Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




De "saca patrocínios" a "anti-patrocínios"!

por Robinson Kanes, em 21.03.19

01D2C9A6-7BFD-4C8A-A940-FD15D88B6D0D-565x353.gif

Créditos: https://www.neworld.com/newsblog/2018/three-reasons-why-brands-should-partner-with-social-media-influencers/

 

Houve tempos em que a corrida atrás das marcas, no sentido de conseguir que estas patrocinassem blogues ou enviassem produtos, era tal que se tornou uma tendência. De facto, não foram as marcas que procuraram os "bloggers", pelo menos numa fase inicial, mas o contrário. Na verdade, acabou por suceder que muitos espaços ficaram, digamos, famosos e as marcas acabaram elas próprias por também serem proactivas na procura de "influencers".

 

Sinto-me também à vontade para falar deste tema pois é política, que este espaço não tenha quaisquer apoios, patrocínios ou mecenas, no entanto, não é de todo impossível que tal venha a suceder. A importância é deixar claro o que é uma parceria, por exemplo, e um artigo sem parceria. O importante é que um artigo não seja uma venda do princípio ao fim e muitas vezes realizada de forma medíocre por pessoas que de marketing percebem pouco - o que até não abona a favor da marca. Imaginem que as coisas correm mal, quem faz a gestão da crise?

 

Todavia, tenho assistido a uma tendência, na comunidade SAPO e não só, de anti-patrocínios. Nomeadamente, por parte daqueles que queriam apoios e não os têm (basta aferir o conteúdo de alguns artigos e claramente se percebe o objectivo) ou então de outros que tentam explorar um novo conceito - ser "anti-parcerias blogueiras", apelidemos as coisas desta forma.

 

O ser "cool" agora, passa por ser anti-parcerias! Nada como explorar a temática e dizer que as marcas são umas "marotas" que andam a enganar as pessoas - pior que isso, trazer isso a público, revelando o mau carácter e a falta de ética e profissionalismo dos "bloggers".

 

Também existem aqueles que se vangloriam de recusar parcerias mas nem um pedido recebem - faz parte do mundo da ilusão e do "like". Também aqui as marcas pecam, pois nem sempre analisam um mercado que, mais do que procurar profissionalmente desenvolver um negócio, tem motivações que por vezes não são garante de que se possa confiar nas qualidades de quem "vende" a marca - além disso não estão "protegidos" por códigos de conduta, havendo apenas uma dependência do carácter do blogger - e no mundo real e sobretudo na internet, sabemos como é facilmente moldável e mutável. 

 

Em todo este ruído, fica uma total ausência de explicação face ao modo como funcionam estas estratégias de marketing, o rigor no sentido de escrever sobre produtos de forma imparcial e acima de tudo de ser um verdadeiro "brand advocate", esse sim um real valor para o consumidor e para a marca. O que ficamos é com um sem número de textos vazios, por vezes até com bastantes leituras e comentários. Todavia, somente de uma pequena comunidade que em nada representa, criando uma ilusão que em nada vai ao encontro da realidade, até porque, conseguir o "like" é fácil, o problema está na confiança...

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 comentários

Imagem de perfil

De Happy a 21.03.2019 às 16:18

Tens alguma razão, mas eu francamente não gosto de visitar um blog pejado de publicidade. E menos ainda quando há textos encomendados.
Eu já recusei dois ou 3, e a última vez foi bem recente e propunham-me textos enviados que eu publicaria a troco de dinheiro. Isso ainda me parece pior... porque desvirtua completamente o espaço que quero ter.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.03.2019 às 17:10

Já somos dois... Todavia não procurei explorar o meu gosto pessoal mas uma realidade que é visível.

Não sou contra a publicidade em blogues, até porque já é um tema regulado. Outra coisa é publicar um texto e dizer que não é nosso, outro é ter algo já previamente concebido por outrem... Situação para a qual também já existem regras.

Depois temos o outro extremo - o estar na moda dizer que se recusa publicidade tentando com isso, também captar clientela.

Fundamentalmente, sinto é falta de debate, de clarificação das coisas, de como tudo funciona. E isso seria importante, não só para quem "bloga" mas para todos em geral.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 21.03.2019 às 22:57

Por acaso não me apercebi dessa tendência, talvez pelos blogs que consulto não serem desses de publicidade e de influencers...
Hoje em dia por exemplo a Prozis tem parceria com quase todos os PT's/Miss fit's/ginásios e afins que têm visibilidade. Ainda não percebi sinceramente a sustentabilidade desse negócio fiscalmente sedidado na Zona Franca da Madeira, mas cuja sede fisica e logistica é na Povoa do Lanhoso e Esposende e vai expandir na Maia.
Pessoalmente, não me deixo influenciar por esses artigos, precismaente por saber que são pagos. Valorizo mais as opiniões dos bloggers anónimos e amadores cuja opinião é muito mais idónea.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.03.2019 às 23:43

Esses últimos de que falas são, muito possivelmente, "brand advocates". São mais complexos de estudar/medir em termos de marketing mas com um impacte fantástico nas vendas! Arrisco a dizer que até superior aos "influencers".

Não sei se é sustentável mas vejo muita gente a consumir produtos da "Prozis" :-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 22.03.2019 às 00:06

A mim influencia-me mais, mas têm muito pouco audiência. Refiro-me aos blogs como o teu, o meu e muitos dos que vêm comentar. É muito frequente as pessoas criticarem elogiar ou criticar alguma experiência com marcas ou produtos.
Mas os "digital analyst" nem perdem tempo connosco pq temos um alcance super reduzido.

Não faço ideia das contas da Prozis, tirando o facto de ter sede fiscal na ZFM, mas vejo-os sempre a publicitar ofertas e cupões em todo o lado. Eles são fortíssimos no Marketing. Agora, têm um serviço de inscrição em trails e corridas.
Inscrevi-me numa corrida cuja inscrição tinha de ser no site deles. Tive que criar uma conta, recebi uns pontos pela inscrição que dão para trocar por produtos. Desconfio um bocado daqueles produtos por serem muito processados.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 22.03.2019 às 08:40

Olha que talvez não seja assim tão reduzido :-)
Mas se quiseres crescer, sabes como podes dar um "boost" na coisa.

Sim, patrocinarem e eles próprios realizarem eventos até é uma coisa interessante. Em relação a terem as contas na ZFM, não falemos sobre isso, casos desses não faltam... Ainda é uma daquelas coisas que não se percebe como é que a UE tolera paraisos fiscais intra-portas.

Em relação aos produtos da Prozis, só cheguei a tomar umas duas vezes L-carnitina (a única coisa que tomei na vida para fazer desporto), no entanto, a água continua a ser a melhor escolha, pelo menos para mim. O resto da oferta, desconheço.
Imagem de perfil

De José da Xã a 23.03.2019 às 21:33

Robinson,

este vai ser um comentário longo.
Quando criei os meus blogues optei por não terem publicidade. Acima de tudo porque pretendo estar afastado de polémicas com marcas ou empresas, que a própria plataforma onde estou alojado não controla.
Não sei porquê ultimamente tenho recebido convites para divulgar produtos. Não muitos mas alguns. Todavia nem respondo...
Não gosto de ser assim mal educado mas se responder posso estar a dar azo a suposições que não pretendo que sejam assumidas.
No entanto respeito quem o faz e nem faço qualquer juízo de valor sobre...
Forte abraço.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 23.03.2019 às 22:23

Pode sempre responder, dizer não... Não o compromete :-)

Abraço e bom fim de semana!
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 23.03.2019 às 22:28

Confesso a minha ignorância, mas não fazia a mínima ideia do que era a Prozis... até ler o comentário do Último.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 24.03.2019 às 06:46

Já deve ter visto... Se frequenta o ginásio :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 23.03.2019 às 22:30

Nunca dei grande importância a publicidade em blogs.
O meu interesse num blog está naquilo que escreve.
Beijinho
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 24.03.2019 às 06:45

Sem dúvida...
Beijinho
Imagem de perfil

De Rita a 29.03.2019 às 09:37

Tenho um pé atrás quando leio certos textos nalguns blogs porque se nota claramente o objectivo de publicitar algo, ou atrair alguma marca, mas não me choca nada se gostamos genuinamente de um produto e surge a possibilidade de o dar a conhecer através de alguma parceria bem planeada.

Por acaso ainda não reparei nessa moda anti-patrocínios que falas, mas nem me admira... De vez em quando aparecem essas tendências sem pés nem cabeça.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.03.2019 às 12:57

Comentário rico e interessante! Obrigado :-)
Imagem de perfil

De Rita a 01.04.2019 às 11:00

Não há que agradecer! ;)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB