade e até uma vontade de criar uma conta no LinkedIn para espreitar e (gozar) apreciar estas pérolas. :)

Queres ver que vão ter que reinventar o conceito de selfie? ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 16:29

Boa tarde,

Obrigado, temos de ser modernos :-)

Existem por lá especialistas em LinkedIn que te ensinam a tirar proveito da rede social, aliás, até te ensinam a fazer contactos e a sobressair na rede. Não te ensinam a melhorar competências, mas ensinam-te como chegares lá independentemente das mesmas :-)

A "selfie" ainda está nos primórdios... :-)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.11.2017 às 13:40

Mais um post brilhante de quem faz opinião sem ler o que escrevem jornaleiros e comentadeiros a soldo.
Imagem de perfil

De Lady a 21.11.2017 às 14:33

O "Selfie Key Account Manager" no outro dia viu o meu sobrinho a olhar para ele e ofereceu-se para tirar uma foto ;), nem foi preciso pedir ;).

Como não há 2, sem 3, cá vai "o teu post está brilhante" :D.
Beijos, Marina
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 16:30

ahahahahah já sofreste na pele :-)

Muito obrigado.

Beijinhos,
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 21.11.2017 às 17:33

Robinson sempre em cima da notícia e não precisa aparecer.
Não consigo entender como no nosso PR aparece em todo.
O que o anterior tinha de menos estes é frenético. Cansa-me a beleza.
LinkedIn; já lhe disse que recebo contactos no meu mail ( família amigos e outros que não sei quem são, e nunca quis saber de...?)
O último parágrafo está perfeito.
Um bom final de tarde.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 17:53

:-)

Nem eu... Nem isso nem o facto de nos impingirem o senhor a toda a hora...

Obrigado e um bom final de tarde...
Imagem de perfil

De HD a 21.11.2017 às 20:45

Senior Show Off Leader xD

Marcelo, foste claramente desmascarado loooool
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:32

:-)))))

Mais um daqueles artigos que mata qualquer hipótese de ser bem sucedido por aqui ahahahah
Imagem de perfil

De José da Xã a 21.11.2017 às 21:16

Também já opinei sobre a omnipresença de M.
O problema é que o povoléu adooooooooora ser mimado pelo PR.
Obviamente após anos de um PR taciturno e mal-humorado eis que temos o inverso.
Mas tenho de reconhecer que estar em tanto sítio quase ao mesmo tempo é obra.
Será que foi à Madame Tussaud arranjar um sósia?
Abraço.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:33

Ainda somos um país que permite que os afectos tudo consigam... Até faltar o fundamental...

Acredito que o tenha feita, mas como eu costumo dizer, estar em todas ao mesmo tempo não é sinal de eficiência...

Abraço,
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:51

Leia-se "feito".
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 21.11.2017 às 21:57

Tema muito interessante sobre mais um dos aspetos a somar às consequências do aumento da utilização das redes sociais.
No caso do nosso PM, vejo como positivo esta proximidade junto da população. O presidente da república é acima de tudo um cidadão que deve estar junto da população. A selfie no mundo atual faz parte da popularidade e proximidade do povo.
Já no que diz respeito aos emplastros que aparecem em tudo quanto é evento e não é para as revistas sociais, são cada vez mais. Alguns são como as rémoras (agora lembrei da fenda na muralha e Alves Redol). Tb há especialistas em LinkedIn? No meu feed existe volta e meia alguns textos muito "partilháveis" sobre tendências do próprio linkedin cujo autor desconheço.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:35

Concordo contigo, mas se for só isso não chega e aí temos uma "Rainha de Inglaterra" e mesmo essa todas as semanas pede contas a quem de direito.

"A selfie no mundo atual faz parte da popularidade e proximidade do povo.".

A "selfie" vende mas não revela proximidade. No mundo actual estamos cada vez mais sustentados em folclore e sempre que é preciso arregaçar as mangas, os reis da "selfie" falham redondamente... Temos exemplos recentes desses falhanços...

ahahah as rémoras...

É verdade, também os há... Todavia, comparados com os especialistas do choco frito de Setúbal ainda têm muito que aprender.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 21.11.2017 às 22:45

Vou passar a estar mais atento a esses especialistas mas é daqueles posts que eu passo à frente ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:47

Não sei se vale a pena estares atento... :-)

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:50

Bem me pareceu :-)
Imagem de perfil

De cheia a 21.11.2017 às 22:47

Este país sempre gostou de viver de expedientes!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.11.2017 às 22:47

Ups :-)

Uma noite tranquila,

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB