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Uma Estranha Dificuldade em Dizer Obrigado!

por Robinson Kanes, em 30.03.17

Untitled.png

 Joaquín Torres-García, Dos figuras misteriosas (The Museum of Modern Art "MOMA" - Colecção Privada)

Fonte da Imagem: Própria

 

Estamos na semana em que ocorre aquele que se auto-denomina o evento máximo dos Recursos Humanos em Portugal.

 

A sensação que este género de eventos me provoca é de que estamos sempre perante um discurso que não vai ao encontro da realidade - até porque o evento não é propriamente aberto a todos. Fala-se muito, faz-se muito networking, passeia-se muito o ego... mas depois...

 

Se existem alguns painéis ou palestrantes que até trazem algo de novo, fica sempre aquela sensação, sobretudo para quem quer aprender e partilhar ao invés de aparecer, de que se poderia ter ido mais longe - acredito até que esse é o fim último da organização. Neste âmbito, foco os Recursos Humanos ou Pessoas, como lhe queiram chamar, porque o meu artigo é por aí que entra.

 

Em Portugal, e misturo aqui a minha experiência com muitas outras com que tenho tido contacto, existe uma palavra que tem alguma dificuldade em sair, ou melhor uma atitude... o reconhecimento, o obrigado. Ou agradecemos quando temos um milhar de pessoas a aplaudir ou então quando, e socorrendo-me de uma expressão popular, "traz água no bico” que é igual ao “deixa-me cá agradecer àquele que preciso do gajo para me abrir aqui umas portas”...

 

A dificuldade que muitos indivíduos têm em agradecer, nem que seja com um obrigado é algo que daria um estudo de caso daqueles. Uma das razões que poderia apontar, agitando todos os testemunhos que já tive e a minha própria experiência, está na insegurança. Está na insegurança de que agradecer a outrem é colocar-me a mim numa posição vulnerável do... “não sou assim tão bom”. É a insegurança de não estar talhado tecnicamente e humanamente para a posição que ocupo e qualquer agradecimento a outrem coloca o meu lugar em risco. Dizer bem do outro é dizer mal de mim que sou o melhor.

 

Fazendo a ponte da questão humana, coloco também a ausência de soft skills e até de carácter. E o povo é sábio quando diz “não sirvas a quem serviu, não peças a quem pediu”. Se por um lado o sentimento de “negreiro” ainda vigora, por outro é o daquele que não serviu nem pediu mas assume a sua posição sem ter feito um caminho de... trabalho. Pode parecer elitista, mas na verdade... as coisas correm melhor quando se serve a quem não serviu...

 

Também, sempre que alguém emigra, o argumento comum (pelo menos daqueles com que contacto) em relação ao trabalho é que no exterior o “reconhecimento” é a mais-valia e algo que não existe dentro da pátria. O reconhecimento por outros povos em detrimento do reconhecimento do seu próprio povo. Diria que é dos piores sentimentos que um profissional, aliás, um indivíduo pode sentir.

 

Não podemos falar de engagement, employer branding, communication (comunicação), teamwork (trabalho de equipa), trust (confiança) e outros tantos jargões que nos fazem parecer importantes mesmo que sejamos uma nulidade. Se não formos capazes de dizer O-B-R-I-G-A-D-O ou até M-U-I-T-O-S P-A-R-A-B-É-N-S passar a níveis superiores é pura perda de tempo e de recursos! E mais que isso temos de ser capazes de encorajar as nossas equipas, dar-lhes espaço para trabalhar, guiá-las e não abandoná-las à sorte e só nos lembrarmos das mesmas quando falamos de Key Performance Indicators (KPI) e auditorias. Não podemos falar de motivation (digam lá que não soa melhor que motivação e me faz parecer importante) se não formos capazes de reconhecer, dar instrumentos e trabalharmos, mas trabalharmos à séria para recrutar e promover os melhores. Se eu confiar em mim, farei tudo para que sejam melhores que eu.

 

No entanto, também existe uma espécie não tão rara quanto isso na fauna laboral que são os indivíduos que, ao verem o seu trabalho reconhecido, parece que receberam uma carta de despedimento, mas desses falarei mais tarde.

 

Agradeçam e digam obrigado, estimulem e impulsionem o sucesso dos outros e não o façam apenas quando os standards (padrões, normas...) exigem ou só porque já todos disseram e fica mal na fotografia aquele que não o fizer.

 

Do ponto de vista do Return on Investment (ROI) - digam lá que também não me fica nada mal dizer esta sigla assim como quem sabe disto tudo e mais alguma coisa? - vão também deparar-se com ganhos superiores, até porque a despesa é zero e o retorno é mais que muito.

 

Hoje que voltou a estar na moda a Felicidade – voltou, para tristeza de alguns, é algo mais que estudado e ainda bem, não descobriram a pólvora, lamento – pode ser que alguém se lembre de trazer algo que é igualmente importante e também já deveria estar na moda, a Gratidão!

 

Definição muito breve de alguns conceitos para quem não está familiarizado:

 

Soft Skills: atributos pessoais que permitem a alguém interagir eficientemente e harmoniosamente com outras pessoas. Envolve conceitos como a comunicação, competências sociais, inteligência social e emocional, liderança e outros.

Engagement: esforço aplicado pelo trabalhado na execução das tarefas estando este integrado e comprometido psicologicamente com o seu trabalho. Tem como resultado um efeito positivo ao nível da satisfação dos clientes, da produtividade, lucros, retenção de colaboradores e sucesso organizacional. Um trabalhador envolvido coloca muito mais de si e do seu esforço no trabalho.

Employer Branding: promoção do bem-estar dos colaboradores no local de trabalho. Os colaboradores são encarados como embaixadores da organização e consequentemente transmitem essa postura positiva para clientes, colegas e potenciais candidatos. É também uma forma de marketing na medida em que visa que a organização se torne um local aprazível para se trabalhar.

Key Performance Indicators: métrica utilizado sobretudo em ambiente empresarial (mas não só) que permite avaliar factores que são fundamentais para o sucesso de uma organização. Diferem de organização para organização e têm em vista determinados alvos e objectivos que são definidos pela gestão. 

Return on Investment: a definição pode variar consoante a área, mas não é mais que a relação entre o que se ganhou e o que se perdeu face a determinado investimento. 

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51 comentários

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De Mamã Silvestre a 30.03.2017 às 11:02

Obrigado... ora aí está uma palavra que estimo muito :)
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 11:03

Obrigado :-)
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De Chic'Ana a 30.03.2017 às 11:04

E são duas palavras (Obrigado e muitos parabéns), que estão na génese da motivação profissional, de o queres ir mais além pois sabemos que somos reconhecidos por tal.
Beijinhos
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 11:05

Parece complicado mas não é, certo? :-)
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De Francisco Freima a 30.03.2017 às 11:51

É uma questão cultural, para muitas pessoas dizer obrigado é dar parte de fraco. E também há muito essa percepção da pessoa que faz um bom trabalho ser concorrência a eliminar
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:52

Também é uma grande verdade.

(Já corrigi alguns erros que isto de escrever pela manhã e colocar o artigo, deixa passar uma ou outra falha, detesto.)
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De Francisco Freima a 30.03.2017 às 21:02

Pois, às vezes acontece-me o mesmo, mas é normal, sobretudo quando escrevemos todos os dias
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De m-M a 30.03.2017 às 12:10

O teu texto é tão dedo na ferida, que se muitos "people person" se cruza com ele, ainda vai parar ao LinkedIn com muitos rosnares a acompanhar! :/ (Infelizmente, de tão verdade que é!)
Tudo o que vi de publicações sobre essa feira esta semana foi pessoal a vanglorear-se de lá estar, a levar os colegas a almoçar a sítios caros e fotos panorâmicas do local cheio, para dizer que são in e que estiveram "lá"...

No quase um ano que trabalhei com um coach senti, acima de tudo, isto » "passeia-se muito o ego" e isso é a morte dos RH...

Parabéns pelo artigo!

Beijinho,
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:58


Ainda vai ser "viral" ahahahahahah é desta que ninguém me dá trabalho.

É o típico estive lá ao estilo "rock in rio", mas provavelmente seria importante dizer também "estou lá… com as pessoas".

Tenho colegas que me dizem que o actual panorama dos RH é um cancro no mundo do trabalho… seria importante estudar isso. :-)


(Já corrigi alguns erros que isto de escrever pela manhã e colocar o artigo, deixa passar uma ou outra falha, detesto.)
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De Anónimo a 30.03.2017 às 12:53

Vou partilhar e levar isto para o trabalho eh eh eh
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:52

ahahahahaha
Cuidado :-)
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De Marta Elle a 30.03.2017 às 14:28

Quando eu andava no 5.º Ano, de manhã, uma vizinha com uma filha da minha idade dava-me boleia para a escola. Eu agradecia sempre. A miúda até achava de mais.
Mas claro que há muita gente que parece desconhecer a palavra "obrigado".
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:52

Nunca é demais! :-)

(Já corrigi alguns erros que isto de escrever pela manhã e colocar o artigo, deixa passar uma ou outra falha, detesto.)
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De Ana a 30.03.2017 às 16:04

Lá está a definição de "soft skills" que utilizaste no outro dia num comentário e eu fiquei à nora .

Estando fora do tema aqui apresentado, mas tendo eu trabalhado algum tempo numa multinacional, fiquei a pensar na altura se será mesmo obrigatório usar toda esta terminologia empresarial em inglês. Não temos mesmo palavras em português para as traduzir?
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:54

Pronto, mas atenção, é um mundo…

Temos e sempre que posso falo em português, só utilizo o anglicismo quando é a linguagem da organização. Por exemplo, já estive numa multinacional onde a língua oficial era o inglês mesmo entre portugueses.

Concordo contigo a 100%.
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De fashion a 30.03.2017 às 16:08

Penso que é uma questão cultural, mas importantissima. Há que mudar mentalidades. Adorei o post! beijinhos
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:55


Cultural mas que se pode alterar.

Muito obrigado :-)


(Já corrigi alguns erros que isto de escrever pela manhã e colocar o artigo, deixa passar uma ou outra falha, detesto.)
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De Kalila a 30.03.2017 às 19:02

Obrigada por este "abre olhos" espetacular! Muito bem, amigo!
Beijinhos.
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:55

Ora, somente uma partilha.

(Já corrigi alguns erros que isto de escrever pela manhã e colocar o artigo, deixa passar uma ou outra falha, detesto.)
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De HD a 30.03.2017 às 19:06

Grande post: este é para tomar notas :)

Já conhecia os conceitos, mas assim colocados têm uma empatia diferente :D
Obrigado!!! ;)
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 20:56

Você é um sábio que estimo muito :-)

(Já corrigi alguns erros que isto de escrever pela manhã e colocar o artigo, deixa passar uma ou outra falha, detesto.)
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De HD a 30.03.2017 às 20:58

Agradecido, mas só quem reconhece o sabor da sabedoria é capaz de a beber ;p
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De Robinson Kanes a 30.03.2017 às 21:01

Bebo então a sua sabedoria! :-)

Já agora vamos beber um copo de tinto, do bom :-)
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De HD a 30.03.2017 às 21:28

A toast to good wine, sir :)
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De Rita PN a 30.03.2017 às 23:38

"só quem reconhece o sabor da sabedoria é capaz de a beber."
Que comentário de topo, HD!!! :)
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De HD a 31.03.2017 às 19:09

Fluiu bem, aqui neste espaço acontece com uma frequência considerável!
Obrigado :)
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De Robinson Kanes a 31.03.2017 às 19:57

Bebedeiras culturais? :-)
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De HD a 31.03.2017 às 19:59

Se me permites... fermentação bloguista :-)
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De Robinson Kanes a 01.04.2017 às 08:44

Tonéis! Tonéis de fermentação bloguista :-)

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