Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não Vou Falar de Mulheres!

por Robinson Kanes, em 08.03.17

IMG_7881.jpg

 Cartaz Alusivo à Mobilização na Segunda Guerra Mundial, London Imperial War Museum

Fonte da Imagem: Própria

Não vou falar de mulheres! 

 

Mas como não falar de mulheres? Na verdade, mais de metade dos meus seguidores são... mulheres.

 

Hoje é um dia especial para as senhoras e poupem-me aqueles jantares e euforias de emancipação em que vale tudo desde andar aos gritos num restaurante até apanhar uma valente "carraspana" só... porque é "Dia da Mulher". Tal não é celebrar a mulher, quando muito é celebrar a parvoíce que é comum a homens e mulheres.

 

Anda por aí o mote de uma greve, confesso que não acompanhei esse assunto, mas... greve de? Porque se é mulher? Eu diria que é mais uma espécie de jantar com comida, vinho e gritaria à mistura e com poucos efeitos práticos.

 

Não posso falar sobre o que é o "ser mulher", não o sou, quando muito sou um espectador. Lembro-me agora de uma iniciativa que está a ser feita numa fábrica deste país, em que uma mulher, contra o status quo do oferecer flores e afins, desenvolveu um projecto, baseado numa iniciativa das Nações Unidas, que visa a mobilização de todas as mulheres tendo em vista a melhoria da fábrica e para isso avançou com um conjunto de iniciativas que vão desde o debate de ideias até implementação das mesmas. E o foco, não assenta somente em cargos de chefia, mas em linhas de montagem, segurança e limpeza. Infelizmente, ou felizmente, essa mulher não é uma networker nem se expõe em redes sociais, diz a mesma que, o seu lugar  é com as suas pessoas e não tem tempo para trocar o trabalho e a responsabilidade por uma passerelle vazia de conteúdo. Aqui lhe deixo a minha homenagem!

 

Por fim, uma nota a propósito do "Dia da Mulher": tenho assistido a anúncios de iniciativas que visam a valorização e homenagem à mulher, no entanto, numa óptica de que as únicas mulheres de valor são aquelas que ocupam cargos de relevância, muitos deles atingidos sem qualquer mérito. Entre muitos casos, infelizmente, destaco o de um folheto de uma Câmara Municipal, a do Montijo, em que serão homenageadas somente as mulheres com cargos de direcção na respectiva instituição e também com cargos de coordenação em agrupamentos escolares... isto é pensar nas mulheres do concelho. 

 

Se é para homeagear, vamos homenagear todas as mulheres, desde a senhora da  limpeza que limpa a lama que as rodas da minha bicicleta deixa no chão - e ainda me sorri - até à senhora que lidera uma grande organização. No fundo... lá bem no fundo... as diferenças até são poucas. Pode ser que, no "Dia da Mulher", mulheres e homens, mais que seres distintos no sexo (sim, género é para palavras) sejam mais iguais no respeito, humanidade, trabalho e educação. Nós homens, sem elas, nesse campo, também não seremos nada.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


37 comentários

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.03.2017 às 14:17

No fundo é o… parabéns por seres mulher e teres chegado a um cargo, ao qual, por norma, nunca chegarias… (hoje confesso que não apanhei à primeira).

Ena, só hoje descobriram que és mulher? ahahahah
Imagem de perfil

De Rita PN a 08.03.2017 às 14:49

Percebo quando visto desse ponto de vista. Mas indigna-me, na medida em que se homenageiam mulheres por chegarem a lugares aos quais as mulheres em geral nunca chegariam. Só prova que tudo esteve mal de início e que muito trabalho há a fazer.
Feliz será o dia em que não será necessário homenagiar-se as que lá estão, porque será tão comum ter um homem ou uma mulher no lugar.

OK, eu sou rebelde a nível de pensamento. Tenho um desassossego na alma e na mente. Não me bastam mulheres, que gostaria de ser homenagiadas por isso. Eu vou continuar a lutar pelo dia em que não será necessário tal elogio.
Ou se preferirem, a lutar por sermos reconhecidas, igualmente, nos restantes 364 dias!

Pois olha... Estou cá desconfiada que sim... Ahahaha foi hoje o dia de tão grande descoberta!

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.03.2017 às 15:43

Um homem, neste caso, uma mulher, que diz não é um rebelde… já o dizia Camus :-)

Concordo a 100%, penso que já partilhei essa opinião aqui com alguém, no sentindo em que o fim destes dias (o que seria uma coisa boa) depende sobretudo das mulheres, na medida em que, são elas próprias, como um todo, que acabam por ser as suas próprias inimigas.

Espanta-me, olhando para trás e para muitas partilhas que já aqui tivemos que, no apogeu do desenvolvimento humano, social e tecnológico, ainda estejamos a ter esta preocupação...
Imagem de perfil

De Rita PN a 08.03.2017 às 16:27

Camus lá terá a sua razão :-)

Verdade, as mulheres são de facto, as suas próprias inimigas. Em vários aspectos.
Basta atentar na relação entre elas...
E não será necessário tecer comentários a esse respeito, todos o sabemos.
Louvada seja a amizade entre mulheres e homens!!

Olha, evoluímos nuns aspectos e retrocedemos noutros....
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.03.2017 às 19:12

Brilhante conclusão! Fechado com "chave de ouro"….
Imagem de perfil

De Rita PN a 08.03.2017 às 19:18

Já alguém dizia: Cabecinha pensadora...!

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB