Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Em Montparnasse com Rodin, Sartre e Donizetti...

por Robinson Kanes, em 06.11.20

rodin (1).jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

 

Um gesto, um acontecimento no pequeno mundo colorido dos homens nunca é absurdo senão relativamente em relação às circunstância que o acompanham. As palavras de um doido, por exemplo, são absurdas em relação à situação em que ele se encontra, mas não em relação ao seu delírio.

Jean Paul Sartre, in "A Náusea"

 

 

Não é Paris - Marseille, mas poderia ser. Para trás fica a Normandia e a Bretanha e muitos dias de asfalto, terra e até mar. Depois do delta à beira da estrada, chegamos a Paris. Chegar a Paris é sempre aquela sensação glamourosa, seja de avião, comboio ou por estrada, mesmo que as horas na fila possam ser intermináveis, o que, desta vez, não foi o caso. Paris faz parte das nossas vidas, o fascínio dos nossos pais pela cidade, pela França e também pelas muitas viagens em trabalho ou lazer que já nos trouxeram aqui. Falar de Paris é repetir tudo aquilo que já foi dito.

 

Desta vez, ficamos mesmo no centro da cidade, uma pequena paragem de três dias antes de apontarmos a Lille e à Flandres francesa. O périplo promete, com mais paragens e por isso é preciso estar fresco. Mas ficar fresco... em Paris? Só se for o tempo e nestes dias com temperaturas acima dos 30º e em alguns casos alternadas com grandes chuvadas, não foi propriamente para se descansar. Os jantares no Marais e os convivios no 7.º arrondissement perto do Musée Rodin ocuparam as noites e os dias... Quem é que descansa? Talvez, e como de Paris estará tudo dito, possa ser este o mote para abordar um dos escultores predilectos de qualquer amante de arte e respectivamente o seu museu que não me canso de visitar.

rodin.jpg

Passar em qualquer lado e vibrar quando se identifica uma obra deste escultor já é qualquer coisa, entrar numa propriedade onde os jardins e o interior do seu edifício está repleto de obras de Rodin, é entrar no céu. Um simpático jardim e um pequeno "palais" guardam alguns dos maiores tesouros da Humanidade e permitem que nos embriaguemos com Rodin. Como é possível? Como é que alguém...

musee_rodin.jpg

O museu não é grande, mas a visita dura uma eternidade, sendo que ainda não atingiu as 7 horas que ficámos no Prado e as 6 no Louvre. Está sol, aproveitamos para descer ao jardim e apanhar um pouco de ar... Pensar que museologia em Paris é o Louvre, é um dos maiores erros que se podem cometer quando temos na mesma cidade o Musée Rodin, o Musée Picasso, o belíssimo e riquissímo Musée d´Orsay, o arrebatador Musée Delacroix e tantos outros que poderia enumerar e que incluem muitas pequenas galerias que nos arrebatam com toda a sua grandeza artística.

musee_rodin (1).jpg

E no meio de toda esta pseudo-intelectualidade, aquilo que mais me apetece é abrir o Pont l'Évêque que ainda temos connosco e que no hotel tiveram a amabilidade de preservar (parolo, eu sei, mas em França solicitar a guarda de um queijo é o mesmo que em Nova Iorque solicitar a guarda de um diamante) e ainda juntar-lhe uma sidra bretã. Chamemos para se juntar a nós "O Pensador" - para descer do pedestal e juntar-se a nós enquanto entre um "mais non" e um "si, mais" pensamos o Mundo... Hoje muitas perguntas teriamos para aquele cavalheiro de bronze.

penseur_rodin.jpg

Antes de sair, aproveitamos as vistas para o Hôtel des Invalides... Paris, como Roma, obrigaria um ser-humano a ter uma vista 360º para aproveitar tudo aquilo que a paisagem lhe oferece. É um espaço fascinante, nunca nos apaixonou como outros, mas sentimos o peso e a força que de lá emana e mais ainda se sente quando cruzamos a entrada. 

invalides.jpg

É hora de almoço, queremos debater tudo aquilo que vimos, temos vontade de discutir aquilo que acabámos de presenciar, além de que a paixão por Rodin, na Alemã, é qualquer coisa... Caminhamos e Montparnasse apetece-nos. É por aí que ficamos, um restaurante marroquino, "Chez Berberett", com empregados gentis e gente simpática na esplanada surge-nos como uma boa opção... Não desilude, e em Montparnasse é fácil comer mal e pagar muito, apesar de alguns restaurantes que são uma referência.

 

O tempo passa, e Rodin fica para trás... O empregado, um marroquino extremamente gentil e que mais parece um norueguês, inicialmente questionando se eu era argelino, percebe que sou português e começamos a falar de História. Lembra-se de D. Sebastião e de D. João I. Tanta história para perceber que partilhamos tanta coisa, inclusive os genes... Rodin fica para trás, ultrapassado pela antropologia, pela história e pela biologia.

 

Com o estômago bem acomodado pelas iguarias do Norte de África, decidimos ir prestar homenagem a alguns ilustres que repousam ali bem perto, antes de nos encontrarmos com Donizetti e a sua obra "Don Pasquale"no "Palais Garnier" - o tempo não está contado, mas com Rodin e o empregado de mesa, e um jantar entre amigos depois do espectáculo, o dia não poderia ter ficado mais bem preenchido.

montparnasse.jpg

Antes de sairmos, conversamos com o Sartre e Beauvoir... Falamos de Camus, falamos de uma época de pensamento que apesar de esquecida ainda hoje é tão actual, uma verdadeira lição de Humanidade e do que é ser Homem. Os cemitérios tranquilizam-nos, é como se nos sentissemos mais seguros... É como se os mortos nos protegessem dos vivos e onde também podemos cuspir na campa daqueles que nem a terra deveriam ter pisado., talvez porque a sabedoria só lhes tivesse chegado quando já para nada servia, como diría Garcia Márquez.

montparnasse_sartre_beauvoir.jpg

Percorremos as ruas desta cidade... Caminhamos junto ao Sena e chega a hora de "Don Pasquale"... Chega a hora de nos deixarmos levar pela força do amor de Ernesto e Norina...

palais_garnier_paris.jpg

Honfleur, uma cidade portuária

Atrás de Marcel Proust em Cabourg

A pacata e firme Caen

Bayeux: uma jóia normanda

Normandia: um dia de homenagem

O Mont-Saint-Michel

Saint-Malo, a cidade pirata

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 06.11.2020

Este é mesmo em Montparnasse, fica mesmo pertinho da gare. Père Lachaise é mais distante para os lados da Gambetta.
No entanto, para mim, o mais interessante é o de Montmartre.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 06.11.2020

Lembrei-me de uma coisa, pois já vi que é homem para gostar destas coisas. Lá perto, a "meia-dúzia" de metros da Torre de Montparnasse tem um museu "menos conhecido" mas bem interessante: o Musée Bourdelle. https://www.bourdelle.paris.fr/ - o escultor que lhe dá o nome dispensa apresentações.
Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 06.11.2020

Que bela viagem cultural Robinson
Amei e vou voltar a este post mais vezes, tal a delícia de viagem

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 06.11.2020

Obrigado por acompanhar e por se juntar :-))

Beijinho e bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

MJP a 06.11.2020

Grata pela partilha, R.! :-)
Bom fim-de-semana!
Beijinho
Imagem de perfil

cheia a 06.11.2020

O que eu tenho viajado com vocês! Muito obrigado.

Bom fim-de-semana

Um abraço,
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 06.11.2020

Também posso dizer o mesmo em relação ao José ... É que aventuras...

Bom fim-de-semana,
Imagem de perfil

Maria Araújo a 07.11.2020

Fui a Paris duas vezes, e fiquei pelo Louvre.
Obrigada pela viagem.
Bom fim-de-semana

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 07.11.2020

Bom motivo para uma terceira vez :-)
Bom fim-de-semana
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 08.11.2020

Fui uma vez a Paris e detestei. Diria que a seguir a Nápoles, foi a cidade europeia que menos gostei. Ficará para sempre na minha memória a policia, na avenida dos campos elísios, pedir a uma muçulmana que deixasse ver a sua barriga para ter a certeza que ela estava grávida. Não me identifiquei minimamente com o ambiente da cidade.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2020

Então tens de ir a segunda... Talvez as expectativas fossem muito elevadas. Paris não é de perto nem de longe, o glamour que muitos dizem ter. Uma das minhas maiores desilusões foi a zona de Montmartre. É uma grande cidade europeia, aberta ao Mundo...

Em relação à memória, algo perfeitamente normal, por muito que nos custe. Vivemos num país onde estas coisas não acontecem, mas é normal noutros. E olha que noutros tinha o cano de um a AK 47 encostado ao rosto enquanto mostrava a barriga :-)

Tens de lhe dar outra oportunidade... ;-)

P.S.: dizes mal de Nápoles levas uma paulada ahahahahahaahah
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 08.11.2020

Talvez... fui em Agosto. Dizem que é a pior altura para ir. Só se aproveitou as margens do rio Sena. Quantas as viagens de metro, nem vou falar sobre isso... o ambiente das estações ... os vendedores da rua junto aos monumentos ... as vigilâncias na lojas ...

Sobre Nápoles não dou o braço a torcer
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.11.2020

Em Paris, como em Londres e outras cidades é normal... São milhões de pessoas, ninguém está preocupado com ninguém. É uma grande capital, o normal... :-)
Espero que, pelo menos, tenhas aproveitado bem a vida cultural da cidade.

Eu entendo-te em relação a Nápoles, mas olha que tens lá muita coisa boa, tens mesmo, é preciso é arriscares um pouco ahahaahahahahah

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Instagram



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sardinhas em Lata

Todas as Terças, aqui! https://sardinhasemlata.blogs.sapo.pt/

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens







Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB