cudillero-2.jpgImagens: Robinson Kanes e GC

A manhã não está animadora quando deixamos Gijón, no entanto, depois de mais uma café em Avilés, (conhecemos Avilés de estarmos sempre a tomar café quando por lá passamos) o tempo parece colocar-se de acordo com o nosso estado de espírito. Em San Juan de Nieva o bom tempo e o mar calmo já criam a perfeita sintonia para o que se avizinha. Desta vez não queremos ir pelo interior e deixamos que seja o mar a indicar-nos o caminho até entrarmos na Galiza - ainda a uns dias e quilómetros de distância.

O objectivo do dia, é sobretudo sentir e estar em Cudillero. No entanto, até lá e na costa entre Avilés e aquele pueblo, as praias e as escarpas são um dos atractivos principais. Não queremos perder o mar de vista, até porque as montanhas são sempre uma presença nas nossas costas quando os nossos olhos se perdem na imensidão do Cantábrico.

Cudillero tem um interesse especial, é um daqueles locais que nos inspira e nos recorda (embora à maneira asturiana que não é melhor nem é pior, é bem diferente) locais mediterrânicos e do Adriático que encontramos mais a sul, desde Espanha até à Turquia. Além disso, é também em Cudillero que se encontra a "Fundación Selgas-Fagalde", um pouco antes de se chegar ao pueblo em si. Os jardins e o palácio tornam-na num dos tesouros artísticos e culturais mais bem escondidos do norte de Espanha.

Mas eis que chegamos a Cudillero que, além do carácter pitoresco com as suas casas de diferentes cores e ganhando espaço à montanha, também se tornou curioso para nós, apaixonados pela cultura dos "pexins vs lavradores" um pequeno apontamento etnológico. Também aqui "existe" uma divisão social bastante vincada, com os "Mariñana" (os habitantes que estão junto ao mar, sejam eles lavradores ou pescadores), com os "Xalda" (os que vivem no interior, maioritarieamente da terra) e os "Vaqueira" (os pastores da montanha, os mais isolados da comunidade).

No entanto, se aprofundarmos ainda mais e deixarmos toda a área de influência do Ayuntamiento encontramos uma outra divisão somente em Cudillero composta pelos "pixuetos" (os pescadores) e pelos "caízos" (vivem na rua principal e tendem a dedicar-se ao comércio). Temos a sorte de encontrar habitantes a falar "pixueto", um dialecto local. É fantástico, faz-nos querer ouvir mais e ficar por ali para almoçar, o mar e aquelas gentes são a companhia perfeita num dos locais mais bonitos das Astúrias e até do norte de Espanha.

É dia de mercado e também é dia de faina, há peixe fresco e por isso não resistimos à "Merluza del Pincho" e a um "Pixín a la Plancha". Pescada ao anzol e um tamboril grelhado, não pode haver melhor, sobretudo quando o cheiro do mar (bastante intenso) e o cheiro do prato quase não se distinguem. Não é difícil comer bem nas Astúrias, seja no interior, seja junto ao mar sobretudo se os passeios junto à "Playa de Oleiros", "Playa del Silencio", "Playa de Riocabo" e a "Playa Concha de Artedo" abrirem o apetito como abriram.

Admiráveis praias não faltam para tornar todo este cenário único que não promete desaparecer, sobretudo porque se segue toda a costa asutriana até Figueras e Castropol, onde estas encontram, do outro lado da Ria del Eo, a também pitoresca Ribadeo, já na Galiza.

Outros Caminhos:

Valladolid: Primeiro Estranha-se... Depois Entranha-se...

Pela A62, de Palencia a Burgos.

Atravessar a verde Cantábria!

Regresso ao Passado em Santillana del Mar...

MJP a 25.09.2019

Olá, R.! :-)

ADOREI a viagem! :-)
Muito Obrigada pela partilha! :-)

(gosto, particularmente, da última foto!) ;-)

Beijo

Hi MJ,

É uma zona interessante... É boa para relaxar, para fugir um pouco do mundo, algo que já só vou conseguindo em contexto de ilha :-)

Obrigado,

imsilva a 25.09.2019

Se um dia for para,aqueles lados, tenho que levar os teus posts comigo. Maravilhosos.

Maria Araújo a 25.09.2019

O Robinson deixa-me perdida de amores por estas terras.

"um tamboril grelhado" ! Que delicia seria ter um manjar destes agora!

Está na hora de almoçar, estou cheia de fome e com mais fome fiquei ao ler isto.

Robinson Kanes a 25.09.2019

Ainda bem! Qualquer dia vai lá!

ahahahahahahah

Por acaso tenho um em casa a "aguardar" pelo arroz... Quiçá até ao final da semana vá para o tacho :-)

Maria Araújo a 25.09.2019

Se souber a receita, também...

Folhasdeluar a 25.09.2019

Essa do "pixueto", fez-me lembrar a primeira vez(já lá vão muitos anos) que pisei mesmo terra espanhola eram uma 11 da noite, vinha de vaguear pelo sul de França, e foi em S. Sebastián. Para meu espanto não percebia nada do que diziam e pensava: - caramba eu até falo alguma coisa de espanhol mas não percebo nada do que estes gajos dizem...até que me bateu alguma coisa na tola e me lembrei...cum caraças, os gajos estão a falar na língua basca.

ahahahahahaahah

Nem me fale nisso... O catalão apanha-se bem, por exemplo. Basco não é fácil, mas eles
falam o castelhano. San Sebastián, bela terra... Bela terra...

Folhasdeluar a 25.09.2019

Eu sei que falam..mas estavam a dar-me "música"...acho eu..;)

ahahahahah

É bem possível :-)

HD a 25.09.2019

Adorei as casinhas todas bem pintadas :-)

Robinson Kanes a 25.09.2019

É giro... E tudo bem cuidado.

cheia a 25.09.2019

Que ótimo passeio!
Boa noite

Vorph Valknut a 25.09.2019

Estive em Cudillero o ano passado. Vale pela praça central. Se deres uma volta lá por cima encontrarás muitas casas ao abandono. Espero que tenhas ido à praia da área trece, assim como a Vixia de Herbeira, tudo na Galiza. Nas Astúrias estive também em Pola de Allande (adorei). Se tiveres tempo passa na Praia das Catedrais. Fabuloso. E não te esqueças /esqueçam dos faróis na Costa da Morte
Abraço e boas viagens.

Robinson Kanes a 26.09.2019

Passei lá por cima, sim. As casas ao abandono fazem parte também... O Turismo traz mas também tira ;-)

Até Luarca conheço muitas da praias, tens lá umas bem bonitas das quais se destaca uma que aqui enumerei (destaca em termos turísticos), a "Playa del Silencio" - cenas do próximo capítulo. "Pola de Allande" conheço de outras voltas, desta vez optámos mesmo por ir via Ribadeo e fazer a N-640 até Lugo. Já estive até Cabo Ortegal, é provável que tenha passado em "Vixia de Herbeira", sim... Tenho de organizar a memória :-)

Deduzo que tendo tu já ido a "Pola de Allande" conheças a zona de Muniellos - é um tesouro "escondido" mas com as pernas certas merece bem o passeio - Sisterna é uma localidade que por lá fica e bem interessante. É ideal se quiseres ir/vir via Ponferrada.

P.S.: Na Praia das Catedrais ando com um azar daqueles: 3x que lá fui e 3x a maré cheia :-)))))

Essa das Catedrais....

Obrigado pelas sugestões. Olha, conheço mal as Astúrias, porque o nosso objectivo era fazer, na Galiza, a rota dos faróis. Mas não conseguimos resistir e fomos até Cudillero. Depois regressámos à Galiza por sudoeste, via interior das Astúrias, passando em Pola. Sei que seguimos uma estrada muito manhosa, mas classificada no mapa como "pitoresca". Fantásticas paisagens, mas incontáveis foram as curvas. No final, já junto à Galiza, um de nós chamou o gregório (não vou referir quem de nós foi por delicadeza 😊). Sei que em Pola fizemos um menu de degustação pensando eu que serviriam poucas quantidades de tudo. Não, eram pratos normais. A meio só já comia por respeito ao simpatiqissimo funcionário. Fiquei com vontade de lá ficar. Estava planeado irmos este ano conhecer melhor as Astúrias e a Cantábria, mas acabamos por ir para Londres. Cidade fabbbbulossssaaaa.... Já arranjei nova lata para poupar para as próximas férias :))

Robinson Kanes a 26.09.2019

Sempre tomo lá um café e almoço naquele bar/restaurante, nem servem mal e perto do mar é outra coisa :-))))

A Rota em si nunca fiz, mas já fui a alguns, se entrares pelas Astúrias podes continuar a rota. Para a próxima vou abordar Cabo Vidio, perto de Cudillero.

Ok, bom passeio que foi, as estradas por lá são todas pitorescas e é fácil perceber porque é que se vomita :-)))). A experiência que tenho das Astúrias é que uma dose dá quase sempre para dois, é onde se serve com mais abundância em Espanha.

Eu admito que não trocava as Astúrias e a Cantábria por Londres, mas... Ainda por cima lá terei de voltar quase duas semanas em Novembro (a Londres). Aquilo tem uma vida, então se fores aos espectáculos, teatros e concertos, tens muito com que te entreter. Encha-se a lata e venham mais passeios desses.

Vorph Valknut a 26.09.2019

Conheço Cabo Vidio (não sei se não é esse que fica junto à praia trece)

Londres, adorei tudo.... Até os ingleses, muito simpáticos. Covent Garden, e mesmo a City, Catedral de S. Paulo... Chinatown à noite é uma loucura pegada... A arquitectura da cidade é fantástica, pois conseguiram um equilíbrio entre o novo e o moderno.

Gostava de ir à Alemanha para o ano. Berlim parece - me feio. Munique, ou Nuremberga, conheces? A Polónia parece ser também fantástica....falta-me é tempo €€€:)))

Robinson Kanes a 26.09.2019

Cabo Vidio nas Astúrias...

Os ingleses são "porreiros" e Londres está longe de ser aquela cidade de gente fechada, bem pelo contrário. Acho que não é uma das mais bonitas cidades, mas é um mundo, sem dúvida.

Berlim está em desenvolvimento, sugiro uma visita na Primavera ou no Verão - eu gosto de Berlim e estive lá em trabalho, tenho de voltar. Sinto que me faltou ver mais. Só muito "recentemente" é que a cidade começou a crescer, os alemães pouparam para isso, e tal facto é louvável.

Munique recomendo, tem uma cultura vibrante e a cidade tem o seu quê. Até podemos falar sobre isso em breve ;-)... Além disso é perto da Áustria.Em Nuremberga, honestamente? Mercado de Natal, o resto deixa ficar - porque não, Dresden?

Polónia não conheço e nunca esteve na minha "lista" :-)

Obrigado pelas sugestões

Calimero a 26.09.2019

Uma pessoa fica a aqui a "babar-se" com estas viagens..!

Parabéns pelas fotos e pela partilha..

Sempre um prazer ler-te!

Robinson Kanes a 26.09.2019

Não é motivo para tanto... E até fica aqui bem perto :-)