Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Eu Defendo a PSP!

por Robinson Kanes, em 12.07.17

pspanimais.png Fonte da Imagem: http://p3.publico.pt/sites/default/files/4_2013/pspanimais.png

 

É necessário saber reservar-se: esta é a prova mais forte de independência.

Friedrich Nietzsche, in "Para Além de Bem e Mal"

 

 

Uma das formas mais interessantes que tenho de dar seguimento a este título é o facto de que sempre que alguém na PSP (Polícia de Segurança Pública) prevarica contra a lei, isso ser uma notícia que mexe com o país e com determinados sectores que não se tranquilizam enquanto não assistem a um julgamento público no pelourinho! Um pouco como o "homem que morde o cão", ou seja, que casos destes são isolados. E isso deixa-me contente e com confiança nas forças policiais...

 

Aqueles que esperam ler também um comentário ao processo que está a decorrer no âmbito das agressões no Bairro da Cova da Moura, devem procurar outro espaço, não conheço os detalhes do processo para começar a emitir juízos de valor. Apenas uma nota: a terem sido cometidos excessos, os mesmo devem ser punidos.

 

No entanto, o que me espanta é o facto de termos instituições que rejuvenescem e mostram todo o seu "poder" quando algum agente da autoridade comete um erro. Um dos maiores exemplos é a Amnistia Internacional, que tem a sua agenda própria (veja-se a tomada de posição em relação à Venezuela) e por certo encontra sempre nestas situações uma forma de "aparecer". Nunca vejo a Amnistia Internacional exaltar o trabalho das polícias quando encontram vítimas alvo de trabalho escravo ou de vítimas de tráfico de humanos, isto a título de exemplo.

 

Mas existem também outras instituições que surgem no espaço público a degradar a imagem de uma outra instituição como se de repente tomassem conhecimento deste tipo de situações pelos media mas apontando um sem número de factos passados. E até chegarmos aqui, porque não se procurou um diálogo? Se Polícia e moradores de bairros problemáticos não se entendem e se existe um sem número de instituições/associações mediadoras - muitas deles financiadas por programas nacionais e europeus, ou seja, por nós - porque é que ficamos com a impressão de que ainda há muito por fazer? Tanto dinheiro investido para tão parcos resultados, não deveria ser alvo da nossa interrogação? Tomara a muitas esquadras da PSP terem o orçamento de algumas associações de solidariedade...

 

E é interessante perceber, sempre que ocorre um crime, aqueles que dizem que os "pretos", os "ciganos", os "amarelos" e os "azuis" não são todos iguais e não devem ser metidos todos no mesmo saco, são os primeiros a medir uma instituição inteira pela mesma bitola quando têm interesse directo nesse espectáculo de achincalhamento público. Estranho paradoxo este!

 

Devemos é procurar saber o dia-a-dia de um agente da autoridade que sabe que vai sair da esquadra mas não sabe se vai voltar! As limitações, os desafios, os perigos... Devemos é procurar saber porque é que se somos todos tão amigos das pessoas destes bairros mas não fomentamos a economia destes mesmos locais! Porque é que não recrutamos aí colaboradores e nem fazemos lá as nossas compras? Porque é que não identificamos os problemas directamente e procuramos soluções? Não chega perder horas a pensar que indumentária devemos utilizar quando visitamos esses bairros, não chega ir distribuir beijinhos e dançar o funaná com um cinismo latente passar a mensagem de que somos todos os iguais.

 

Conheço as duas realidades, e de uma bancada parlamentar, de um sofá ou do alto de um título é fácil opinar e ser politicamente correcto, mas no quotidiano desses territórios, a realidade é outra... Mais uma vez, estamos focados no efeito e não na causa, porque falar de efeitos é fácil, identificar causas requer trabalho.

 

Nota de Rodapé: afinal o material furtado em Tancos valia pouco dinheiro. Não há preocupação! Deve ser porque as granadas baratas não matam tanto como as mais caras.

Autoria e outros dados (tags, etc)


48 comentários

Imagem de perfil

De Psicogata a 12.07.2017 às 12:24

O teu texto vai de encontro ao meu, resumindo não podemos tomar as partes pelo todo, seja ao rotular todos os agentes da autoridade, seja a rotular uma raça.

E concordo contigo, mais uma vez é preciso perceber por que que isto acontece, conhecer as causas é bem mais importante do que crucificar, este tem sido o meu discurso nos últimos tempos, fala-se muito, mas não se apura a verdade.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 13:44

Não se apura a verdade e não se discutem as coisas, é por isso que a Justiça nunca deve cair nas mãos do povo. Opina-se muito mas faz-se pouco...
Imagem de perfil

De Psicogata a 12.07.2017 às 15:00

Só um pequeno problema é que os responsáveis pela Justiça são provenientes do povo :/
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 15:18

Mas estão directamente sujeitos a regulamentos impostos pela lei. Além disso não podemos esquecer que a Justiça é um poder dos cidadãos, todavia não é exercida por estes em modo de "costume".

Atenção que não defendia uma elite judicial ou o favorecimento de elites no acesso a cargos de Justiça.
Imagem de perfil

De Psicogata a 12.07.2017 às 15:21

Não era a isso que me referia, mas que sendo do povo estão sujeitos a errar como o povo.
Mas é claro que a Justiça tem de ser regulada, caso contrário viveríamos em anarquia.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 15:43

Errar é humano. Se fôssemos mais humildes e mais céleres a assumir os erros ao invés de ocultar, fugir ou culpar outros o país seria um local bem melhor…

Imagem de perfil

De Psicogata a 12.07.2017 às 16:01

Totalmente de acordo.
Sem imagem de perfil

De Luis costa a 12.07.2017 às 12:30

Lá está você a ver tudo como um todo.As pessoas não gostam disso.Parabéns pelas palavras realistas.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 13:43

É vendo tudo como um todo que podemos tirar conclusões mais acertadas :-)

Obrigado pelas palavras, Luís!
Sem imagem de perfil

De Luís costa a 12.07.2017 às 23:03

Ainda posso acreditar nos jovens.Não deixe de ser quem é.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.07.2017 às 08:09

Não sei o que lhe diga!

Obrigado Luís! Sem palavras.
Imagem de perfil

De Triptofano! a 12.07.2017 às 13:50

Gostei bastante do texto, é sempre interessante e enriquecedor ler opiniões diferentes desde que estas obviamente sejam pautadas pelo respeito e ponderação q.b.
Infelizmente nestas questões há sempre dois lados da barricada, aqueles que dizem que as pessoas do bairro são as vítimas e a polícia os papões e os outros que defendem o inverso. Falta uma posição a meio caminho, que perceba que todos somos vítimas e todos somos papões em certas alturas, e o mais importante é a pacífica coexistência.

Nota: do que vi na televisão o material furtado estava para abate por ser obsoleto. As granadas obsoletas também explodem?
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 13:58

Muito obrigado pelas palavras e pela visita :-)

Infelizmente estas barricadas são muitas vezes criadas por quem está por fora. São por vezes indivíduos externos que promovem a agitação interna e é por aí que o debate também deve passar, sem dúvida.

Sendo obsoletas não estão inactivas...
Imagem de perfil

De Kalila a 12.07.2017 às 15:44

É sempre um gosto ler-te, meu querido!
Não está nos genes das pessoas nem das raças a propensão para serem malfeitores. Estas questões não são hereditárias mas única e exclusivamente de educação ou da falta dela. O ser humano degrada-se no meio da degradação, os valores apodrecem no meio da podridão e não há entendimento capaz de fazer face a isto! Tudo o que tem sido feito parte da iniciativa dos próprios ou de quem lhes está próximo e peca à partida por desagravo. Isto tem que mudar! O mundo também!
Acerca do material obsoleto parece-me que já disse tudo, salvo erro aqui mesmo, eheheh!
Beijinhos, amigo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 16:08

Ora, e o que seriam as minhas quartas sem o teus textos?

É o ambiente, a sociedade que molda os seres? Talvez seja essa a questão. Depois temos também os interesses por detrás de tudo isto - é que a solidariedade é uma coisa muito bonita mas tem de ser rentável, mas como temos medo de falar em rentabilizar a mesma, temos de criar um folclore apropriado e fazer chegar as coisas onde queremos.

Em relação ao material obsoleto, nada a acrescentar :-)
Imagem de perfil

De Kalila a 12.07.2017 às 17:16

Nenhum bebé nasce predestinado a ser boa ou má pessoa, a educação e o que o rodeia encarregam-se disso.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 18:09

Grande discussão filosófica e sobretudo humana e comportamental que essa tua observação levanta :-)

Mas sim, de facto a educação e o meio condicionam em larga escala o ser "bom" ou "mau"...
Imagem de perfil

De Maria a 12.07.2017 às 17:56

Estou tão contente por aqui ter passado hoje!
Parabéns Robinson!

Concordo contigo em absoluto!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 18:10

Eu é que estou contente por te ver aqui .-)

Obrigado!

Espero que a preparação das férias esteja a correr bem.
Imagem de perfil

De Maria a 13.07.2017 às 08:39

Se sobreviver a esta semana vai correr tudo bem. Isto de trabalhares a triplicar para poderes gozar ferias...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.07.2017 às 09:04

Menos mal :-)
Depois vem a recompensa :-)
Imagem de perfil

De HD a 12.07.2017 às 18:54

Tu andas mesmo a pedi-las :)
Ainda vais aparecer nas notícias por razões menos claras :D

Adorei as menções aos políticos: roupinhas e beijinhos ahahahaha
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 21:39

Não me parece, as minhas mensagens são pouco directas :-)

Roupinhas e beijinhos? Então não é verdade? Como se "selfies" e bailaricos resolvessem algum problema.
Imagem de perfil

De HD a 12.07.2017 às 22:42

É tudo verdade, demasiado verdade para continuar assim... ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.07.2017 às 08:08

De facto…
Lembras-te da nossa "maçonaria"? Acho que devemos pensar nisso, temos entusiastas da ideia.
Imagem de perfil

De HD a 13.07.2017 às 20:31

A nossa maçonaria precisa de convocar uma assembleia extraordinária :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.07.2017 às 08:40

Temos de pensar nisso, viste o blog da C.S.?
Imagem de perfil

De HD a 14.07.2017 às 20:44

Nop, tenho de checkar ;p
Imagem de perfil

De HD a 14.07.2017 às 21:57

Fiquei igualmente engolido nas areias movediças da informação ... :s
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 14.07.2017 às 21:59

Temos de dar seguimento, a responsabilidade pesa sobre os povos oprimidos ahahahah
Imagem de perfil

De HD a 15.07.2017 às 19:36

É a nossa cruzada :)
Imagem de perfil

De Marta Elle a 12.07.2017 às 20:00

Eu não tenho nada contra pessoas de outras raças e quando estão cá em Portugal a trabalhar, a pagar impostos e a fazerem a sua vida, parece-me bem que por cá fiquem, mas quem tem cadastro e não trabalha devia ser recambiado para o país de origem. Isto já era um bom começo.
Outro, era não deixarem entrar mais imigrantes ilegais. Somos um país pequeno, isto não dá para todos.
Quanto aos agentes, se cometeram crimes devem ser punidos.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 12.07.2017 às 21:44

Existe uma situação que me parece interessantes desmistificar: muitas das pessoas que vivem nestes bairros são portuguesas, aliás, acredito que as camadas mais jovens são praticamente todos portugueses, ou seja, cidadãos nacionais como tu e eu - a abordagem está para além disso, não podemos fazer reintegração com a criação de "guetos".

Depois existe uma outra questão que ainda não está a ser bem abordada, em meu entender, por todos os envolvidos: como se reintegram comunidades/pessoas que não o pretendem ser? Como é que gerimos o choque cultural? Estas situações, ao invés de procurarmos situações rápidas e à nossa medida, deveriam ser mais bem estudadas.
Imagem de perfil

De Marta Elle a 13.07.2017 às 13:45

Mas também há muitos que não são portugueses, esses deviam ser recambiados.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 13.07.2017 às 00:18

Sobre a condenação da PSP, estou contigo: se foram cometidos excessos devem ser punidos. Não tenho muito mais a comentar... Ninguém fala, dos ataques, agressões, insultos que estes profissionais recebem num bairro problemático....

Quanto a Tancos, pensei precisamente o mesmo que tu quando ouvi as conclusões de uma "investigação", como se fosse o valor económico do roubo que estivesses em causa....
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.07.2017 às 08:10

No caso de Tancos acredito que é uma manobra mediática por parte dos responsáveis para acalmar as vozes que exigem uma explicação… Não me esquecerei que alguém disse que a verdade seria esclarecida a todo o custo e farei questão de ir relembrando quem proferiu tamanhas afirmações.
Imagem de perfil

De Rita PN a 13.07.2017 às 00:34

Vim tarde, mas ainda bem que cá vim. Obrigada por expores aquilo que muitos não alcançam. Aumentas o campo de visão, permitindo a observação em 360 graus, como um todo, sem sectarismos e secretismos, de forma límpida, concisa e sempre bem fundamentada.
Obrigada, Rob.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 13.07.2017 às 08:12

Obrigado eu por teres passado, mesmo no meio de muito trabalho!
Obrigado também pela tua lealdade, participação com conteúdo e apoio ao debate.

Obrigado eu.

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB