Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




motor-loop-3260697_1920.jpg

Créditos: https://pixabay.com/pt/photos/motor-ciclo-3260697/

 

Sabendo que existem múltiplas ocorrências em que a actividade que um centro de estudos, um ATL ou uma creche diz desempenhar é efectivamente aquela que podemos verificar, existem situações em que a lei é contornada em todas as suas formas... E a recente polémica relacionada com o encerramento destes espaços veio confirmar algumas áreas mais obscuras como sucedeu com os lares ilegais que praticamente toda a gente sabe que são às centenas mas parece ser normal e até encarado como se de estabelecimentos legalizados se tratassem.

 

Se existiam dúvidas que muitos centros de estudo e ATL eram somente depósitos de crianças, essas dúvidas ficaram dissipadas. Não são raros os casos em que para fugir à lei (e aos impostos) muitos centros de estudo não são aquilo que dizem ser. São meras creches ou então depósitos de crianças que não reúnem as condições (inclusive em termos de dimensões) para exercer uma actividade que implica outras licenças e outras prerrogativas. Se fizermos algumas pesquisas às notícias dos últimos dias, vemos pais que deixam as crianças nestes centro de estudos de manhã e só as recolhem ao fim do dia... Também a actividade de muitos ATL pode ser questionada, pois para mim, ainda me faz uma certa confusão se Actividades de Tempos Livres ou de Enriquecimento Curricular são somente brincar com jogos de tabuleiro, atirar bolas uns aos outros ou ficar sentado (muitas vezes no chão) a ver televisão e muitas vezes acompanhados por indivíduos não habilitados para as funções. Não tenho filhos, mas se fosse pai, pensaria duas vezes antes de colocar o meu filho numa espécie de "filhão".

 

Esta situação leva a outras que tenho ouvido pontualmente e que se referem ao impacte destes espaços em, por exemplo, prédios habitacionais. Ora se uma creche tem de obedecer a vários trâmites e normalmente até estão localizadas em edifícios independentes, um Centro de Estudos ou um ATL, não raras vezes, estão situados em infraestruturas habitacionais o que levanta, normalmente, situações relacionadas com ruído e até riscos para a segurança das crianças e daqueles que habitam no mesmo prédio.Todavia, esse parece não ser um problema, o que é de estranhar, pois se tivermos em conta que para ter um pronto-a-vestir tenho de reunir mil e uma condições, por vezes descabidas de qualquer nexo. 

 

Casos destes pululam por aí, e não parece existir por parte dos municípios e do próprio Governo, vontade em rever este género de situações... Também não raras vezes, estes estabelecimentos são explorados a tempo inteiro por indivíduos que deveriam estar a prestar um serviço público pago por todos nós mas que ninguém consegue conceber como é que conseguem estar num local e no outro ao mesmo tempo...

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Imagem de perfil

Maria Araújo a 18.01.2021

"Não tenho filhos, mas se fosse pai, pensaria duas vezes antes de colocar o meu filho numa espécie de "filhão".

Muito bom!

Agora, não sei, mas há uns anos atrás, na escola do 1ºciclo perto de minha casa, as actividades eram feitas por pessoas que sei não terem competências para...
Entretanto, desapareceram.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 18.01.2021

Isso é o que consta em muitas situações. E essa era uma escola... Enfim...
Deve ter sido algum "whistleblower" :-)))

E ainda conheci, não sei se ainda é uma realidade, de indivíduos (professores) a auferirem a full-time com horário part-time e depois a abrirem estes espaços... ;-)

Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 18.01.2021

Subscrevo este texto na íntegra Robinson.
A minha questão é a seguinte. As escolas d com Pré,1º e 2º ciclos não lecionam a tempo inteiro??
Aqui na Madeira as crianças podem ficar o dia todo na escola. Meio dia para as aulas curriculares e o outro meio dia para aulas exra-curriculares.
Os meninos do 3º ciclos e secundário não necessitam de ATLs!


Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

Maria Araújo a 18.01.2021

Os alunos do 3ºciclo, e secundário, andam nos centros de estudo, que também funcionam como explicações de várias disciplinas, Luísa.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 18.01.2021

Esses acho que vão mesmo é para casa :-)))))
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 18.01.2021

Pelos vistos, aqui não... Como não tenho filhos desconheço, mas se assim fosse, acredito que não seriam necessários tantos ATL ou centros de estudo camuflados de...

Sim, esses já não são meninos :-)

Beijinhos, :-)
Perfil Facebook

Marques Aarão a 20.01.2021

CRIME SEM CASTIGO?
Poderá acontecer que a exponencial subida de mortes e infeções, venha a ser atribuída a tardio encerramento das escolas, cujo fecho vem sendo defendido publicamente por pessoas credenciadas a nível cientifico e profissional?
Nesta circunstancia os titulares de cargos de decisão politica, poderão vir a ser indiciados, investigados, julgados e condenados por negligência criminosa grave, dada a ausência de decisão responsável em tempo útil e oportuno?
MATANÇA EM MASSA?
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 20.01.2021

Sabe Marques, tenho dado o benefício da dúvida ao Governo neste campo. Não conheço todas as circunstâncias, mas aqui assumo que estou de facto a dar uma oportunidade. A minha critica vai mais no "não planeamento", parece que todos nos esquecemos do Inverno que, este ano, ainda por cima, tem estado a ser bastante severo... Acredito mesmo que a gripe "normal" esteja também a fazer das suas em alta...

Sou contra confinamentos, sobretudo gerais, e acho que a falta de planeamento e má comunicação têm sido criticas quer no Governo, quer por parte do PR (mete-se em demasia, aparece em demasia e ataca publicamente, quando quer sair por cima, em demasia o próprio Governo), ainda não deixou de fazer campanha. O problema poderá estar aí e honestamente também acredito que os corporativismos têm feito das suas e nesse campo não tem sido fácil para o Governo.

E finalmente reconheço, mesmo mantendo que sou contra confinamentos, ainda há muita gente que não sabe o que é cidadania e tudo aquilo que achamos piada no português gingão, mostra como é trágica a condição de muitos de nós e o efeito negativo que isso tem.

Um Abraço,
Perfil Facebook

Marques Aarão a 20.01.2021

Seria fastidioso referir os maus exemplos que vem de cima e que tem forte influência nos comportamentos menos cívicos dos cidadãos. Apenas um, o do nosso presidente de cara destapada e de mãos nuas. a partilhar uma bola de Berlim partida com os dedos e encostando o nariz à cara da criança.
Obrigado pela atenção prestada, e boa continuação na sua motivadora prática da democracia.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 20.01.2021

Também, mas nós é que os elegemos, é um pouco o nosso reflexo. :-)

Um belo exemplo .-)

Eu é que agradeço, Marques.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sardinhas em Lata

Todas as Terças, aqui! https://sardinhasemlata.blogs.sapo.pt/

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Mensagens






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB