Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Trump Não! Não Gosta de Democracia?

por Robinson Kanes, em 11.11.16

 

donald-trump.png

 

 

Todos falam do Sr. Trump, e eu? O facto de estar fora de Portugal tem-me ajudado a ver este episódio sem a influência da nossa fraca comunicação social e dos comentadores do costume, já repararam que são sempre os mesmos?...

 

Antes, gostaria de dar voz a Lenine (e nem partilho das convicções do mesmo) quando disse que “a liberdade é um bem tão precioso que tem de ser controlado”. Neste momento vejo o mundo democrático a aplaudir essa afirmação... paradoxal? Lenine deve estar a sorrir...

 

Os americanos votaram e ganhou um presidente. Nós não somos ninguém para falar de política interna norte-americana – prestamos mais atenção à política americana que à nossa política interna. Mas aqui voltaremos.

 

Os media (e não só nos EUA) que mostraram uma parcialidade em relação à eleição de Trump e que tentaram inclusive orientar o sentido de voto do povo americano para Hillary Clinton foram derrotados – mas não foram derrotados numa espécie de batalha única – Trump, num dos momentos mais delicados da sua carreira, foi vendido por estes mesmos media como um empresário de sucesso e como um dos melhores empreendedores e business man dos Estados Unidos.  À época, Trump arriscava falir e tinha sido "diagnosticado" pela banca americana somente como um nome demasiado grande para cair, apesar do fiasco em termos de gestão.

 

Trump usou e foi exaltado pelos media e foi uma criação destes. Não vamos esquecer que em Portugal também temos o nosso Trump - Marcelo Rebelo de Sousa deveu a sua eleição a anos de exaltação nos media. Ainda se lembram do “se Marcelo disse é porque é” ou do “Marcelo afirma, acontece” mesmo que os discursos fossem vazios? Vimos jornalistas a fazerem campanha pelo actual Presidente da República que só foi derrotado pela abstenção. Sim, Marcelo sem apresentar soluções na campanha eleitoral e até ao longo de uma vida de comentador utilizou o show off a seu favor e conseguiu (não nutria simpatia pelos demais candidatos e não pretendo defender ninguém em detrimento de outrem).

 

Finalmente uma nota: não devemos questionar se Trump é uma boa ou má escolha, no entanto temos de pensar que se Trump venceu:

 

  1. A política, ou melhor, os políticos actuais estão descredibilizados e não é só nos Estados Unidos, está para rebentar uma bolha poítica?
  2. A sociedade está despedaçada em muitos sectores e palas nos olhos como ideologias de esquerda e de direita já não resolvem problemas financeiros, sociais, militares, territoriais, políticos e ambientais;
  3. O populismo ganha terreno e já vimos como isso acaba, ou caso contrário não falámos de História na escola;
  4. Orwell ainda está tão actual como quando escreveu a Quinta dos Animais;
  5. Estamos demasiado focados em gadgets e inovação tecnológica (o que é óptimo) e menos no lado humano e social, o resultado está aí.
  6. Comunicação e media – quando se pensava que os media estavam a perder terreno eis que estes se mostram mais fortes que nunca confundindo-se informação com publicidade e as duas com propaganda.
  7. A Califórnia já está com pensamentos separatistas.

 

São provocações que nos devem fazer pensar... quanto ao senhor Trump, goste ou não, tenho de dizer, como todos os que defendem a Democracia, que se não estão contentes podem sempre solicitar um regime ditatorial e não cair no paradoxo que têm caído nos últimos dias ao defenderem a Liberdade e a Democracia por um lado e pelo outro a desejarem a cabeça de Trump servida numa travessa.

 

P.S: faleceu Leonard Cohen... não era o maior admirador, mas reconheço o enorme talento!

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De Melhor Amiga Procura-se a 11.11.2016 às 15:54

É verdade temos mesmo que pensar que ele venceu...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.11.2016 às 18:34

E esperar para ver...
Obrigado pelo comentário.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 12.11.2016 às 19:54

Já muito se falou e leu sobre a eleição de Trump. É um homem que defendeu causas a meu ver inaceitáveis. Mas, uma vez no poder, vai ser confrontado com poderes instalados e lobbies fortíssimos. Falar é fácil, mas na hora da verdade, mudar o status quo é bem mais complicado.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.11.2016 às 18:31

Concordo contigo, vamos ver o que isto vai dar, como diz o outro.
Interessante é perceber como certas personagens falhadas, como o Sr. Farage, se têm aproveitado desta situação. Estaremos numa crise de liderança a nível mundial?
Imagem de perfil

De Pedro D. a 13.11.2016 às 11:48

Infelizmente a Democracia apenas "é boa" quando serve os nossos intentos de resto é quase tão má quanto a ditadura....
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.11.2016 às 18:34

Interessante visão. A Democracia perfeita poderá ser um tema utópico - penso que se refere a uma espécie de Democracia de interesses dominada por elites, lobbies e oligarquias e com consequentes falhas de liderança e exemplos de corrupção. Estaremos a viver uma crise de Democracia nunca antes vista?
Imagem de perfil

De Pedro D. a 13.11.2016 às 21:08

A Democracia é a menos má de todos os regimes políticos - a ditadura da maioria como diz o outro senhor. Não creio que estejamos a ter uma crise da democracia; estamos antes a ter uma crise democrática....
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.11.2016 às 08:16

Estaremos a delapidar a verdade e as bases democráticos é o que entendo pelo comentário. Sim, vejo um pouco as coisas pelo mesmo. No entanto, não vejo grande empenho nos cidadãos em resolver esta crise democrática na medida em que colocam a solução, em muitos casos, na mão daqueles que a delapidam.

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB