Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Do Irão com Paixão...

por Robinson Kanes, em 08.01.20

meninos_do_Zāyandé-Rud.jpg

Imagem: Robinson Kanes (Não percam nunca a vossa amizade...)

 

 

O direito do homem a não matar. A não aprender a matar. Este direito não está consagrado em nenhuma constituição.

Svetlana Alexievich, in "Rapazes de Zinco"

 

 

Hoje não venho falar de visitas ao Irão... O Irão é mais que isso, é mais do que um postal, é um país com uma cultura e uma História que países como os Estados Unidos, por exemplo, nunca terão. Não vou ser contra os Estados Unidos, até porque prefiro (pelo menos para já) viver num regime mais semelhante ao norte-americano.

 

No entanto, não posso deixar de elogiar uma terra que me recebeu muito bem, quer pelas minhas origens culturais e religiosas totalmente diferentes quer por respeitar a minha negação das segundas. Denoto que algumas das discussões religiosas mais leves e mais abertas que tive aconteceram no Irão. Senti até que, ao contrário do que se diz, o dilema não se dá entre religiões mas entre "derivações" da mesma.

 

Não posso deixar de recordar aqueles sorrisos de homens carimásticos e de belas mulheres que podemos encontrar em qualquer cidade ou vila iraniana! Caramba, deixemos a porcaria da política e de interesses obscuros (vejam as acções de algumas empresas de armamento a subir) e foquemo-nos nas pessoas, no povo! Esse é um povo que não deseja violência, sobretudo no caso iraniano, que até por vários acontecimentos históricos demonstra uma grande vontade em estar junto do Ocidente, inclusive dos Estados Unidos.

 

Todavia, o que um povo não pode suportar é sofrer ameaças e sanções só porque uma Democracia decidiu atacar directamente o país - a morte de Qasem Soleimani é um ataque ao país. O povo iraniano e também o iraquiano não podem tolerar que uma Democracia invada os seus territórios e mate os seus líderes com total apoio de vários outros países e ainda recuse abandonar esses mesmos territórios. As ameaças de Donald Trump ao Iraque (e não falo do Irão) são qualquer coisa que deveria envergonhar qualquer democrata, qualquer cidadão com direitos, seja ele americano ou não! Junte-se a isto o abandono dos aliados curdos e mais vale cavarmos um buraco e escondermo-nos bem lá no fundo. A postura da comunidade internacional ocidental também é lamentável e nem o próprio Secretário-Geral das Nações Unidas consegue esconder o facciosismo.

 

Todo este aparato só servirá para uma coisa: endurecer a postura do regime iraniano que já mostrava alguma vontade de abertura, além de que existem países aliados do Ocidente com maior limitação aos direitos humanos, e ainda reforçar o apoio ao regime por parte dos iranianos. Ninguém é isento de culpas, mas este levantar de poeira pode acabar da pior forma, até porque uma nação soberana e com a dimensão do Irão não pode cruzar os braços sob pena de se repetirem mais actos hediondos.

 

Os Estados Unidos e Europa estão também a perder uma oportunidade soberana de tomar parte na(s) nova(s) Rota(s) da Seda e com isso embarcar num caminho de prosperidade económica, social e política, aliás, estão neste momento a ser um entrave a esse desenvolvimento e a permitirem que países como a China e a própria Rússia aproveitem e assumam os destinos da região.

 

Todavia, neste momento, só me posso recordar de toda aquela gente boa, especialmente um pequeno grupo que, nas margens do Zāyandé-Rūd, partilhou connosco da sua comida, da sua casa e da sua vida, desde o primeiro momento em que nos conheceu numa clara demonstração de afecto que não vemos por cá, inclusive em Portugal, onde os principais seguidores da política dos afectos são os mais distantes daqueles a quem querem vender tamanha falsa ideia.

 

O Irão, aliás, os iranianos são um povo com quem todos temos de aprender e com uma bagagem intelectual e cultural que me faz, perante os mesmos, curvar-me e fazer uma vénia em respeito por tão importantes indivíduos. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


30 comentários

Imagem de perfil

MJP a 08.01.2020

Olá, R.! :-)

Confesso que, quando vi as notícias, me lembrei-me imediatamente de ti (e das tuas partilhas sobre o Irão e senti-me Feliz por saber que não estás por lá, agora...)!

Dia Feliz!

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.01.2020

Hi MJ,

Obrigado. Se estivesse também não era problema. Tenho a certeza que estaria em boa companhia.

Obrigado pelo cuidado e um beijo,
Imagem de perfil

MJP a 08.01.2020

Ainda assim, fico mais "descansada" sabendo que não estás por lá! ;-)

Beijo
Imagem de perfil

MJP a 08.01.2020

A verdade é que, ainda que não te conheça (pessoalmente), importo-me contigo e gosto de saber que estás Bem! :-)

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.01.2020

Obrigado!

(Que boas palavras)

Um beijo,
Imagem de perfil

MJP a 09.01.2020

São palavras genuinamente sentidas! :-)

Um beijo
Imagem de perfil

Lady a 08.01.2020

Quando ouvi as noticias também me lembrei de ti, se não conhecendo o povo já custa saber ao que estão sujeitos, nem imagino conhecendo ... Triste mundo o nosso :(.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.01.2020

Não é agradável, não é mesmo. Para já não existem ataques em território iraniano, mas a ver vamos.

Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 08.01.2020

Lembro-me tanto do Robinson e dos seus post sobre o Irão!!!
Ainda acredito que tudo se irá compor, que alguém terá o discernimento para parar isto tudo!

O povo tem de ser protegido!!!

Beijinhos
Feliz Dia!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.01.2020

Hei-de voltar a eles :-)

Vamos ver, vamos ver... De ambos os lados existe gente sensata e com discernimento, não existem só fanáticos.

Beijo e feliz dia,
Imagem de perfil

Cecília a 08.01.2020

um povo com quem todos temos de aprender e com uma bagagem intelectual e cultural que me faz, perante os mesmos, curvar-me e fazer uma vénia em respeito por tão importantes indivíduos

neste momento, os ocidentais, têm tudo a aprender com todo e qualquer outro povo. a arrogância intelectual e a frieza emocional abandalharam por completo aquilo a que se insiste de chamar de ocidente livre, democrático e progressista.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.01.2020

O Ocidente está na sua arrogância a sentir-se ultrapassado pelo Oriente... Depois há o armamento, há o Petróleo e o querer desestabilizar uma zona do globo que se tem unido tirando supremacia a países do Ocidente...

O papel do Ministro da Propaganda Iraquiano Português, um tal de Santos Silva, também esteve muito bem (mal). Depois da dos empresários esta não podia ser melhor.
Imagem de perfil

C.S. a 08.01.2020

Esta manhã, quando lia as notícias sobre o que está a acontecer, pensei que tinha de vir visitar-te, calculei que tivesses uma palavra a dizer e não me enganei.

É muito triste que gente inocente sofra devido a interesses obscuros de políticos.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 08.01.2020

É impossível ficar calado :-(
Sem imagem de perfil

Figueiredo a 09.01.2020

Pegando na sua deixa, porque infelizmente não dá para fugir desse assunto, deixo umas ligações que ajudam a analisar e entender o percurso Histórico e político da República Islâmica do Irão:

- How Britain ovethrew democracy in Iran
https://www.youtube.com/watch?v=5rUh2spA9OE

- O Irão não é o problema
https://www.youtube.com/watch?v=rCo8UgLf2sk

Aproveito para felicitar-lo pelo texto que escreveu, sóbrio e racional, que apela à Paz e foca efectivamente a verdadeira questão, a ingerência nos assuntos internos e políticos da República Islâmica do Irão e do Médio-Oriente, por parte de países estrangeiros que têm deixado nessa região que não conhecem (tanto a nível cultural, social, e étnico) um rasto de destruição, barbárie, assassinatos, morte, terror, e ocupação.

O que se está a tentar despoletar no Médio-Oriente demonstra claramente a hipócrisia do Ocidente, e a prova está no assassinato do Major-General Qasem Soleimani, a mando do regime da Inlgaterra e dos seus aliados através do suporte financeiro e militar dos Estados Unidos da América do Norte.

Qasem Soleimani, foi uma figura fulcral e determinante no combate ao terrorismo e ao grupo terrorista «Estado Islâmico do Iraque e do Levante» (EIIL ou ISIS pela sua sigla em inglês), ou simplesmente «Estado Islâmico», tendo de forma magistral derrotado e praticamente aniquilado tanto na República Árabe da Síria como no Iraque os grupos terroristas que compõem e colaboram com o denominado «Estado Islâmico», algo que jamais a chamada coligação internacional liderada pelos Estado Unidos da América do Norte conseguiu fazer.

Inclusive, a Europa está em dívida para com o Major-General Qasem Soleimani; foi graças ao seu esforço, à sua capacidade militar, e espírito de sacrifício, que o grupo terrorista «Estado Islâmico», responsável por graves atentados em alguns países da Europa que vitimaram cidadãos Europeus, se encontra neste momento no estado de desagregação e derrota imenentes.

Lamentavelmente, por cá, tudo isto é posto de lado, os médias censuram e deturpam a realidade daquilo que está a acontecer e a preparar para a República Islâmica do Irão e consequentemente para o Médio-Oriente; bridam-nos com entrevistas asquerosas, de baixo-nível, que revelam maldade, cobardia, mentira, e compadrio, como esta do sr. Augusto Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Portugal (RP):

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/portugal-condena-ataque-iraniano-a-bases-no-iraque_v1196553

Porém, nós cidadãos, também somos culpados, andamos a perder tempo com as teorias da conspiração das «alterações climáticas», em manifestações pelo «clima» ou então a defender um modo de vida miserável e desumano para nós próprios em «economia circular» (para que os ricos continuem a viver condignamente), ao invés de sairmos para as ruas como Seres-Humanos que somos, conscientes e guiados pela Razão, para nos opormos à guerra, e exigir a Paz, o diálogo e colaboração, entre as nações e povos do Mundo, em igualdade e respeito mútuo.




Imagem de perfil

Robinson Kanes a 11.01.2020

Tanto que podemos comentar destas suas palavras. É óbvio que o cavalheiro não era um santo mas... E no Ocidente?

O Irão é uma potência regional no médio-oriente, talvez a única que é capaz de dizer não às potências ocidentais e quando assim é paga-se caro por isso - este género de retaliações só aproxima o Irão de países como a Rússia e a China! Se tivermos em conta que os cidadãos iranianos, numa larga escala, até admiram o Ocidente é, no mínimo, estranho.

Por cá fala-se de nada... Os temas do costume com os comentadores do costume, e até já se prepara a passadeira para que alguém chegue daqui a pouco mais de 5 anos a PR. Um demorou pouco menos de 20... Depois é o futebol... Se é disso que gostamos, não censuro, temos aquilo que merecemos.

A Economia das pessoas... As Ubers e outras deste mundo também eram "sharing economy" e vimos como acabaram...
Imagem de perfil

Maria Araújo a 09.01.2020

E eu faço uma vénia por este sincero e excelente registo.
Lembro-me muito de si e do que escreveu sobre o Irao e seu povo.
Ontem, falei em si.
Uma senhora que conheço do ginásio, esteve no Irão, recentemente, e confirmou o quanto aquele povo é amigo, respeitador, acolhedor.
Um abraço
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 11.01.2020

Obrigado, Maria...

Não poderia essa senhora dizer outra coisa...
Tenho estado em contacto com o "Irão" e apesar de tudo as pessoas estão tranquilas, não tanto como gostariam, mas tranquilas.
Um abraço,
Imagem de perfil

/i. a 10.01.2020

Uma lufada de ar fresco o seu texto... É que cada vez mais só se lê opinião fabricada para termos pensamento único.
E a U.E. a apanhar papeis, como sempre, aliás.
As Nações Unidas são boas para tratar dos tais problemas "à tia de Cascais" (temos de perceber que quem paga mais, manda.)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 11.01.2020

Como disse, continuo a preferir viver numa cultura ocidental, mas convenhamos que isto é preciso ter os olhos abertos e ver o mundo como um todo, caso contrário acabamos fechados numa liberdade ditatorial...
Imagem de perfil

/i. a 12.01.2020

Exactamente.
Bom domingo.
Perfil Facebook

Belinha Fernandes a 11.01.2020

Robinson! É a minha primeira vez aqui, graças à Maria Araújo. Conheci-a porque participei no Desafio de escrita dos Pássaros. Eu estou no Blogger e quase não conhecia ninguém do Sapo. Foi ela que me deixou o link para este seu texto, que li com muito agrado. Deixo-lhe também um link. Não sei se vai conseguir aceder, os participantes queixavam-se de não conseguir e por isso acabei por criar aqui um blogue no Sapo, mas é no Blogger que estou com maior regularidade. Vou tentar encontrar os outros textos que escreveu sobre o Irão. Sou uma pessoa que cresceu sempre fascinada pelas civilizações antigas e com enorme tristeza assisti ao crescendo desta intolerância e desprezo por tudo o que diz respeito ao "outro lado do mundo". Sempre tentei perspectivar o mundo além da política embora não a ignore. Se fosse assim, como ter simpatia pelos EUA? Ainda há pouco, em cima destes acontecimentos, vi o filme The (torture) report. A "Democracia" que condena oficialmente a tortura mas que depois a leva a cabo em surdina? Cumprimentos! https://palavras-cruzadas.blogspot.com/2020/01/hoje-escreve-um-portugues-viver-no-irao.html
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 11.01.2020

A arrogância ocidental é crónica, sempre assim foi... E depois da vitimização diabólica do cristianismo, as coisas ainda pioraram. E isto não é uma visão pessoal, é História...

Os EUA não podem falar... Não podem mesmo. E querendo ou não, são um dos principais responsáveis pela instabilidade no médio-oriente (mesmo que tenham tido boas intenções). É muito democrático dizer que as tropas do meu país não abandonam o país do outro, mesmo que este não me queira lá...

Obrigado pela visita, e continue por aqui... Também vou dar um salto às suas paragens.
Cumprimentos.
Imagem de perfil

Filipe Vaz Correia a 13.01.2020

Meu querido Robinson Kanes...
Como sempre um gosto em ler o Não é que não houvesse.
Um abraço
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 13.01.2020

Um grande Abraço, Filipe!

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB