Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um Elogio ao Dr. Vasco e à D. Lídia...

por Robinson Kanes, em 28.09.17

IMG_0294.jpg

 Eva Gonzalès, Une loge aux Italiens (Museu d'Orsay)

Fonte da Imagem: Própria

 

Felizmente, mais que os heróis das redes sociais, mais do que os sentimentalistas de blogs, mais que os solidários da televisão e das artes, existem anónimos que fazem a diferença, aliás, são eles que fazem a diferença, os outros só aparecem.

 

É também por serem anónimos que não vou revelar mais da identidade destas duas pessoas que vou elogiar (elogiar, em Portugal? Não, não perdi a cabeça, não lhes pedi nenhum favor e não quero ganhar nada com isto), até porque os mesmos não iriam querer essa exposição. Estamos perante uma história verídica.

 

O Dr. Vasco, eu sei que não sou pessoa de tratar outros por títulos e o Dr. Vasco nunca fez questão que eu o fizesse - no entanto, existem pessoas que fazem questão de ser tratadas pelo título e outras cuja educação, respeito, ética, profissionalismo e postura nos fazem automaticamente assumir o título, mesmo que, academicamente nem fossem dignos de tal, o que não é o caso. O Dr. Vasco e a D. Lídia são um casal anónimo que não fala, não escreve e muito menos procura protagonismo com causas solidárias, contudo, o Dr. Vasco e a D. Lídia tiveram num Verão, uma viagem na ordem dos 3000-3500 euros agendada para fora das nossas fronteiras.

 

Ao verem o país a arder, sobretudo a sua região, o Dr. Vasco e a D. Lídia decidiram negociar com a agência e doar todo o dinheiro para a causa dos incêndios! Obviamente que não foi através de associações. Segundo o Dr. Vasco e a D. Lídia não se sentiam bem consigo próprios pelo facto de andarem a passear por aqui e por acolá deixando para trás um país em chamas, por sinal o seu. Não se sentiam bem por verem indivíduos conhecidos com o coração nas mãos enquanto bebiam um refresco em algumas das praças mais belas do mundo.

 

Uma história simples que não precisa de mais floreados e cujo testemunho o tive na primeira pessoa... Um exemplo de cidadania, demonstrativa de que, para além do folclore mediático os verdadeiros heróis são anónimos e andam espalhados por esse país fora. Cabe-nos a nós, demais anónimos, encontrá-los, valorizá-los e exaltá-los ao invés de perdermos muito do nosso tempo a bater palmas a indivíduos ocos e patrocinados pelo compadrio político e/ou mediático. No vosso dia-a-dia, inclusive, não faltam esses anónimos, hoje elogiem-nos, dêem-lhes um abraço e convidem-nos para tomar um café.

 

P.S: e praticamente em Outubro, ainda estamos à espera das responsabilidades ou de desenvolvimentos visíveis acerca dos incêndios do Verão... "Doa a quem doer"... Mais importante que passar um Natal mediático em Pedrogão é a justiça!

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Imagem de perfil

De Rita PN a 28.09.2017 às 11:49

Um bem haja ao casal em causa!

Quanto ao apuramento das responsabilidades e paradeiro dos fundos de solidariedade angariados, pois... estamos em Outubro e nem em Dezembro seremos ilucidados. Depois das cinzas, ardem as responsabilidades.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.09.2017 às 11:57

Eles não vão ler, e acho que nem vão querer saber que eu escrevi isto, mas sim, merecem :-)

Já nem vou pelo dinheiro dos fundos. Se a área solidária (coloco aqui também as ONG, área social e associativismo) um dia são chamadas à responsabilidade... Nem quero imaginar...
Imagem de perfil

De Rita PN a 28.09.2017 às 12:33

Heróis anónimos com direito a tempo de antena neste blog é sinal de um reconhecimento profundo por parte do autor. Ficando os mesmos a saber ou não. Acredito que também não procurem saber, quem age de acordo com os seus principios, valores, consciência e ética, não procura o mediatismo nem protagonismo, faz apenas juz a si próprio, indo de encontro à missão que lhe foi atribuída nesta curta passagem pelo globo terrestre.

Já em tempos idos, haviamos falado em associativismo e áreas de solidariedade social por aqui. A prósito da Santa Casa, Cáritas e afins... penso não ser necessário voltar a frisar todos os pontos debatidos, mas julgo ser urgente que a ONG seja chamada a responder pelas suas responsabilidades, muitas delas já apuradas e não divulgadas, abafadas diria (porque até dá jeito a alguém).
"Não quero imaginar" - no findo até imaginas... e as consequências também.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.09.2017 às 16:39

Todos os heróis anónimos têm sempre destaque neste espaço... Os "heróis de tablóide" já têm destaque quanto baste...

Lembro-me dessa conversa... E sim, no fundo imagino qual seria/será o resultado...
Imagem de perfil

De Marta Elle a 28.09.2017 às 16:16

Que gesto tão bonito teve esse casal.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.09.2017 às 16:38

Posso confessar, temendo expor demasiado, que um deles já não está cá para receber os elogios :-(
Imagem de perfil

De HD a 28.09.2017 às 20:21

Isto sim é uma história de vida, bela e inspiradora :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.09.2017 às 23:00

Sem dúvida... Boa gente, como já vai havendo pouca...
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 28.09.2017 às 21:02


Sem palavras.

Beijinho
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.09.2017 às 22:59

São pessoas aí de perto... .-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.09.2017 às 22:21

Que exemplo tão inspirador e garantido a boa "execução" do seu donativo foi realmente útil. Poucas pessoas seriam capazes de fazer o que esse casal fez.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.09.2017 às 23:00

Não se pode dizer que fosse um casal que vivesse mal... No entanto, era o resultado de um ano de poupanças para poderem viajar no Verão...
Imagem de perfil

De Sílex a 29.09.2017 às 09:45

Peço-lhe desculpa de não ter respondido na altura ao último comentário que me deixou, pode parecer má educação ou má vontade, mas a verdade é que, entretanto, tive de acompanhar a minha mãe ao Hospital e tudo se complicou, para além de outros aborrecimentos. Agradeço o seu testemunho. Eu da Uber não sei grande coisa para além das polémicas que suscita na nossa sociedade, por isso queira desculpar se me assumo ignorante (porque o sou) para dar uma resposta melhor à sua intervenção no me blog, que mais uma vez agradeço. Tudo de bom e um óptimo fim de semana.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.09.2017 às 12:29

Ora essa, não peça desculpa nem precisa de se justificar... Não é obrigado a responder :-)

Aprendi com o seu texto também... e é para isso que estes espaços também servem...

Bom fim-de-semana.

Imagem de perfil

De P. P. a 02.10.2017 às 23:46

Tinha que ser Vasco :)
Espero que o dinheiro tenha sido devidamente encaminhado.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 03.10.2017 às 09:16

:-)

Foi entregue a gente de confiança. O destino em detalhe, confesso que não o conheço.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB