Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Bestas sem Ética!...

por Robinson Kanes, em 26.11.16

imgpsh_fullsize.jpegVoltando a um dos meus pensadores preferidos, acabei por dar comigo a pensar em Ética...

 

O que é hoje o Homem com Ética? Este conceito sempre teve várias interpretações e não pretendo dissertar filosóficamente sobre o mesmo e muito menos arriscar-me a perder as duas ou três pessoas que gostam de me ler.

 

Numa sociedade ocidental onde tudo parece trocado, onde os ideais de igualdade, transparência e democracia estão do avesso, como é que podemos falar de Ética? São muitas as situações em que somente invocar o conceito nos fecha imensas portas, nomeadamente ao nível de projectos, participação cívica, emprego ou até de simples discussões.

 

Em Portugal não têm faltado exemplos recentes a cair nos media... corrupção em ramos das forças armadas, corrupção na política, impunidade total de governantes perante a aceitação de subornos que podem passar pelo simples bilhete para um jogo de futebol... e tantos e tantos casos. A estes acresce o facto de já serem prática comum ao longo de muitos anos e em muitas situações aceites por quem deveria zelar pelo bem público e até privado. E a nossa Ética como cidadãos, porque o caos não está só na res publica.

 

A ausência de princípios Éticos estará realmente a criar um número crescente de bestas à solta por este mundo fora? E quem defende a ética... não passará de um Sísifo acomodado na sua rotineira e árdua tarefa de empurrar a pedra de mármore perante a assistência impávida dos falsos deuses?

 

 

 

P.S: ia escrever sobre as novas tendências Outono-Inverno, mas confesso que achei este assunto muito mais fashion. Provavelmente serei aquela loja do centro comercial que fica naquele canto e que está sempre vazia. Não posso esquecer que ainda falta a imagem do colaborador com ar enfadado.

Autoria e outros dados (tags, etc)


27 comentários

Imagem de perfil

De mami a 30.11.2016 às 12:50

eu gosto de passar por essas lojas e sorrir de modo solidário ao empregado com ar enfadonho ;)

quanto ao que interessa a ética tem inerente assim a cultura do povo em análise, embora claro que há direitos universais que eticamente têm de ser protegidos.
mas no exemplo dos bilhetes da galp, honestamente não acho que tenha havido nenhum tipo de corrupção (estou a imaginar a tua cara)... pelo menos no "sentido direto de se fazerem favores em troca"... mas obviamente fica a suspeição o que por si não é ético... mas à boa maneira portuguesa "que mal tem" ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.11.2016 às 15:47

A ética dá sempre para longas abordagens e sim, apesar de uma cara menos risonha, é sempre possível discutir - uma espécie de ethical dilemmas como se aprende nas escolas de gestão e psicologia.
Para mim, embora tendo falado da questão dos "bilhetes" não procurei exprimir a minha opinião contra a favor, pelo menos de forma tão directa, mas... sim, quem tem a responsabilidade pública e processos sensíveis em mãos não deve, nem pode (em minha opinião) aceitar sequer um café por parte daqueles que têm interesse na decisão - mal ou bem as coisas são misturadas... além disso estamos perante uma situação que é esta: se aceitamos um bilhete, facilmente aceitamos algo mais tentador...
Mas o pior, e aí altamente "perigoso" é assumir a culpa dizendo que... "pronto, reconheço que fui corrompido, mas volto a colocar tudo como estava e ficamos assim...".

Imagem de perfil

De mami a 30.11.2016 às 15:50

tentou ser honesto... esperou foi muito ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.11.2016 às 16:13

Bem visto :-)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB