Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




toon01pix.jpg

Créditos: https://mobile.monitor.co.ug/Oped/cartoon/-the-era-of-corruption-in-all-government-departments-is-over/2471326-3262206-12cd5wuz/index.html

 

Mais um daqueles temas que se fala pouco, espaços "blogueiros" incluídos... Também se fala em privado, mas se alguém abre a porta...

 

Portugal é o país que se vangloria de pedir a ocultação de dados em relatórios sobre a corrupção, a OCDE que o diga. No entanto, desta vez, o Conselho da Europa não foi brando e afirmou que Portugal é o país que menos implementou medidas anticorrupção, estabelecidadas de acordo com o Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO). Portugal só é ultrapassado pela Turquia e fica à frente da Grécia e da Sérvia, um orgulho, portanto. Mais interessante ainda é o facto de que a comissão parlamentar (mais uma) da casa da Democracia não aplicar as medidas e pensar pouco no assunto - o povo também não quer saber, portanto, também não se pense muito sobre isso.

 

Marcelo Rebelo de Sousa até pode vir dizer que estão a ser dados passos e prometer soluções para Julho, como se no prazo de um mês um tema complexo como este ficasse resolvido - inexperiência social, criminal, legislativa e em gestão. Tipíco de quem se mexe em determinados mundos de forma muito fácil, demasiado fácil. Marcelo Rebelo de Sousa também não pode usar como desculpa o pacote legislativo sobre transparência e incompatibilidades dos deputados e a atividade de lóbi, até porque todos sabemos como é inútil. Marcelo também só não pode agitar a bandeira da corrupção quando somos envergonhados como país em relatórios do género! O habitual do "doa a quem doer" que vem desde Pedrogão, passou por Tancos e por tantos outros e ainda ninguém viu "pernas partidas".

 

A verdade é que se em Bruxelas ou Estrasburgo, Portugal treme quando o tema é corrupção, dentro de portas não parece muito preocupado com o assunto. Promove a corrupção, premeia quem é corrupto e permite que a grande maioria dos portugueses a pratique de uma forma ou de outra. Temo até que a regra 80/20 se aplique aqui!

 

Ninguém quer mudar as coisas se usufrui do status quo. Ninguém quer ver empresas a encerrar, institutos públicos a ficarem vazios, associações e fundações a encerrarem, clubes de futebol a fecharem, a maioria das associações solidárias a desaparecer e as autarquias a serem esvaziadas. Ninguém quer o efeito contágio nas práticas do dia-a-dia quando a cunha já não for a melhor escolha quando existe a promoção do mérito, ou quando muitas figuras que pululam de revista em revista profissional e congressos perceberem que são inúteis. Ninguém quer ficar sem o topo de gama na garagem e a hipoteca por pagar... Ninguém quer ficar sem aquele biscate que permite uma vida fácil e de luxo... Ninguém quer isso... Além disso, depois como é que escoam os bilhetes para a bola e os almocinhos? Como é que se tira partido dos Vistos Gold? Como é que o nosso produto/serviço/pessoa consegue ficar no mesmo patamar daqueles que nada valem mas têm mais projecção?

 

Entretanto, nos corredores da Polícia Judiciária e do Ministério Público, corre o habitual burburinho de que os meios não chegam e o apoio a muitas investigações também não porque... porque... Somos alegremente corruptos, gostamos disso e quem estiver mal que se mude, como alguns portugueses imbecis gostam de frisar quando se deparam com alguém inteligente... É por essas e por outras que Álvaro Santos Pereira teve de se mudar para a OCDE e tantos outros andam por esse mundo fora.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


46 comentários

Imagem de perfil

Folhasdeluar a 26.06.2019

A corrupção está na nossa derme. Está interiorizada. Não é nada superficial,é bastante profunda. E porquê? Porque não há mobilização. Porque ninguém sai à rua a protestar. Porque todos a aceitamos com um encolher de ombros, embora alguns como nós e outros ainda se indignem. A pergunta é, o que fazer para minorar,(já que eliminar é impossível) este problema? Só há uma solução, é erguer-mo-nos e fazer sentir aos governos que não aceitamos mais a impunidade.Que não aceitamos mais este tipo de leis que protege os corruptos.
O que não é aceitável é ver pessoas como o Berardo a dizer que nada devem e a justiça estar de mãos atadas.
Já agora aproveito para lhe dizer que vou publicar o tal post sobre a reserva do tejo, na segunda -feira.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

Sabe que sou levado mesmo a pensar que sim? Perante tanto desinteresse, prática e impunidade, só mesmo levado a pensar dessa forma.

O problema resolve-se com a criação de leis simples e claras. Com a aplicação das mesmas e com o reforço de meios... Todavia, e não podemos ignorar isso e muito menos refugiar-nos no politicamente correcto, muitos dos que legislam são corruptos activos e passivos! Ainda me recordo como se legislou à pressa e à medida para o caso "Casa Pia".

Berardo só não teve modos, no entanto, não é diferente de todos os outros. Falou-se em boicotes aos vinhos da Bacalhôa e não só... Mas não se falou em boicotes a tantas outras coisas, no caso do BES até entregamos o nosso dinheiro a rodos.

Vou pensar no meu também para essa data! Duas vozes! Espero que mais se juntem!
Imagem de perfil

Cecília a 26.06.2019

P- Como é que se tira partido dos Vistos Gold?

R- sendo o primeiro país da zona euro a vender dívida em moeda chinesa....


basta estudar os tempos do paeolítico para perceber que por estas bandas era tudo muito grunho já para a época. karmas da biologia (risos)

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

Boa resposta ;-)

Grunho... há muito que não ouvia essa... :-)))))

P.S.: ainda digo eu que sou venenoso.
Imagem de perfil

Cecília a 26.06.2019

A cobra cega é venenosa

Embora ela não seja peçonhenta, pois se trata de um anfíbio e não de um réptil, seu muco e as bactérias que tem em sua boca podem causar diversos sintomas incômodos, como dor, dormência, vermelhidão, inchaço, febre, sensação de queimação, transmissão de tétano, infecções secundárias entre outras. Nos animais podem causar paralisia, nunca mate estes animais, eles são de máxima utilidade em seu meio ambiente, caso tenha que pega-la na mão, que seja perto do pescoço, não a aperte jamais, use luvas.

Todos os anfíbios ápodes (sem pernas) recebem o nome de cecília. Existem aproximadamente 55 espécies. Todas elas possuem o corpo comprido, muito fino e de forma cilíndrica. As espécies mais longas que medem cerca de 90 cm, têm pouco mais de 2 cm de diâmetro.

Esses animais vivem em todas as regiões tropicais, menos na Oceania e na República Malgaxe. São bastante difíceis de observar e estudar.


não tem de quê

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

ahahahahahah

Ok, ganhou! Fico-me por ser um mero licranço, pronto :-)))
Imagem de perfil

Cecília a 26.06.2019

diz o ditado:
Picada de licranço, três horas de descanso

portanto não venha escrever sobre a fraca produtividade do país... ;)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

"Siesta", um licranço com sotaque castelhano... :-)))
Imagem de perfil

Cecília a 26.06.2019

(a siesta é imprescindível no sul de Espanha... não se consegue fazer nada com o calor a não ser estar à sombra...)

o importante é trabalhar as horas que se tem a trabalhar após a siesta... coisa que por cá... vai-se siestando durante o dia e depois trabalha-se à pressa depois da hora... outra característica de corrupção e grunhice.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

E mesmo assim, "los andaluces" nem são vistos como os mais trabalhadores pelos demais...

E quem não faz a "siesta" porque passa o dia a trabalhar, por vezes, não consegue "siestar" fora de horas porque alguém não cumpre com os deveres ou só acredita que pode mostrar que trabalha fora de horas... Grunhice, de facto :-)
Imagem de perfil

MJP a 26.06.2019

Olá, R.! :))

Excelente reflexão!!!

Pois... lamentavelmente... é isto, mesmo:

"A verdade é que se em Bruxelas ou Estrasburgo, Portugal treme quando o tema é corrupção, dentro de portas não parece muito preocupado com o assunto. Promove a corrupção, premeia quem é corrupto e permite que a grande maioria dos portugueses a pratique de uma forma ou de outra. Temo até que a regra 80/20 se aplique aqui!"

Dia Feliz!

Beijinho
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

Começo a pensar que é uma espécie de estatuto...

Vergonhoso...

Um dia feliz e um beijinho...

P.S.: Obrigado!
Sem imagem de perfil

Rão Arques a 26.06.2019

Se para Marcelo combater a corrupção é grande prioridade das duas três.
Tem andado a dormir ou a fazer que dorme.
Ou então anda a pregar aos peixinhos, e perante tanta podridão velha com barbas que o encharca lá vai com ela convivendo alegremente.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

Passou a ser quando saiu nos media com mais força... Sentiu-se na obrigação, nunca populista (ironia) de vir dizer alguma coisa... Já se falou tanto de corrupção mas não foi com um PR já em campanha mais acesa e declarada.
"Quem não condena o mal, ordena que ele se faça", já dizia da Vinci!
Imagem de perfil

HD a 26.06.2019

Quem pode fazer algo sério contra a corrupção... também colhe os frutos (podres) da árvore enraizada na nossa sociedade! :-\
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

E há quem faça alguma coisa e só colha chatices...
Imagem de perfil

cheia a 26.06.2019

Está tão enraizada, que nem, que a Nação fosse toda revida, a epidemia seria controlada.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

Têm de se começar a cortar as raízes por algum lado...
Imagem de perfil

ó menina a 26.06.2019

Sofremos de uma estranha doença colectiva que afecta uma certa classe provocando aos seus elementos surtos de esquecimento...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

Agora é que disse tudo...
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 26.06.2019

Não valorizo tanto as promessas e as intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa, embora entenda onde queres chegar com as críticas constantes. Temos um caso desta semana: um presidente de câmara acusado de corrupção e reincidente continua a exercer o seu cargo público a partir de casa, onde está em prisão domiciliária. Uma vergonha para nós enquanto país. Da oposição, outros presidentes de câmara acusados de crimes identicos, continuam protegidos pelo seu presidente de partido. Para onde nos viremos, são uns casos piores que outros sem qualquer punição.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 26.06.2019

O recente caso dos autarcas é só a ponta do iceberg... E não foi por acaso que falei de "cortarem as pernas" a quem investiga...
Imagem de perfil

O ultimo fecha a porta a 29.06.2019

Álvaro santos pereira, joana marques vidal, maria josé morgado. o motivo do seu afastamento é comum e todos sabem mais do que aquilo que falam.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 29.06.2019

Se muito do que se passa na AR e por esse país fora se soubesse... Bem podiam colocar o exército nas ruas...
Imagem de perfil

Corvo a 26.06.2019

Ó Kanes! Não estará enganado?
Não há corrupção neste país.
Há sim gente inteligente que sabe abrir a porta sem a fazer ranger, e depois o povo confunde as coisas e caluniam-os de corruptos.


Imagem de perfil

Robinson Kanes a 27.06.2019

Devo estar... Até porque, não raras vezes, quem sente que não está dentro da cultura sou eu...
Sem imagem de perfil

Anónimo a 27.06.2019

Excelente resposta. O que é preciso é saber virar o bico ao prego. Como diz o nosso amigo quando nos cumprimenta, "então pá, estás-te a safar?". Um gajo precisa é de se safar. Se isso implica engomar a coisa, pois toca a avançar. E se algum filho da p#ta vem dizer que, se eu vivo como um nababo, sem fazer népia, é porque anda metido na trapaça, na branquinha e etc., pois bem, ponho uma queixa em Tribunal contra o gajo que ele, um teso de primeira apanha, até se borra todo.
Por exemplo: os lampiões vendem o Joãozito por 127.200.000,00 €, dizem os lambedores do orelhas; o Atl. de Madrid diz que dá aos lampiões 120.000.000,00 mais 6.000.000,00 de juros. Pois é fácil de fazer a conta. No fim das contas e depois de tanto foguetório, o Joãozito vai ser pago aos bochechos, em 48 suaves prestações de 2.500.000,00 €, acrescidas de juros anuais à taxa de 2,5% (os tugas deixaram de receber juros pelo dinheiro que têm no banco, pois ainda têm de pagar por isso), razão pela qual os lampiões se vangloriam que vão receber 126 milhões de euros do Atl. de Madrid. Por isso é que o orelhudo, que está com elas a arder, ainda vai dizer à CMVM se aceita a merda do negócio. Ah, grande Jorge Mendes. Vais sacar a esses mouros e aos morcões dos espanhóis mais de 30 milhões. Mas atenção, faz todas as declarações (falsas) em Portugal, porque se o fizeres em Espanha, a justiça faz-te pior do que fez ao CR7. É que aqui a coisa, a corrupção, é uma merdita de trazer por casa só para foder os pobres e quem trabalha.

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB