Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Na Flor da Rosa com "La Traviata"...

por Robinson Kanes, em 04.08.17

IMG_20170730_002454.jpg

Fonte das Imagens: Própria. 

 

Dizem que este espaço andou à boa vida por estes dias... É possível, desde que não seja atacado pela silly season ainda se vai tolerando...

 

Esta semana, e posto que ainda se vai relendo o Sr. Garcia Márquez e o seu "Amor em Tempos de Cólera" - Fermina Daza volta a pensar em Florentino Ariza, mas lá acaba por se aproximar mais uma vez de Juvenal Urbino - deixo apenas uma sugestão que combina música e representação: a ópera "La Traviata" de Verdi... Por aqui até costumamos dizer, "Não é que não houvesse, haver havia, mas eram verdis".

 

IMG_20170729_201840.jpg

E porquê "La Traviata"? Primeiro porque tivemos a experiência de assistir a esta ópera em exterior, mais propriamente no jardim da Pousada do Convento da Flor da Rosa (localidade no concelho do Crato), numa noite quente e onde a companhia "Ópera del Mediterráneo" deu um espectáculo daqueles, sobretudo a Soprano Gema Scabal (Violetta) e o Barítono Carlos Andrade (Giorgio Germont). Falta "Alfredo", mas Vicenç Esteve Madrid poderia ter estado melhor. O facto de se ter realizado no Convento da Flor da Rosa e de ser "La Traviata" não nos fez hesitar um minuto, sobretudo quando já tinhamos visto Rolando Villazón e Anna Netrebko nos papéis de Alfredo e Violetta. O cenário é fascinante, não se nota tanto pseudo-elitismo e o convento fica situado dentro da aldeia - enquanto a ópera se desenrolava sob a luz das estrelas conseguíamos ouvir pontualmente os cães a ladrar e os sinos a tocar - ao invés de prejudicarem a peça, só lhe deram mais força!

 

Mas a "La Traviata"... Adoro esta ópera, apesar de algum dramatismo exagerado, talvez pela inspiração que a mesma tem na obra de Alexandre Dumas Filho, "A Dama das Camélias" (o libretto é de Francesco Maria Piave). No entanto, é também apaixonante na medida em que estreou em 1853 numa das mais belas salas de ópera que conheço, a "La Fenice" (em Veneza) e depois porque tem árias como "Libiamo ne' lieti calici", "Sempre Libera" e "Addio del passato"... Verdadeiramente brilhantes e das quais partilho convosco alguns vídeos. 

 

A história? Tudo começa com um baile em casa de Violetta, uma cortesã mundana, e a quem é apresentado Alfredo, um nobre que se apaixona por esta, mesmo sabendo que existe um amante: o Barão Douphol. Perante a abordagem de Alfredo, Violetta admite sempre ser incapaz de amar pois mais uma vez é uma imoral mundana! A ária "Sempre Libera" vem daí e perante a insistência de Alfredo à qual Violetta acaba por ceder. Acabam ir viver juntos para a casa de campo da cortesã.

 

Será também na casa de campo que Alfredo descobre as dificuldades financeiras de Violetta e secretamente se oferece para as colmatar. Contudo, O Sr. Germont, pai de Alfredo e regressado da Provença, receando ver o seu filho enamorado por uma cortesã de má fama, pede a esta que se afaste do seu amado sob pena da irmã de Alfredo não ser desposada e do nome da família ficar manchado. Violetta acaba por ceder, contra todos os seus desejos, e abandona Alfredo. Já vi isto em qualquer lado...

 

O reencontro dá-se quando Violetta aceita o convite para uma festa em casa da amiga Flora e se faz acompanhar pelo Barão... Nessa festa está também Alfredo que entra em vários desafios com o Barão, quer no jogo (onde o vence) quer depois quando o desafia para um duelo! Este desafio surge porque, a sós com Violetta, Alfredo tenta reaver a sua amada mas esta, satisfazendo o pai de Alfredo, diz amar só e só o Barão! Alfredo humilha e trata Violetta como uma prostituta, chama todos os convidados e atira o dinheiro ganho no jogo para cima desta e sente o repúdio de todos, inclusive do pai que entra em cena já no fim do segundo acto.

 

Violetta abre mais um acto numa Paris que celebra o Carnaval, tísica e esquecida pelos amigos, excepto Grenvil, médico e amigo (mais um toque de Verdi à sociedade da época). É aqui que recebe uma carta do pai de Alfredo e onde este confessa ter falado ao filho do sacrifício de Violetta. Giorgio Germont diz também na carta que Alfredo se encontra a caminho para pedir o seu perdão. Violetta, contudo, teme que Alfredo não chegue a tempo e é aqui que canta "Addio del passato bei sogni ridenti"... Maravilhoso!!! A gravação da albanesa Ermonela Jaho (último vídeo) é um hino!

IMG_20170803_170920.jpg

Alfredo chega entretanto, acreditando que o amor vencerá a doença mas... Logo após a chegada deste, de Grenvil e de Giorgio Germont, Violetta cai sob os seus braços e morre, não sem antes ter conseguido forças e esperança para acreditar num amor tão poderoso capaz de desafiar o destino cruel.

 

Como muitos lhe chamaram, uma ópera imoral... Eu iria mais longe e diria que é uma ópera romântica e real que aos morais de capote provoca o asco de se reverem em alguns comportamentos. Uma ópera cujo amor vence tudo, mas só não vence a doença. Um amor que não pode escapar ao destino mortal mas tem de escapar ao, muitas vezes, desejo de morte e à moral.   Sobre isso, dizia Ferreira de Castro (in "A Experiência") que "uma moral, qualquer que seja, se, por um lado, se renova, por outro envelhece, e há normas de moralidade colectiva que, com o tempo, revelam toda a sua desumanidade e tornam-se, portanto, imorais".

 

Apesar da morte de Violetta, talvez seja a lição de que o amor por nada deve ser trocado e contra tudo e contra todos deve ser defendido, porque só a morte tem o direito natural de pôr fim a tudo.

 

Bom fim de semana...

 

As três árias para vos contagiar:

 

"Libiamo ne'lieti calici"

 

 

"Sempre Libera"

 

 

 

"Addio del passato"

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Imagem de perfil

Maria a 04.08.2017

Estou sem palavras!...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

:-)

Espero que pelo menos gostes dos vídeos .-)
Imagem de perfil

Maria a 04.08.2017

Adorei.
As árias , já as conhecia, mas não com esta interpretação. Brutal
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

Sim, são as mais conhecidas :-)

A Netrebko e a Jaho são umas senhoras... A segunda vem muitas vezes ao Teatro Real em Madrid... Aqui tão perto :-)
Imagem de perfil

Maria a 04.08.2017

pois é... tão perto e eu ando com tantas saudades de nuestros hermanos...
caraças do dinheiro que não estica ;D
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

A quem o dizes :-)

Assim também as coisas sabem melhor, são mais esforçadas .-)
Imagem de perfil

MJ a 04.08.2017

Caramba (para quem me conhece há menos tempo esclareço que este "caramba", regra geral, é de muita admiração. Há excepções, mas não é o caso. :):) )
este post merecia um destaque, um prémio, que sei eu?! Esclarece, ensina, incentiva, contagia, maravilha.
Os videos foram seleccionados com mestria, a "estória" da ópera contada de forma sucinta, mas clara, com um fio condutor que não se desvia do caminho.
Síntese? Fiquei encantada, mais, considero este post serviço público.

Só uma dúvida. A acústica era boa? É que por vezes os espectáculos ao ar livre - principalmente no caso da ópera -, perdem muito em termos de qualidade de som.

Que mais acrescentar? Um grande, grande OBRIGADA.
Um prazer visitá-lo, Sr. Robinson Kane.:):)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

Obrigado MJ. Não sei o que dizer... Procurei acima de tudo partilhar uma ópera que gosto muito ligando a minha recente presença numa apresentação da mesma ao vivo. Infelizmente o contexto operático é muito elitista (e ainda dizem que as pessoas das artes são sempre para a frente e muito liberais) e temo que exista muita gente fora das elites que só não usufrui do espectáculo porque não pode pagar ou se sente mal...

Sim, tentei encontrar vídeos com intérpretes mais recentes e não voltar aos anos gloriosos desta arte. Confesso que já era grande seguidor da Anna Netrebko mas tenho-me apaixonado por um nome menos comercial que é a Ermonela Jaho...

A acústica não era a pior e claro, existia amplificação. Notei algumas situações: a "Violetta" ou não aqueceu a voz ou foi mesmo do tempo, mas ao fim de uns minutos já estava muito bem. Penso que a maior questão vem dos instrumentos, debaixo da humidade nocturna nota-se que não estão na melhor das capacidades... Mas isto já é para quem quer estar completamente ligado e com olho clínico a tudo. No geral e sobretudo para se sonhar estava óptimo.

E nesta época não existem só "Festivais de Verão" (que já gostei mais, mas continuo a gostar) e o "Festival ao Largo". Existem um sem número de iniciativas, no Crato foi a segunda... É comum esta época também servir para que se realizem alguns festivais de ópera por essa Europa fora, por cá não é hábito mas já vão aparecendo algumas iniciativas. Espero que acima de tudo possam atrair quem gosta a preços acessíveis e não sirvam de desfile de vaidade ou para a "selfie".

Muito obrigado pelas suas palavras Sra. MJ, tocaram-me bastante...

Imagem de perfil

Kalila a 04.08.2017

Ahahahah!
Aqui os vizinhos ainda são capazes de pensar que andamos em conluio ou coisas piores.
Parece que sonhámos os dois com "La Traviata", devemos ter uma telepatia qualquer, Rob!
Beijocas.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

É uma Maçonaria dirá o HD...

É sinal de que temos bom gosto :-)

Beijinhos.
Sem imagem de perfil

Luis gosta a 04.08.2017

Que grande post!!!!!!!
Com destaque ou sem destaque continue assim e não ceda ao lambebotismo e aos temas xunga e encomendados.Gostamos de si assim e não se vá embora.Abraço e bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

Luis Gosta foi de propósito? :-))))

Obrigado Luís... Eu também vos adoro e reconheço que a alma disto vem de vós... Obrigado e bom fim de semana.
Sem imagem de perfil

Luis costa a 05.08.2017

Enganei-me.ehehe
Imagem de perfil

Lady a 04.08.2017

Adorei o Post, confesso que não conhecia a história . Obrigada . Marina
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

Quem agradece sou eu... Fico pago do que já aprendi no teu artigo de ontem... :-)
Imagem de perfil

Maria Araújo a 04.08.2017

Não tenho palavras para dizer o que sinto quando leio estes posts que nos mostram cultura em todas as áreas do saber e do conhecimento.
Não sou grande fã de ópera. Mas sempre me fascinou a música de La Traviatta que, no caso dos vídeos que aqui publicou, fiquei encantada com a voz de da personagem Violetta.
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

Agradeço as suas palavras, procuro partilhar um pouco as coisas de que gosto e não as tornar demasiado pesadas e inacessíveis, bem pelo contrário...

Infelizmente "La Traviata" também é inspiração para muitos restaurantes que enfim :-)

São três árias às quais é impossível ficar indiferente, mesmo para quem não gosta. Em miúdo, ainda sem noções de música e longe de conhecer o "libretto", já me apaixonava com todas elas...

Obrigado e bom fim de semana :-)
Imagem de perfil

HD a 04.08.2017

Qual silly season?! :)

Por aqui nunca falha uma sugestão de elevadíssimo nível :D

E pôr aqui o som a rolar ao fim da tarde... vou mesmo abrir uma garrafa de vinho *_*

Um ótimo fim de semana!!! :)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.08.2017

Muito Obrigado :-)

Um branco que está calor, ou então um verde que não estás longe :-) Acompanha bem com estas escolhas .-)

Bom fim de semana :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB