Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Da Apologia da Escroqueria!

A Visão e o Raríssimo Manuel Delgado...

por Robinson Kanes, em 16.10.19

 

img_900x509$2017_12_12_22_53_24_692413.jpg

Créditos: TVI

 

 

Os hábitos são fáceis de criar mas muito difíceis de quebrar.

Paul Dolan, in "Projectar a Felicidade"

 

No país dos compadrios, não é de admirar que uma prática comum seja o facto dos verdadeiros escroques, dos verdadeiros pulhas passarem de bestas a bestiais e os verdadeiros bestiais em segundos se transformarem em bestas, sobretudo se não estiverem inseridos em grupos e grupelhos de cariz partidário, profissional, solidário e mediático. 

 

Devo admitir, embora respeite a liberdade que um meio de comunicação tem de "botar faladura" de todo e qualquer indivíduo, que foi com perplexidade que vejo em destaque um comentário do alto da sua sabedoria do senhor Manuel Delgado. Na Visão e com o respectivo destaque no SAPO, o raríssimo Manuel Delgado, o tal que não acha imoral acumular fortuna com dinheiro destinado ao tratamento de crianças com doenças raras; o tal que viaja, e passo a expressão, "à conta" das crianças com doenças raras e ainda tem o displante de se fotografar em belos e próximos passeios com a presidente de uma associação que já todos percebemos como funcionava, volta a aparecer. O tal que nada sabia, um pouco à semelhança de Vieira da Silva, então Ministro que teve o justo prémio de se manter no cargo e continuar como se nada tivesse acontecido - quem tem a família "toda" no Governo não deve abandonar os seus, de facto.

 

Delgado vem falar de novos modelos, de moralidade e claro, de política. Utiliza até expressões como " ignorância, imaturidade e excesso de ideologia liberal" para criticar aqueles que têm uma opinião diferente da sua. Quanto a isso, não tenho nada contra, é o retrato de um moribundo moral que ainda respira, mas este senhor, mais um dos que sofre da real amnésia nacional quando confrontado com factos que o colocam em maus lençóis, não deveria ter vergonha de aparecer? E o palco que lhe é dado? Sabemos que continua a desempenhar funções em áreas que muitos que até sabem mais nunca poderão sonhar, quando muito poderão emigrar. Estarão a Visão e o Sapo a dar tempo de antena e a trazer para a praça de cara lavada este indivíduo? É assim que procuramos a renovação? É assim que valorizmaos os melhores? Não!

 

Neste país onde prejudicar o erário público e ser um pulha, desde que bem relacionado, se pode aguardar uma demissão e uma ligeira caminhada pelo deserto para voltar em força como salvador da pátria, não é de espantar. Não é de espantar que indivíduos como este continuem por aí a pulular, com altos cargos públicos e partidários, com altos cargos aqui e acolá e com o nome manchado na praça.

 

O público esquece-se, mas um verdadeiro aluno deste senhor da Universidade Nova, por certo, não hesitaria em recusar-se a assistir às aulas de tão "reputado" profissional! No entanto, fica sempre bem dizer que o professor é deste e daquele partido, desta e daquela associação, mesmo que se trate de um verdadeiro pulha! Os valores, o saber e a integridade pouco interessam para o CV... Afinal, e como dizia Paula Brito da Costa, por outras e palavras quando ainda era presidente da Raríssimas, são senhores como este que podem trazer o "guito"... E não só...

Autoria e outros dados (tags, etc)


46 comentários

Imagem de perfil

Folhasdeluar a 16.10.2019

Nunca é demais denunciar e falar contra a corrupção. O facto mais real
e que ninguém parece incomodar-se. Fala-se na corrupção em tempos verbais que não nos incluem. São sempre eles...os outros. Fala-se na corrupção como uma enfermidade endémica. Um cancro incurável. Uma cicatriz indelével. E no entanto muito se poderia fazer para moralizar o estado. A começar pelos protestos. Mas nós não estamos em Hong-Kong, nem em Barcelona. Nem temos a coragem dos que lá vivem. É que não basta denunciar,(embora seja necessário) é preciso mostrar que estamos fartos. Mas não é com partidos como o Chega que lá vamos.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Nunca é um exagero, é um facto - mas são muitos os que já se afundaram por falar contra a corrupção. Tivemos um candidato à presidência da república que assumiu esse combate como a sua principal bandeira - foi dos poucos que encostou MRS e todos os outros candidatos à parede e nunca foi chamado de populista. Quantos votos teve?

O meu medo já não é o falar contra a corrupção, o meu medo é aceitação da corrupção como um "também me safo" ou então, como diz e bem, é um problema endémico e não vai mudar, resta-nos aceitar.

Hong Kong é uma lição de Democracia que, mais do envergonhado a China, tem envergonhado muitas democracias ocidentais. Barcelona? Não vou comentar, até porque vejo a Catalunha como parte de Espanha. No entanto, posso falar do facto de em Portugal existirem mais militantes e indivíduos preocupados com a causa dos independentistas catalães do que com os cancros do seu próprio país.

O Chega aproveitou a embalagem. Ainda bem que foi eleito, é mais uma voz... Talvez seja preciso, concorde-se ou não com as ideias do indivíduo que o lidera. Não espero grande coisa, mas vamos aguardar para ver.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 16.10.2019

Falei na Catalunha não por causa da(passe o pleonasmo) causa independentista, mas como exemplo de protesto. O facto em si é o protesto não a causa. A causa do nosso protesto deveria ser a corrupção, a acção em si deveria ser o exemplo de protesto dos catalães. Confuso? ....:))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Nada confuso... Sem violência acho que podemos fazer muita coisa. Mas lembre-se, que aquele sangue quente dos espanhóis não existe em Portugal. Olhe quando foram os incêndios na Galiza? Até escrevi sobre isso em https://naoequenaohouvesse.blogs.sapo.pt/incendios-espanha-nas-ruas-portugal-no-64143.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Instagram



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sardinhas em Lata

Todas as Terças, aqui! https://sardinhasemlata.blogs.sapo.pt/

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens







Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB