Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


 

IMG_1130.jpg

 Peter Paul Rubens, A Virgem - Musée du Louvre

Fonte da Imagem: Própria.

 

Uma das tendências, perdão, "trends" (Portugal está na moda mas a língua portuguesa não, esqueci-me desse detalhe) para muitos é utilizarem os filhos como arma de arremesso contra tudo e contra todos.

 

Para estes, ter filhos passou a ser um estatuto tal que quem não os tiver perde o direito de opinião ou, em alguns casos, à própria vida em sociedade - eu já fui filho, já tomei conta da minha sobrinha e sou tio de mais dois! Apesar disso, o melhor do mundo são as crianças, pelo que são aceites gritos, correrias, faltas de educação, é aceite não conseguir estar num restaurante e um outro sem número de privações de direitos porque são... Apenas crianças. Eu fui criança e não me era permitido incomodar quem quer que fosse.

 

Ter filhos é um direito (para alguns uma obrigatoriedade e eu diria até um patamar de status), não tê-los é uma afronta à sociedade, sobretudo se ao invés de um filho tivermos, por exemplo, um cão! Com este dilema lido todos os dias... "Como é possível ter um cão e não ter um filho, não gosta de crianças!". Já me aconteceu ver um cavalheiro com o filho a pedir para que eu me retirasse de uma zona pública com o meu pastor-alemão. Utilizava o argumento de que era um cão perigoso e de grande porte, isto enquanto a adorável criança arremessou duas pedras ao cão (não acertou) e o mesmo ficou sereno... Espero que um dia não precise do pastor-alemão para encontrar ou lhe salvar o filho...

 

Mas uma das questões que mais me agrada é a utilização dos filhos como arma de arremesso contra aqueles que queremos criticar ou denegrir. Amor aos filhos é isso, usar os mesmos como escudo contra aquele indivíduo que não gostamos.

 

Eu entendo que gostar dos filhos é falar do amor pelos mesmos e usar isso contra os outros mas não hesitar em circular a mais de 150km hora com o filho na cadeirinha e o autocolante a dizer "bebé a bordo" ou "cuidadinho vai aqui o meu paizinho" - este último bem mais egoísta e que coloca o filho no lugar de cuidador dos pais. Ou então, amor aos filhos pode ser sempre passar por criticar o "puto Vitor" (hoje em dia Vitor já não se usa, Santiago, puto Santiago ou Mateus) que é "explorado" pelo pai na vinha da família, mas elogiar aquele que coloca o filho na televisão ou explora o mesmo através de um blog... E há quem os explore sem sequer eles aparecerem... E há quem os explore não para ajudar a sustentar a casa mas para se auto-promover e procurar ser aceite por outros seja no mundo virtual ou no mundo real. Amor aos filhos também é dar-lhes um tablet para as mãos disfarçando o "não me chateies" pelo "estou a educá-lo para as novas tecnologias".

 

"Não ande aí com o seu cão, existem aqui crianças" ou "Isto é inadmissível quando há crianças que podem ser influenciadas", ou ainda "esta gente não tem respeito nenhum pelas crianças" ou "desampare-me a loja, mas como não tenho argumento, preciso de fazer chorar as pedras da calçada e influenciar quem me ouve para tomar partido por mim em caso de zaragata, lá vou ter de dizer que é por causa do meu filho e das crianças" são das coisas que mais se ouvem. Isto é o ideal quando existe um grupo de cidadãos com direitos (muitos deles também pais, mas conscientes e sem filhos metidos em bolhas de ostentação)  e nós queremos tirar partido de uma sociedade onde a infantocracia reina e eu tenho todos os direitos e o outro não. É por estas e por outras que defendo sempre a participação do povo na vida pública mas jamais que o poder possa um dia cair na rua.

 

Porque existem bons pais (e muitos) talvez a mensagem seja sobretudo para aqueles que gostam tanto, mas tanto dos filhos que até se esquecem que os mesmos não servem para servir os seus intentos. Começem a falar por vós, mesmo agora que a moda é criticar quem deixa as fezes dos cães no passeio! Eu concordo com a "luta", mas mesmo eu que não gosto, piso muito mais vezes as ditas fezes que muitos. Se andarem por onde eu ando, não só pisam fezes de cão, como de cavalo, bovinos, caprinos e um sem número de bicharada... Até hoje não morri e uma das coisas que o médico disse à minha mãe quando esta me via com as mãos cheias de borbulhas por mexer em tudo o que era porcaria, terra e lixo foi para ela não se apoquentar e deixar andar - nunca tive alergias nem nada que se pareça! E sim: quem tem animais tem também de garantir a higiene pública, e até, em último caso, não dar argumentos àqueles que encontram um "cocó" no passeio mas já dizem que não se consegue circular na cidade - sim, porque por norma são suburbanos (sem ser em tom depreciativo) ou vivem dentro das cidades.

 

Em suma, não tenham medo de dizer o que vos incomoda sem colocar a criança na arena, isso não é gostar do filho, é gostar demasiado de si! Lembrem-se, quando forem comprar brinquedos ou roupinhas caras para os vossos filhos, que os mesmos são, muitas vezes, fabricados pelos filhos de outros. Lembrem-se que quando querem tramar o vosso colega que até vos ajuda, esse também tem filhos para alimentar... Lembrem-se também que quando usam os vossos filhos para ter prioridade, aquele que espera pode ter o filho em casa e que já não vê há dias... É que gostar só do nosso filho, ou utilizar o mesmo contra os outros, ou fazer dele uma espécie de "Rei-Sol" não é gostar de crianças e muito menos ser bom pai e cidadão... É gostar demasiado do seu umbigo, ser egoísta e falso moralista.

Autoria e outros dados (tags, etc)


48 comentários

Imagem de perfil

De Marta Elle a 12.10.2017 às 09:25

Tenho a impressão que muita gente tem filhos apenas para não destoar dos outros.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 09:31

A pressão social tem um peso enorme em muitos casos. Também vou tendo conhecimento de outros que querem aproveitar o facto dos avós estarem vivos para ajudar€m e cuidar€m dos mesmos.

Sobre essas questões falei em tempos:

http://naoequenaohouvesse.blogs.sapo.pt/da-instamum-a-depressedmum-26687
Imagem de perfil

De Maria a 12.10.2017 às 10:05

Sr. Robinson Kanes, este seria o momento em que, estando tu na minha presença, te agarraria pela cara e te pesperaria dois beijos nessas bochechas! (Beijos á tia de 10 + 2 sobrinhos netos)

BRAVO, Parabéns!

Post BRILHANTE!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 10:31

Desde que não sejam beijos à "tia de Cascais"...

.... E também já vi que tens a tua dose :-)

Obrigado, embora acredite que não seja um artigo para conseguir fazer muitas amizades :-)
Imagem de perfil

De Maria a 12.10.2017 às 13:43

Garantidamente "Cascais" fica fora da equação ;D

Deixa lá, quem se possa sentir picado também não interessa no teu rol de amizades!
Eu para essas coisas tenho as costas muuuuito largas ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 14:05

ahahahahahaha

Também... Também...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.10.2017 às 10:53

Também tenho filhos mas tenho de concordar consigo pelas palavras tão corretas.
Que grande post.
Imagem de perfil

De Ana a 12.10.2017 às 11:30

E quando a meio de te contarem uma coisa perguntam? Tem filhos? Como se não tendo não fosses compreender o discurso.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 11:40

Eu digo que não, mas que estou a pensar em inscrever-me numa faculdade para tirar um curso nessa ciência tão desconhecida da Humanidade que é a procriação.
Imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 12.10.2017 às 11:42

Concordo com quase tudo que tu disseste, excepto que há muitos donos de cães que são piores que "donos" de filhos. O meu filho tem completo pavor de cães e uma das coisa que mais me tira do sério é quando alguém com um cão quer, por exemplo, entrar num elevador onde eu e ele já estamos (se formos nós os "de fora", não entramos) e eu digo, desculpe, não se importa de esperar, o meu filho tem muito medo, e me respondem, ah, ele/a não faz mal, como se as fobias fossem coisas racionais e bastasse uma palavra ou uma frase para desaparecem. Os cocós no chão, principalmente nos passeios, ciclovias e zonas do género, deixados por cães com dono, seja um ou sejam muitos, são, para mim, completamente inadmissíveis, mas esta é apenas a minha opinião. Em relação às prioridades de que falas, com crianças, usei-as sempre que pude usufruir desse direito, e não me envergonho. Sempre que pude em situações de obrigação, entenda-se, como repartições de finanças e afins. Não o reclamava se ia comprar coisas supérfluas, mas não critico quem o faça. Porque, se é verdade que há pais e mães que podem deixar os filhos com alguém, eu e o meu marido pertencemos ao grupo de pessoas que não tem o privilégio de viver perto dos pais ou de outros familiares próximos.
No resto, acho que estás coberto de razão

P.S. Acho que nunca escrevi um comentário tão longo Sorry
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 12:02

Não temos de concordar em tudo, ora essa :-)

O medo de cães não se perde de um dia para o outro, requer muito trabalho, até porque pode existir um histórico, não só de uma "mordida" mas também do velho discurso "vem aí o cão mau". Sempre que sou eu a entrar num elevador com pessoas, pergunto sempre se posso entrar, até porque o nervosismo dos outros pode não ser bom para o meu cão - está controlado e treinado mas, como os humanos, não se pode dizer que é 100% previsível, mesmo conhecendo muito bem a pessoa/cão. Além disso, o mesmo tem um treino base de ordem pública e o pânico de outrem (entenda-se pânico como uma gritaria ou gestos bruscos e até agressão) pode provocar uma interpretação de um ataque e consequentemente uma reacção.

Concordo com a questão das fezes, mas não se faça disto um discurso de prioridade nacional como já não fosse possível circular. Penso que os portugueses discutem muitas... cacas... e esquecem o fundamental. Digo isto, mas já tenho tido episódios (aliás, a minha miúda) em que pega no saco e pergunta ao tutor do outro cão se precisa do mesmo. Apesar de tudo, não temos tantos episódios porque o nosso cão tem de correr muito e exercitar imenso o corpo e a mente, o que nos leva a procurar praias com pouca gente, locais no campo e na montanha e por aí adiante. Confesso que em cidade, de vez em quando, lá fico com fezes nos sapatos e não é bonito...

O problema das prioridades em Portugal são os abusos... acho que consigo passar a mensagem com esta observação. Não são raras as vezes, em que mesmo não sendo um indivíduo prioritário cedo a passagem... Já me custa a ceder quando são abusos. Não faz sentido para mim, uma criança sentada confortavelmente no carrinho das compras ou no "ovo" permitir com que os pais tenham prioridade - reconheço que se estiver num estado mais tenso, mereça toda a passagem. Mesmo nos lugares prioritários, quando me deslocava com a minha sobrinha, ainda bebé, raramente colocava o carro... Um dia conto aqui uma história que até acabei por ficar mal por não ter aproveitado a prioridade.

Não tens que te envergonhar, está na lei, não estás a fazer nada proibido :-)

Sei o que é viver sem o apoio da família, ou porque está longe, ou porque já não tem idade nem nós queremos que sejam castigados pelo nosso modo de vida e pelas nossas escolhas, seja monetariamente ou não. Admito que "volta e meia o pastor-alemão" visita a minha mãe, mas de facto, a mesma faz questão e ele acaba também por ser uma boa terapia para ela. Penso que é a única excepção que abrimos e ao não abrirmos outras temos alguns dissabores...

Ora essa, nada a desculpar, pelo contrário :-)
Imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 12.10.2017 às 20:20

O medo, no caso do meu filho, é mesmo irracional. Nunca foi mordido e nunca foi "ameaçado" ( cá e casa, não há ameaças: o pai e a mãe mandam mais que o filho e ponto final). Já fez terapia com cães e melhorou bastante.

E, sim, é bom discordar. Não há nada mais insípido e perigoso, até, do que pensarmos todos da mesma maneira!

Nada a desculpar!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 22:41

Uns pais exemplo!

Parabéns!
Imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 12.10.2017 às 23:32

De certeza que não, mas de todas as vezes que errámos e de todas as vezes que erraremos, ainda, que não seja por incúria, por desleixo, pela via aparentemente mais fácil.

Só pela provocação: continuo a achar que darias um bom pai
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 23:40

Penso que não... Acho que o meu filho seria um estranho...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 12:03

Agora que submeti o meu comentário... Peço eu desculpa :-))))
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 12.10.2017 às 12:24

Hora de ir para a cozinha, mais logo venho cá lê-lo.
"Filhos" um tema que me interessa.
Até logo e bom almoço.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 13:37

Assim seja :-)

Um bom almoço, por aqui vai ser "Stroganov Sredá" ou seja "Stroganoff à Quarta-Feira"... Restos de um jantar... :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 12.10.2017 às 16:17

Eu, que evito fritos, almocei arroz de tomate e fanecas, que adoro, fritas.
Mas é um peixe que como uma vez ou duas, por ano, precisamente para evitar os fritos.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 18:49

Eu que detesto fanecas :-)
Se fossem uns carapaus ou umas petingas fritas...
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 12.10.2017 às 20:27

Óbvio que adoro petingas e carapaus.
Imagem de perfil

De Ladys a 12.10.2017 às 13:00

E pior, os pais que fazem isso, acabam por os criar à sua semelhança, fazendo-os acreditar que eles são o centro do mundo :S.
Sim, sou mãe e (penso) nunca utilizei a minha filha,nem como arma, nem como escudo. Alguém que me é próximo, utiliza a filha como desculpa para tudo, muitas vezes discutimos, mas acabo por baixar os braços :(.
Marina
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 13:39

Essa é outra questão que já está a ter resposta em muitos comportamentos de adulto :-)

É óbvio que erros todos cometemos, no entanto, o exagero é que... Depende das desculpas, mas existem situações em que as desculpas dos filhos são óptimas para ir ao cabeleireiro :-)
Imagem de perfil

De Ladys a 12.10.2017 às 14:46

E relativamente aos animais, também tem de haver educação por parte dos pais. Eu tinha (antes de ter os meus) medo de cães e sempre ensinei a minha filha a não fazer festinhas sem perguntar ao dono se podia.
O destino é tramado ...e a minha canina não gosta que os estranhos se aproximem dela e começa logo a ficar com um ar ameaçador.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 14:57

Isso é fundamental... Retirar-lhes o medo, mas explicar-lhes o que, no fundo, devem fazer perante um animal que não conhecem.

Pode ficar assim por vários factores, um deles é não conviver muito com pessoas externas à círculo familiar...
Imagem de perfil

De Ladys a 12.10.2017 às 15:02

No caso dela, parece algo genético, todos os manos são assim. A minha foi a que demonstrou mais cedo, em bebé chegou a morder um vizinho.
Andámos com ela numa escola e consigo sair com ela à rua sem problemas, pois é obediente. Mas não foi fácil.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 18:46

Bem, pelo menos o problema foi resolvido... Espero que com "reforço positivo" :-)
Imagem de perfil

De Sónia Pereira a 12.10.2017 às 15:57

Concordo em absoluto, mas acho que já sabias disso. :) As crianças não são tratadas como pessoas, são idolatradas, tratadas como príncipes, princesas, o amor da minha vida, reis e rainhas. É óbvio que temos de amar os nossos filhos (aqueles que os quiserem ter), mas este relacionamento de idolatria, não é um relacionamento, é uma adoração unilateral que danifica o desenvolvimento da personalidade das crianças. Crianças que se transformarão em adultos com fraca noção da realidade. E depois, além dessa idolatria, há realmente uma patologia dos pais que acham que ter filhos lhes dá um qualquer certificado de superioridade moral. Não dá. Educar os filhos para a cidadania, para a tolerância, para o respeito pela natureza, pelos outros, isso sim é de mérito.

Quanto ao relacionamento crianças/animais, cá em casa, como costumo dizer, tenho uma filha cadela e um filho humano. A minha mais velha e o meu mais novo. Mas durante muito tempo sofri desse bulling: estava a ficar «velha» e não tinha filhos, só um cão. O pessoal tem tanto o que dizer sobre a vida dos outros e tão pouco tempo para refletir sobre a sua própria vida.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 18:48

Sim, tinha uma pequena ideia :-)

Já temos alguns reflexos nas gerações que têm 30 e 40 anos, no tipo de adultos que uma grande maioria se tornou... Basta olhar à volta :-)

Como eu costumo dizer, ter filhos é uma coisa perfeitamente normal e inerente ao ser-humano e à Natureza... Nunca entendi este encantamento de quase ser necessário ter um "Master" para ter um filho.

Como disse num comentário acima: perdemos muito tempo a falar de "cacas" para varrer o essencial para debaixo do tapete :-)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 12.10.2017 às 16:45

Como sabe, não tenho filhos, mas tenho onze sobrinhos, alguns já são pais/mães, a quem me dediquei e dedico, com carinho e preocupação, mas sempre incutindo o respeito pelos outros e pela sua família, e, felizmente, não há que me/nos queixarmos.
Em relação aos animais, eu tenho algum medo de cães, embora fosse pior, mas tendo alguns dos meus sobrinhos esse fiel animal, habituei-me a eles, faço-lhes festas, falo com eles, mas porque os conheço.
Com outros ajo com algumas reservas mesmo que o seu dono me diga que não faz mal a ninguém.
Essa história de os pais usarem os filhos para usufruir de direitos sobre os outros, já vi imensas cenas, sobretudo nos supermercados, para passar o pai, a mãe, a avó, a tia, os primos, confesso que não me perturba, sobretudo se a criança estiver no seu carrinho. Se me apetecer dar prioridade, sou a primeira a manifestar vontade, mas não é preciso haver uma criança para o fazer.
Infelizmente, os cócos aqui na minha rua não faltam e fico lixada quando vou tirar o carro da garagem, ou até junto à porta de entrada do prédio, me aparecem uns quantos, porque vendo os portões encostados ou abertos, eles entram, os seus donos fazem de conta, é propriedade alheia, evitando que se baixem para o apanhar e pôr no lixo, e vai aqui a rapariga varrer o que suas excelências os donos podiam ter evitado, chamando os seus animais.
Há árvores, alguns fazem lá o serviço, mas por lá fica. Nesta rua, à excepção de uma miúda de 40 anos que toda a vida teve cães e sempre apanhou os dejectos dos cães que teve, e do que tem agora, mais ninguém o faz.
Lamentavelmente ainda não apanhei ninguém em flagrante.
Quanto ao último parágrafo, Robinson, nem preciso comentar.
Por vezes temos de tomar o lugar dos outros para entendermos o que não devemos fazer aos outros.







Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 18:53

"Se me apetecer dar prioridade, sou a primeira a manifestar vontade, mas não é preciso haver uma criança para o fazer.".

Aí está, chama-se civismo :-)

Nem a propósito, acabo de chegar a casa e pisar um minúsculo mas igualmente pouco higiénico "cocó"... Sapato clássico com marca... 5 minutos antes tinha apanhado um, juntamente com o do meu cão... Os donos de cães pequenos (alguns, obviamente) também acha que as fezes dos mesmos não prejudicam ninguém :-)

A estratégia de lhes oferecer um saco, ajuda: se apanhar um, não hesite :-)

Imagem de perfil

De Maria Araújo a 12.10.2017 às 20:30

Agora vou brincar com a situação "calcar cóco"... dizem que é dinheiro que aí vem.
Jogue no euromilhões, ahahah!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 22:42

Vou pensar nisso e ver se tenho sorte. Se tiver retroactivos já me vai sair umas quantas vezes.
Imagem de perfil

De Alice Alfazema a 12.10.2017 às 20:05

E eu com tantas histórias aqui na escola...uma outra situação que me irrita profundamente é dizerem-me que tenho muita sorte com os meus filhos, como se isso não fosse um árduo trabalho que faço (fazemos eu e o meu marido) diariamente, educar exige muito esforço.

Ter ou não ter filhos é uma questão que a cada um diz respeito, para mim o mais importante são realmente os valores que transmitimos aos outros, isso sim é aquilo que nos define neste mundo.

Quanto à caca, é tal como só gostar dos nossos, e apenas dos nossos, sem pensar no próximo. :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.10.2017 às 22:40

Sorte? Muito trabalho da mãe e do pai.

O resto, também dá trabalho e muitos não estão dispostos a isso.

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB