Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nascido nos anos 80, não tive oportunidade de sentir aquilo que muitos dizem ter sentido e outros que efectivamente sentiram, sobretudo em relação à música. Todavia, quando temos uma irmã que poderia ser nossa mãe, aliás, duas irmãs que o poderiam ser - tenho uma sobrinha bem mais velha que eu - não é descabido que nos fique algo de ambas - e na música não foi excepção com claras influências no bom e no mau gosto musical que daí adveio.

 

Falo sobretudo da minha irmã mais nova (sendo que é mais velha que eu) e que acabou por ser também um pouco minha mãe. Na verdade, os gostos musicais desta acabaram também por me acompanhar, e nesse campo fiquei completamente marcado com os anos 80 pois cresci a ouvir muitas das músicas que foram um autêntico sucesso. Hoje, acabo por ter em mim um pouco desses sons e que também escuto não raras vezes.

 

Existe a capa de um vinyl (com Laura Braningan encostada a uma rocha) que ainda hoje tenho na cabeça e já nem falo da música. Estava sempre na linha da frente do gira-discos lá de casa, pelo menos no gira-discos da minha irmã, qual teenager rebelde. Hoje, quando passa "Self Control" de Laura Braningan, não resisto a dançar aquele estilo slow 80's. Esta música levou a que desde a infância lá solte um "oh-oh-oh oh-oh-ho" de vez em quando e sem perceber muito bem a que propósito.

Outra das músicas que me persegue e por culpa da minha irmã já vem dos anos 70 - época onde eu ainda não era sequer pensado. "Goodbye Yellow Brick Road" é um clássico de Elton John que não me é indiferente. Porquê? Pela melodia, pela entrega à música e também pela letra, foi uma das que preservei e me recorda um estilo que já não se ouve por aí... Sim, a minha irmã chegou a ter o disco do Elton com a música "Nikita" (não contem a ninguém).

Se gosto de Bruce Springsteen e venero o senhor no meio musical e não só, devo-o à paixão que também a minha irmã tinha por este senhor e que dava direito a um poster na parte interior da porta do guarda-fatos. "Dancing in the Dark" foi das que mais ouvi e é das que mais gosto... No entanto, para quem como eu adora o Bruce, não faltam bons exemplos de grandes malhas... Mais um daqueles que, cada vez que abre a boca para cantar arrasta multidões!

Outro indivíduo que não parava de tocar lá por casa era o incontornável David Bowie. "Heroes" foi uma das músicas que me acompanha desde então e que é indespensável que me apetece ouvir este senhor. Com "Ashes to Ashes" ou até "This is not America" é o complemente perfeito para um óptimo momento em que um sofá e uma boa música fazem toda a diferença na vida de cada um de nós.

Outra das boas heranças musicais que tenho da minha irmã é outro senhor que já não está entre nós: George Michael. Penso que a adolescente que foi não dispensaria algumas das suas melhores músicas. Desses tempos, pois muitas fui descobrindo, guardo sobretudo uma que ecoava bastante lá por casa, e mais tarde, acabou por dar azo a grandes conversas e dissertações: "One More Try". Nessa altura a minha irmã era uma romântica, enfim, que fazer... Hoje não é e... Não sei se isso é bom ou mau... De bom, pelo menos ficou este senhor!

Uma banda pura dos anos 80 e com letras adequadas ainda a uma época de inquietação mas de alguma esperança. Os Tears for Fears são outra daquelas bandas que muito estimo, algo ao nível dos Spandau Ballet, Duran Duran, The Clash e tantas outras que poderia enumerar. Ainda me lembrei dos Roxy Music e especialmente de Bryan Ferry, mas isso já é outro planeta. Lembro-me de ouvir sem perceber uma palavra de inglês "Sowing the Seeds of Love". Poderiam ser tantas outras, como "Everybody Wants to Rule the World", "Watch me Bleed", "Pale Shelters" ou até "Swords and Knives".

Outro mestre que não faltava lá por casa era o tio Phil. Falo de Phil Collins, não tanto na sua era Genesis, que aprendi a gostar mais tarde, mas já num Phil a solo. Lembro-me de "I Don't Care Anymore"... Não porque fosse uma música ouvida pela minha irmã, mas porque foi o mote para gostar tanto do baterista genial que também é um cantor fantástico... 

E não poderia faltar Sting... Muitas das músicas que aprecio e que fazem parte da carreira deste senhor encontram-se nos anos 90, no entanto, "Englishman in New York" ficou nos anos 80 como uma das grandes músicas do século. Foi com esta música que conheci Sting e contribuí para preservar mais um vynil da minha minha irmã na colecção lá de casa. Mais uma daquelas vozes cujo paralelo teima em aparecer. Uma música para verdadeiros cavalheiros...

Mas nem só de coisas boas foram feitos esses tempos - cresci traumatizado pela paixão parola que a minha irmã tinha por um dos vocalistas dos "Modern Talking" - o senhor moreno de cabelos compridos. Com direito a poster, um pouco contra a vontade do meu pai, lá tive de olhar para aqueles discos todos e crescer ao som de "You're my Heart, You're my Soul". Pior não poderia ser e, além do hit anterior, sei de cor músicas como "Brother Louie", "Cheri Cheri Lady" e até algumas partes de "Lady Lai"... Sim... A minha irmã é parola e contagiou-me com os Modern Talking, fantástico não é? Não...

Esquecendo um pouco a vergonha que já passei, termino com algum bastante melhor: INXS. É claro que a minha irmã só aparolou a sério a partir dos 28, ou seja, até lá teve muitas coisas mais... Cool? "Mistify" foi uma delas. Mais uma daquelas músicas para se ouvir enquanto se conduz, quando apetece bater em alguém ou então simplesmente quando nos apetece ser rebeldes lá por casa...

Poderia falar de mais, e talvez volte a falar, mas para já estas dez músicas já mostram um pouco do que ía, e de certo modo, ainda lá vai por casa.

Autoria e outros dados (tags, etc)


21 comentários

Imagem de perfil

De Lady a 09.08.2018 às 11:03

Adorei a Play List, musicas da minha juventude :D.
Hummmm, se calhar também tenho idade para ser tua mãe.... ah ah ah
Marina
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.08.2018 às 11:17

ahahahahah

Não me parece :-)
Imagem de perfil

De Lady a 09.08.2018 às 11:46

Olha que não sei, nascei em 1970 ;). Marina
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.08.2018 às 18:24

Não poderias :-)
Imagem de perfil

De Alice Alfazema a 09.08.2018 às 11:09

Assim de repente...eu quase que poderia ser a tua irmã, só retiraria os posteres, nunca tive nenhum, quanto ao resto...obrigada por me recordares estas músicas fantásticas. O meu filho já me tem dito que gostava de ter vivido os anos 80, e porquê? Por causa da música. Eu acrescentaria também a liberdade de pensamento e de movimento.

Bjs
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.08.2018 às 11:22

Os anos 80, e em parte o início dos 90, foram uma época de alguma esperança e de felicidade embora os sinais económicos já sugerissem alguma cautela. Digamos que o "declínio" da música começou a partir daí. Não é por acaso que ainda hoje as músicas dos anos 80 têm mais sucesso que as actuais, salvo algumas excepções.

Acreditava-se num mundo melhor... Havia mais cidadania... Não havia tanta fartura... Os tempos mudaram... Esperamos que, para melhor... Ou talvez não.
Imagem de perfil

De Psicogata a 09.08.2018 às 11:38

Tão bom! Também eu ouvia essas músicas, curiosamente nasci nos 80, mas cresci com muita música dos 80, só mais tarde já adolescente é que ouvia a parolada dos 90, credo, cada música mais absurda.

A propósito obrigadinha por me teres deixado com a "You're my Heart, You're my Soul" é que a música fica mesmo na cabeça.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.08.2018 às 18:23

Os 90 também nos deram boas coisas, nem tudo foi mau :-)

Fica na cabeça e não é propriamente motivo de orgulho :-)
Imagem de perfil

De Pedro D. a 09.08.2018 às 15:14

De repente vejo-me transportado para a pista do Jamaica ou do BBA a dançar Tears for Fears, INXS, David Bowie ou Robert Palm.

Sem dúvida que foi a década do melhor POP e Rock de sempre. Foi a década do recorde nacional com a música mais tempo em primeiro lugar do Top (52 semanas) Final Countdown dos Europe. Curiosamente o segundo lugar pertence aos portugueses Da Vinci (48 semanas) com Conquistador. Foi a década da loucura, ainda sem a 24 de julho a boa música passava no Bairro Alto
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.08.2018 às 18:24

Aí está um local que nunca pisei :-)

Essa é outra grande malha e ainda hoje se ouve tantas e tantas vezes.

Já vi que alguém viveu os 80's da melhor forma :-)
Imagem de perfil

De José da Xã a 12.08.2018 às 21:59

Os anos 80 têm uma sonoridade muito própria que gosto mito até porque dancei muitas das músicas desses anos nas discotecas por onde passei.
A título de exemplo posso acrescentar isto: numa festa de carnaval em 1984 um grupo de jovens esteve da meia-noite às seis da manhã em non-stop a dançar o Thriller do Michael Jackson.
Seis horas ininterruptamente... Foi dose de maluqueira. Mas éramos assim.
Mas se queres ouvir músicas dos anos 70 creio que já sabes onde deves ir. O meu filho mais novo tem um verdadeira paixão por esses anos. E sabe tudo sobre eles. Musicamente falando, claro está!
Boa semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.08.2018 às 17:07

Festa de Carnaval a dançar tantas horas, não foi na discoteca Túnel, não?

Gostos ainda mais antigos, portanto... Não tem mau gosto :-)

Imagem de perfil

De Rita a 13.08.2018 às 14:29

Uma lista que tem Bruce Springsteen ganha logo ;)

Também nasci nos anos 80 (em 82) e lembro-me bem de algumas dessas músicas na fase da adolescência e outras só vim a descobrir mais tarde.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.08.2018 às 17:08

Sucesso garantido:-)

Imagem de perfil

De Maria Araújo a 13.08.2018 às 22:52

Que bela.e fantástica playlist!
Logo eu que nasci muito antes dos' anos 80(quase poderia dizer que tenho idade para ser sua avó, eheh), anis que vivi intensamente na discoteca Luziamar, em Viana do Castelo, e ser dia.
Belos tempos esses!
Hoje, esqueço algumas músicas que a Sofia, 20 anos, minha sobrinha sabe-as e canta-as, deixa-me perplexa.
Acompanho-a cantarolando a melodia e sabe tão bem recordar.
Um dia destes, fomos à praia, imagine mãe e filha a cantarem estas musicas no meu carro.
Obrigada pela playlist que nos ofereceu, já pedi à minha sobrinha que seleccione umas boas músicas, inclusive as que o Robinson nos oferece, para eu ouvir no.meu telemóvel ( confesso que não sei como fazer).
Ouvi Laura Brannigan, vou ouvir todas as outras desta playlist.
Mais uma vez, obrigada.

Ah! Eu detestava os parolos Modern Talking, mas estava cantava as suas canções, até porque havia um programa na televisão que passava as músicas top da semana e estes estiveram um bom tempo no topo.

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.08.2018 às 17:26

Boa música da época? A sua sobrinha vai ter um trabalho árduo :-)

Quantas vezes não damos connosco a cantar músicas pirosas? Quantas? :-)

Eu é que agradeço a visita e o tempo que vai disponibilizar :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 13.08.2018 às 22:55

O comentário tem algumas falhas, escrevo do telemóvel, a visibilidade é menor.
Beijinhos
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 13.08.2018 às 23:39

Voltei para lhe dizer, muito, muito, muito Obrigada.
Adorei rever e ouvir todos..
Boas férias.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.08.2018 às 19:38

Ora Maria, eu é que agradeço.

Muito obrigado e um bom feriado!
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 15.08.2018 às 09:33

Bom dia.
Quando acordo cedo e o sono não volta, leio e comento blogs pelo.telemóvel.
Lembrei de si e tive uma ideia que vou tentar fazer hoje ou até ao final da semana.
Nunca chegará ao nível do que o Robinson faz, não ando a competir com ninguém, sou uma simples blogger que escreve coisinhas, mas espero conseguir contar um pouquinho da m inha história dos loucos anos 80'
Bom feriado.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 18.08.2018 às 11:51

Que bom mote para ir a correr até ao seu espaço.

Bom fim de semana :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB