Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Amanhecer em Teerão...

por Robinson Kanes, em 31.10.19

 

irao_teerao-2.jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

São quatro da manhã e acabamos de chegar no salão de festas (como chamamos ao Boeing 777-300ER) que acaba de aterrar em Teerão. Não somos muitos, a maioria chegou deitada ao longo dos bancos, quase não fomos excepção mas a fome manteve-nos acordados a apreciar as iguarias servidas a bordo.

 

Madrugada quente, como esperamos. Algumas dificuldades com o inglês, sobretudo quando as malas ficaram do outro lado do Golfo Pérsico. Conseguimos encontrar alguém que fala bem francês, temos agora um canal privilegiado de comunicação.

 

Depois dos tapetes de recolha de bagagem, na zona das chegadas, uma celebração! São quatro da manhã, alguém celebra com música e dança um herói desportivo, juntamo-nos à festa e somos agraciados com um abraço. Em Teerão sê iraniano e ambienta-te. O nosso contacto espera-nos com um ar de quem precisa de dormir, temos consciência disso e seguimos caminho.

 

O 206 já não sabe o que é a quinta mudança e a luz do motor ligada já é rotina (mais tarde iremos perceber que não é assim tão fora do comum). Conversamos num inglês complicado - paramos entre o aeroporto e o hotel, a nossa anfitriã oferece-nos água e nós pedimos se têm garrafões para podermos encher os mesmos de gasóleo e levar para Portugal. Sorrimos, encetamos a conversa e falamos de coisas boas, de cá e de lá.

irao_teerao.jpg

De repente, um salto de alegria num rosto cansado... "Sabes, tenho uma filha com 7 anos. Vai ser o primeiro dia dela na escola e eu vou levá-la. Estou tão contente!". O sorriso e a felicidade com que esta jovem nos disse isto comoveu-nos - não fossem quase cinco e meia da manhã e a nossa anfitriã ter de estar levantada para levar a filha às sete. Contudo, com o desenrolar da conversa, o pouco optimismo em relação ao futuro nos estudo era evidente - tentámos deixar algum desse optimismo e dar força à mãe para nunca deixasse que a filha desistisse dos sonhos.

 

A noite já quer dar lugar à manhã, e o trânsito começa a adquirir o seu aspecto caótico, tão característico desta cidade - a poluição já é notória, outra característica capaz de, em dias, levar à morte alguém mais fraco dos pulmões.

irão_teerao.jpg

Estamos cansados, é hora de nos despedirmos - aproveitamos o quarto apenas para um banho e para o pequeno-almoço. Não esqueceremos aquele sorriso e desejar o melhor para o futuro de mãe e filha. O Irão hóstil? De madrugada e ao início da manhã não...

Autoria e outros dados (tags, etc)


53 comentários

Imagem de perfil

Calimero a 31.10.2019

E não deveria ser sempre assim?

So normal ? Como a mae levar a filha a escola...tao merecidamente normal..

obrigada pela partilha!


beijo e bom fim semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Deveria, ou não...

O caso ali é especial... Não é mais um dia, é aquele dia... Vou ser honesto: nunca vi aquele sorriso num pai/mãe ocidental acerca do primeiro dia de aulas do filho. Além disso, a preocupação com as demais necessidades não existia... O foco era pura e simplesmente, o primeiro dia de aulas, a oportunidade de uma vida - e isso é mais que muito.

Beijo e bom fim de semana :-)
Imagem de perfil

Calimero a 31.10.2019

Sim, compreendo..

Quer dizer imagino,,,que isto do compreendo e muito vago,,a vida já me ensinou ate pela forma mais "dura" que compreender e diferente de imaginar..


Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

É possível compreender... Se conhecermos um pouco a cultura e o país, sobretudo a cultura pré-revolução.
Imagem de perfil

MJP a 31.10.2019

Olá, R.! :-)

Muito Obrigada pela partilha! :-)
(fico a aguardar os próximos "capítulos...)

Beijo
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Hi MJ,

Obrigado eu. Virão, mas ainda estão em fase de trabalho - é preciso juntar toda a documentação, todas as memórias e "escritos". É preciso digerir algumas coisas também... É preciso ser verdadeiro e transparente :-)

Beijo,
Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 31.10.2019

Confesso que o Irão nunca me atraiu!!!

Beijinhos
Feliz Dia!
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Entendo... No fundo, o Irão é a antiga Pérsia, só isso é mais que suficiente para me atrair - entre tantas outras coisas. E confesso que a minha paixão pelo médio-oriente (à qual se junta África e Mediterrâneo) também me tornam suspeito.

Mas entendo, claro... .-)

Beijo,
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 31.10.2019

A hostilidade iraniana é para com os EUA e não são todos os iranianos que assim pensam. O Irão( que eu não conheço), será talvez um dos países( árabes, não, persas é o que eles são), mais ocidentalizados em termos culturais. Claro que sabemos que existem os fanáticos, mas os jovens já não querem saber de ayatollah`s. E as recentes manifestações são um exemplo disso...:))) bom texto para iniciar...espero o resto bom fim-de-semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

A hostilidade é maioritariamente política... Além disso, a hostilidade do nosso lado também não é rara... Os nossos "media", em geral, quando falam do Irão, nunca é pelos melhores motivos e mesmo quando fogem para esse lado "o caso das mulheres no futebol" é em gente de alfinetada. São persas e têm orgulho nisso, aliás, a ocupação dos árabes é uma das mágoas deste povo.

De facto, a ocidentalização existiu, sobretudo com Mohammad Reza Pahlavi. Foi positivo, não fosse o golpe ter sido patrocinado por uma potência estrangeira e a mesma (ocidentalização) ter sido feito de forma muito rápida - deu espaço para a revolução de 1979 ter sucesso e apoiantes. Contudo, acredito que as coisas estão a mudar... Devagar algumas liberdades estão a ser repostas.

Por outro lado, é estranho pensar que muitos dos familiares e homens do regime (com tanta hostilidade) passeiam nas altas elites políticas dos EUA e da Europa, sobretudo em Inglaterra, mas isso é outra história...
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 31.10.2019

Pahlavi foi o culpado da ascensão de khomeini, devido ao seu regime ditatorial. Só que os iranianos, (povo e cultura que admiro), nunca imaginaram o que lhes iria sair na rifa. Foi um pouco como na Rússia dos czares, uma ditadura deu lugar a outra...se bem que no regime de Pahlavi, a mulher tivesse estatuto ocidental. Foram elas quem talvez mais tenha sofrido com a mudança de regime.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Mais do que pelo regime "ditatorial", porque se assim for temos de chamar "ditaduras" a muitas Democracias, foi pela cedência a vários interesses estrangeiros em detrimento do Irão. A pressão e a vontade de poder da aliança britânico-russa terão sido a maior causa de instabilidade, sobretudo com a chegada de um terceiro actor, os EUA. O controlo dos recursos naturais e da própria região em termos de transportes foi a grande questão. Isso acontece quando temos "Democracias" frágeis... O povo vê-se a perder tudo e pronto, os xiitas não perderam tempo e chegaram-se à frente, até porque o secularismo de Pahlavi nunca caiu bem a estes. Uma fraca liderança aliada a uma manipulação e pressão dos suspeitos do costume culminou assim...

No entanto, ao que sei, algumas coisas continuam na mesma, nomeadamente com actores como a Rússia e a China.
Imagem de perfil

Folhasdeluar a 31.10.2019

Ou seja....os interesses...;)))
Imagem de perfil

Vorph Valknut a 01.11.2019

"Por outro lado, é estranho pensar que muitos dos familiares e homens do regime (com tanta hostilidade) passeiam nas altas elites políticas dos EUA e da Europa, sobretudo em Inglaterra, mas isso é outra história..."

Olhe que não, olhe que não. É precisamente a mesma história.

Mandam vir do ocidente o luxo oriental, via Harrods, e mandam os filhos fiéis estudar em terras infiéis.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 01.11.2019

Se fosse via Harrods... Recentemente (por cá não foi muito falado) a filha de uma das figuras mais importantes do regime iraniano foi apanhada nos EUA (onde vive) numa bela farra de saia e postura que no Irão poderiam causar problemas... Por acaso, no Irão e entre os iranianos gerou alguma contestação... Mais do que por cá aquando dos incêndios e outras coisas mais :-)

Mas também não se admire, e voltando cá, alguns dos maiores críticos da economia ocidental também vivem do "capitalismo" e fazem mestrados e doutoramentos nas universidades desse mesmo "capitalismo"...
Imagem de perfil

Vorph Valknut a 01.11.2019

Devias ter enviado o link da noticia

Os filhos de todos os ditadores estudam nas melhores universidades ocidentais. O filho do ditador chinês estuda nos EUA. Segundo a folha oficial de pagamento seria impossível ao presidente chinês pagar a Propina, excepto se este receber propinas.

https://www.google.com/amp/amp.slate.com/articles/news_and_politics/foreigners/2012/05/harvard_and_the_chinese_communist_party_top_chinese_officials_are_studying_at_elite_u_s_universities_in_large_numbers_.html
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 01.11.2019

Posso procurar, mas foi em pessoa que obtive essa informação :-) (já pareço o outro dos vídeos do Youtube).

Mas esta também ajuda: https://www.washingtontimes.com/news/2018/oct/15/while-irans-leaders-demonize-america-their-childre/

Tens uma longa lista de "links" para colocares se fores por aí :-)))))

Imagem de perfil

Vorph Valknut a 01.11.2019

Os árabes mais ocidentais são os jordanos. E fanáticos há em todo o lado, até nos EUA, imagine - se
Imagem de perfil

Maria Araújo a 31.10.2019

Duas senhoras que conheço das aulas de Pilates, adoraram o Irão.
Disseram muito bem do povo.
Eu até ia, mas não me vejo alguém querer acompanhar-me.
Quero ler mais.
Um bom fim-de-semana prolongado.

Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Como não adorar! O povo é fantástico, criam-se amizades e muitos "voos de regresso" ;-)

Há-de haver alguém, o país é extremamente seguro! Existem regimes mais abertos onde as mulheres são bastante mais "controladas". Aliás, em Portugal ainda existem alguns locais onde as mulheres não são muito bem recebidas, por exemplo, em cafés!

Obrigado e bom passeio pelo sul.
Imagem de perfil

Maria Araújo a 31.10.2019

Primeiro tenho de ir ao Rio, a minha sobrinha já me deu o último aviso.
Provavelmente, para o ano regressará a Portugal ( mas isto ela diz há 3 anos).
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Aí está um local que não me fascinou :-(
Mas tendo lá família, acredito que seja diferente, não perca tempo :-)
Imagem de perfil

Vorph Valknut a 01.11.2019

Se me pagar a viagem e a minha mulher deixar vou consigo. Pelo que sei vale a pena conhecer o Irão, até viajando de comboio. A grande Pérsia, terra de Ciro, o grande amigo dos judeus.... A história dá cá uma voltas...
Imagem de perfil

cheia a 31.10.2019

Realidades diferentes! Difíceis de entender.

Bom fim-de-semana
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 31.10.2019

Ou demasiado simples. Talvez a dificuldade esteja na complexidade que colocamos as coisas.

Bom fim-de-semana,
Sem imagem de perfil

Anónimo a 01.11.2019

Sobre o Irão e a República Islâmica do Irão:

- How Britain ovethrew democracy in Iran
https://www.youtube.com/watch?v=5rUh2spA9OE

- O Irão não é o problema (2008)
https://www.youtube.com/watch?v=rCo8UgLf2sk
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 01.11.2019

Sempre que os ingleses decidam fazer fronteiras a régua e esquadro, sabemos como acaba...
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 01.11.2019

Já agora, nada como "Iran: A Modern History" de Abbas Amanat ou "The Oil Kings: How the U.S., Iran, and Saudi Arabia Changed the Balance of Power in the Middle East" de Andrew Scott Cooper. E leia-se "decidem".

Obrigado :-)
Imagem de perfil

João Silva a 01.11.2019

Curioso, num dos livros que li e se chamava Terraços de Teerão, também se passava uma imagem mais suave do país e fiquei cativado por isso, pela ideia de poder ver mais além do que a barreira dos estereótipos e dos meios de comunicação social.
Gostei deste testemunho!!
Um bem haja.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 02.11.2019

Olá João...

Se um político disser que a terra é redonda, duvida... Já dizia Vergílio Ferreira. Agora, acrescenta mais algumas personagens e...

Obrigado pela visita e pelo comentário...
Imagem de perfil

Alice Alfazema a 02.11.2019

Boa viagem e bom trabalho. Gosto muito destas tuas histórias de ver mais além. :-)
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 02.11.2019

Oh Alice, que boas palavras. Obrigado!
Imagem de perfil

Marta Elle a 02.11.2019

parabéns pelo destaque.
Imagem de perfil

Robinson Kanes a 02.11.2019

Fui destacado? Obrigado! O Irão mereceu este destaque!

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Mensagens

Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB