Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_3060.jpg

Fonte da Imagem: Própria 

Muito se tem falado do Turismo, mas pouco se sabe sobre a dinâmica do mesmo. Uma classe que se julga urbana vê diferentes nacionalidades a deambularem pela rua e já se considera especialista em Turismo e, como qualquer português (estou aqui neste rol) opina sobre aquilo que não sabe e porque toda a gente fala nisso ao ponto da discussão sobre turismo se centrar em Lisboa ou Porto ou numa tendência que gera likes e visualizações.

 

Quando temos um jornal generalista de grande tiragem a fazer a distinção entre turista e "viajante", colocando ambos lado-a-lado e apenas baseado na questão se um tira fotos e se o outro planeia, já temos uma falácia de monta. Quando temos "especialistas" em viagens a olhar para o turismo como um conjunto de selfies ou uma lista de locais a visitar temos também um problema, sobretudo quando a mensagem dos mesmos tem eco. Turismo não é andar à boa-vida e será um conceito ao qual voltarei.

 

Mas vejamos:

 

Turista, de um modo breve, é um conceito definido teoricamente e com mais expressão em 1937, nomeadamente no âmbito da Sociedade das Nações, e que definia o turista como o indivíduo que passa no mínimo 24 horas fora do seu país. De facto, ao longo dos anos, esta definição foi sofrendo várias alterações até ser enquandrada num conceito mais abrangente, nomeadamente o de visitante, mas já lá iremos. Deste modo, o turista é um visitante que pernoita pelo menos uma noite num alojamento colectivo ou privado no local visitado. Uma nota para o facto de já não ser colocada a questão se é ou não fora do país de origem e para a dificuldade em definir o que é propriamente "pernoitar" e alguns tipos de alojamento.

 

Deste modo, o conceito de turista é uma ramificação de um conceito mais amplo, como já referi, nomeadamente o de Visitante e cuja definição é a de um indivíduo que viaja para um local fora do seu ambiente habitual por menos de 12 meses e que não exerce uma actividade remunerada no local que visita. Ou seja, o foco aqui é temporal, nomeadamente a deslocação que não pode ser superior a 12 meses e ainda a questão remuneratória. Podemos também questionar as motivações e o conceito de "ambiente habitual", mas isso é um tema mais extenso e a ser debatido de futuro.

 

O conceito de visitante, engloba ainda um outro conceito, nomeadamente o de Visitante do Dia, até há bem pouco tempo denominado de Excursionista. O Visitante do Dia não é mais que todo e qualquer visitante que não passa uma noite num alojamento colectivo ou privado do local visitado.

 

Finalmente, para chegarmos à conclusão que um Viajante não é propriamente um turista e nem se relacionam no estudo do turismo. Neste caso, o visitante (englobando aqui os conceitos de turista e visitante do dia) faz parte de um sistema bem maior e que começa, aí sim no viajante. Contudo, um viajante pode ser alguém que se desloca por um qualquer motivo, por exemplo, um refugiado é um viajante, ou até um estudante. Licínio Cunha, considerado um dos grandes estudiosos portugueses nesta área, define viajante como “(...) toda a pessoa que viaja entre dois ou mais locais, qualquer que seja o modo ou o meio da sua deslocação” (Cunha, 2009:17). 

 

Deste modo, temos aqui um conjunto de definições que nos ajudam a entender alguns dos diferentes actores e a compreender um pouco esta realidade que já não é nova mas que actualmente (no caso português) é um tema em extenso debate.

 

 Alguma bibliografia para ajudar à compreensão do tema:

 

  • Cunha, Licínio (2009[2001]) Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo.
  • Cunha, Licínio (2010) A Definição e o Âmbito do Turismo: um aprofundamento necessário. ReCiL - Repositório Científico Lusófona. Acedido a 28/08/2017 no endereço: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/665/A%20Defini%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o%20e%20o%20%C3%83%E2%80%9Ambito%20do%20Turismo.pdf?sequence=1
  • http://www2.unwto.org 

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Imagem de perfil

De fashion a 29.08.2017 às 11:09

É um debate muito interessante. Eu começaria pelo tipo de turistas que vamos tendo. É que me parece que a "coisa" está a piorar. :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 11:23

Não temos turistas que outros não tenham. Penso que a questão está na superação das capacidades de carga. O foco, somente no turismo de luxo também não é bom e pode causar mais danos nas comunidades receptoras do que propriamente um qualquer outro tipo de turismo. É uma discussão complexa essa, mas que também conto abordar em breve :-)
Imagem de perfil

De P. P. a 29.08.2017 às 11:13

Bem me parecia que esse era o conceito de turista. Mas a má informação deixa-nos em dúvida!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 11:25

Estas são as definições dos especialistas e da própria "Organização Mundial de Turismo". Nas estatísticas, por exemplo, é isto que encontramos. Apontar todos os visitantes como turistas é um erro. Por exemplo, se um cruzeiro chega a Lisboa e "descarrega" 3000 pessoas , estes não são turistas...
Imagem de perfil

De Ladys a 29.08.2017 às 11:43

Interessante!
Falamos como se fossem todos turistas, mas não é bem assim.
Sempre a aprender contigo ;). Marina
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 12:07

Efectivamente. Aliás, muitos dos que criticam os turistas são também eles turistas, e mais "grave" que isso, muitas vezes no seu próprio país.

Obrigado :-)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.08.2017 às 12:37

oh homem agora complicou isto tudo eheheheh
Abraço
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 14:53

Tenho a impressão que é o Luís Costa :-)

Abraço
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 29.08.2017 às 13:48

Conceitos que são facilmente confundidos. Gostei de ler as definições!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 14:53

E adulteráveis, muitas vezes.

Obrigado,
Beijinhos
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 29.08.2017 às 13:51


Um tema um pouco confuso ( não conheço o artigo do jornal generalista)
Bom, vou dizer que somos viandantes e passeantes, para onde quer vamos, onde quer que estejamos e o tempo que ficamos: um dia, uma semana, um mês.

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 14:57

16/07/2015, no Observador - "As diferenças entre ser turista e viajante".

Sim, esse é o conceito em que podemos abarcar tudo e mais alguma coisa, pouco cientifico, mas prático. Todavia, quando estudamos o turismo como uma indústria temos de estar atentos a algumas diferenças que são fundamentais. Mas sim, a sua ideia é mais que correcta.
Imagem de perfil

De Andreia a 29.08.2017 às 14:20

Gostei muito destas definições, muitas vezes confundidas.
Continua o excelente trabalho! Beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 14:57

Obrigado!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Maria a 29.08.2017 às 15:17

Obrigada por mais uma lição fantástica!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 15:21

Não é nada... É das primeiras coisas que se aprendem em Gestão Turística e Hoteleira ;-)
Imagem de perfil

De Maria a 29.08.2017 às 19:49

Faltei a essas aulas :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 19:53

:-)

Também eu :-)))))))
Imagem de perfil

De C.S. a 29.08.2017 às 16:06

Há uns tempos para cá ficou chique dizer que "sou um viajante e não um turista", no sentido em que o viajante será muito mais aventureiro é o turista é, de certa forma, visto como um parolo.
Este teu post fez-me lembrar um dos livros de Gonçalo Cadilhe em que ele, a dada altura, reflete sobre este assunto, dizendo que o turista pode ser muito mais viajado, ter mais mundo que o viajante. Tudo depende de cada pessoa é do que cada um faz com as suas viagens.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 16:36

É uma forma de nos distanciarmos do outro, de sermos massa, de nos identificarmos com ela, mas querermos fugir do rótulo... O problema é que as modas, sobretudo o "efeito cópia" do que era inacessível. rapidamente nos coloca na situação da qual queremos fugir, ou seja, de sermos mais um...

Mais que tudo, e indo aqui pela experiência em si, somos pessoas. Somos pessoas com diferentes motivações, emoções e gostos... Aí já é uma outra questão, mais sociológica a que abordas e deveras interessante. No entanto, viajante ou não, se seguir os passos que ali estão, é um turista... Pode sempre dizer que turista é um viajante :-)
Imagem de perfil

De C.S. a 29.08.2017 às 17:24

Concordo contigo!
O pessoal segue a moda, mas deseja, no fundo, que mais ninguém o faça, para que se possa sentir único. Seguem o que veem e querem ser considerados autênticos.
Essa parte da viagem, da forma como cada um a experiencia é uma das coisas que me fascina. Eu costumo dizer: podem dar-me os conselhos que quiserem, mas o melhor é eu ir lá, ver e tirar as minhas conclusões. Já fui a locais que me disseram que não era grande coisas e adorei.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 18:15

Isso e quererem pertencer a um grupo... Do ponto de vista comercial ainda bem que assim é, torna tudo mais fácil :-)
Pode parecer paradoxal, mas é assim que funciona...

Por norma não sigo tendências no que toca a viagens. Existem lugares com os quais me identifico e é por aí que vou. Sou apaixonado pelo Mediterrâneo, Médio-oriente e África, e é por aí que gosto de andar... Além de que não gosto de marcar pontos no mapa... Não sou viajante nem turista, sou um Robinson :-))))

A propósito do que dizes, vi uma cidade do centro da Europa ser "mal-tratada" por um blog da moda e tenho de fazer um contraponto, ainda não o fiz porque não gosto de pescada às postas :-))))
Já outros locais são exaltados e são um perfeito desastre... Paris, é para mim, o exemplo máximo de como se exalta um local que não merece. Não estou com isto a dizer que não gosto de Paris...

Imagem de perfil

De HD a 29.08.2017 às 20:54

Nunca tinha visto as coisas desta forma...
Já vou ter de reformular o meu discurso sobre o assunto!
Que lição: muito obrigado! :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 21:24

Ora... Aqui discute-se não se ensina nem se aprende nada :-)
Imagem de perfil

De HD a 29.08.2017 às 21:25

Só posso discutir se souber minimamente o que estou a dizer ;p
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 21:30

Concordo, sem dúvida. Pretendo levar a discussão mais longe, só estou a criar as bases para ter um discurso que toda a gente perceba e assim possa trazer "inputs" importantes. Além disso vai ajudar à contextualização.
Imagem de perfil

De HD a 29.08.2017 às 21:33

Só posso estar de acordo contigo! :)
Eu só não faço o mesmo, pois nunca me sinto na total confiança de domínio de um tema... principalmente de insólitos pré-mastigados pelas redes sociais... ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 21:38

Olha que eu também não... Maior parte das vezes procuro é aprender convosco e apreender pontos de vista distintos, mesmo que acabe tudo com mesas e cadeiras a voar :-)
Imagem de perfil

De HD a 29.08.2017 às 21:40

Também me apercebo disso :)

Claramente, convocas mais elementos: trampolins fáceis para todos podermos saltar para dentro e fora das conversas... sem dores nos tornozelos :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 21:41

É isso que se pretende, a vida é um circo ou então um campeonato de ginástica acrobática...
Imagem de perfil

De HD a 29.08.2017 às 21:44

Se os políticos podem fazer jogos de cintura... então nós fazemos os saltos para onde queremos! :)
(...podemos é ter de fugir à pressa caso nos soltem a segurança!)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.08.2017 às 23:14

Nem que seja saltar a fronteira, que é o mais provável :-)))

Segurança... Palavra que tende a desaparecer do dicionário, por um lado ainda bem, pelo outro...

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB