Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Da Apologia da Escroqueria!

A Visão e o Raríssimo Manuel Delgado...

por Robinson Kanes, em 16.10.19

 

img_900x509$2017_12_12_22_53_24_692413.jpg

Créditos: TVI

 

 

Os hábitos são fáceis de criar mas muito difíceis de quebrar.

Paul Dolan, in "Projectar a Felicidade"

 

No país dos compadrios, não é de admirar que uma prática comum seja o facto dos verdadeiros escroques, dos verdadeiros pulhas passarem de bestas a bestiais e os verdadeiros bestiais em segundos se transformarem em bestas, sobretudo se não estiverem inseridos em grupos e grupelhos de cariz partidário, profissional, solidário e mediático. 

 

Devo admitir, embora respeite a liberdade que um meio de comunicação tem de "botar faladura" de todo e qualquer indivíduo, que foi com perplexidade que vejo em destaque um comentário do alto da sua sabedoria do senhor Manuel Delgado. Na Visão e com o respectivo destaque no SAPO, o raríssimo Manuel Delgado, o tal que não acha imoral acumular fortuna com dinheiro destinado ao tratamento de crianças com doenças raras; o tal que viaja, e passo a expressão, "à conta" das crianças com doenças raras e ainda tem o displante de se fotografar em belos e próximos passeios com a presidente de uma associação que já todos percebemos como funcionava, volta a aparecer. O tal que nada sabia, um pouco à semelhança de Vieira da Silva, então Ministro que teve o justo prémio de se manter no cargo e continuar como se nada tivesse acontecido - quem tem a família "toda" no Governo não deve abandonar os seus, de facto.

 

Delgado vem falar de novos modelos, de moralidade e claro, de política. Utiliza até expressões como " ignorância, imaturidade e excesso de ideologia liberal" para criticar aqueles que têm uma opinião diferente da sua. Quanto a isso, não tenho nada contra, é o retrato de um moribundo moral que ainda respira, mas este senhor, mais um dos que sofre da real amnésia nacional quando confrontado com factos que o colocam em maus lençóis, não deveria ter vergonha de aparecer? E o palco que lhe é dado? Sabemos que continua a desempenhar funções em áreas que muitos que até sabem mais nunca poderão sonhar, quando muito poderão emigrar. Estarão a Visão e o Sapo a dar tempo de antena e a trazer para a praça de cara lavada este indivíduo? É assim que procuramos a renovação? É assim que valorizmaos os melhores? Não!

 

Neste país onde prejudicar o erário público e ser um pulha, desde que bem relacionado, se pode aguardar uma demissão e uma ligeira caminhada pelo deserto para voltar em força como salvador da pátria, não é de espantar. Não é de espantar que indivíduos como este continuem por aí a pulular, com altos cargos públicos e partidários, com altos cargos aqui e acolá e com o nome manchado na praça.

 

O público esquece-se, mas um verdadeiro aluno deste senhor da Universidade Nova, por certo, não hesitaria em recusar-se a assistir às aulas de tão "reputado" profissional! No entanto, fica sempre bem dizer que o professor é deste e daquele partido, desta e daquela associação, mesmo que se trate de um verdadeiro pulha! Os valores, o saber e a integridade pouco interessam para o CV... Afinal, e como dizia Paula Brito da Costa, por outras e palavras quando ainda era presidente da Raríssimas, são senhores como este que podem trazer o "guito"... E não só...

Autoria e outros dados (tags, etc)


46 comentários

Imagem de perfil

MJP a 16.10.2019

Olá, R.! :-)

É triste, lamentável (e, sobretudo, revoltante)! :(
(traz-me recordações que gostaria de não ter! :()

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Hi MJ,

Não é um exclusivo nosso, mas existem coisas que não se entendem... Este, um certo Relvas e tantos outros, ninguém vê? Caramba, e com tanto talento por aí!
Imagem de perfil

MJP a 16.10.2019

Olá, R.!

Cada vez mais, o "olhar" é subjugado ao sentido da vontade (que serve cada momento)! :(
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Depois não nos podemos queixar - é mais fácil ser corrupto do que honesto?
Imagem de perfil

MJP a 16.10.2019

Não sei!!!
(nunca experimentei ser corrupta!!!... mas, olha que, ser honesta dá muito trabalho e "dores de cabeça"...)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Já tivemos aqui esta conversa... Por falar nisso, a guerra em curso está perto do fim, a Justiça está a ganhar! :-)

P.S.: devias experimentar, ahahahahahahah
Imagem de perfil

MJP a 16.10.2019

Não sei se a Justiça estará, mesmo, a ganhar...
(nesta fase, vejo tanto coisa injusta a acontecer à minha volta que... a descrença "toma conta de mim"...)

(não quero experimentar...)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Do meu lado está! Agradeço aos filósofos gregos ;-)

O problema não são as coisas injustas, isso acontecerá sempre. O problema é a apatia perante as mesmas, a asfixia de quem condena, e a forma como a injustiça (com a comunicação e discurso certos) se transforma em justiça...
Imagem de perfil

MJP a 16.10.2019

Olha que boa notícia!!! :)
(fico, mesmo, Feliz por Ti! :))

Dizem que "uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade"... talvez (para muitos) assim seja! :(
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Até agora está a correr bem... Disse um basta à injustiça e estou em vias de garantir que a mesma não se repete - os lucros da conquista? Terão um fim solidário :-)

Esse é o meu medo...
Sem imagem de perfil

Ricardo a 16.10.2019

Este é apenas mais um caso das centenas que existem neste país, esta gente não tem vergonha nenhuma. A corrupção, a falta de ética são os principais problemas deste país, repare ainda agora foi eleita por Braga pelo PS uma menina chamada Begonha que no minimo omitiu deliberadamente sobre o seu CV. Desde novos que aprendem como se manter a viver á conta dos contribuintes.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Eu acho que esses problemas que enumerou começam a ser um requisito fundamental. Portugal começa a ser um daqueles filmes em que vale tudo e onde as cidades são controladas por máfias que tudo conseguem impunemente. Vejo mais cidadania e vergonha em regimes fechados do que em Portugal. Braga é o burgo de Mesquita Machado, mais um que foi severamente punido com a pena suspensa...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Aquelas penas suspensas e o argumento que as suportou são qualquer coisa... É a Justiça, temos de respeitar a decisão, mas também temos o direito de ficar perplexos...
Sem imagem de perfil

Ricardo a 16.10.2019

Na verdade eles aprendem desde novos nas juventudes partidárias, depois passam para as autarquias locais, seguindo-se institutos, empresas e outras organizações publicas, até chegarem a deputados, secretarios de estado,ministros, etc
Grande parte da população não acompanha, não liga nenhuma a politica...são socialistas, esquerdistas ou sociais democratas e votam sempre no seu partido.Não querem saber da corrupção do CV dos deputados, apenas votam no seu partido.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Esse é o caminho habitual... Basta conhecer um pouco o meio e as origens de muitas caras conhecidas. Grande parte da população, como diz, vota... Simplesmente vota... Não temos ainda esse espírito de fazer perguntas, de perceber o porquê..
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 16.10.2019

Nunca é demais denunciar e falar contra a corrupção. O facto mais real
e que ninguém parece incomodar-se. Fala-se na corrupção em tempos verbais que não nos incluem. São sempre eles...os outros. Fala-se na corrupção como uma enfermidade endémica. Um cancro incurável. Uma cicatriz indelével. E no entanto muito se poderia fazer para moralizar o estado. A começar pelos protestos. Mas nós não estamos em Hong-Kong, nem em Barcelona. Nem temos a coragem dos que lá vivem. É que não basta denunciar,(embora seja necessário) é preciso mostrar que estamos fartos. Mas não é com partidos como o Chega que lá vamos.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Nunca é um exagero, é um facto - mas são muitos os que já se afundaram por falar contra a corrupção. Tivemos um candidato à presidência da república que assumiu esse combate como a sua principal bandeira - foi dos poucos que encostou MRS e todos os outros candidatos à parede e nunca foi chamado de populista. Quantos votos teve?

O meu medo já não é o falar contra a corrupção, o meu medo é aceitação da corrupção como um "também me safo" ou então, como diz e bem, é um problema endémico e não vai mudar, resta-nos aceitar.

Hong Kong é uma lição de Democracia que, mais do envergonhado a China, tem envergonhado muitas democracias ocidentais. Barcelona? Não vou comentar, até porque vejo a Catalunha como parte de Espanha. No entanto, posso falar do facto de em Portugal existirem mais militantes e indivíduos preocupados com a causa dos independentistas catalães do que com os cancros do seu próprio país.

O Chega aproveitou a embalagem. Ainda bem que foi eleito, é mais uma voz... Talvez seja preciso, concorde-se ou não com as ideias do indivíduo que o lidera. Não espero grande coisa, mas vamos aguardar para ver.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 16.10.2019

Falei na Catalunha não por causa da(passe o pleonasmo) causa independentista, mas como exemplo de protesto. O facto em si é o protesto não a causa. A causa do nosso protesto deveria ser a corrupção, a acção em si deveria ser o exemplo de protesto dos catalães. Confuso? ....:))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Nada confuso... Sem violência acho que podemos fazer muita coisa. Mas lembre-se, que aquele sangue quente dos espanhóis não existe em Portugal. Olhe quando foram os incêndios na Galiza? Até escrevi sobre isso em https://naoequenaohouvesse.blogs.sapo.pt/incendios-espanha-nas-ruas-portugal-no-64143.
Perfil Facebook

Rão Arques a 16.10.2019

BOSTA A DESCOBERTO
Com um mestre em se rodear de sacos de pancada obedientes para sua proteção pessoal.
Agora dz que reforça "tendo em vista o resultado das eleições".
Ter em vista o resultado das eleições foi coisa que desprezou quando as perdeu.
Ele contorna, adorna e entorna, à pala de um tutor amorfo falante e de uma plateia que responde em pronto ao cartaz circense dos "aplausos".
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Vamos aguardar para ver... Do que vi até agora, é mais do mesmo.
Imagem de perfil

Vorph Valknut a 16.10.2019

Só uma palavra. Excelente opinião (foram duas, afinal. É raríssimo conter - me '))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

ahahahahahah

Boa!

P.S.: obrigado.
Imagem de perfil

Maria Araújo a 16.10.2019

Continuo a dizer que estes seus textos deveriam ser artigo de jornal.

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

E acha que alguém "me quer"? :-))))
Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 16.10.2019

Só uma frase .... FALTA DE VERGONHA!!!
E nós a assistir a este circo sem podermos fazer nada!!!


Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.10.2019

Sem podermos fazer nada, já não é bem assim :-)

Antes de pensar em escrever este texto ainda pensei se seria justo... Mas caramba, com pouco mais de uma dezena de anos de vida já me compravam a Visão! No tempo em que era uma referência no jornalismo! No secundário andava com a Visão debaixo do braço e olhe que não era propriamente um menino do coro! É justo, porque deixei a Visão há muito, sobretudo pelo facto de se ter transformado, em minha opinião, para pior. Admito, no entanto, que se não o tivesse feito, talvez tivesse acabado, não sei.

Beijo e Feliz Dia,
Imagem de perfil

HD a 16.10.2019

Quem diria, novamente a falar de corrupção: quem abafa, quem denuncia e é punido... etc... :-s
Imagem de perfil

HD a 17.10.2019

Fiquei surpreso, nunca pensei que fosses capaz ahahaha
Imagem de perfil

cheia a 16.10.2019

Desde que sejam bem retocados, pela imprensa, ficam como novos.

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB