Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Nossa Elite: Aliu Camará!

por Robinson Kanes, em 15.07.19

tiago miranda - expresso.jpgCréditos: Tiago Miranda/Expresso

 

Não sou propriamente conhecido por elogiar tudo o que é português... No entanto, vou ficando com a sensação que, apesar de ser dos poucos que o reconhece, muitos outros que alimentam o discurso contrário são os primeiros a criticar a nobre nação porque não homeageia um músico, um actor ou quem quer que seja que venha do Brasil!

 

Entendo que agora estamos no hype (já longo, e é isso que me "assusta") de fazer vénias a tudo o que vem do Brasil e não só - e tanta coisa boa que há no Brasil e só importamos o que é mau! Recomendo aos pseudo-intelectuais e pseudo-influenciadores que olhem para dentro quando morre um dos nossos escritores ou uma das nossas figuras ao invés de espalharem o discurso que somos "atrasados" porque não se deu o devido destaque a este ou àquele artista do lado de lá do Atlântico . Do alto da vossa elite política, cultural e mediática (elite?) e da pseudo-intelectualidade, desçam à terra e reconheçam outros heróis, alguns deles o garante de que podem escrever as maiores barbaridades e disparates.

 

Um deles, a quem devem tirar o chapéu (ou devo dizer a bóina? Mas essa tem de ser merecida) é o soldado Aliu Camará, filho de guineenses e nascido no Casal da Boba na Amadora. Estes exemplos de sucesso tendem a não ser explorados pelas "SOS Racismo" deste país e também por isso a capa do "Expresso" é um verdadeiro elogio a este soldado. É um verdadeiro elogio aos desconhecidos que todos os dias nos defendem, cá e lá e ainda têm tempo para defender os demais! 

 

Muitos também censuram o excesso de reconhecimento a estes indivíduos porque se voluntariam para estas missões e até são pagos por isso. Os mesmos que batem palmas a jogadores de futebol e ainda têm tempo para agredir o vizinho no café - jogadores esses que numa hora ganham mais que muitos destes homens num ano!

 

A capa do "Expresso" é uma das grandes capas deste ano, um orgulho a todos nós: "sou Comando, vou sair daqui de pé", diz um soldado olhando para a câmera fotográfica e com as duas pernas amputadas! Poupem-me os discursos, poupem-me as conversas, um Comando não quebra... Aquele homem vai abandonar o hospital de pé! Um de nós choraria porque, com pernas, talvez não tivesse as sapatilhas de marca para calçar!

 

Lembrem-se muitos daqueles que defendem a extinção desta força (Bloco de Esquerda, PCP e tantos outros pseudo-pacifistas e moralistas) que aquele homem é um exemplo do que é ser português. Não é um desses indivíduos que ao primeiro soar de alarme, por certo, também serão os primeiros a saltar a fronteira e a defender o país da Venezuela ou de outras paragens distantes para que, quando tantos outros tiverem morrido, voltarem como os grander obreiros da vitória! Isto de ser patriota e defender a paz com palavras e obras de arte a milhares de quilómetros de distância tem muito que se lhe diga...  

 

Devemos estar orgulhosos, porque até ganhámos o mundial de hóquei em patins, cuja equipa tem de mendigar ser recebida pelo "entertainer" da nação... Devemos estar orgulhosos porque temos homens como estes e que, segundo dizem, na República Democrática do Congo são chamados de "ronaldos"... Quando provavelmente eram os "ronaldos" deste país que deveriam ser apelidados de "camarás"...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


44 comentários

Imagem de perfil

De Cecília a 15.07.2019 às 12:17

os comandos geram homens de fibra... homens de fibra são inconvenientes...


a capa é belíssima sob todos os pontos de vista.

mas o importante hoje é que o Iker passou aos quadros do FCP... (e olhe que dou este exemplo por ser precisamente portista).

ah! e parece que descobriram, também e só agora, que o Banco de Portugal andou a ser um bocadinho para o incompetente.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 12:25

Homens de fibra não agradam a sociedades com poucos nutrientes :-)

Foi bem conseguida, "World Press Photo", cuidado!

Ai foi? Marcelo já comentou? ahahahahah

O Banco de Portugal? Nah... Não diga isso, aquilo estava tudo controlado... Além de amnésia os administradores do Banco de Portugal também padecem de surdez e cegueira.
Imagem de perfil

De Cecília a 15.07.2019 às 12:29

O Vítor Constâncio é o exemplo mais completo da incompetência funcional. Devia ser medalhado por isso.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 12:36

E não foi? Até transitou para o BCE... Há que reconhecer o mérito! Vale tudo... Como diz o outro, doa a quem doer... Até hoje ainda não vi ninguém a ir ao médico. Pode ser que se um certo ex-ministro tiver coragem possa ser o início do fim de algumas palhaçadas... No entanto, os cobardes tendem a não mudar...
Imagem de perfil

De Cecília a 15.07.2019 às 12:55

não devem ter médico de família atribuído. um problema que em breve começará a ser resolvido.
os covardes poderão tratar-se.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 12:59

Hum, não sei... Muitos têm ADSE e os outros têm bom seguro de saúde...

Poderão, se sentirem que a Justiça ainda não curou os males que a tornam tão eficiente quando correctamente usada...
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 15:32

Ai Robinson que mau feitio!
O expresso esteve bem! O que gostava que o jornalista fizesse é investigar a fundo, as mortes dos recrutas, que têm acontecido ao longo dos anos nos comandos.

Houve uma grandes investigação, quando se deu a morte dois jovens recrutas, mas depois fechou-se tudo em copas.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 15:36

Sim, e que também investigue a fundo todas as mortes que ocorrem noutras unidades e também noutras forças... Morreu recentemente um indivíduo na Escola Naval e não se causou o ruído que se causou nos Comandos - o treino não é fácil, não é fácil mesmo. Se há coisas que podem ser melhoradas, há sempre... Mas não esperem facilidades no treino. Todos criticam e querem sangue do CTC quando morre alguém em "casa" mas quando é a defender inocentes ninguém está interessado nisso.

P.S.: a investigação ainda decorre e muitos dos responsáveis ainda se encontram a ser julgados...
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 15:39

Pela última reportagem que vi dos Comandos, há um assassino á solta há muitos anos!

Sim, um cadete morreu. Mas acho que depois ficou por aí

Sem dúvida que são treinos muito exigentes.

Já sabemos como vai acabar o julgamento...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 15:48

"Pela última reportagem que vi dos Comandos, há um assassino á solta há muitos anos!"

Desculpa, desconheço a reportagem... Podes ser mais explicita?

Não ficou, o processo está em tribunal...

Talvez sim, Talvez não... Se acompanhares os últimos desenvolvimentos, não tem sido fácil, quer para a Justiça quer para os visados. Há por aí tantas situações que nem a julgamento vão... ;-)
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 15:51

Foi no ano passado! Já não me lembro qual foi o canal.
Começaram a investigar as mortes sistemáticas, anos e anos para trás.
Havia sempre um nome de um instrutor que aparecia em comum...

Achas que há justiça no nosso país?
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 15:58

Assim é mais complicado perceber...

Depende como surge o nome... Se é instrutor, é normal que esteja associado a muitas ocorrências em treino. Resta, no entanto, perceber se tem responsabilidade em mortes... Tem?

Há... E é bem dura para muitos... Por norma tende a não ser dura para outros... E sim, em muitos casos o crime compensa. Ainda vai havendo...
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 16:36

Havias várias provas que aponta para um instrutor específico! E em que tinha contribuído para as mortes, mas é tudo abafado.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 16:52

Se havia provas, deveria ter existido uma investigação... Mas sem acesso a mais informação é mais complicado abordar o tema... São acusações demasiado graves para terem passado impunes, acho estranho.
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 16:56

Inclusive a irmã do comando, entrou na reportagem. Tudo relativo as circunstâncias da morte, fui escondido da família. Kanes, quantos coisas demasiado graves saem impunes?!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 16:59

Sim, mas isso não diz nada... A minha experiência com os Comandos não é essa, mas são provas ou suposições?

Falas dos Comandos ou de outras coisas? Até porque, nas Forças Armadas, não fosse a filosofia castrense, muita coisa se saberia... Então em esquemas entre oficiais e não só...
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 17:03

A investigação era sério e conseguiram provas de vários documentos! O caso que estou a falar era Comando. Tal como desapareceu o equipamento militar, em Tancos? Apanharam uns bodes expiatório só pata atirar areia para os olhos.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 17:07

Tenho de me informar sobre isso... Acho estranho.

Tancos... Tens um ex-ministro como arguido! O problema é que se fica provado que Azeredo Lopes sabia, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa ficam em maus lençóis, como é óbvio...

P.S.: e olha que nunca acreditei que em Tancos a "coisa" fosse tão longe...
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 17:09

Eu também não!🤣🤣🤣 Mas ás vezes vai longe e morre na praia. O que vale é que temos vários ex-ministros arguidos em vários casos.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 17:14

Vamos ver... Vamos ver... Cabe-nos a nós exigir que a Justiça faça bem o seu dever mas não influenciar a mesma... Vamos acompanhado, embora existam muitas decisões que, enfim...
Imagem de perfil

De Sofia a 15.07.2019 às 17:14

https://www.rtp.pt/noticias/pais/mortes-de-recrutas-nos-comandos-chegam-a-julgamento_n1101378 Foi uns meses depois destas morte, que surgiu a reportagem. Vou tentar encontrar.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 17:15

Sim, as tais que estão em julgamento... Ok, fico a aguardar. E obrigado :-)
Imagem de perfil

De MJP a 15.07.2019 às 15:45

Olá, R.! :)

Muitos Parabéns pelo excelente texto! Subscrevo-o! :)

"eram os "ronaldos" deste país que deveriam ser apelidados de "camarás""... é isso!!! :)

Dia Feliz!

Beijo
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 15:50

Hi MJ,

Obrigado :-)

Este veneno, tenho de cuspir isto para um copo... Enfim...

Tarde Feliz :)

Beijo
Imagem de perfil

De MJP a 15.07.2019 às 16:13

Tu cospe tudo (não engulas nada!)... que o veneno nunca é bom de guardar... ;-)

Beijo
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 16:26

É verdade... Estamos de acordo... Mas às vezes... ahahhahah

Beijo
Imagem de perfil

De MJP a 15.07.2019 às 16:33

;-)

Beijo
Imagem de perfil

De P. P. a 15.07.2019 às 16:50

Adorei o recurso a "pseudos"
Sim, são exatamente pseudos e nada mais do que isso.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 16:53

Por vezes... Perco o filtro :-)
Imagem de perfil

De P. P. a 15.07.2019 às 16:55

Fazes muito bem.
Imagem de perfil

De Folhasdeluar a 15.07.2019 às 18:13

Olá Robinson...começo por agradecer o link...estive a hibernar. Não vou falar do soldado vou falar da guerra. Há muitos anos, visitei o hospital dos estropiados do ultramar,(há muita gente que não sabe ou já esqueceu que tivémos uma guerra inglória e injusta). Uma guerra onde morreram centenas de jovens. Pois bem, não há melhor vacina contra a guerra que ver o desespero deste homens. Paraplégicos, tetraplégicos, alucinados, alguns já sem qualquer noção com a realidade, sim, a guerra também afecta o estado psicológico. Esta visita tornou-me pacifista convicto. Claro que se vamos falar de tropas e de quem nos defenda...temos pano para mangas, mas, independentemente do heroísmo de cada um, também existe a força do carácter. A força do querer. No fundo a força que faz de nós pessoas...com vida.E é isso, parece-me que faz deste homem um Homem.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 21:26

Olá,

Já vi que sim. Eu eu ainda não publiquei o artigo, tenho as fotos num outro disco e assim que as tiver vai sair...

Espero que a hibernação tenha sido boa...


"sim, a guerra também afecta o estado psicológico"

É o mais afectado para aqueles que regressam com vida...

"E é isso, parece-me que faz deste homem um Homem."

Brilhante!

P.S.: sabe... Não defendo a guerra, nunca a defendi e esgoto todos os recursos. "Acusam-me", inclusive nas questões do dia-a-dia de ser extremamente diplomático, rigoroso e exigente, mas diplomático, demasiado diplomático - excepto quando é preciso "declarar guerra"... E aí a frieza tende a ser...

Contudo, aprendi, sobretudo nos últimos anos, que o ser-humano não é perfeito e que, não raras vezes, só a linguagem da força parece ser compreendida... Dou-lhe um exemplo: um indivíduo (meu conhecido) cujos vizinhos impunemente faziam ruído sem qualquer controlo! Cartas, conversas, polícia... Um dia, mostrou os dentes! E as coisas resolveram-se.

Não defendo a guerra em situação alguma, é dos piores espectáculos do mundo, mas... Também é onde vemos os actos dos verdadeiros homens...
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 16.07.2019 às 16:08

" Não defendo a guerra em situação alguma, é dos piores espectáculos do mundo, mas... Também é onde vemos os actos dos verdadeiros homens.."

Sem dúvida.
Imagem de perfil

De HD a 15.07.2019 às 19:26

Continuamos distraídos com bolas, desta vez com um taco também... :-\
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 15.07.2019 às 21:21

"agredirem-me com um taco de basqueteboule"...
Imagem de perfil

De HD a 16.07.2019 às 21:58

Fora de contexto com violência doméstica :-)
Imagem de perfil

De cheia a 15.07.2019 às 22:14

O que interessa é embebedar o país, seja com vinho ou futebol. Os que dignificam o país, contribuindo para a paz, liberdade ………
Não sabem o que é que lhes vai acontecer, porque são contratados a prazo, como acontece com este soldado.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.07.2019 às 07:21

"Os que dignificam o país, contribuindo para a paz, liberdade ………
Não sabem o que é que lhes vai acontecer, porque são contratados a prazo, como acontece com este soldado."

"Indeed"...
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 16.07.2019 às 16:21

" Um de nós choraria porque, com pernas, talvez não tivesse as sapatilhas de marca para calçar!"

Uma bofetada, para mim também, não por que quereria as sapatilhas de marca para calçar, mas porque sentiria vergonha de sair do hospital com ar desmazelado.
Se bem que, numa das intervenções cirúrgicas, das duas que fiz ao nariz, uma em Lisboa, outra no Porto, na primeira, a mais complicada, saí do hospital parecia um bicho,um monstro irreconhecível.
Ninguém da família pode ir a Lisboa, eu ia de fim de semana a casa.
Sozinha, entrei em Santa Apolónia, comprei o bilhete.
Nunca na minha vida tive tanta gente a olhar-me.
Já no comboio, a coisa foi igual.
O revisor aproximou-se e perguntou-me se tinha sofrido um grave acidente.
Respondi que não, apenas tinha sido submetida a uma rinoplastia profunda.
Desde então, muito mudei.



Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.07.2019 às 17:05

Quando estamos doentes, muitas normas ficam de lado... Se ficam...

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB