Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Verdadeiro Natal no Striezelmarkt...

por Robinson Kanes, em 28.11.17

IMG_3639.jpg

 Fonte das Imagens: Própria.

 

Uma das imagens mais belas que se pode ter da Saxónia e que me fazem recordar as minhas deslocações e estadas em Berlim é o "Striezelmarkt" de Dresden, ou seja, o Mercado de Natal local. Todavia, acredito que a melhor entrada na Saxónia não será via Berlim, mas sim pela Boémia com a primeira paragem alemã na pitoresca Bad Schandau mesmo junto ao Elba.

 

Não vou falar de Dresden, para mim, a cidade mais bonita e romântica da Alemanha, mas sim do seu Mercado de Natal. Os Mercados de Natal da Alemanha são dos mais genuínos e interessantes que podemos conhecer e aqui, admito, que somos (portugueses) claramente ultrapassados na forma de celebrar o Natal.

IMG_3652.jpg

O "Striezelmarkt" remonta a 1434 e tinha a duração de apenas um dia. Este mercado visava apenas venda de carne, segundo as as leis de Frederico II, Princípe da Saxónia. O nome advém da palavra "Striezel" que é uma espécie de pão típico de Natal e também conhecido por "Stollen". Caminhar pela Altmarkt com uma caneca de Glühwein (vinho tinto aquecido com canela, cravinho, laranja ou limão e açúcar) numa das mãos e na outra com uma Lebkuchen (um espécie de bolo de mel e com um sabor a gengibre que... hum...) pode ser um dos passeios mais interessantes que vão ter nas vossas vidas. Dresden é uma cidade romântica e das poucas fora do Mediterrâneo que me apaixonam, mas sem dúvida que um Natal a dois não pode nem deve dispensar um passeio junto ao Elba e pela Altmarkt. Amigos alemães que não me enviem Lebkuchen no Natal têm de aturar o mau feitio do Robinson.

IMG_3588.jpg

Com a maior pirâmide "Erzgebirge" do mundo (14,62m) e o maior arco de Natal do mundo (13,5m de largura), neste mercado é impossível resistir às bancas que vendem somente produtos natalícios, desde a comida a peças de atesanato com especial destaque para os brinquedos. Também as "barraquinhas" são decoradas com extremo bom gosto e que tornam quase impossível não relembrar os tempos de criança... Eu diria até que voltamos a ser crianças. Quem diria também que há 72 anos esta cidade foi arrasada por um dos mais terríveis bombardeamentos da história e um dos grandes desastres cometidos pelos aliados que não olharam a meios e mataram um sem número de civis (250 000 foi a contagem inicial, que agora aponta para 25 000) de forma absolutamente desnecessária e ainda hoje um tema tabu quando se fala na Segunda Guerra Mundial, pois são muitos os que defendem que se tratou de um crime de guerra.

IMG_3622.jpg

Cachecol, gorro, e uma caminhada bem abraçados e aconhegados com a nossa paixão, tornarão todo e qualquer momento neste mercado inesquecíveis e nem o frio da Saxónia será capaz de quebrar a vontade de conviver na rua entre amigos de longa data ou recém-amigos que connosco, sem medo do gelo, partilham momentos singulares e inesquecíveis.

 

Toda a cidade é uma festa, mesmo antes, se viermos da Estação vamos encontrar também um enorme Mercado de Natal, e atravessando o Elba encontramos, logo a seguir à Estátua do Cavaleiro de Ouro (Augusto, o Forte - Rei da Polónia e Grão Duque da Lituânia) mais um mercado que não nos deixa ficar quietos e onde podemos saborear um sem número de produtos locais, aqui, com forte enfoque nas carnes.

IMG_3624.jpg

Apesar do frio, o melhor local para saborear estes petiscos é mesmo junto ao Elba, sem necessidade de voltarmos a atravessar a ponte. De noite ou de dia, e muitas vezes com um frio cortante, podemos contemplar o "Brühlsche Terrasse", mais conhecida como as "Varandas da Europa" e a "Kunstakademie" (Academia de Belas Artes) sem esquecer a imponente "Hofkirche" e a "Semperoper", a ópera de Dresden e visita obrigatória para um concerto ou mesmo para uma ópera! Acreditem que merece bem a pena assistir, nem que seja a um concerto da Orquestra Estatal de Dresden.

 

Olhando à minha volta e assistindo a mais uma loucura colectiva, que de Natalícia tem pouco, saberia bem caminhar por entre bonecos de madeira, cheiro a lareiras e a vinho quente enquanto colava os meus lábios e os aquecia na minha alemã numa qualquer barraquinha do "Striezelmarkt"... 

IMG_3628.jpg

Por aqui, voltaremos para a semana... Boa Semana e antes do Natal vivam os vossos e todos aqueles que vos rodeiam... Todos os dias....

Autoria e outros dados (tags, etc)


36 comentários

Imagem de perfil

De Sílex a 28.11.2017 às 10:19

Bom dia! Pronto. Fizeste a bonita! Já não saio daqui hoje, a admirar tudo isto que faz as minhas delícias. Povoa os meus sonhos! Eu sou ainda a menina dos Cavalinhos de pau pintados e tradicionais. Dos carrosséis e das barracas de que falas! Dos bolos de canela e de especiarias, do chocolate quente. Dos cheiros a lareiras e a pinheiros! Apaixonada por rostos felizes e sorridentes, corados e quase lustrosos do frio que nos cumprimentam. Da neve e das renas. Do braço dado a quem se ama, agasalhado até ao queixo e a tiritar, mas com uma felicidade tamanha que nos aquece. Dos concertos de natal na rua. Das canções, tradicionais.
Admiro em demasia estes povos que de um arrasar total, re-construíram o seu país e continuam a "dar-nos cartas" de como se vive o Natal! Noutras coisas também.
Não é em centros comerciais com gente faminta de prendas, para substituir o amor que não dá, a atenção que não presta! Não é a torrar limites de cartões de crédito e a ultrapassá-los que se vive o natal. Preocupações com aparências e concorrências de enfeites ou o que se vai inventado, nem este apelo ao consumo e à substituição do verdadeiro afecto por uma consola ou outra coisa. O Natal é o oposto! É isto que aqui dizes e é tão mais e muito melhor natal.
Quem me dera um dia fazer esta volta e experimentar tudo isto que dizes. Embora vá recriando ao máximo estes ambientes e incutindo em quem amo, o mesmo gosto. Acho que tenho uns cúmplices fantásticos neste e noutros aspectos. Sou uma mulher de sorte. Boa viagem, descansem, divirtam-se e aproveitem ao máximo tudo que vos é devido e o merecem. Até para a semana e tudo a correr-te(vos) bem.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:30

Bem, acho que irias adorar. Todavia, também por cá é possível criar um Natal mais genuíno... Pode ser um bom mote, esse espírito... Porque não?

Sim, os alemães, evidentemente que com o apoio dos aliados, criaram uma Alemanha forte, embora tenham trabalhado muito enquanto outros gastaram... Mas é um tema longo e com múltiplas interpretações.

Os centros comerciais também podem tomar parte no Natal, e devem, mas não podemos ficar por aí. Natal não é sinónimo de gastar dinheiro a rodos e continuar estúpido como no resto do ano...

Muito obrigado e aproveita bem os cúmplices, acredito que a atmosfera até seja melhor que em Dresden.

Imagem de perfil

De C.S. a 28.11.2017 às 11:28

Uau!!!!!!!!
Quero ir! Quero tanto ir!...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:30

Também eu, já voltava :-)
Imagem de perfil

De Cristina Ferreira a 28.11.2017 às 12:58

Incrível! Fantástico! Os miúdos iam delirar!!!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:30

Não tenho a mínima dúvida, os carrosséis com o comboio e o senhor vestido à antiga são um "must".
Imagem de perfil

De Maria a 28.11.2017 às 13:42

O meu Sábio imbuido do espirito!... Com imagens destas não seria possivel outra coisa ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:31

Por vezes sou um coração mole... Péssima imagem. :-))))
Imagem de perfil

De Maria a 29.11.2017 às 06:31

Lindo!!!
Meu sábio que está no top 5 dos sapos do ano contra tudo aquilo que defende...
Eheheh
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 06:49

Eu bem digo que o mau gosto dos portugueses é qualquer coisa...

Já há top? Ui...
Imagem de perfil

De Maria a 29.11.2017 às 06:59

Lol
Sim meu sábio. E lá estás tu
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 07:01

ahahahahahahah

Tenho de lá passar. Confesso que me surpreende bastante. Nunca pensei ser um blog com muitos adeptos, talvez pelos temas... Pela forma como escrevo... Admito que ainda tenho de digerir... Penso, contudo, que esses números se devem sobretudo à participação. Os vossos comentários, os vossos outros "inputs" tornaram-no muito mais rico e talvez tenha sido por isso.
Imagem de perfil

De Maria a 29.11.2017 às 07:27

Tens muitos adeptos porque não tens medo de ter opinião própria e ha quem ainda valorize muito essa faceta. É possível que sim ;)
Vá... dá lá um miminho aos organizadores do evento
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.11.2017 às 06:28

:-) Grato... Sobretudo vindo de quem mais alcança é um elogio daqueles :-)

Darei quando regressar :-)
Imagem de perfil

De m-M a 28.11.2017 às 14:34

Eu estive na pré-feira de Natal em Europa Platz - pobrezinha, ainda, mas valeu pelo Glühwein :)

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:32

De facto é diferente... Mas existindo o essencial já tudo pode ser perfeito :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 28.11.2017 às 18:11

Que texto e fotografias encantadoras, Robinson.
Que inveja ( da boa)!
Hummmm! (vinho tinto aquecido com canela, cravinho, laranja ou limão e açúcar).
Vivi como que um conto de Natal.
Divirtam-se.
Beijinho
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:32

Obrigado :-)

Estamos quites, porque andou por locais bem bonitos por estes dias... Amares é qualquer coisa.

Obrigado e um beijinho
Imagem de perfil

De Beia Folques a 28.11.2017 às 20:30

Já estive em tantos mercados de Natal na Alemanha e na Austria e este eu não conheço. A verdade é que também não conheço Dresden, por isso é uma excelente aposta para o ano visitar.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:33

Para mim, é a cidade mais romântica da Alemanha... Penso que não irá ficar desapontada.
Imagem de perfil

De HD a 28.11.2017 às 20:36

Sublime... deve ser fantástico percorrer todas as casinhas desta vila monumental :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:34

Claro... Claro... Casinhas e tasquinhas, logo contigo... :-)))))
Imagem de perfil

De HD a 30.11.2017 às 20:36

Seguramente :-)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.11.2017 às 21:34

Já estive em Dresden quando fui a Praga e fui ... ammmmm... fazer hicking no Bohemian Saxon Switzerland National Park.
Dresden é uma cidade que merece seguramente mais tempo do que dediquei, mas ficará para uma próxima vez, agora que as suas fotos me aguçaram o apetite de continuar a palmilhar por aquelas paragens. 2018 trará Budapest e Wien. 2019 pensei em Dubrovnik, mas veremos. Deixo-lhe aqui um apontamento, não tão espectacular como as suas fotos, mas também de cortar a respiração ( e rebentar as pernas )

http://acontarvindodoceu.blogspot.pt/2017/04/

Abraço
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.11.2017 às 21:35

Maria Dulce Fernandes... sorry :) :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:38

Foi de comboio? A viagem de Praga para Dresden de comboio é qualquer coisa...

Budapeste é uma pedra no sapato, nunca lá coloquei os pés, quiçá para o ano. Prefiro andar pelo mediterrâneo e por lá repetir muitos destinos, depois escapam-me estas coisas :-)

Dubrovnik é linda, aliás, toda a Croácia... Embora as pessoas ainda sejam um poucos hostis, também por culpa de uma guerra cujas feridas ainda não sararam.

Bem, as suas fotos... Ainda bem que partilhou, que passeio fantástico... Efeito "wow" conseguido :-)



Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.11.2017 às 22:10

Obrigado pela partilha.
Não os conheço, pois nunca fui à Alemanha, mas as fotos são mágicas. Eu gostos deste ambiente de luzes de Natal, aquecem a alma :)

P.S.: Vi que estás nomeado para o "Sapos do Ano". Apesar de seres resmungão com o concurso, as pessoas gostam de te ler :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 29.11.2017 às 00:39

Obrigado eu pela visita...

Eu viajo com os teus passeios, tu viajas com os meus, é uma boa troca... Eu pelo menos sinto que fico a ganhar com o que vem desse lado.

P.S: realmente a falta de gosto dos portugueses é qualquer coisa... :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 29.11.2017 às 13:36

Pst!
Este P.S: não tem qualquer discussão possível. Aliás, nós, os portugueses que por aqui andam, têm MUITO gosto.
Goze esse lugar mágico, para a semana, conversamos.
Beijinhos
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 29.11.2017 às 22:02

Não é falta de bom gosto, é premiar quem merece, como tu muitas vezes (e bem) criticas no teu blog é pouco comum em portugal.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 30.11.2017 às 06:30

Muito obrigado :-)

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB