Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Testemunhas da Perseguição...

por Robinson Kanes, em 21.04.17

IMG_2287.JPG

 Rembrandt Harmens Van Rijn, O Sacrifício de Isaac - Pormenor (Alte Pinakothek)

Fonte da Imagem: Própria

 

Não sou Testemunha de Jeová (TJ). Também reconheço que existem coisas que me deixam a pensar no que a este movimento concerne (admito que talvez por alguma falta de informação) e... também conheço muitas TJ e nunca tive nada a apontar às mesmas. Posso ter algumas questões, mas não posso negar a cordialidade, a simpatia e o reconhecimento que já tive por parte deste movimento, aliás, num dos casos até pela cúpula da própria organização a nível mundial!

 

Foi no dia 20 de Abril de 2017, ou seja, ontem, que um tribunal russo sentenciou o fim deste movimento naquele país. Para os mais esquecidos, não foram somente os judeus a serem perseguidos durante o regime Nazi. Durante este regime, também os homossexuais, os ciganos, muitos povos eslavos e outros foram perseguidos. Aliás, um dos alvos foram também as TJ que agora testemunham uma repetição da História... é interessante perceber que a História se repete tantas vezes. Sou obrigado a recorrer-me de um dos mais actuais escritores/pensadores: Aldous Huxley. Este dizia-nos que "talvez a maior lição da História seja que ninguém aprendeu as lições da História". Mais uma vez não aprendemos a lição e vemos a História a repetir-se, sobretudo porque não existe sequer um argumento válido ou sequer uma ameaça de conspiração.

 

Estamos a entrar em terrenos pantanosos, sobretudo quando os já referidos nazis são sempre o bode expiatório. Nunca percebi porque se fala tanto dos Nazis e não se fala do Estalinismo ou até de outros regimes que fariam Kim Jong Un parecer o Peter Pan. Podemos alegar que as TJ são uma comunidade perigosa e com as quais é preciso cautela... mais aí podíamos falar de tantos outros grupos, associações, clubes e outras organizações que. Não vejo nenhuma acção nesse sentido. Podíamos falar da questão das transfusões de sangue, e que, para mim, cabe a cada um decidir o seu destino. No caso português, por exemplo, um juiz pode, tratando-se de um menor, decidir em nome da família.

 

Esta perseguição sem sentido pode abrir portas a outro tipo de perseguição e criar também um case study a ser seguido por outros países. Em nome da liberdade, estamos a perseguir inocentes, quais anos que se seguiram à Queda da Bastilha e que de Liberdade tiveram pouco... ou até demais... 

 

Estamos a perseguir "potenciais criminosos" sem acusação formada e fundamentada... e sempre que isto acontece, o resultado pode ser catastrófico. Espero que os tiroteios em França, não desviem a atenção deste facto...

 

Bom fim de semana e que não continuem a testemunhar retrocessos civilizacionais...

 

Fontes da notícia: www.reuters.com e www.jw.org

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Imagem de perfil

De Sónia Pereira a 21.04.2017 às 10:19

É um caso complexo. Por um lado, parece-me algo criminoso a propagação e difusão de certas ideias que vão contra os conceitos científicos mais básicos, e as testemunhas de Jeová fazem isso. As questões ligadas ao criacionismo e ao sangue são de tal forma erradas, básicas, que até dói. Certa vez decidi gastar quase uma hora numa conversa com duas cordiais senhoras testemunhas de Jeová e no final estava entre a incredulidade, o choque e um autêntico nó no cérebro.

No entanto, pensando nas pessoas adultas como seres racionais capazes e com direito a formar as suas próprias crenças e escolhas, esta perseguição é totalmente errada e promotora de violência, exclusão, de uma caça às bruxas. É sempre melhor um estado educar os seus cidadãos o melhor possível, a perseguir aqueles que não se enquadram de alguma forma no cânone desejado (e isto é utópico, eu sei, mas é preferível). A educação é a melhor arma contra o terrorismo, principalmente o terrorismo intelectual.

E o Huxley tem razão: não são sequer precisos dez anos para um qualquer evento, por mais terrível que seja, entre na espiral do esquecimento. As pessoas recordam as datas como uma efeméride, mas não como um evento com implicações históricas passíveis de se repetir. E quem observa, como tu e como muitos de nós, esta repetição contínua, este tropeçar sempre na mesma armadilha, doí perceber esta nossa cegueira histórica.

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 12:16

Não ir atrás da ciência não tem de ser criminoso (por muito que eu seja acérrimo defensor do que é real). Percebo o teu ponto de vista, existem coisas que me deixam a pensar, como referi, contudo… desde que o acesso à informação, a liberdade e os direitos dos menores, especialmente, estejam garantidos, quem sou eu para… posso contestar, tentar mudar, mas reprimir já é outra história. Penso que é aí que também vou ao encontro do que referes no 2º parágrafo.

Huxley e tantos outros pensadores são hoje tão actuais… e não o deveriam ser...
Imagem de perfil

De Cecília a 21.04.2017 às 10:46

não sou testemunha de jeová mas conheço bastante bem a organização e os pilares em que assenta.

fiquei contente por mencionar que muitas delas foram vitimas nos campos de concentração. aliás, se todos se detivessem a ver, com olhos de ver, quem e porquê foi parar a um campo de concentração, talvez não brincássemos tanto com os " direitos adquiridos".

na rússia optou-se por estes porque são os mais " mansos". e num país que a cada dia se torna mais belicoso e bélico é um imenso exemplo de propaganda proibir um dos grupos que mais ativamente se afirmou pelo pacifismo: não pegam em armas e , no caso da obrigatoriedade, tentam sempre cumprir o serviço militar de forma não armada.
isto para qualquer cristão ou crente no amor de deus / alá, devia dizer muito. mas preferimos ter capelões no exército e estimular as economias com produção de armamento e manipulando muito a gosto o " que é de deus a deus e o que é de césar a césar".

que não se pense que as barbas das testemunhas de jeová na rússia nada têm a ver com as nossas!

bom fim de semana Robinson
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 12:22

Nos campos de concentração não morreram só judeus… apesar de toda a informação existente, para muitos, falar de Holocausto ainda é falar só de judeus…

Seria interessante perceber a reacção da Igreja Ortodoxa também, que na Rússia é bastante permeável ao contexto político…

Sim, essa é uma das bandeiras das Testemunhas de Jeová, o pacifismo, e aí tiro-lhes o meu chapéu.
Imagem de perfil

De Cecília a 21.04.2017 às 12:30

para muitos falar de holocausto é falar de algo que nem aconteceu!

sim, a permeabilidade está - esteve sempre - na moda. dá cá um jeito!

é difícil eu tirar o chapéu seja a que religião for.

tive uns debates bem acesos com as TJ mas daí a achar que deveriam ser " exterminadas"... há grupos e seitas bem piores e mais funestas e sobretudo não é com extermínios que se debatem ideias.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 12:46

Isso ainda é mais grave…

Se me tem lido, sabe que também não tiro o chapéu a nenhuma, mas reconheço pontos fortes e pontos fracos em cada uma delas… a génese já é outra coisa…

Para já é uma repressão, mas coisas bem piores começam por aí… e diz bem, existem grupos e seitas bem mais perigosos mas que são levados em ombros...
Imagem de perfil

De Cecília a 21.04.2017 às 12:51

espero que não se esteja a referir ao meu FCP

(para descontrair, entenda-se )
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 13:12

ahahahahahahahah isso é entrar noutro mundo...
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 21.04.2017 às 10:55

Eu acho que todos são livres de fazerem as suas próprias escolhas...

Com isto não quero dizer que concordo com o princípio que muitas delas praticam, antes pelo contrário. Acho que todas as organizações deveriam ter como base o respeito. Se este existisse em cada um de nós, muitas das guerras, perseguições, não existiam..
Beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 12:17

No capítulo das guerras, as que têm a religião como base ocupam grande parte da história...
Imagem de perfil

De Maria a 21.04.2017 às 11:53

Ainda esta semana a (fantástica) Sónia (Quimeras e Utopias) referia a questão da perseguição dos judeus e de como estamos condenados a repetir a história. E os racionais somos nós?...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 12:20

Exacto… tive oportunidade de ler. De facto, muita da literatura ainda assenta na perseguição aos judeus e hoje em dia aos homossexuais, contudo o que não faltam são perseguições a diferentes povos e práticas por esse mundo fora… em África, na Ásia, na América do Sul e até na Europa e EUA existem… ainda nos estamos a esquecer que existe um país chamado Kosovo, um país chamado Bósnia, um país chamado Croácia (esse sabemos que existe porque dá para passar umas boas férias) e um país chamado Sérvia… e já nem falo de Montenegro que ainda há segundos (numa perspectiva histórica) andavam em guerra também por causa de questões religiosas.
Imagem de perfil

De Marta Elle a 21.04.2017 às 15:02

Pelo que sei as Testemunhas de Jeová são contra a violência. Perseguir pessoas que não fazem mal a ninguém é errado.
A Rússia com isto tudo fica muito mal vista.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 15:20

Ao que sei irá existir recurso, veremos...
Imagem de perfil

De HD a 21.04.2017 às 18:20

Pois... e como dizes, isto vai passar despercebido :(
Xenofobia ainda existe e infelizmente está muito viva -.-
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 18:21

Acredito que sim, sobretudo em Portugal com futebol, sarampo (há que esmifrar) e o sem conteúdo do costume…

Lá fora, só se fala na Maddie e em França...
Imagem de perfil

De HD a 21.04.2017 às 18:23

As epidemias ainda têm prioridade sobre a gossip generalizada...
Esta notícia marcante vai mesmo passar ao lado, inacreditável...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 19:32

E é com cada epidemia… :-)
Imagem de perfil

De HD a 21.04.2017 às 19:34

Pandémica xD
O sarampo vai ter de espremer até à última pinta ;p
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 19:36

ahahahahhahahhahaha

Os portugueses são muitos "sensíveis" a questões que envolvem crianças e não perdem uma para dar uso ao pelourinho :-)
Imagem de perfil

De HD a 22.04.2017 às 14:05

Nunca facilitando ;p
Imagem de perfil

De a mãe dos PP's a 21.04.2017 às 18:32

ai os jeovás quando me dizem que Nossa Senhora não é Santa,.. tiram me do sério
Imagem de perfil

De Kalila a 21.04.2017 às 19:29

(este assunto de hoje é muito complicado e estou sem tempo)
Bfds, amigo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 21.04.2017 às 19:33

bom fim de semana! :-)
Imagem de perfil

De fashion a 21.04.2017 às 20:33

Parece-me que o problema base de todos estes problemas é cada um não aceitar e respeitar as escolhas dos outros. Fizeste-me pensar... beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 22.04.2017 às 15:12

Agora é que disseste tudo….
Imagem de perfil

De Rita a 28.05.2017 às 13:57

É como dizes mais acima: posso contestar, tentar mudar, mas reprimir já é outra história.
A base de tudo é o respeito pelos outros, a partir daí cada um acredita no que quiser...

(estou a pôr as leituras do blog em dia ;) )
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.05.2017 às 22:16

Reprimir é cair no erro do extremismo…

Já denotei que sim… Obrigado por acompanhares e pela dedicação :-)
Imagem de perfil

De Rita a 29.05.2017 às 18:44

Nem tens que agradecer ;) há uns 6 ou 7 blogs que faço questão de acompanhar mais de perto e o teu é um deles :)
Aos poucos hei-de conseguir chegar ao post mais recente lol

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB