Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Encerramento do Café René...

por Robinson Kanes, em 24.01.17

allo-allo.jpg

 

Voltei a ser apanhado de surpresa... depois do "Jorge Miguel", uma nova chamada e... "sabes quem morreu? O René Artois". Não me vou alongar em dizer que Kaye tinha sido uma grande actor e que era isto e aquilo... para isso temos os seus admiradores e aqueles que... tendo ouvido hoje o nome pela primeira vez, passarão a gostar dele, pelo menos enquanto ainda se falar do mesmo.

 

Mais que Kaye, morreu a série... de facto, este elenco já havia perdido o seu undertaker , nomeadamente "Monsieur Alphonse" (Kenneth Connor) e a sua grande paixão "Edith" (Carmen Silvera). Perdeu também, o "Coronel Von Strohm" (Richard Marner), a "Madame Fanny" (Rose Hill), o já velhinho "Leclerc" (Jack Haig), o General, cujo nome eu adorava, "Von Klinkerhoffen", e finalmente o Sr. dos "Clop" (Sam Kelly). Com o desaparecimento de René o bar vai fechar para sempre. Esperemos que os dois british airmen já estejam em Inglaterra com a ajuda da Michelle.

 

Foi das poucas séries que me fez, e faz, rir como ninguém... ainda se lembram quando "Herr Flick" (Richard Gibson) é atingido por um dardo com veneno?  Com o humor britânico a que já estamos habituados, nunca nenhuma série, ou filme, digeriu tão bem uma catástrofe histórica como foi a 2ª  Guerra Mundial e, mais particularmente, a ocupação francesa. As peripécias, a sátira a todos os envolvidos (até os espanhóis que estavam neutros foram chamados) e a preocupação em mostrar que, acima da guerra, existem pessoas das várias frentes que são amigas e que até partilham interesses que vão para além da Paz... recordo, por exemplo "The Fallen Madonna with the Big Boobies".

 

Hoje, o Café René fechou para sempre, hoje... com toda a certeza, o Tenente Gruber (Guy Siner), que ainda está entre nós irá chorar a morte de René bem escondido no seu little tank e consolado pelo latir dos seus pastores-alemães. Hoje... fiquei com vontade de rever, mais uma vez, a série... são muitos DVD pela frente, mas começando, é impossível não ver até ao fim. 

 

Ah! O Herr Flick.. e o René também lá está...

 

 Fonte da Imagem: http://www.atvtoday.co.uk/wp-content/uploads/2014/06/allo-allo.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)


55 comentários

Imagem de perfil

Sónia Pereira a 24.01.2017

Era uma outra maneira de fazer televisão. O humor televisivo não era tão condescendente com o telespetador, havia espaço para o humor negro, para brincar com temas fraturantes. O interessante é mesmo o que referiste: pegar num tema problemático e desmistifica-lo através do humor.

Não havia uma visão maniqueísta do conflito, os bons e os maus, havia uma visão humanizada onde, de lado a lado, existiam momentos de tensão, de amor e de humor. A personagem de Kaye surge no centro como dinamizadora de todos os «dramas» paralelos, mas, embora personagem central, o interessante na série, é que cada personagem era, em si, bastante rico em detalhes, fonte de comédia e não mero coadjuvante.

Lentamente, as nossas referências do passado, aqueles que, através do seu trabalho, da sua arte, nos formaram e transformaram naquilo que somos hoje, vão desaparecendo. mas ninguém nos tira as gargalhadas já dadas nem aquelas que ainda iremos dar ao rever estas personagens, este café.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 24.01.2017

Sim! Estamos perante uma produção apostada na qualidade e o resultado ficou à vista... não foi uma série, que foi campeã de audiências (como tantas o são) e depois, aquando do seu término e provavelmente uns meses depois, ficou esquecida.

Era uma série recheada de personagens principais, digamos que o René era o coordenador, de facto.

As gargalhadas não vão acabar e "good mouuuuning" como diria o "Officer Crabtree", um dos meus favoritos.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB