Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




bruckner_Sinfonia_8_e_9.jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

Já reservaram a casa no Algarve? Já preparam as latas de sardinhas e os douradinhos para levar? Levaram a máquina fotográfica para fotografar a única refeição que vão fazer fora de casa porque os douradinhos e as sardinhas não causam inveja? Pediram factura daquela semana cuja casa vos vai custar mais que 10 noites num hotel na Sardenha? Já convidaram os pais? Pode ser que paguem a despesa enquanto vocês colocam as fotos da semana espectacular na "vossa" casa de praia... Não fizeram nada disso porque vão estar em casa ou a trabalhar no fim-de-semana?

 

Então porque é que não pensam num livro? Querem "cascar" nos cristãos? Que tal um livro bem escrito e sustentado em factos... Catherine Nixey e "A Chegada das Trevas - Como os Cristãos Destruíram o Mundo Clássico". Ao ler este livro ficamos com a sensação que a Al-Qaeda é uma brincadeira de putos... Ficamos também com a sensação (como se isso fosse novo) que muito do atraso civilizacional actual se deve à malta da cruz... Claro que podemos sempre colocar algumas questões, mas que está bem escrito, está... Acredito é que depois sintam vontade de empurrar um padre do palco abaixo, como fez a outra ao Marcelo Rossi!

a_chegada_das_trevas.jpg

Em termos musicais, esta semana partilho três coisas distintas... A primeira é a banda sonora que me acompanhau durante metade da semana, sobretudo de manhã enquanto conduzia: a "Sinfonia nº 8 em Dó Menor" de Anton Bruckner - uma coisa simplesmente espectacular! Se acharem que fica muito longo e a paciência é pouca, escutem só o "Adagio - Feierlich langsam, doch nicht schleppend", uma maravilha. Fica uma interpretação pela Orquestra Sinfónica da Galiza, aqui bem perto...

Existe uma "miúda" em Itália que eu gosto. Desta vez não é a Giorgia nem todas as outras de quem já falei...É mesmo a "Noemi". Uma versão mais leve da Nanini, mas gosto... Gosto... Deixo uma das minhas paixões, "La Borsa di una Donna"... Dedico às senhoras que seguem este espaço.

A terceira... Estamos em semana de Festival Músicas do Mundo (FMM) e por isso a sugestão vai para alguém que eu nunca pensei que viesse a Portugal... Uma surpresa, só é pena que já tenha actuado ontem e por motivos profissionais não a tenha podido aplaudir: Sona Jobarteh com "Gambia" - uma música que celebra a independência desse país! Uma senhora com formação musical e que nos apaixona desde o primeiro acorde. É com tristeza por não ter estado ontem em Sines que partilho este som... Vão ao FMM! E ninguém me pagou para dizer isto, é mesmo um brand advocate do festival que o diz!

Talvez inspirado por algumas boas conversas que tive esta semana com esta senhora, a minha sugestão de cinema vai para "One Flew Over the Cuckoo's Nest" mais conhecido por "Voando Sobre um Ninho de Cucos". Um dos filmes obrigatórios para quem ainda não morreu e que muitos já devem conhecer - a obra-prima de Milos Forman! Jack Nicholson no seu melhor e um excelente trabalho para a saúde mental! Simplesmente genial e uma obra-prima do cinema - em Hollywood, não é qualquer filme que leva para casa os óscares de melhor filme, melhor realizador, melhor actor principal, melhor actriz secundária e melhor argumento adaptado! Tomem lá o trailler - escolher só uma cena é impossível! 

 

Em jeito de conclusão, lembrem-se que só entre 11 e 20 de Junho deste ano, a Gronelândia viu o seu gelo derreter numa extensão de 700 000 km2 (cerca de 80 biliões de toneladas), estabelecendo um novo recorde para esta época do ano. 80 biliões de toneladas... Imaginem o padrão e os efeitos nos mares...

 

Bom fim-de-semana...

Autoria e outros dados (tags, etc)


38 comentários

Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 19.07.2019

UI ... tanta informação num só post!
Cada vez gosto mais de cá vir!!!
Já tenho a minha viagem comprada desde Abril para o Algarve, aqui na Madeira as viagens são um exagero nesta altura!!! Vou ficar na casa da minha filha que vive em Armação de Pêra, logo férias super baratas!!!
Adorei "Sinfonia nº 8 em Dó Menor" de Anton Bruckner , que é como dizes, espectacular e é a minha onda!
Grata pela "La Borsa di una Donna", não conhecia!!!
"Voando Sobre um Ninho de Cucos", já vi e ameiiiiiiiiii!!!
Feliz Dia!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

O "Heterodoméstico" também diz o mesmo :-)

A Madeira nesta altura é qualquer coisa... É um local que conheço mal (de passagem). Tenho de voltar com tempo, até porque adorei estar em Porto Santo, aliás, a vez que gostei mais foi num Abril onde nada se passava, mas adorei...

Normalmente repito muitas vezes os filmes, o cinema actual não me chama muito, a não ser que seja europeu.

Já passei umas férias de Verão em Armação de Pêra, ainda bem que a casa do meu amigo ficava mesmo em frente à praia - aquilo em época alta é qualquer coisa em termos de gente. Pessoalmente, gosto mais do Algarve noutras épocas.

Um Feliz dia e obrigado pela presença e pelas palavras,
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 19.07.2019

Olá,não te esqueças que tens Jazz no Castelo de Palmela este fim de semana, com acompanhamento de um tinto ou branco, conforme a inspiração, também podes comer farturas na feira de Setúbal...eu talvez vá para o vinho...

https://www.cm-palmela.pt/pages/77?event_id=593

https://www.feiradesantiago.pt/


Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

Palmela sei, ando a tentar gerir com um ou dois concertos do FMM.

Para Setúbal há tempo, embora não tenha ideia se lá vá... Ontem estive foi na Moita, no Baía Tejo agarrado à sangria, ao choco frito e ao arroz de marisco. Bem precisava...
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 19.07.2019

É aproveitar para recarregar baterias. :-)

Uma curiosidade: que instrumento tocas?
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

:-)

Acordeão Cromático... Sim, e sou grande seguidor do Galliano.
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 19.07.2019

É intuitivo, diria: sopros ou cordas.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

Cordas não tenho muito jeito, admito - e como não me importava de tocar violino ou guitarra espanhola. Sopros nunca foi a minha cara, embora já tenha tido uma paixão pelo saxofone, mas também é um instrumento que se esgota.

Fico-me pelos botões e pelas teclas... Embora não possa dizer que toco piano como toco acordeão...
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 19.07.2019

Teclas, pois é um outro mundo, aqui é mais sopros, eu sou uma mera aprendiz...destas coisas da música, agora tenho uma gaita de foles cá em casa, é a última aquisição...

Desafio: coloca um link de uma música tocada com acordeão cromático.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

A sério? Lá em casa gostamos de gaita de foles, deve adorar o norte de Espanha... Deve lembrar-se também do Hevia... Mas esse é um entre tantos...

25 de julho 2019 (quinta)
18h00: BANDA DAS CRECHAS (Galiza – Espanha) @ Castelo

(FMM) ;-)
Sem imagem de perfil

Anónimo a 19.07.2019

Interessante, têm os dois instrumentos juntos, gostei da música e pode ser que a vá ouvir ao vivo no castelo... não conheço o norte de Espanha, mas é verdade que me encanta, quero fazer essa viagem de carro, sem horários a cumprir, estou cansada de dizer isso cá em casa, ainda a semana passada falei nisso.


Obrigada :-)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

Para estes não paga bilhete e sempre come um "peixinho" por Sines.

De carro ou a pé (olhe os Caminhos de Santiago)... Bicicleta também é boa opção. Países com a riqueza paisagística, arquitectónica e cultural que Espanha tem obrigam a que as coisas se façam muito lentamente... Aliás, não faça tudo de uma vez.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 19.07.2019

Ombre...aqui tenho que meter o bedelho...dizer que o sax se esgota, pelo menos no sentido em que entendi a frase, é ofender Coleman, Shorter, Gordon,Parker, Coltrane...enfim não vou fazer a lista. Desculpe se interpretei mal.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

Eles não se ofenderiam... Denote que estou a falar em termos de interpretação, aliás, da minha interpretação - como "músico" não é o que me preenche. Admito, contudo, que tenho mais simpatia pelo trompete, por exemplo. E se formos mais longe, o clarinete numa orquestra pode deslumbrar.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 19.07.2019

Nesse sentido dou-lhe razão. O swing do sax não sobressai numa orquestra. Acho eu..que sou apaixonado pela improvisação....;)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

Numa orquestra de jazz sobressai... Então tem aí um instrumento perfeito para fazer umas "jam sessions" :-)
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 19.07.2019

A malta da cruz...embora se pense que Jesus inventou e trouxe a palavra de Deus....muito antes dele já os estóicos e os epicuros diziam o mesmo. A verdade é que a ortodoxia cristã tem desgraçado o mundo...simplesmente porque nunca foi aplicada a filosofia da igualdade do homem perante o outro Homem. Parabéns pelo destaque (que bem merecido foi), e bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

No fundo, foi uma espécie de renovação... E uma renovação, quando não é pacífica implica a eliminação de tudo aquilo que existia anteriormente - Cristo já era comunista, talvez por isso :-))))

No entanto, neste caso em particular, a vítimas passaram a agressores e foi nesse campo que a coisa começou a descambar, uma grande parte de tudo o que era bom tinha de ser eliminado... (E atenção, não se entenda isto como um ódio à Igreja, os Cristãos não foram os únicos nestes comportamentos).

A História fala por si e depressa percebemos o impacte que o cristianismo e muitas das suas correntes tiveram... Isso não é novo e dizer o contrário é negar a História.

Gostei do seu último parágrafo: como é que podemos exigir a igualdade quando numa questão tão básica como o sexo (ou género, chamem-lhe o que quiserem) a Igreja é das primeiras a estabelecer diferenças.

Muito obrigado pelas palavras, a malta do Sapo gosta de Valladolid :-)

Bom fim-de-semana,

Imagem de perfil

Folhasdeluar a 19.07.2019

Mas apesar de tudo...quem manda no mundo são os judeus...mas isso são contas de outro rosário...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

São outras contas... Até porque não são os únicos...
Imagem de perfil

MJP a 19.07.2019

Olá, R.! :-)

Muito Obrigada pela partilha! :-)
(para "explorar" com tempo e, sobretudo, "disponibilidade mental"...)

Se me permites... deixo-te a "sugestão"/partilha de um livro (que me apaixonou, por estes dias...): "A morte é um dia que vale a pena viver", da médica paliativista, Ana Claúdia Quintana Arantes! ;-)

Dia Feliz!

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.07.2019

Hi MJ,

Não conheço o livro... Mas é algo a ter em conta, "for sure".

Uma semana feliz,

Beijo,
Imagem de perfil

MJP a 22.07.2019

Olá, R.! :-)

Uma dia falarei sobre ele... ;-)

Obrigada! Boa semana para ti, também!

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.07.2019

Hi MJ,

Então que seja depressa para me suscitar ainda mais curiosidade.

Beijo,
Imagem de perfil

MJP a 22.07.2019

Olá, R.! :-)

Ia responder... amanhã... mas depois... vi que foste "lá" falar sobre a ADSE!!! ;-)

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 22.07.2019

Hi MJ,

A ADSE... Ui...
:-))))

Beijo,
Imagem de perfil

Sofia a 19.07.2019

Não, percebo o fetiche pelo Algarve? Fiquei curiosa com o livro! O festival de música para mim é muito exótico.🤣
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 19.07.2019

Já somos dois... Eu não percebo a sobranceria de muitos em relação a quem lá está a trabalhar... De férias e mesmo assim não deixam "a falta de ar" :-)))

O livro é bastante interessante, é óbvio que não deve ser um tratado histórico, mas tem "outputs" bem interessantes.

Eu gosto do FMM, é diferente de todos os outros... Além de que se encontram algumas boas interpretações.
Imagem de perfil

Sofia a 19.07.2019

Das reportagens que vi, não é música para os meus ouvidos!😆
Imagem de perfil

HD a 19.07.2019

Um dos meus filmes favoritos e não é uma escolha difícil :-D
Bom fim de semana :-)
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 21.07.2019

Nenhuma das provocações do primeiro parágrafo são para mim :) a resposta é não. faltou perguntar se alguém já foi ao mac donalds comprar o mc menu para ter a toalha de praia à borla :)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB