Imagens: Robinson Kanes e GC

Sou suspeito a falar dos Açores, afinal são aquele local mágico que me deixa apaixonado e destrói qualquer tentativa de imparcialidade da minha parte - todavia, nada me poderia deixar mais encantado e surpreendido que a ilha das Flores, tal facto, a par com o Corvo, levou-me a que o regresso fosse quase imediato. Como cheguei às Flores? A aventura começa no Corvo.

Depois da "pior" aterragem da nossa vida, as Flores são famosas por isso, mais uma vez, aqui presto a minha homenagem aos pilotos da SATA que fazem os voos inter-ilhas, especialmente ao comandante Luis Gouveia - um senhor altamente respeitado nos Açores, especialmente nesta ilha. Só para que se tenha uma ideia, o voo daquele dia acompanhou-nos durante uma semana pois sempre que mencionávamos a data do mesmo, todos sentiam uma espécie de compaixão por nós tal fora o tormento e a imagem que se teve de fora, imaginem lá dentro! No entanto, se existem aviões no mundo que também merecem o meu respeito e admiração são os Q200 e os Q400 (e o velhinho Dornier).

Chegar às Flores é entrar num mundo mágico! É estar no meio do oceano num pequeno pedaço de terra, com o Corvo bem perto mas onde o conceito de Europa já é vago. Pode ser assustador, pode causar algum desconforto, mas basta chegar ao aeroporto e começar a conhecer os florentinos para rapidamente percebermos que afinal não estamos assim tão "deslocados".

Desta vez, as Lajes das Flores foram o nosso quartel-general. O nosso amigo alemão tem lá casa ( e também espaço de alojamento local) e é um apaixonado pela ilha! É difícil a escolha quando se vai às Flores - entre o alemão e a antiga messe francesa (Santa Cruz) - mas lá iremos.

Pelo caminho, na "marginal" que vai de Santa Cruz às Lajes rapidamente começamos a subir e podemos ter uma panorâmica de Santa Cruz - a capital da ilha - e da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Também é daí que temos uma panorâmica fantástica para assistir às aterragens e descolagens a Oeste, normalmente, verdadeiras aventuras. É por aqui que se começa a ter o primeiro contacto com o gado (ou não estivessemos nos Açores) e com o mar.

É por este caminho que vamos tendo o primeiro contacto com as famosas cascastas e, se ficamos surpreendidos logo de início, mal sabemos o que nos espera. É também por este caminho que encontramos fantásticas vistas, das quais se destacam o miradouro da Fajã do Conde, a Gruta dos Enxaréus e claro, algumas localidades peculiares como Barqueiros, Caveira e Lomba. Já nas Lajes, a visita ao "Porto Velho" é obrigatória! Antes, nada como contemplar o porto e apreciar o farol... Quando o mar está como Redol o descreve (no contexto da Nazaré) em "Uma Fenda na Muralha", conseguimos assistir a um espectáculo único em que o respeito, a admiração e o medo se unem numa sensação boa!

Mas o que é o "Porto Velho"? Um café! Um simples café onde novos e velhos lobos do mar, turistas, desempregados, funcionários públicos e bancários se misturam num ambiente único e singular onde se combate o isolamento com a proximidade e com a camaradagem. Por lá, mandam os lobos do mar, é ali que muitas vezes esperam a bondade daquele oceano para se fazerem ao mar. O "Porto Velho" é um café onde a tosta mista não é a melhor do mundo, onde a decoração não prima pelo melhor dos gostos, onde as refeições até são apetecíveis mas onde tudo tem um sabor que não encontramos em lado algum! O café aqui tem um sabor especial, as conversas duram horas a fio - são as paredes onde alguém, cuja infância também passou por temporadas junto ao mar e pôde observar a vida da faina, se sente num autêntico Louvre de etnografia e acima de tudo de vivências, amizade e nostalgia.