Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Do Park Güell ao Cosmopolitismo de Gràcia...

por Robinson Kanes, em 14.05.18

IMG_1165.JPG

 Fonte das Imagens: Própria.

 

 

Prometi para esta vez um percurso mais turístico. Sem sair do "L’Eixample" deixo a "Ausiàs March" ou até a empresa na Avinguda Diagonal para rapidamente chegar à Sagrada Família! Para mim nunca foi um lugar propriamente especial, além das suas eternas obras me causarem alguma estranheza.

São também célebres as palavras de George Orwell acerca da fealdade da infraestrutura e a estranheza  pela mesma ter sido poupada por Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Para mim sempre foi um local sem grande chama, se é que o podemos dizer, isto já para não falar nos cafés e restaurantes caros em torno do mesmo, um pouco como em Roma junto ao Coliseu.

 

IMG_0985.JPG 

Daqui as opções são várias e uma delas pode ser o "Park Güell" em "La Salut". Pessoalmente, é um percurso que dá gosto em fazer a pé, embora admita que muitos não estão para isso. Também admito que gosto do movimento da "Carrer de Sardenya" e até do próprio ar cosmopolita que já vem de Gràcia. Prefiro o "Park Güell" aberto ao público. Não é que se consiga fugir das multidões mas podemos apreciar alguns momentos mais tranquilos, além de achar que o parque se visita bem e se consegue apreciar a obra de Gaudi sem pagar bilhete.

IMG_1068.JPG 

Quando estamos de frente para a porta do parque, nada como virar à esquerda, seguir a estrada e subir a escadaria que nos levará ao interior do parque. Aí tudo muda… Começamos a subir e a ver uma outra Barcelona diferente daquela que já falei aqui e aqui, só a título de exemplo. Vislumbramos uma Barcelona para o mar, encontramos o "Tibidabo" e ainda conseguimos visualizar um pouco do parque. É a Barcelona cosmopolita que vemos daqui desde Gràcia até ao mar… Para uma primeira visita a Barcelona, ou até para um regresso, acredito que este miradouro é o local ideal para iniciar uma visita - é aqui que conseguimos captar muito do espírito da cidade.

IMG_1041.JPG 

Se adicionarmos a este panorama um pôr-do-sol único, mais um daqueles que o Mediterrâneo tanto nos dá, temos o dia perfeito na cidade. Paremos pelo miradouro, respiremos a cidade, sintamos o contágio que vem do mar até nós. Fiquemos por aí um pouco… Segue-se a descida, e nada como percorrer a área gratuita do "Park Güell" e apreciar o próprio parque, acredito que conseguirão ver muitos dos pormenores mais interessantes do mesmo e poupar uns euros.

IMG_1077.JPG 

Vamos descer? Pois passemos pela "Casa-Museu Gaudí" e desçamos a Gràcia bem pelo centro, atravessando a "Carrer de Montmary"  e transpondo a "Travessera de Gràcia"! Aqui é importante aproveitar bem a zona e o bairro antes de entrar na zona mais in. Ambas se podem combinar, aliás, o que faria era visitar uma e depois a outra, mas quando se vive ou se passa uma grande temporada na cidade tudo isso é mais fácil. 

 

E eis que chegamos ao "Passeig de Gràcia"! Uma nota... De facto, o caminho mais apetecível é o "Passeig de Gràcia", no entanto, ignorar ruas e respectivas transverssais da "Carrer de Pau Claris" e visitar o "Museu Egípcio" ou até o "Centre Català d'Art"... Em suma... Quanto mais nos perdermos no emaranhado de ruas, melhor!

 

IMG_1131.JPG 

Mas vamos para a "Plaça Joan Carles I" e iniciemos a descida pelo "Passeig de Gràcia" e rapidamente encontraremos do lado esquerdo a "Casa Milà", também conhecida como "La Pedrera". Só conheci este espaço por fora, foram muitos aqueles que em Barcelona me aconselharam a não visitar a mesma por dentro e, pelo que tive oportunidade de procurar, não me arrependi. No entanto, cabe a cada um decidir. A própria história é interessante, na medida em que o primeiro proprietário da mesma assumiu ter ido parar à miséria devido à extravagância "gaudiana". Exteriormente é apetecível e merece o nosso olhar, mesmo que por segundos. 

IMG_1153.JPG 

Nesta rua já se sente a fervilhar a Gràcia em toda a sua força com os cafés, as lojas, as gentes a dominarem a atmosfera daquela zona. Estamos na Catalunha, mas não deixamos de estar em Espanha onde facilmente encontramos estes ambientes. Levantemos os olhos e apreciemos os diferentes edifícios que se estendem ao longo do bairro e não esqueçamos a "Casa Vicens" e a "Casa Fuster" com o seu café vienense... Não poderia deixar escapar esta, mesmo que o café e um mimo doce fiquem para lá de um orçamento mais contido.

 

Com as energias repostas, pois já cai a noite e até vos convido para jantar em casa, pois lembram-se do meu amigo do Bon Preu? Temos um "rape" com açafrão e leite de coco à espera! No entanto, não podemos deixar de continuar a apreciar esta elegante rua e passar pela "La Manzana de la Discòrdia". Este é mais um daqueles espaços em que o exterior preenche a visita. Aqui podemos apreciar os três arquitectos que estiveram na sua construção, nomeadamente as esculturas e a cúpula de Domènech i Montane, as esculturas nas janelas e os vitrais da entrada de Puig i Cadafalch e finalmente algumas das influências de Gaudì que saltam bem à vista mal olhamos o edifício. Deixamos para amanhã a "Fundació Antoni Tàpies"? Pois bem, vamos então descer até à "Plaça Catalunya" e a apreciar os edifícios modernistas... Viremos para "Urquinaona" onde chegaremos a Ausiàs March - já nos acenam para jantar!

IMG_3038.JPG

Memórias de Ausiàs March e da Barcelona Gipsy Balkan Orchestra...

Pelo Passeig Lluís Companys até à Torre Agbar...

Da Cascata da Ciutadella até ao Port Olímpic com Mompou...

Barceloneta, Onde Fica o Coração...

Pelo Port Vell até Drassanes...

De Montjuïc te Contemplo...

Pela Rambla... Contagiado pela Imensidão de Gente!

Pelo Barri Gòtic: Da Plaça Reial até à Plaça Sant Jaume.

Pelo Barri Gòtic: Da Plaça Catalunha até à Catedral e à Plaça del Rei!

Pelo Barri Gòtic: Da Pintura de Picasso ao Palau de la "Musica Catalana"...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


18 comentários

Imagem de perfil

De Just_Smile a 14.05.2018 às 14:41

Barcelona foi uma das cidades que mais gostei de conhecer e já lá vão 13 anos... Ando ansiosa para lá voltar :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.05.2018 às 14:45

Uma cidade que nunca cansa :-)
Imagem de perfil

De HD a 14.05.2018 às 20:40

Caramba, é mesmo isso! :-)
"Quanto mais nos perdermos no emaranhado de ruas, melhor!"
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.05.2018 às 13:02

Sem dúvida!!! Sem dúvida!!!
Imagem de perfil

De Ana B. a 15.05.2018 às 12:58

Em primeiro lugar: que fotos tão bonitas!!!
Como penso que já disse algures num dos teus posts, mal posso esperar por visitar Barcelona e estou MUITO decidida a que seja o próximo destino :)
Acho mesmo que é uma cidade muito peculiar.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.05.2018 às 13:03

Muito obrigado!

Ora, há que então fazer por isso! Depois quero ter a tua opinião!
Imagem de perfil

De C.S. a 15.05.2018 às 13:47

A vista da cidade é espetacular a partir do Parque Güel. Maíz un excelente post sobre Barcelona.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.05.2018 às 14:07

Obrigado :-)

Andas desaparecida...
Imagem de perfil

De C.S. a 15.05.2018 às 21:31

É verdade... O há mar em mim tem estado entregue a si próprio, coitado.
Imagem de perfil

De Rita a 15.05.2018 às 13:58

Barcelona é uma cidade tão boa para nos perdermos :)

Eu gostei bastante da Casa Milà (até cheguei a fazer um post aqui há uns tempos), mas claro que compreendo que nem todos gostamos ou queremos ver o mesmo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.05.2018 às 14:09

Se é!

É o que eu digo... Pessoalmente não me fascina, mas sem dúvida que merece um destaque por aqui, até porque nem todos gostamos do mesmo, como referes e bem :-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 15.05.2018 às 23:04

eu paguei para ir ao parc guel mas acho que não vale a pena sinceramente. Por fora vê-se o suficiente para se usufruir da visita.
A casa Batló vale a pena o dinheiro . Bilhete bem gasto!
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 16.05.2018 às 10:36

Adorei as imagens, uma viagem que quero muito fazer! =)
Beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.05.2018 às 10:48

A primeira viagem do novo membro da família, quiçá :-)

Beijinhos
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 16.05.2018 às 18:40

Não visitei o Park Guell, mas lendo e vendo as imagens, acho que perdi uma bela vista.
Eu fui ver o interior da Casa Milá, é muito extenso, mas gostei.

https://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/609680.html
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.05.2018 às 18:59

Perdeu uma grande vista, de facto :)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB