Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Corvo: Uma Ilha do Tamanho do Mundo! (Parte 01)

por Robinson Kanes, em 04.04.19

IMG_5879.jpg

Fotos: Robinson Kanes e GC

 

Esta história começa no Faial, mais precisamente no aeroporto da Horta. É de manhã e o voo com origem em Lisboa chega a horas. O mar está agitado, o tempo também não está melhor... O destino final não é o Faial, essa linda ilha, mas sim as Flores. As Flores, aquela pista onde as aterragens são verdadeiras aventuras, eu que o diga que no espaço de seis meses já tive duas aterragens de fugir! O Q400 chega e tudo indica que a viagem vai ter lugar! Mas quem já está habituado a viajar entre as ilhas dos Açores, sabe que quando o avião está na pista e não há forma de se embarcar, é porque provavelmente vem um cancelamento a caminho - por norma, devido ao mau tempo. 

 

E assim foi - nem foi preciso o anúncio, pois quando as malas são retiradas do avião a mensagem é clara: voo cancelado! Insatisfeitos com a notícia, eis que ficámos à espera de mais novidades, eis que senão, está nesse momento a sair um Q200 para o Corvo! E porque não voltar?

 

Acorremos à porta de embarque e após uma negociação tranquila e onde a ausência de bagagem de porão foi uma mais-valia, eis que embarcamos com destino a essa ilha - sem alojamento e a acreditar que o Ariel (navio que faz a travessia entre o Corvo e as Flores) vai partir no dia seguinte. 

IMG_5884.jpg

Depois de mais uma aterragem daquelas com as poucas pessoas dentro da cabine extremamente nervosas (e um comissário de bordo com um sentido de humor único que ajudou a que um terço dos passageiros não tivesse um AVC) eis que tocamos a pista! Uma nota: as piores aterragens e descolagens que tive na vida foram sempre nos Açores, mas se há pilotos em quem podemos confiar são os pilotos da SATA! Se a SATA não aterra ou descola, também ninguém mais o fará!

IMG_5867.jpg

 

Chegamos ao Corvo, o tempo está péssimo e no pequeno aeroporto tentam-se resolver os cancelamentos, pois o Q200 que deveria descolar com destino às Flores vai descolar, mas de volta para o Faial! Ficamos também a saber que podemos adquirir um bilhete para o dia seguinte, no entanto nada é prometido! A viagem no Ariel está fora de questão, o navio está em terra e não sai há um mês! 

IMG_5892.jpg

Entre o mar agitado e a simpatia de todo o pessoal da SATA, é-nos dito sem alojamento não ficaremos (dormir no aeroporto já era uma hipótese que tinhamos considerado)! Nesta fase a SATA já nada nos deve, pois perdemos essa hipótese quando decidimos não ficar no Faial. No entanto, staff como o da SATA já pouco existe e conseguimos um alojamento muito simpático, a "Joe & Vera's Place". 

IMG_5921-2.jpg

A Vera, uma simpatia de senhora, dá-nos boleia - só porque chove, porque do aeroporto à Vila não se pode dizer que existam distâncias - e até nos cobra o valor que estava online sem se aproveitar da nossa situação! Fomos recebidos como se fôssemos convidados e até o convite para o jantar de camarão que iria juntar toda a gente na ilha nos foi facilitado. Foi no BBC que almoçámos fora de horas e onde também era o jantar. A par de outro restaurante, o BBC é dos únicos locais onde servem refeições - o nome pomposo deve-se ao facto de ser a sigla do Bar dos Bombeiros do Corvo.

IMG_5868.jpg

Entretanto o tempo melhora, mas o vento deixa adivinhar que as coisas para o dia seguinte não vão correr bem... As Flores estão tão perto que temos a sensação de que podemos ir a nado! Mau sinal para quem durante anos fez essa leitura com as Berlengas! Mau sinal para quem escuta os corvinos a dizer "amanhã o avião não sai"! Mau sinal para quem diz que conhece bem o mar mas rapidamente ouve um corvino a dizer que o Robinson deve ser doido.

 

Continua...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Imagem de perfil

Maria Araújo a 04.04.2019

Se ele o diz...
Coragem!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.04.2019

Talvez não seja boa ideia contestar, de facto :-)
Imagem de perfil

José da Xã a 04.04.2019

Não conheceste o Fernando "Maravilhas" dono de metade das casas da ilha? E a dona Inês Inês (mesmo assim repetido) octagenária que faz uns barretes próprios dos Corvinos?
Mas poderias atravessar para as Flores num semi rígido numa viagem que é fantástica. Ainda por cima se apanhares golfinhos...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 04.04.2019

Claramente que sim! A Dona Inês a dobrar, na primeira vez. O senhor Fernando é impossível também não conhecer.
Nesta viagem não havia mar para os golfinhos e não era a melhor época. Em relação ao semi-rígido, vá por mim, o mar não estava para brincadeiras e olhe que já levei muitos tombos em "cascas de noz" e em autênticos navios-fábrica, pois metade da família eram/são armadores de pesca por cá, no Chile e nos EUA.
E se os senhores daquelas ilhas dizem que a coisa está ruim, é melhor não arriscar, pois quando entram em pânico com o mau tempo já nós morremos com um ataque cardíaco há muito :)
Imagem de perfil

HD a 04.04.2019

Tanta beleza, mas aquelas nuvens e a escuridão... metem algum respeito :-)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.04.2019

A seguir às Flores, são eles que levam com as tempestades que chegam das Américas...
Imagem de perfil

cheia a 04.04.2019

Pois é, não há rosas sem espinhos!
Imagem de perfil

Rita a 05.04.2019

Essa pista parece assustadora mesmo com bom tempo :/
Ainda não fui aos Açores, mas é um lugar que tenho muita curiosidade em conhecer.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 05.04.2019

ahahhaha

Para o Q200 nada é assustador, são aviões de "combate" :-)

Para mim, os Açores continuam a ser o melhor destino...
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 07.04.2019

Nunca fui ao Corvo, mas a insularidade é um problema para quem lá vive. se para os turistas já é que é, para os nativos ainda deve ser pior. O hábito faz o monge, não é?
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 07.04.2019

Será mesmo um problema? Se falares que poderiam ter mais condições em alguns campos, até posso concordar, já em muitas outras coisas :-)
Sem imagem de perfil

P. P. a 09.04.2019

O teu último parágrafo está fantástico.
Imagem de perfil

anacb a 15.04.2019

Tanto o Corvo como as Flores são duas ilhas que ficam no coração - pelas belezas naturais e pela enorme simpatia e afabilidade das pessoas. Ainda bem que já muita gente começa a descobri-las, e ainda bem que não são suficientemente grandes para ficarem inundadas de forasteiros e começarem a estragar-se.
Viver nos Açores é um privilégio. Sei de quem para aí foi e não voltou mais. Se fosse comigo, provavelmente faria o mesmo.
(São Jorge não conheço, mas é a próxima da lista )
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 15.04.2019

De facto! Mas que as descubram com cuidado e respeito pelos habitantes e pelos recursos naturais... Que por lá as descubram e não façam "turrorismo".

Eu tento não ficar por lá mais de 8 dias, pois temo ser apanhado por essa doença e não voltar a sair.

Obrigado pela visita! ;-)

Sem imagem de perfil

Anónimo a 15.04.2019

Centeno acena com redução de impostos no valor de 200 milhões. Medida tem impacto em 2021.
2021? O gajo está a reinar com a malta.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 15.04.2019

Também gosto bastante dos Açores :-)
Sem imagem de perfil

Anónimo a 15.04.2019

olá
estive em S. Miguel em Março mais 4 amigos...viemos deslumbrados com tanta beleza, serenidade (apesar de apanharmos 1 dia de muuuuita chuva) e simpatia dos Micaelenses....
já está prometido visitarmos todas as outras ilhas.....mas a minha curiosidade vai realmente para as duas "piquenas" Corvo e Flores...imagino-as tal e qual como descreve....
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 16.04.2019

Olá!

São Miguel, a ilha verde :-)

Será injusto dizer que, apesar de tudo, as Flores são mais bonitas que o Corvo mas... de facto... é um mundo sem igual. Conto falar por aqui de algumas experiências bem interessantes que tive nas Flores.

Chuva nos Açores é habitual mas passa num ápice... :-)

Obrigado pela visita e pelo comentário :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB