Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




COVID 19: A Pouca Vergonha Mediática

por Robinson Kanes, em 16.03.20

82645887_778689442644070_5989222050483404800_n.jpg

Créditos: https://www.facebook.com/soundsofmediapanic/

 

Tenho andado ausente, tenho pensado em reter as palavras, sobretudo numa altura como esta. Tenho opiniões muito próprias acerca da forma como a crise do COVID 19 está a ser gerida, mas vou guardar para mim. Acredito que cada Governo está a fazer o que pode e entendo perfeitamente o não querer fechar fronteiras. Quem quiser uma União Europeia e uma Europa forte e unida vai perceber o porquê - se não perceber, umas aulas de história contemporânea e da própria União, não farão mal a ninguém.

 

Continuo a trabalhar, não me fecho em casa, além disso não posso deixar parceiros, clientes e as minhas equipas sem apoio. Não está fácil, e provavelmente todos sabemos qual o final, mas enquanto houver esperança, chorar e lamentar não é permitido, a orquestra irá continuar a tocar e os homens não abandonarão o leme, aliás, em muitos, apenas um o quis fazer e a opção foi respeitada. Enquanto existir um cliente a precisar de nós, lá estaremos, até ao último homem! Se o Governo precisar de nós e das nossas infraestruturas, lá estaremos!

 

Deixei de ler jornais e afins. Sigo as recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS) e recuso-me a pactuar com práticas que me deixam boquiaberto e me fazem pensar se o ideal, ao invés de fechar fronteiras, não é fechar jornais, algumas publicações online até televisivas.

 

Ver publicações de referência (será?) a partilharem testemunhos de indivíduos (amigos) que posam para o instagram enquanto criticam o Serviço Nacional de Saúde e passam a imagem de que é cool estar internado mesmo tendo arriscado sabendo que podia ser portador do vírus, deixa-me a pensar se a estupidificação colectiva atingiu o seu momento 2.0. Ter o vírus ou ter estado com alguém que, já me torna um especialista! Lamento, mas não, por isso, nestes tempos, o ideal é propagar as fotos pelo instagram e fechar a boca. O cunhismo e o compadrio também se perpetuam em tempos de crise, afinal muitos dos actores incompetentes são os mesmos que existiam antes desta crise!

 

Ver publicações de referência a partilharem testemunhos anónimos (sempre anónimos faz-me pensar se não serão epifanias de quem não tem nada que escrever) de que em Madrid, há duas semanas "parecia uma Guerra", estou a citar. Eu estive há duas semanas em Madrid (data da notícia) e a última coisa que se via era um clima de guerra, as prateleiras estavam cheias, as farmácias "vazias" e não havia caos nas ruas! Nem em Madrid nem nos arredores, e os arredores, no meu caso foram Getafe, Alcobendas e Alcalá de Hénares. Ainda esta semana saiu o relato do "inferno", estou a citar, na Noruega! Qual a publicação? Visão!

 

A semana passada, também lia numa publicação (Jornal I) que se focava no facto da baixa de Lisboa estar deserta e toda a gente andar de máscara! Falso! Só a partir de sexta-feira se sentiu uma quebra muito maior e mesmo no dia de hoje, são muitas as pessoas que andam sem máscara. O home office nas redacções deve estar a dar nisto! Se querem dar notícias verdadeiras, o melhor é saírem mesmo de casa, caso contrário, abstenham-se de falar do que não sabem.

 

Chega de instalar o medo! Basta! Liberdade de Imprensa não é o cultivo de ódios e do medo, e mesmo isso, deverá ser revisto no pós-crise COVID 19 - alguém tem de começar a ser punido! Não é com discursos destes que fazemos serviço público e muito menos estaremos do lado de quem nos quer proteger! 

Autoria e outros dados (tags, etc)


25 comentários

Sem imagem de perfil

Alala a 16.03.2020

Ainda bem que estás, de novo, por aqui.
Sabes, tb estive em Madrid recentemente ,percebo perfeitamente o que descreves aqui. Ainda assim, tive receio. Muito. Fui lá porque tinha de ser pq a minha vontade era não sair de Portugal. Inicialmente não dei muita importância a esta situação mas devo dizer-te que, neste momento, estou preocupada. Não sei ou melhor até sei que não estamos preparados aqui em Portugal para lidar com esta situação. O mlhr mm é ficar em casa. Essa é a melhor maneira de travar tudo isto. O bater de palmas aos profissionais de saúde é um gesto bonito sim mas seria bem mais bonito e os profissionais de saúde estariam bem mais agradecidos se todos respeitamos aquilo que nos é pedido num momento como este. Claro que não podemos cair no erro de deixarmos que o medo nos domine mas temos mesmo de ter cuidado.
Mas pronto já desabafei no post que fiz ontem a noite sobre isto. Não vou fazer do teu post um chat .
Beijinhos
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

Obrigado :-)
Eu admito que me deixei levar, Madrid é Madrid e quando se vive aquela cidade e ela própria já é quase uma rotina. Não dispensei o Teatro Espanhol, mais uma vez e também não dispensei o La Latina e um tasco daqueles perto da Via Castellana - já nem falo de Alcalá.
Ficar em casa é recomendável, de facto, mas existem áreas que não podem parar, além disso, existem pessoas que contam e até dependem de nós: não obrigamos ninguém a ficar, bem pelo contrário.

O bater de palmas, como o hino, é a onda do rebanho - há uma diferença, e quem conhecer bem os italianos, sabe do que falo, eles fazem-no naturalmente, sem copiar outros ou embarcar na onda...

Fizeste bem, aqui nunca incomodas e estás sempre à vontade. Gosto de te ver, apesar de tudo, bem mais alegre :-)
Beijinhos,
Sem imagem de perfil

Alala a 16.03.2020

Madrid é uma cidade maravilhosa. "ciudad que nunca duerme"
Percebo que te tenhas deixado levar...

E sim, tens razão quando dizes que é recomendável ficar por casa mas nem tudo pode parar. Mas a sensação que tenho é que já faltou mais para que tudo parasse e isso assusta um bocadinho...só um bocadinho . O ideal é manter a calma e ir vivendo da melhor forma possível.

Um beijinho para ti
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

Deixo-me sempre :-)
Regressei e fiz o que tinha a fazer, com sucesso :-)
Se tudo parar (e nunca vai parar tudo, tudo) temos de parar também. Um dia de cada vez, isto vai passar, a Humanidade já passou por episódios bem piores e sobreviveu. Além disso, espero que se tirem muitos lições deste surto - também disse isto depois da crise financeiro de 2008, mas...
Sem imagem de perfil

Alala a 17.03.2020

É isso mesmo...um dia de cada vez...
Beijinhos
Imagem de perfil

imsilva a 16.03.2020

A estupidez sempre existiu, mas parece que este vírus despoletou um aumento desgovernado da mesma. Cabe -nos a nós fazermos a triagem de notícias e afins. Soube-me bem ver o nome de Alcalá de Henares, a minha terra do coração.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

E que terra... Cervantes escolheu bem o berço.
Imagem de perfil

Calimero a 16.03.2020

Ainda bem que estas por aqui e se consegue ler algo assertivo directo e real.!

Um beijinho Kanes


A espera que nos revejamos todos por aqui em dias menos cinzentos e angustiantes!


Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

Obrigado. Temos de estar optimistas, mesmo que se avizinhem tempos difíceis. Encarar a realidade como ela é e não cair na apatia e no desespero :-)
Imagem de perfil

Cecília a 16.03.2020

oláaaaaaaaa , tá vivo? consegue no meio de tanta estupidez?



então o meu amigo também não vai na onda do nazismo sanitário?
já somos dois transgressores, prontinhos a representar ao vivo e na pele o 1982 em modo 2020...

e lá vamos nós continuar a pagar impostos, trabalhar, acreditar que abrandar e responsabilizar não é o mesmo que paralisar... para no fim, e já tendo em conta a portaria "lançada" ontem, ver outros a besuntarem-se em isenções de pagamentos à SS e divertirem-se com a imposição de mais funções aos poucos funcionários que mantiverem...

quanto à Europa... não meu caro.. eles não entendem patavina. basta assustá-los (foi preciso encontrar o problema/susto certo) para todos se fecharem nas suas fronteiras de tacanhice farpada.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

Ahahahahah... Tento estar, tento...

É claro que tenho as minhas cautelas, por exemplo, não visito a minha mãe que já não é uma jovem e evito o alto risco, mas admito que corro e passeio o cão e... trabalho. Para que uns possam #ficaremcasa é preciso que outros #fiquemnarua.

Muitos andam a pedir que se feche isto e aquilo para que depois quem manda fechar pague... Esta crise também veio mostrar que existem portugueses de primeira e de segunda, além de que, pergunto: se o turismo está tão afectado (e infelizmente...) onde andam os milhões e biliões dos últimos anos? É que ao fim de praticamente uma semana já poucos se aguentam e não foi pelos aumentos de salários (dos mais baixos)... Das duas uma, ou o dinheiro evaporou ou temos muito "revenue" mas pouco "profit".

As fronteiras abertas são mais um dos garantes que "isto" não anda tudo "à batatada" outra vez...
Imagem de perfil

MJP a 16.03.2020

Olá, R.! :-)

Sê muito bem regressado!;-)

"Sigo as recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS) e recuso-me a pactuar com práticas que me deixam boquiaberto e me fazem pensar se o ideal, ao invés de fechar fronteiras, não é fechar jornais, algumas publicações online até televisivas."

Concordo contigo!

Dia Feliz!

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

Hi MJ,

Vou passando :-)

Um dia Feliz e "take care".

Obrigado e um beijinho,
Imagem de perfil

cheia a 16.03.2020

Bem-vindo!

Parece-me que poderíamos ter aprendido alguma coisa com os chineses e aproveitado o tempo para nos prepararmos, em vez de andarem a fazer comparações, sem saberem o que estavam a comparar, desvalorizando o problema.

Boa semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.03.2020

Grato :-)

São realidades diferentes, é um facto... E na China, as coisas são mais fáceis, se é que me faço entender.

Abraço,
Imagem de perfil

Maria a 16.03.2020

Ja tinha saudade dos seus textos asseritivos.
Que bom ter voltado!

A comunicação social "esta-se nas tintas" com a veracidade das notícias, vai debitando tolices.

Beijo, cuide-se!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.03.2020

Obrigado eu por continuar por aí.

Obrigado :-)
Perfil Facebook

Cacim Bado a 17.03.2020

Em primeiro lugar bem-vindo, a clareza das abordagens sem obediências esperava por si.
FALTA MARCELO, TEMOS COSTA
No essencial andou desde o primeiro momento a dormir na forma, e declaradamente muito mal acompanhado pelos seus colaboradores mais próximos.
Tem aliás um histórico desprezível na fuga às responsabilidades que sempre tem endossado para os sacos de pancada que lhe calham a jeito.
Ventiladores não disponíveis só revelam a sua falta de sentido de Estado e uma mórbida disponibilidade para o engodo que caracterizam um efeito de nulidade em prevenção e pronta ação.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 17.03.2020

Obrigado!

Admito que ainda é prematuro para fazer balanços, como admito que não é fácil gerir uma situação destas.

Já do PR, muito se poderá falar, afinal era aquela que espicaçava um certo Presidente do Conselho para correr atrás dos jovens que fugiam à guerra colonial e não ousou em ajoelhar-se para pedir que não fosse à recruta...

Uma coisa eu sei, para que uns fiquem em casa outros trabalharão para que, quando alguns saírem de casa, esse que não ficaram, aterrarem no desemprego ;-)
Perfil Facebook

Cacim Bado a 17.03.2020

Acabo de chegar da entrada de um mini-mercado deparando com uma situação que me deixou confuso.
Será a aglomeração de pessoas no exterior à espera de vez para entrar, menos perniciosa do que no interior onde vão circulando?
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 20.03.2020

Também é verdade, será que estão a preservar distância?
Imagem de perfil

José da Xã a 19.03.2020

Instigar o medo é uma forma de tentar controlar a população.
Digo eu...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 20.03.2020

Politicamente sabemos como funciona o medo... E para as audiências também... Continuamos a falar de Liberdade de Informação, mas nenhuma liberdade é total, a não ser nos media e, honestamente, esse é um debate que ninguém parece estar com vontade de ter.
Imagem de perfil

Maria Araújo a 27.03.2020

Não sei,mas as notícias são o que são,vejo poucas,até porque dói ver as imagens de Espanha e Itália.
Também sigo as recomendações da DGS, faço a minha parte.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sardinhas em Lata

Todas as Terças, aqui! https://sardinhasemlata.blogs.sapo.pt/

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens







Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB