Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E não me digam que é cultural!

por Robinson Kanes, em 30.05.19

Every-Vowel-Nightowls-Resized.jpg

Créditos: http://www.comicstripoftheday.com/

Alemanha (é só um exemplo)

Início dos trabalhos às 08h:00, cada um sabe bem o que tem a fazer - existe espaço para falar dos problemas e a chefia está presente para, com as orientações necessárias, conduzir os processos. Tudo está no caminho correcto, mostrar stress é mal visto, pois além de tirar o foco do essencial toma conta das pessoas e torna a questão, pontualmente, muito emocional - não se fala disto em revistas e depois pratica-se exactamente o contrário, sobretudo quem escreve sobre...

 

Reuniões que começam a horas, duram o minímo de tempo e sem temas laterais que pouco interessam...

 

Hora de almoço rápida, não se perde muito tempo com cafés e com assuntos que não interessam a ninguém! Alguém está a sair muito tarde! Porquê? Demasiado trabalho, incompetência ou ineficiência? Se é demasiado trabalho vamos encontrar uma solução e se necessário, para já, garantir que as horas adicionais são pagas ou gozadas!

 

Existem colaboradores que falam em flexibilidade, vamos testar... Se os resultados forem positvos, nada como uns dias em home-office.

 

Remunerações? Ponderadas, justas e com tabelas salariais bem estrturadas, transparentes e equitativas.

 

Portugal (claro que não é em todos os casos)

Início dos trabalhos às 08h:00m! Não, isso foi um que chegou a essa hora, a maioria chega entre as 09h:30m e as 10h:00m. A chefia chega tarde (sempre stressada - vá-se lá saber porquê). Começa a disparar tarefas num ambiente que estava calmo e que rapidamente se torna, além de tenso, mais stressante! Também existe aquele em que não se passa nada e todos estão agarrados ao computador a trabalhar, perdão, no "insta"! Não fiquem quietos, mostrem stress e andam como "baratas tontas"! Tentem permanecer calmos e rapidamente alguém diz que vocês não fazem nada!

 

Tarefas atiradas ao ar e ninguém percebe! Não existe wrap up semanal e muito menos diário, vai-se fazendo. Pelo meio uns cafés, excepto aqueles que têm um "medo que se pelam" de levantar o rabo da secretária e por isso serem despedidos porque não estão a fingir que trabalham.

 

Demasiado tempo perdido com conversas e temas que não interessam a ninguém: o futebol, o vestido da "Carolina", o "Manuel" que anda metido com a "Carla", os videos dos filhos da "Mariana" (Who cares?) e a chefia que é tudo e mais alguma coisa mas quando está presente as opiniões tendem a mudar e é o "Rei Sol" - ninguém se atreve a dizer que algo não está bem. Sempre que se fala de algo ou em temas que envolvem discussão as emoções escalam... É sempre pessoal, como se o trabalho fosse uma coisa pessoal...

 

Hora de almoço com as conversas do costume ou então com a temática do trabalho e a chefia que tem muitas reuniões à tarde - umas vezes no shopping, outras na esplanada e outras tantas em eventos de networking. Responde em segundos a emails pessoais, nomeadamente de colegas de outras empresas ou das maçonarias que existem nas diferentes áreas profissionais e demora dias a responder a solicitações que surgem no seio da organização, nomeadamente de quem está abaixo.

 

Reuniões que nunca começam a horas e que duram e duram e duram... E no fim, maioria das vezes, não dão em nada. Almocinhos - e como o português gosta de almocinhos intermináveis nem que seja só para definir um ponto no início ou no fim da frase - e resulta, é mais fácil fechar um negócio carregado de vinho tinto numa taberna, do que numa sala de reunião com todos os detalhes à frente).

 

O colaborador que entrou às 08h:00m está a sair às 17h:00m! Mas que raio!!! Este tipo não trabalha, como é que tem a lata de sair a esta hora? Não faz nenhum, a secretária está limpa e passa o dia tranquilo! Pelas 17h:00m, quando não é mais tarde, chega a chefia - despeja mais uns temas e das duas uma: ou fica e retém toda a gente até altas horas ou sai e pede que as coisas estejam prontas amanhã de manhã! Entretanto, 10% esteve a trabalhar no duro e os outros 90% ficam mais umas horas para dar a sensação de que fizeram o mesmo que os demais 10%. Entretanto, os outros 10% já saíram para estar com a família e arriscam-se a perder o emprego em breve, esses preguiçosos que chega a hora e "toca a bazar".

 

No meio de todas estas horas, o habitual "estou cheio de trabalho" ou o "estão muitas coisas a acontecer". Sim, muitas notificações nas redes sociais, dois emails e pelo meio uns minutos de trabalho.

 

Dia seguinte, pela manhã, vários emails disparados, uns 100! Cerca de 80 não interessam e a maioria foi enviada durante a noite - gente que trabalha muito (ou então gente que não tem vida nem nada para fazer e a ainda acredita que enviar emails às tantas, quando podiam ter sido enviados durante o dia, lhe vai garantir o emprego).

 

Entretanto, algumas pessoas estão doentes mas não vão para casa - todos vão falar mal e não é bem visto! Outros até pensaram na questão de home-office e flexibilidade de horário! Mas quem é que eles pensam que são? Depois como é que se pode dizer que temos muitos trabalhadores e fazer gala de que somos uma empresa que recruta muita gente... Muitas vezes para não fazer nada... E flexibilidade? Eles querem é boa vida... Quando chegarem as avaliações importa é ver o "ponto" (uma das razões porque cerca de 95% dos profissionais de RH não passam da cepa torta, a fixação com o "ponto" - perdoem o ponto entre aspas, mas como estou a falar de algo do século XVIII).

 

Remunerações: há estagiários? De preferência curriculares, caso contrário falem com o IEFP. Não estamos a conseguir? Coloquem no "net-empregos" mas não revelem o range salarial. Não queremos séniores, queremos sim júniores com pouca ambição económica, de preferência com contas para pagar - limita-lhes o empowerment. E já nem falo de empresas que têm um ou dois colaboradores e estagiários que davam para encher um estádio de futebol.

 

Depois falem-me de produtividade...

 

Uma nota final: também existem aqueles que trabalham de sol a sol, ou de lua a lua! Esses trabalham verdadeiramente e são os que não têm voz! São os que não escrevem artigos, não estão em jantares e cafés de interesses e apesar de tudo, desdobram-se para conseguir uns minutos em família. Desses pouco se fala... Como também se fala pouco daqueles em que um faz o trabalho de dez.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Imagem de perfil

De MJP a 30.05.2019 às 14:36

Olá, R.!

Não... não é cultural!!!... mas, lamentavelmente, é tão REAL!!!

Dia Feliz!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 14:43

Olá MJ!

Digo mais, "spooky"...

Tarde feliz :-)
Imagem de perfil

De MJP a 30.05.2019 às 14:47

Pois... assustadoramente real!!!...

Obrigada!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 14:55

Obrigado eu pelas visitas...
Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 30.05.2019 às 14:52

Sabe-se...está estudado. Que só são necessárias 5 horas de trabalho diário. Mas 5 horas a trabalhar. Não a navegar na net, no face, ou no whatsapp. Na Alemanha preserva-se e valoriza-se o contacto com a família. Os tempos livres. O "desanuviar". Por cá, dizer-se que não se tem tempo para nada. Que se tem trabalho até aos cabelos. Que não sabe para onde se virar. É uma forma de se ser (ou de se mostrar), importante. Uma importância estúpida, digo eu.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 14:57

Se forem a trabalhar a sério, em algumas áreas, até 3... Mas conta o tempo e sobretudo não toleramos ver ninguém a usufruir do tempo livre. Existem locais em que se alguém passar a mensagem que tem tempo para ir ao ginásio, de férias, ou estar em família, é mal visto.

Desanuviar é mal visto mas ficar um dia inteiro a fingir que se trabalha é mais interessante. Quando as pessoas me chegam com a conversa do estou "cheio de trabalho", costumo dizer para me exporem a situação claramente para que possa perceber... Mais de 70% das vezes, ou é má organização ou "show off" bacoco.
Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 30.05.2019 às 15:43

Ao que tem a secretária arrumada considera-se que tem pouco trabalho, quando quase sempre é o que mais trabalha. Já o que amontoa papéis na secretária é um "desgraçado" que se farta de trabalhar, quando quase sempre é o que menos organização tem e menos produz. enfim...está no nosso ADN...latino... claro.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 16:00

Essa é outra que não percebo. Também já tive essa luta, convencer as pessoas de que uma secretária (ou ambiente de trabalho arrumado) é uma mais-valia tremenda em termos de organização... Ainda vou tendo... E olhe que até tenho o ambiente de trabalho do laptop cheio de ficheiros :-)
Imagem de perfil

De Mia a 30.05.2019 às 17:51

Descreves-te e bem a realidade da maioria das empresas, não temos produtividade, é muito triste
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 21:21

E quando assim é... Já sabemos como acaba...
Obrigado pelo comentário e pela visita.
Imagem de perfil

De HD a 30.05.2019 às 21:05

Tão verdade... e um sentimento que quase todos sentem que têm de carregar :-(
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 21:22

Muitos porque querem... É outro tema que todos temem abordar.
Imagem de perfil

De cheia a 30.05.2019 às 22:53

Há empresas, em que uma percentagem dos trabalhadores têm como missão falar de futebol, com o chefe.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.05.2019 às 23:47

A brincar que o diga. Nunca me deparei com essas situações, mas já ouvi dizer que tal comportamento dá "pontos".
Imagem de perfil

De Anita a 31.05.2019 às 15:01

Aí está um bom texto sobre o trabalho em Portugal e a diferença de trabalho na Alemanha. parabéns.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 31.05.2019 às 17:40

Muito obrigado! :-)

Bom fim de semana!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.06.2019 às 21:43

sobre este tema, já temos falado noutros posts o que pensamos sobre isso.
Imagem de perfil

De Flávio Gonçalves a 02.06.2019 às 14:53

Texto chocante de tão certeiro que é e já passei por várias empresas, parece ser algo que nos está no ADN.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 03.06.2019 às 09:51

Não creio que o aDN sirva de justificação para tão absurdo comportamento... :-)

Obrigado pela visita :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB