Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




oeiras_paco_arcos_amor.jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

 

Sexta-feira, não raras vezes, é um dia que se aproveita o casebre para apontar algumas ideias mais... "bonancibles"? Eu admito que tento relaxar na pressão dos temas mas nem sempre consigo, pelo que, vamos lá ver se tiro algum peso "à coisa"...

 

Se há coisa que um português gosta é de uma boa esplanada, de preferência sobre o mar! E eis que me lembrei (fazendo vénias) do "meu" Vergílio Ferreira! Dirão "lá vem este com aquela conversa e com os livros do Vergílio", mas este é leve, aliás, tão leve que é uma espécie de conto e que até encontrarão pela internet... "Uma Esplanada Sobre o Mar".

 

Não há nada mais igual do que o mar ou o lume ou uma flor. Ou um pássaro. E a gente
não se cansa de os ver ou ouvir. Só é preciso que se esteja disposto para achar diferença nessa
igualdade. Posso olhar o mar e não reparar nele, porque já o vi. Mas posso estar horas a olhar e
não me cansar da sua monotonia.

Vergílio Ferreira, in "Uma Esplanada sobre o Mar"

IMG_20190705_070929.jpg

Sim, de facto não consigo manter a leveza da coisa... E se agora tanto se fala de demografia (ou se evita ao não apontar os factos reais e aproveitando o refúgio no politicamente correcto) nada como ir aos "primórdios" do excesso de população e pensar em Thomas Malthus! É uma visão que já precisa dos seus ajustes mas que em determinadas passagens está mais actual e é mais necessária que nunca! Para quem conhece a teoria de Malthus, saberá que este nos dizia (de uma forma bastante sucinta) que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos de forma aritmética, logo levava à fome! A isto junta-se a questão ambiental e de sustentabilidade cuja fragilidade aumenta com a eliminação dos predadores e das doenças, entre outros factores.  "Ensaio sobre o Princípio da População"... 

IMG_20190705_070610.jpg

Uma música... Uma música para um fim-de-semana ou um momento em que estamos perfeitamente em altas (ou em baixas) depende do contexto mas não perdendo o foco no positivo! Para tirar peso à coisa e para se celebrar o amor (seja lá o que isso for... até já há quem use (mal) a ciência para dizer a anormalidade de que este só dura 5 anos), nada como regressar a Tiziano Ferro, agora com Carmen Consoli. "Il Conforto" é um hino à paixão e pelos vistos não fui eu só a achar isso em 2016/2017, quando esta música foi lançada! Tiziano Ferro morreu há muito em Portugal mas em Itália é um senhor! Esta está sempre na lista...

 

Per pesare il cuore con entrambe le mani 
Ci vuole coraggio 
E occhi bendati su un cielo girato di spalle 
La pazienza a casa nostra il coraggio il tuo conforto 
Ha a che fare con me 
È qualcosa che ha a che fare con me

 

E um filme? De facto, quem sou eu para estar aqui com sugestões? Enfim... Porque é que não me dão as vossas também? Trocamos? Afinal, quem sugere é mais do que quem segue? Negativo! Às vezes, bem pelo contrário... Chutem! Deixo "Istanbul Kirmizisi" ou "Rosso Istambul" de Ferzan Ozpetek. Ver este filme é percorrer Istambul , é recordar... E muito que há para recordar! A banda sonora é interessante e embora não sendo um filme perfeito, a história em torno da personagem do escritor Orhan Şahin merece a pena...

Caríssimos... E é isto! Se tiverem tempo, nada como dar uma espreitadela a este artigo que nos fala do ameaçado "Mouchão da Póvoa" em pleno estuário do Tejo! Estou em dívida com o autor, pois contamos iniciar uma série de textos (e talvez, não só) no sentido de alertar para os perigos que o nosso "Tejo" enfrenta.

 

Bom fim-de-semana e... Não se esqueçam que os 10% de assalariados (assalariados, reforço) mais pobres do Mundo têm de trabalhar três séculos (portanto... 300 anos!) para auferir o rendimento anual (365 dias, 1 ano) dos 10% mais ricos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


34 comentários

Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 05.07.2019 às 13:08

Bem...temos mangas para pano. Mas só vou falar do excesso de população. Em primeiro lugar temos que considerar que o paradigma do crescimento económico infinito vai acabar com toda a sustentabilidade do planeta, incluindo o crescimento populacional que vive o mesmo paradigma. Se considerarmos um crescimento económico de 2% ao ano, no final de 50 anos estamos a consumir o dobro dos recursos da terra, que são finitos. O crescimento da população sofre do mesmo problema. Mais pessoas significa que são precisos mais recursos. Alimentação, habitação, saúde,recursos minerais, água, etc. Eu defendo a redução da população, e embora certos economistas considerem que isso irá pôr em causa a economia, eu contraponho que é a economia que tem que se adaptar à redução populacional. Há uma história verdadeira passada na África subsariana. Europeus vendo as dificulades que aquelas pessoas tinham para tirar água dos poços, propuseram ao chefe da aldeia que comprasse uma bomba para facilitar a obtenção de água. O chefe respondeu: - mais água significa mais gado, mais gado significa mais água e mais pastos, e um dia não teremos nem gado nem pastos. Acontece o mesmo com o aumento infinito da população.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 13:23

Há muito que já estamos a rebentar pelas costuras... O acordar de gigantes como a China veio acelerar o processo! E estamos a falar de um misto de capitalismo e comunismo... Imagine a China a ser 100% capitalista e imagine os números do consumo e do crescimento...

Depois temos África estagnada... E países como o Qatar que são ricos mas cujos habitantes nem por isso...

"Eu defendo a redução da população, e embora certos economistas considerem que isso irá pôr em causa a economia, eu contraponho que é a economia que tem que se adaptar à redução populacional"

Sem dúvida! Essa é uma lógica que a economia tradicional por casmurrice não quer ver, esqueceu-se de que é uma ciência social!

É óbvio que o tema é bastante mais complexo, só para ter uma ideia, já imaginou o ocidente a adoptar crianças dos países subdesenvolvidos ao invés de continuar a dizer aos casais para terem filhos por causa das baixas taxas de natalidade? E isto é só um tópico.

Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 05.07.2019 às 13:55

Voltamos sempre à mesma pescadinha...há que "esquecer" a taxa de natalidade. Há que entender qual é o número de pessoas que a Terra pode suportar. Repare, em Portugal, no tempo dos descobrimentos, éramos pouco mais de 2 milhões. A Namíbia, que tem o tamanho de França e Inglaterra juntas,tem 2 milhões de habitantes, e não me consta de que os namibianos sintam a necessidade de aumentar a população. Fala-se muito na sustentabilidade da segurança social. Dizem que pata a manter sustentável temos que aumentar a taxa de natalidade, ninguém se lembra de que o podemos fazer, simplesmente arranjando outras fontes de receitas. Bom, de facto teríamos aqui uma conversa de tarde inteira. Olhe bom fim-de-semana...sustentável.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 14:01

Tem noção que se certas almas cegas (ou hipócritas) nos lerem, ainda vamos ser chamados de tudo e mais alguma coisa, não tem?

A Terra já ultrapassou a capacidade de carga há muito. Além disso ainda temos a questão dos que cá estão consumirem para lá das necessidades - aliás, não todos. A isso acresce que o excesso leva a assimetrias gigantes e se por um lado temos o "desenvolvido" a consumir para lá do que devia pelo outro temos o "não desenvolvido" a consumir mal e a não olhar sequer a temas como a protecção ambiental... Mais uma pescada... :-))

Bom fim-de-semana... Vou tentar que seja! Não a 100%, mas um pouco mais.
Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 05.07.2019 às 14:08

Só para terminar...ai a Shanta inquigichão...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 14:16

Em alguns casos só mudou de "partido"... A "inquijichão" :-)
Imagem de perfil

De MJP a 05.07.2019 às 15:26

Olá, R.! :-)

Tanta coisa para comentar!!! :-))

ADORO a foto!!!

Esplanadas!!! (ui... lembra-me os "seus ocupantes")!!!

Vergílio Ferreira!!! AMO!!!

(E... eu a pensar que era, agora, que me ias "elucidar" sobre o AMOR...)

O Tiziano, sim, é um senhor!!! (já o "caramelo"!!!)...

Obrigada pela generosa partilha! :-)

Dia Feliz!

Beijinho
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 15:31

Hi MJ,

É um "mix" de preferências... :-)

A foto ou a mensagem? ;-)

Ferreira fala sobre o amor, lá iremos... Lá iremos... :-)

O caramelo até teve pinta, confessa :-))))

Obrigado eu! Obrigado eu!

Beijinho,

Imagem de perfil

De MJP a 05.07.2019 às 15:38

Pronto... a foto está "jeitosinha"... a mensagem... é fenomenal!!! ;-)

Quanto à "pinta do caramelo"... não posso concordar contigo (faltava-lhe "tudo")!!! ;-))

Beijo*
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 15:46

Bem me pareceu, é sempre bom perguntar. Comigo podes ser sincera, se uma coisa "vale pouco" é melhor dizeres logo para não se repetir. :-)))

Isso já é outra coisa... Se não era um "gentleman", então esquece :-)

Beijo
Imagem de perfil

De MJP a 05.07.2019 às 15:52

Eu sou, SEMPRE, sincera contigo!!! :-)
(eu não disse que "valia pouco"... e... quero que se repita muitas vezes)! ;-)

Já esqueci!!! ;-)

Beijo*
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 15:55

"Vale" ;-)

Um beijo e um fim-de-semana feliz! Toma!

Beijo
Imagem de perfil

De MJP a 05.07.2019 às 16:04

"Vale" (o que eu quiser!!!) ;-)

Obrigada! Bom fim-de-semana! :-))

Beijo*
Imagem de perfil

De HD a 05.07.2019 às 20:48

Aquelas tuas sugestões de fim de semana que merecem um mês de atenção :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.07.2019 às 21:01

Agora fiquei sem palavras, meu caro... Obrigado!
Imagem de perfil

De HD a 05.07.2019 às 21:04

É realmente complicado!
Se fico a ouvir as músicas, o raio do Youtube sugere outras...
Quero tomar nota dos livros e lembro-me que ainda tenho outros para ler :-s
Estes posts têm de acabar :-D

De nada :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 06.07.2019 às 10:12

Espero que sugira aquelas que interessam... Não raras vezes insiste em empurrar-me para coisas que enfim...

Acabaram-se os "posts" a "armar ao carrapato", "done" ahahahahaha

Imagem de perfil

De HD a 06.07.2019 às 13:53

Só preciso que sejam menos abrangentes :-D
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 06.07.2019 às 14:16

Demasiado entusiasmo... Enfim :-))))
Imagem de perfil

De Sofia a 05.07.2019 às 21:54

Ui. Vergílio Ferreira! Talvez, o livro que sugeres seja melhor do que fui obrigada a ler " Aparição". Tens de aliviar a pressão, só assim desfrutas do blog. Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 06.07.2019 às 10:10

"Aparição", apesar de excelente, está longe de ser a obra de referência de Vergílio Ferreira... Já pensaste em ler a "Aparição", agora com mais maturidade?

Pressão boa... Pressão boa :-)

Bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

De Sofia a 06.07.2019 às 22:12

Ler algo que detestei?! Não! Nem pensar. Definitivamente, não faz parte dos meus gostos literários. Enquanto, for boa tudo bem.😉
Imagem de perfil

De cheia a 05.07.2019 às 22:30

Sustentabilidade! E, a Europa tão preocupada com a falta de crescimento populacional.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 06.07.2019 às 10:11

Um dilema... Enquanto não quebrarmos alguns muros que nos toldam o pensamento e começarmos a discutir isto seriamente, não sei o que esperar.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 06.07.2019 às 23:11

Por acaso não costumo ir muito a esplanadas, no sentido de cafés/bares. Costumo ir caminhar ou até correr. Em lisboa chamam-lhe passeio marítimo, por cá é esplanada :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.07.2019 às 13:10

Têm de ser diferentes... :-)))
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 07.07.2019 às 23:16

Com a minha vitamina D em baixo, tenho de regressar às esplanadas, em vez de tomar café em casa, ou ir auto-estrada fora, até a uma esplanada de praia e ler um livro, ao mesmo tempo que as gaivotas e o mar me trazem a calma e a energia que muito bem me fazem.
Vergílio Ferreira, não consta dos livros que tenho cá em casa, mas li algumas das usas obras, em tempos.
Já pensei escolher a biblioteca da cidade , com um jardim interior, bar, e livros para ler lá ou trazer para casa.
O tempo limita-me, isto é, com a responsabilidade, porque quis, de ir buscar o sobrinho neto, bebé, ao colégio, desisto de pôr em prática este hobby.
O último parágrafo deixou-me triste.
Quanta desigualdade!
As sugestões de fim de semana são deliciosas.
Boa semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.07.2019 às 13:11

Toca a ir apanhar vitamina e a ler, vamos embora! Café é na rua (bem, mais ou menos) :-)

Obrigado e uma boa semana!
Imagem de perfil

De ó menina a 09.07.2019 às 18:43

Isso é que foi rematar com um belo murro no estômago...
Estamos longe de ser os mais pobres mas já comecei a deixar sonhos de lado como conhecer Istambul, pelo pouco que ganho apesar do tanto que trabalho.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 10.07.2019 às 08:51

:-) (o mundo não é cor de rosa, e no meio da "diversão" é sempre importante recordarmo-nos disso).

Os sonhos não devem ficar de lado, não é possível agora, poderá ser no futuro - também não é das coisas mais caras do mundo e tanto o alojamento bem como o dia-a-dia na cidade não são caros...

Já pensaste também em mudar? Trabalhar desalmadamente e não ter retorno por isso, também não é saudável.
Imagem de perfil

De José da Xã a 09.07.2019 às 19:53

O meu fds passei-o a trabalhar em casa... Obras!
O próximo passarei a trabalhar em casa... Limpezas!
Mas ficam as dicas para mais tarde buscar.
Obrigado!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 10.07.2019 às 08:51

Ora, ficam em armanezamento...

Abraço,

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB