Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Homofobia e Racismo, a Arma dos Anti-Cidadania!

por Robinson Kanes, em 02.10.18

594563.jpg

Créditos: João Girão in https://ionline.sapo.pt/571845 

O Conselho da Europa baseou-se, maioritariamente, num caso de racismo (que ainda nem está encerrado) para dizer que os polícias portugueses são homofóbicos e racistas. E até podem chamar-me de populista ou fascista (agora é moda sempre que alguém não pensa como a esquerda, uma espécie ditadura invertida) mas... E quando são os polícias o alvo das agressões por parte daqueles que se dizem vitimas de rascimo? Esquecer-se-á o Conselho da Europa que até nas polícias existem muitas outras raças e orientações sexuais? O argumento de que as indivíduos de origem africana têm medo da Polícia é totalmente descabido... Eu tenho medo da Polícia e mais que medo, tenho respeito, deve apresentar uma queixa? E aqueles que têm medo de muitos indivíduos (brancos, pretos, brasileiros, africanos e tantas outras raças, culturas e nacionalidades) ao ponto de não se sentirem seguros e até vivem privados da sua liberdade, muitas vezes dentro da sua própria casa?

 

Experimentem conviver com algumas polícias por esse mundo fora (inclusive Europa) e vão ver o que são polícias que metem medo, o que são polícias racistas e homofóbicos - aliás, em muitos dos países onde tal sucede, aqueles que criticam tais práticas por cá, são os primeiros a defender tais regimes ou formas de actuar... A defender ou a ignorar o assunto, sobretudo humoristas mediáticamente elevados à categoria de intelectuais (seja lá o que isso for) e de representantes máximos da nação, algo como uma subespécie de selfie president que sempre que falam dizem que estão a transmitir o exacto sentimento de 100% da população. Uma das armas mais fortes dos últimos tempos é dizer que todos pensam assim e com isso forçar de forma suave e inconsciente quem defende exactamente o contrário.

 

Em Portugal, sempre que um polícia é abatido ou alvo de agressão pouca destaque merece - afinal até faz parte. Se um polícia em resposta a um ataque agride uma minoria é o caos! Quem protege os polícias quando as esquadras são invadidas e os agentes agredidos porque nada podem dizer ou fazer contra tantas minorias? Vivemos na ditadura das minorias em que, em alguns casos (alguns casos) ser homossexual é uma espécie de estatuto e ser de outra raça uma forma de legitimação de tudo e mais alguma coisa! Nesta fase da evolução da sociedade já nem esta discussão tem qualquer sentido, existem cidadãos e todos têm os mesmos direitos e (muito importante) deveres.

 

Não são raros os casos em que eu e outras pessoas já nos vimos envolvidos e em que, basta uma observação ou uma repreensão para sermos acusados de que estamos a cometer um acto de racismo - não deveria isso ser crime? Afinal tenho de respeitar todas as culturas (e contra isso, basta ler este espaço para perceber que o faço) mesmo que estas possam impunemente fazer o que querem sem qualquer limitação, afinal, são minorias.

 

Também o discurso demasiado protector dos partidos/movimentos do costume só acaba por ser nefasto para todos - embora possa sempre atrair os holofotes e alguns votos. Mas na verdade, no dia-a-dia, quem sofre são aqueles que pensam que estão a ser defendidos por estes e são levados, estes sim, a serem vítimas e até a serem alvo do que nos Estados Unidos se convencionou chamar de "racial hoax". São estes partidos e movimentos que, ao fim do dia, tratam os empregados de mesa ou dos bares onde fazem as suas plenárias, como lixo!

 

Começo a ter a noção de que existem cidadãos que, em termos de protecção, são mais cidadãos que outros... E também começo a ter a noção de que os grandes fundadores do "todos diferentes todos iguais" começam a alinhar numa espécie de" todos diferentes, todos iguais, mas alguns mais diferentes e mais privilegiados que os outros". 

 

Finalmente, também é estranho que se utilize um único caso (e aí uma certa comunicação social tem a sua culpa) para denegrir toda uma instituição... E porque não se tem falado na GNR? Também não é uma força policial?

 

P.S: convivo com homossexuais, pretos, azuis, amarelos, brancos, laranjas, vermelhos e o que nos preocupa mais é o facto de estarmos juntos, trabalharmos juntos, sermos amigos ou colegas e não questões transversais... Não tenho dúvidas de que, quando todos tivermos essa noção, então a sociedade será um lugar bastante melhor para se estar...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


23 comentários

Imagem de perfil

De C.S. a 02.10.2018 às 12:24

Eu tenho a sensação que, no nosso país, todos adoramos odiar as forças policiais, sejam elas qual forem. Não compreendo...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 14:55

Todos odiamos até precisar delas... Não é de admirar quando odiamos a Polícia simplesmente porque nos apanhou no radar...

Há quem diga que somos um povo que não gosta de regras... Talvez por isso a Polícia nem sempre seja amada, porque consegue controlar alguns comportamentos - assim quando existe oportunidade nada como descarregar na autoridade.
Imagem de perfil

De Sofia a 02.10.2018 às 12:54

Excelente post, Kane!
Concordo, a 100 % com o teu post.
Os nossos polícias são desrespeitados e nada podem fazer, se não feita a defesa do direitos humanos, acusá-los de tudo o que descreves, são mal pagos, ainda tendo que pagar a própria farda e os criminosos têm melhor armamento que eles.
Lembras-te do caso do polícia Hugo, que numa perseguição matou o filho do ladrão, que o levou para o assalto? Este profissional, para além de ter ido preso, ainda teve que pagar uma indeminização ao criminoso, ficou com a carreira e vida destruída e o criminoso deve continuar na sua vida, a gozar o dinheiro da indeminização.
É esta a justiça, que queremos e temos?!

E agora, referente á outra parte do post, os coitadinhos que na maioria ou são marginais ou nada fazem na vida e os nossos impostos bancam os seus vícios, têm direito a tudo, nós cidadãos responsáveis e trabalhadores, se tivermos um azar na vida, temos direito a zero.
Desculpa, mas se colocassem o politicamente correcto, num sítio onde o sol não brilha, faziam melhor figura!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 15:04

Obrigado :-)

É óbvio que também existem más práticas, estranho era se não as houvesse numa profissão como a de polícia! Lembro-me perfeitamente desse caso como me lembro de casos em que polícias mal saíram do carro nem tiveram tempo para sacar da arma, foram logo abatidos e ninguém pareceu muito preocupado!

Existe muita gente que necessita de apoio, sim... Precisa porque atinge um estado social/económico que muito dificilmente consegue sair do fundo do poço, é um facto inegável, contudo... Há quem viva destes expedientes e que não são tão poucos assim... Também há quem goste de protelar o "empowerment" destes indivíduos porque dá jeito, retorno financeiro e outras coisas mais... Mas isso é outra história... O que assisto num país como Portugal é que vejo aqueles que se esforçam realmente a trabalhar a serem sempre colocados numa situação de inferioridade, supostamente porque trabalham, até conseguem ter uma vida razoável, logo paga por esse erro que é teres uma vida normal e seres um cidadão "normal".

Este artigo não visou ignorar o racismo, bem pelo contrário, mas... Há coisas que já começam a ser em excesso!
Imagem de perfil

De Sofia a 02.10.2018 às 15:10

Em todos os sectores há ovelhas negras, eu moro perto de um sítio "problemático" e sei bem como os polícias são tratados e como os coitadinhos recebem subsídios á nossa custa!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 15:16

Infelizmente é uma realidade e a verdade é que são esses "coitadinhos" que estão a prejudicar quem realmente precisa...

A questão Polícia vs Comunidade tem de ser trabalhada e já existem bons exemplos... Poucos, mas existem e até podemos ir mais longe... Até já houve algumas ideias nesse sentido, mas muita gente que trabalha na área social só ouve alguns... Conheço excelentes projectos que ficaram na gaveta porque o interesse que apareçam novas caras e projectos é igual a zero... voluntariado venha ele (e nem sempre), mas o resto já causa desconforto a quem vive do mal dos outros (que é legítimo, no entanto...).
Imagem de perfil

De Sofia a 02.10.2018 às 15:13

Podemos falar do caso da França, que deram tantas regalias ás diferentes culturas que lá habitam, resultado já foram alvos de vários atentados e não vai ficar por aqui, infelizmente.
Se vamos viver para um país estrangeiros temos que viver consoante as suas regras.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 15:18

Uma das grandes riquezas de França está na multiculturalidade aí existente, e no fundo, em Portugal também... É uma questão que tem sempre de ser bem gerida e França cometeu muitos e muitos erros. Em relação aos atentados, é difícil provar que têm a origem que apontas, é algo bastante mais complexo.
Imagem de perfil

De Mamã Silvestre a 02.10.2018 às 14:53

Gostei muito do post... parabéns!
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 02.10.2018 às 15:28

Sempre respeitei esta classe, e olho-os como defensores da minha vida da vida dos cidadãos.
Todos, inclusive os GNR, merecem respeito ( óbvio que os há broncos, também).
Não sei o que se passou ( ando fora de muita coisa), venho aqui quase de fugida, mas presumo que houve bronca para o lado da polícia.
Este post está muito bom, como sempre, os seus textos, mas destaco o P.S.: perfeito!
Uma boa semana, Robinson.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 15:32

GNR, Polícia Municipal e outras tantas... Menos uma que não é Polícia mas acha que sim, a EMEL (ahahahah).

Não houve bronca, mas uma vontade patogénica de bater no polícia...

Eu é que agradeço as visitas...

P.S: espero que esteja tudo bem...
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 02.10.2018 às 15:45

Por aqui, está tudo bem, mas ando mais ocupada com família, nada de mais, mas que de alguma forma preocupa.
Aqui, a ESSE acabou, é agora a polícia municipal que está encarregue das multas.

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 15:53

Estar com quem gosta, sem dúvida... Melhor que andar por aqui :-)

Imagem de perfil

De Marta Elle a 02.10.2018 às 17:45

Adorei o texto que está muito bem escrito.
Parabéns pelo destaque.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 22:41

Obrigado Marta :-)

Obrigado Sapo :-)
Imagem de perfil

De cheia a 02.10.2018 às 22:34

O nosso problema é não defendermos as leis. Somos um povo que enaltece e admira os que não cumprem as leis, os que fogem aos impostos, os corruptos.
Algumas minorias valem-se dessa condição para tentarem ser descriminados positivamente, não convivendo bem com a igualdade, perante os direitos e as obrigações.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.10.2018 às 22:42

"Somos um povo que enaltece e admira os que não cumprem as leis, os que fogem aos impostos, os corruptos."

Ui... :-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 06.10.2018 às 12:20

concordo com o que escreves " sempre que um polícia é abatido ou alvo de agressão pouca destaque merece - afinal até faz parte. Se um polícia em resposta a um ataque agride uma minoria é o caos!".
Dois pesos e duas medidas.
Faz falta um mário nogueira a representar a classe :)

fora de brincadeiras, é um tema pertinente de reflexão.
Além disso não se pode tomar a parte pelo todo como em tudo na vida.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 06.10.2018 às 13:26

Mário Nogueira, longe... Bem longe... Para mal nunca :-)
Imagem de perfil

De José da Xã a 08.10.2018 às 19:33

Robinson,

na nossa sociedade está institucionalizado que os africanos têm direito a fazer barulho, a roubar, maltratar e ninguém lhes pode dizer nada. E quando alguém pretende impor alguma disciplina dizem que estão a ser vítimas de racismo.
E nós ao gramarmos o que eles querem não estamos a ser vítimas de racismo?
Ui nem pensar... Eles são todos coitadinhos.
E nós os maus da fita!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.10.2018 às 12:04

Bem, no que diz respeito ao ruído não são só os africanos... Uma das coisas que mais vejo (e odeio) neste país é a total impunidade dos cidadãos no que concerne ao ruído e já nem falo na passividade daqueles que aplicam a lei... É transversal...
Imagem de perfil

De P. P. a 10.10.2018 às 23:49

A minha ovação para este texto.

Não o vi nos destaques Sapo!
Estranho...

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB