Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Notre-Dame, das Cinzas Renascerá...

por Robinson Kanes, em 17.04.19

IMG_0002.jpg

 

Imagem: Robinson Kanes

Notre-Dame... Lembras-te de Paris? Lembras-te da nossa primeira viagem àquela cidade que nem nos apaixonou muito naquele Março em que celebrávamos os teus anos?

 

Recordo-me que logo após termos chegado de Orly e termos pousado as malas no nosso apartamento do Marais, a primeira observação foi: "vamos a Notre-Dame". Lembras-te do fascínio, de vermos aquela catedral que preencheu os nossos livros de história e que não descansámos enquanto não a visitámos, fechando o círculo das grandes catedrais francesas - onde incluímos Reims e Rouen. Lembras-te dos regressos e dos fins de tarde naquele jardim, onde fotografávamos os ratos e, de perto, observávamos as cores da catedral ao pôr do sol?

 

Ontem, durante a viagem de carro, assistia a outro pôr do sol quando ouvi a notícia na rádio. Corri para o ginásio e pedi para que mudassem um dos televisores para as notícias e foi aí que vi um dos tesouros mais belos da Humanidade em chamas. 

 

Sabemos que estas catedrais foram construídas com o sangue de muitos que perderam tudo para que uma Igreja ávida de poder e assente em dialética de esquina pudesse mostrar a sua força, contudo, não podemos ficar indiferentes à arquitectura, à história e a todo um passado que esta catedral foi enfrentando: guerras, pilhagens, fome, epidemias e tantas outras catástrofes.

 

Sabemos que em França o povo exige e os políticos são mais responsáveis, sabemos que delegam também o poder da reconstrução no povo e não assumem paternalismos com promessas que não podem cumprir, não querem as tragédias para limpar a imagem e tirar fotografias onde humilham o seu povo com, e repito, paternalismos que fazem lembrar anos de ditadura.

 

Sabemos que Notre-Dame vai renascer das cinzas e nós lá estaremos, bem perto, naquele jardim... a apreciar aquele beleza extraordinária e aquele pedaço de identidade cultural.

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

De C.S. a 17.04.2019 às 11:32

Gostei muito de ler estas tuas palavras. Infelizmente, ainda nunca fui a Paris, mas fiquei desolada com as imagens. Escrevi sobre isso ontem.
Há quem esteja a dizer que, devido aos custos, não se deveria reconstruir. Não concordo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 17.04.2019 às 11:35

Obrigado!

Os custos são muito altos, tendo em conta que acabam por reverter para instituições às quais não falta dinheiro. Sim, é um facto. O silêncio da riquíssima Igreja Católica dá que pensar. No entanto, não deixa de ser um património único e que terá de ser reabilitado...

Admito, contudo, que se pensarmos no que esses milhões poderiam fazer por muitas vidas humanas e animais e ainda pelo ambiente...
Imagem de perfil

De MJ a 17.04.2019 às 20:42

O teu quarto parágrafo não pode, nunca, ser apagado, mas ver a belissima Notre Dame em chamas?:(

Estive lá há uns anitos, e digo-te, por mais descrente que uma pessoa pudesse ser, penso que ALI, naquele espaço magnífico, só podemos acreditar que algo de grande, de muito superior a nós existe. Deus? Qualquer que seja o nome, o transcendente é uma realidade. O homem, na sua pequenez, por si só, nunca conseguiria ter aquele "voo de asa".

Beijinho.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 18.04.2019 às 08:55

Foi exactamente isso que quis dizer :-)

Em relação à transcendência, já sabes a minha posição: acredito no que vejo, na realidade que me rodeia e no homem como responsável pelos seus actos e destino... O resto são "meras" crenças. O Homem não é pequeno entre os seus pares, muita da "transcendência" que por aí anda bem o tentou fazer crer que assim era. Já a natureza ou o espaço até, com toda a sua composição nada transcendente, essa sim, tem mais poder que qualquer homem.

Viver com o Homem, "acreditar" no Homem, esse sim o responsável pelas suas vivências e pelos seus caminhos, os demais percalços são os riscos de viver num mundo que nunca deixa de se mexer e transformar.

Beijinho,
Imagem de perfil

De Rita a 23.04.2019 às 09:54

Infelizmente é um lugar que ainda não conheço, e não irei conhecer como era antes do incêndio, mas é como dizes: há-de renascer das cinzas.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 23.04.2019 às 10:00

Vai, claramente :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB